Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450277 | Lucia Carvalho | 01 out 2023 14:36

Caros Confrades, busco desde 2018, dados sobre o meu avô paterno e sem êxito. Ele chamava-se Miguel Hermida de Carvalho. Tenho somente a certidão de casamento e a Habilitação ao casamento que informa que ele nasceu em Braga em 21/11/1892.
Ao pesquisa o apelido (sobrenome) Hermida, em Portugal, percebi que é bem presente em Fontelas, Peso da Régua,Vila Real que, na altur, pertencia ao Arcebispado de Braga, porém só consegui acessar os livros de assento de batismo dos anos de 1891 e 1893.
Alguém poderia me ajudar com dicas de como encontrar o livro de batismo de 1892?
Muito obrigada. Cumprimentos. Lúcia Carvalho.

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450278 | Jorge Resende | 01 out 2023 15:34 | Em resposta a: #450277

Era a mulher com quem Miguel casou?
Olívia Hermida de Carvalho (nascida da Costa) nasceu em dia mês 1899, em local de nascimento, ao Alfredo da Costa Guimarães e Dejanira Pires Madeira.
Olívia tinha 9 irmãos: Durval da Costa Guimarães, Horllanda da Costa Guimarães e 7 outros irmãos.
Olívia casou-se com Miguel Hermida de Carvalho em dia mês 1920, aos 21 anos de idade em local de casamento.
Miguel nasceu em dia mês 1892, em local de nascimento.
Eles tiveram 7 filhos: Mívia ( Maria) de Carvalho, Emília da Costa Carvalho e 5 outros filhos.
Olívia faleceu em 1940, aos 40 anos de idade em local da morte.

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450281 | ADB | 01 out 2023 16:43 | Em resposta a: #450278

Prezada Lúcia

Permita-me discordar quando diz que pertencia ao Arcebispado de Braga pois, como se vê pelos assentos de batismo, pertencia à Diocese de Lamego. Assim, pode estar ou não no caminho certo.

Já vi que fez a pesquisa pelo Family Search. Os livros que lá estão são duplicados, os originais estão no Arquivo Distrital. Infelizmente não estão ainda as imagens on-line, pelo que deverá fazer o pedido ao Arquivo.

No entanto, antes de o fazer, e na hipótese de estar errada quando à freguesia, aconselho-a a procurar nesses duplicados outros irmãos do seu avô. Se não aparecer nenhum é porque não eram dali.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450283 | tmacedo | 01 out 2023 17:45 | Em resposta a: #450281

Caro confrade Filipe,

Fontelas apesar de ser no distrito de Vila Real pertencia, "históricamente", à diocese do Porto, ao arciprestado da Régua.

Na segunda metade do século XIX, por reorganização dos limites diocesanos, passou a integrar a diocese de Lamego.
Desde o século passado faz parte da diocese de Vila Real.
Cumprimentos,
A. Taveira

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450313 | Lucia Carvalho | 04 out 2023 14:00 | Em resposta a: #450278

Exato! São dados inseridos por mim, porém permaneço na busca pelo assento de batismo dele em Portugal. Não é para fins de dupla cidadania, pois já a possuo pelo meu lado materno, mas pelo prazer em poder conhecer um pouco da história dele e o meu pai era a minha grande referência na vida e o Miguel era o seu pai. É como se eu tivesse essa dívida com ele já que o Miguel faleceu quando ele ainda era muito jovem.

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450314 | Lucia Carvalho | 04 out 2023 14:05 | Em resposta a: #450281

Agradeço a observação, mas busco dados em Fontelas, por ter um grande número de registros com o apelido Hermida, mas justamente o ano de 1892, não há disponível o Livro de batismo. Enviei um e-mail para o Arquivo Distrital de Vila Real, mas ainda não obtive resposta.

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450315 | Lucia Carvalho | 04 out 2023 14:13 | Em resposta a: #450314

Liguei agora para o Arquivo Distrital de Vila Real e fui informada que poderei consultar o livro presencialmente é que ainda não está digitalizado. Torçam por mim! Obrigada.

Resposta

Link directo:

Ancestrais em Fontelas, Peso da Régua

#450316 | ADB | 04 out 2023 15:18 | Em resposta a: #450315

Prezada Lúcia

Porque não faz primeiro o que lhe disse? Procure nesses duplicados outros irmãos do seu avô. Se não aparecer nenhum é porque não eram dali. Assim, evita uma ida desnecessária a Vila Real.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 16:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen