Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449697 | Vitor19 | 26 ago 2023 22:20

Olá a todos.

Há algumas semanas iniciei o estudo dos meus antepassados sem imaginar os progressos que consegui em tão pouco tempo, apenas pela família do meu avô materno. Ainda tenho várias pontas soltas, como é natural, mas num dos ramos consegui estabelecer o ponto de contacto com a genealogia já feita neste nosso precioso site, e que me permitiu confirmar a minha ascendência em Afonso Henriques e outros tantos reis portugueses, espanhóis, etc.

Prontifico-me aqui a ajudar quem procure seus antepassados ligados a Arcos de Valdevez (especialmente Rio Frio, Prozelo e Parada), Ponte da Barca (especialmente Cuide de Vila Verde, Vade São Pedro, Vade São Tomé e Medonha) e Paredes de Coura (Cristelo, Bico, Rubiães, Vascões, Castanheira, Agualonga e Romarigães).

Os principais ramos da minha árvore, nos séculos mais recentes, são:

Leitão
Antas (e Dantas)
Cerqueira
Soares (ou Soares da Cunha)
Amorim
Caldas e Sousa

Também eu ainda preciso de ajuda pelo que todo o contacto poderá ser útil para ambos.

Disponham e se tiverem algum parentesco dentro destas famílias, nestas terras, por favor contactem.

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449699 | saintclair | 27 ago 2023 12:07 | Em resposta a: #449697

https://geneall.net/pt/forum/185534/familia-real-inglesa/#a449435

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449725 | GoldenDays | 28 ago 2023 23:33 | Em resposta a: #449697

Caro confrade (identifique-se por favor),

Com excepção do apelido Cunha, tenho na minha base de dados familiar todos os restantes, alguns dos quais, porém, muito comuns no concelho de Arcos de Valdevez.

Se for mais explícito e colocar aqui os nomes de quem procura no concelho de Arcos de Valdevez e as respectivas datas e freguesias posso pesquisar a minha BD e ver se encontro ligações plausíveis.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449755 | Vitor19 | 30 ago 2023 22:44 | Em resposta a: #449725

Obrigado pelo contacto confrade Ribeiro de Araújo,

Aproveito então para lhe pedir que me possa ajudar com este nome:

Germana Dantas
- natural de Santa Vaia (Rio de Moinhos), nascida em Janeiro de 1820, possivelmente filha de Anna Dantas. Esta Germana Dantas terá sido mãe de António da Rocha (exposto), uma vez que lhe aparece no óbito.

ou

Germana Dantas
- natural de Santa Vaia, nascida em 1820, mãe de José (em 1841), filha de Caetano da Rocha e Catharina Luiza.

Agradeço desde já a sua atenção.

Cumprimentos,
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449793 | GoldenDays | 01 set 2023 18:10 | Em resposta a: #449755

Caro confrade Vítor Peixoto,

Não tenho na minha base de dados familiar qualquer dos nomes que indica.

Germana nasceu em 1819-10-23 (e não em 1820 como indicou) em Rio de Moinhos e aí faleceu, solteira e sem filhos, em 1879-04-16 tendo feito testamento.

Os seus avós paternos eram do Prozelo e os maternos Rio de Moinhos.

Os meus parentes desse concelho são sobretudo de Rio Frio, Padreiro e Vila Fonche, bem como de Vila Nova de Muia (Ponte da Barca).

Se tiver algum dos apelidos que procura naquelas freguesias indique-os e terei muito gosto em verificar se constam da minha base de dados. O meu apelido Araújo vem dessa zona.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449808 | Vitor19 | 03 set 2023 16:42 | Em resposta a: #449793

Obrigado pela resposta confrade.

Essa Germana que refere é filha de Francisco José Dias e Rosa da Costa, não é a que procuro.

A que procuro é filha de Anna Dantas, e é nascida a 16 de Janeiro de 1820 em Rio de Moinhos. Tenho o seu assento de baptismo, que é 1 ou 2 folhas depois do dessa Germana que referiu.

No registo civil nada consta dela depois de 1911, nos livros paroquiais de Rio de Moinhos também. É um mistério onde morreu, se casou, se teve de facto aquele António da Rocha como filho ou se teve mais filhos.

Constatei que tem ascendência em Rio Frio, que é onde tenho grande parte dos meus antepassados. Poderei eventualmente ajudá-lo mais a si nessa freguesia, uma vez que recuei já a 1600/1700 com derivações que vieram de Paredes de Coura, Valença do Minho e Ponte da Barca para Rio Frio.

Disponha. Obrigado!

Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449817 | PP | 04 set 2023 10:37 | Em resposta a: #449697

Caro confrade Vítor Peixoto,

Gostaria, se possível, de saber se na sua investigação constam as seguintes pessoas:

Mariana Dantas da Gama, natural da freguesia de Agualonga, Paredes de Coura, c. c. Francisco José Marinho, filha de Custódio José Pereira e de Teresa Dantas da Gama.

Rosa Joaquina Soares c. c. Isaac Joaquim de Castro.

Quanto ao apelido Cunha, tenho várias pessoas, ligadas à freguesia de Infesta, Rubiães e Romarigães, concelho de Paredes de Coura.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449819 | Vitor19 | 04 set 2023 16:22 | Em resposta a: #449817

Boa tarde confrade PP,

Dos nomes que deixou tenho uma Rosa Soares da freguesia de Bico (Paredes de Coura), no séc.XVIII, mas o casamento que tenho dela foi com José Luís Pereira Soares. Os pais dela: Silvestre de Sousa Soares e Anna Maria Soares.

Os restantes nomes não identifico nos meus registos, mas tenho toda uma linhagem de Antas (agora Dantas) que vem de Paredes de Coura (Rubiães, Agualonga, Romarigães, Cristelo, Bico e Vascões), proprietários do Solar das Antas, Casa do Outeiro, etc.

Sobre os Cunha, tenho um ramo de Cunhas mas que termina em Leonor Anes da Cunha, já em 1370, descendente de vários Senhores da Honra de Farelães (Barcelos).

Mais recentemente tenho alguns Cunhas, pontualmente, e já agora para despiste confirme pf se tem algum Cunha casado com uma Maria Joaquina Soares (natural de Bico, P.Coura) ou se tem um Dionísio Soares da Cunha.

Alguma informação disponha sempre.

Melhores cumprimentos
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449823 | chardon | 05 set 2023 11:02 | Em resposta a: #449697

Caro Confrade,

Os meus Leitões são de São Tomé de Vade, descendo de Plácido Leitão e Luisa da Cunha Ferreira, por parte do filho António Leitão que casou em Sta Marinha de Oriz com Maria Francisca da Silva em 20-11-1735. Tem informações mais remotas sobre esta gente?

Muito Obrigado,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449839 | Vitor19 | 05 set 2023 23:34 | Em resposta a: #449823

Boa noite confrade Ricardo Leitão,

Tenho um ramo de Leitões que vem do séc.XVII até ao séc.XX. Originalmente são de vários lugares da freguesia de Cuide de Vila Verde, em Ponte da Barca.

O mais antigo é Amaro Leitão (f. 1711), pai de Francisco Leitão, avô de Jacome Leitão, bisavô de António Leitão (c.c. Maria Josefa), trisavô de Luis António Leitão e tetravô de Manuel António Leitão. Este último é quem durante a vida se desloca para Rio Frio, em Arcos de Valdevez, e é meu tetravô.

Alguns destes Leitões são de São Pedro de Vade, outros do lugar da Medonha, etc.

Vejo como forte possibilidade o seu António Leitão ser irmão de algum destes.

Já agora tem algum destes nomes? Alguns Leitões mais antigos do séc.XVII para trás?

Cumprimentos,
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449843 | bjglrc | 06 set 2023 11:52 | Em resposta a: #449697

Boa tarde,

Sobre Cuide de Vila Verde (Ponte da Barca) e freguesias circundantes tenho mesmo muitas informações.
Sobre os Leitões disponho do seguintes, aguardo há dois anos que o AD de Viana coloque online, o último livro:
1. Amaro Leitão * Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde + 20.08.1711. C.c. Maria Rodrigues * Cuide de Vila Verde + 02.04.1707. Tiveram:
Agostinho Leitão, que segue.
Manuel Leitão
Amaro Leitão
António Leitão
Andreza Leitão * 08.02.1694
Mariana Leitão
C. 2ª vez c. Antónia da Costa.

2. Agostinho Leitão * Cuide de Vila Verde 20.8.1682 + 25.12.1777. C. a 13.06.1714 c. Josefa de Araújo * Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde 25.10.1678 + 07.04.1758, fª de João de Araújo * Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde c. 1650 + 07.02.1721 e de Ana Lopes + Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde 09.01.1709. Tiveram:
Maria Josefa de Araújo * Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde 24.04.1722 + 24.03.1793. Pad. Francisco Pereira de Castro, Juíz da Barca e Maria Isabel fª Rodrigo Gomes de Abreu. Que segue.
Manuel de Araújo* 03.01.1716 Pad. Leonel de Abreu, fº de Rodrigo Gomes de Abreu e sua mulher Benta de Castro Correia
João de Araújo * 08.08.1719 Pad. Luísa Pereira, mulher de Manuel Coutinho e seu filho João Coelho de Araújo

3. Maria Josefa de Araújo * Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde 24.04.1722 + 24.03.1793. C.c José António Álvares de Amorim * Ponte da Barca, Sampriz + Ponte da Barca, Cuide de Vila Verde 14.02.1793. C. a 15.12.1749 em Cuide de Vila Verde, Ponte da Barca. Fº de António Álvares de Amorim * Ponte da Barca, Sampriz. C. a 26.07.1720 em Santa Maria Maior, Viana do Castelo c. Rosa Maria de Torres * Santa Maria Maior, Viana da Foz do Lima (Viana do Castelo) + Ponte da Barca, Sampriz (fez Testamento a 15.04.1763). António Álvares de Amorim fez testamento a 12.01.1745 em Sampriz, onde deixava forra a sua Escrava Bernarda, que comprara no Brasil e lhe deixava 20.000 Reis. Tiveram:
Manuel Luís Álvares de Amorim
Domingos Álvares de Amorim
Narcisa Teresa Álvares de Amorim. C.c. Manuel Pinheiro Peixoto (fez testamento a 02.03.1816).
Francisca Teresa Álvares de Amorim. C.c. Domingos Martins Soares
Rosália Álvares de Amorim

Mais informações por favor disponham.

Obrigado,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449852 | Vitor19 | 06 set 2023 22:03 | Em resposta a: #449843

Excelente partilha confrade Bruno,

Os Leitões que têm provêm de um avô em comum: Amaro Leitão.

Contudo, o ramo da minha árvore vem do filho Francisco Leitão, no casamento Amaro Leitão / Maria Rodrigues. Falta-lhe este Francisco na lista de filhos do casal acima citado.

Se tiver interesse na descendência completa deste Francisco Leitão até aos meus dias diga e deixo-lhe aqui.

Também gostaria de ter acesso ao último livro de Cuide de Vila Verde. Eventualmente estará em péssimo estado e por isso não publicam.

Cumprimentos,
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#449993 | chardon | 14 set 2023 14:06 | Em resposta a: #449839

Caro confrade Victor Peixoto.

A sua mensagem deixou-me bastante curioso, a sua Maria Josefa é Maria Josefa Gonçalves, de Barrais? Os seus Leitões cruzam com os "de Abreu de Faria"? Com que casa o seu Luis António Leitão?

Muito Obrigado!

Atentamente,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

Famílias em Arcos de Valdevez | Paredes de Coura | Ponte da Barca

#450002 | Vitor19 | 14 set 2023 21:59 | Em resposta a: #449993

Boa noite caro confrade Ricardo,

A Maria Josefa que tenho, e que casou em 26/04/1786 com António Luis Leitão, não sei se é de Barrais. O único assento que tenho onde ela é referida é o do casamento e nesse apenas é referido o nome 'Maria Josefa' e nem sequer é dita a naturalidade da mesma. Contudo, são apresentados os pais da mesma: João da Costa (de Lavradas, Ponte da Barca) e Antónia Gomes (de Bravães, Ponte da Barca), sendo ambos moradores em Moinhos de Cuide (Cuide de Vila Verde, Ponte da Barca).

O casamento foi em Cuide de Vila Verde.

Quanto a eventual cruzamento com Abreus de Faria: o avô do António Luis Leitão acima citado foi Francisco Leitão, que casou com uma Maria de Abreu em 1713. A mãe desta noiva também era Maria de Abreu. O nome Faria não me surge neste ramo.

O meu Luis António Leitão casa com uma Ana Joaquina, mas ainda não tenho nenhum assento de ambos que me dê mais informação. Apenas sei que é este Luis António Leitão que depois já tem filhos em Rio Frio, Arcos de Valdevez.

Se entretanto encontrar mais alguma coisa também posso partilhar.

Pf dê notícias.

Cumprimentos,
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 10:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen