Peres - Beira Baixa

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Peres - Beira Baixa

#449772 | acacioperes | 31 ago 2023 16:34

Baptismo: Francisco Peres (meu bisavô 3.º).

Pela análise de PT-ADLSB-PRQ-PCTB02-001-B8_m0305.tif - https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4803941; cheguei aos seguintes dados:
Pai: António Peres – [Lugar da] Paiágua
Mãe: Jenoveva Rodrigues – [Casal do] Barbaído
Avós paternos: Incógnito e Maria Peres – Paigago, ou seja, Paiágua
Avós maternos: António Rodrigues – Rochas de Baixo e Maria Rodrigues - Barbaído

Não consegui perceber a data completa do nascimento (2. ???? . 1788)? Se a alguém puder ajudar, agradeço.

Alguém já se cruzou com dados de PERES destes locais?

Noutros registos mais recentes, para além de Paiágua ou Paigago (concelho de Castelo Branco), também já identifiquei PERES das localidades de: Póvoa da Ribeira, Vilar Barroco e Vinha todos do concelho de Oleiros.

Resposta

Link directo:

Peres - Beira Baixa

#449776 | miguel monteiro | 31 ago 2023 20:57 | Em resposta a: #449772

Boa noite

Paiágua, lugar da freguesia de Almaceda.
A data, é 2 de outubro de 1788

Resposta

Link directo:

Peres - Beira Baixa

#449784 | acacioperes | 01 set 2023 11:12 | Em resposta a: #449776

Bom dia Miguel Monteiro,
Mt obrigado pelo contributo.

Resposta

Link directo:

Peres - Beira Baixa

#449791 | agp | 01 set 2023 16:33 | Em resposta a: #449772

Viva,

O padre, no que toca ao mês, escreveu "7brº" que corresponde a "setembro". Se ler o registo seguinte aparece além de "7brº" o mês de "8brº", este sim que corresponde a outubro. Por outro lado, "9brº" corresponde a novembro e "10brº" a dezembro.

Cumprimentos,
António da Graça Pereira

Resposta

Link directo:

Peres - Beira Baixa

#449792 | JAPR | 01 set 2023 16:46 | Em resposta a: #449772

Boa Tarde Sr. Acacio PERES
Vejo que pela sua menssagem, ainda somos parentes afastados, visto que o meu avo Joaquim PERES ser bisneto do Antonio PERES, da bonita e pequena "aldeola" da Paiagua (que ja tive o prazer de conhecer e que os mais velhos ainda se lembram do meu bisavo) a alguns quilometros de Almaceda.
Tenho bastante informacao sobre a descendencia do casal Antonio PERES/Genoveva RODRIGUES mas ainda pouca sobre a sua ascendencia.
Aqui vai o que tenho:
Antonio PERES (N.Paiagua, Almaceda ?1750), filho de Manoel RODRIGUES "Barbeyro" e Maria PIRES. Casou na Igreja Matriz de S.Sebastiao de Almaceda a 28MAI1778 (i17) com Jenoveva RODRIGUES (N.Barbaido, Freixial do Campo), filha de Antonio RODRIGUES e Maria RODRIGUES. Casamento pelo Cura Manoel do Nascimento? AMARAL? e testemunhas foram o Manoel Vaz NUNES e Manoel FERNANDES, ambos de Almaceda. Ficaram a viver na Paiagua e tiveram 3 filhos: Francisco PERES (1788-1856) 9Meu bisavo); Jose PERES (?- ?) e Maria JENOCINDE? (JENOVEVA?) (?1786-1862)

Manoel RODRIGUES "Barbeyro" (N.Coutada, Pezo), filho de Joze RODRIGUES e Izabel GONSALVES, Casou em Almaceda a 22MAI1760 com Maria PIRES (N.Roxas de Baixo, Almaceda), filha de Manoel PIRES e Domingas GONSALVES.

Antonio RODRIGUES (N.Roxas de Baixo, Almaceda 16ABR1725), Filho de Miguel RODRIGUES e Maria DOMINGUES. Alfaiate de profissao, casou no Freixial do Campo a 09MAR1749 com Maria RODRIGUES (N.Barbaido, Freixial do Campo), Filha de Manoel Fernandes RICACHO e Filipa RODRIGUES.
NOTA: para alem da Genoveva RODRIGUES eles tiveram uma outra filha; a Maria Josepha RODRIGUES que casou com um Domingos FREIRE.

Sobre o Casal Joze RODRIGUES e Izabel GONSALVES, assim como o casal Manoel PIRES e Domingas GONSALVES ainda nao tenho nenhuns dados.

Miguel RODRIGUES (N.Roxas de Baixo, Almaceda 29SET1687), filho de Simam RODRIGUES e Maria DIAS. Casou em Almaceda a 01FEV1705 com Maria DOMINGES (Tambem conhecida por Maria RODRIGUES/ N.07DEZ1686), filha de Francisco MARQUES e Maria DOMINGUES.
NOTA:Para alem do Antonio RODRIGUES o casal teve a Anna RODRIGUES (N.08MAR1722), que veio a casar com o Manoel Fernandes MANGUEIJA.

Simao RODRIGUES (N.Roxas de Baixo, Almaceda ?1661), Filho de Joam FERNANDES e Maria RODRIGUES. Casou em Almaceda a 26ABR1686 com Maria DIAS (N.Paiagua, Almaceda ?1666), Filha de Jacintho DIAS e Briatiz ALVES.
NOTA: Para alem do Miguel RODRIGUES eles tiveram mais 3 filhos: Manoel (1692); Maria (1694) e a Izabel (1698).

Francisco MARQUES (N.Roxas de Baixo, ALmaceda ?1655/ F.em Almaceda a 02FEV1688). Casou ?1684 (talvez em Almaceda) com Maria DOMINGUES (N.Roxas de Baixo, Almaceda ?1660/ F. em Almaceda a 22MAI1719).
NOTA: Para alem da Maria DOMINGUES (1686- ) eles tiveram tambem o Sebastiam MARQUES (N?1585- ) que veio a casar com Izabel ANTUNES.

Joam FERNANDES (N.Roxas de Baixo, Almaceda ?1631/ F.Roxas de Baixo 04OUT1705)
Maria RODRIGUES (N.Roxas de Baixo, Almaceda ?1636/ F.Roxas de Baixo 20SET1693)

Jacintho DIAS (N.Paiagua?/ F. Paiagua, Almaceda 02JAN1686)
Briatiz ALVES (N.Paiagua?/ F. Paiagua, Almaceda 01DEZ1698)

Por agora e o que tenho, espero ter ajudado e cumprimentos

Jose RODA
Otava, Canada

PS.Desculpe se ouver algum erro ou lapso meu,nunca crusei dados da minha arvore com ninguem. :(

Resposta

Link directo:

Peres - Beira Baixa

#449811 | acacioperes | 03 set 2023 18:23 | Em resposta a: #449792

Boa tarde, José Roda,

Estou deveras feliz com o seu contacto.

Comecei este projeto há mais de 10 anos e com poucas informações, só recolhidas por via oral. Pois infelizmente o meu avô Acácio Peres (a quem devo o nome) faleceu com 42 anos deixando dois filhos menores, um com 8 anos (meu pai) e outro com 3. O que não permitiu a passagem de informação via familliar. E a “ajudar”, este meu avô não era natural da aldeia onde cresceu, Valbom - Almaceda - Castelo Branco; era natural da Vinha - Sarnadas S. Simão - Oleiros, veio viver com um tio quando o seu pai ficou viúvo e com 3 filhos à guarda….

Avançando...
Ajudou bastante, vou tentar assimilar/coligir/analisar toda a informação!!!

Relativamente aos PERES,a sua informação permite-me ainda tentar correlacionar com outros PERES que existem na Paiágua, aparentemente serão todos "familiares", mas oficialmente que ainda não consegui ligar a informação entre "famílias"/membros.

Relativamente às informações acima, tem as fontes (assentos, publicações, outras, etc...)?

No que respeita à ascendência tenho bastantes dados, se pretender posso fornecer.

Para outros contactos mais diretos, pode utilizar:
- acacioperes@gmail.com;
- https://www.facebook.com/acacio.peres
- https://www.linkedin.com/in/1976-acacioperes/

Abraço,
Acácio Peres

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen