Dados família Leal Ferreira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dados família Leal Ferreira

#450433 | cecschmidt | 12 out 2023 22:17

Há muito tempo pesquiso todos os ramos das famílias dos meus bisavós, porém tem um ramo que não consigo progredir e estou pedindo ajuda para isto.

Meu tetravô José Maria Leal Ferreira, era português, chegou ao Brasil no fim de 1848, esta informação obtive através de um anúncio no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro publicado em 18 de fevereiro de 1852, onde procuravam por meu tetravô para lhe dar notícias de sua família em Portugal (o anúncio diz o seguinte: “Deseja-se saber onde existe o Sr. José Maria Leal Ferreira vindo nos fins de 1848 de Lisboa para se lhe dar notícia de sua família: na rua dos Pescadores n. 51 - José Ferreira Maia”).
Baseado na idade informada no registro de óbito deve ter nascido por volta de 1827, uma vez que faleceu em 10.07.1877 em Pelotas, RS e no registro de óbito consta que tinha 50 anos.
Minha bisavó e minha avó sempre disseram que o pai dele era militar em Portugal.
Baseado nesta informação pesquisei no Projeto GERMIL e encontrei o oficial José Maria Leal Ferreira, um coronel graduado da Cavalaria de Portugal. As informações que obtive pesquisando os registros militares, jornais portugueses da época e livro de registro de óbito são as seguintes:
* Nasceu em 1800 ou 1801 em Lisboa (ano de nascimento que é compatível com o ano de nascimento de meu tetravô, isto é teria 27 anos quando nasceu o filho);
* Era casado com Maria Antônia Leal Ferreira (não localizei mais informações sobre ela);
* Faleceu em 4 de abril de 1872 conforme registro de óbito localizado no Livro de Registros de Óbitos da Freguesia de São Vicente de Fora 1860 - 1872 (PT-ADLSB-PRQ-PLSB51-003-08_m0612);
* Sua carreira militar foi a seguinte:
* Ingressou no Regimento de Cavalaria nº 7 como voluntário em 18 de julho de 1818;
* Foi promovido a alferes no RC 7 em 29 de setembro de 1820;
* Foi promovido a tenente no Regimento de Cavalaria nº 1 em 9 de julho de 1827;
* Foi promovido a capitão no Regimento de Cavalaria nº11 em 25 de julho de 1833;;
* Foi promovido a major no Regimento de Cavalaria nº 11 em 5 de setembro de 1837
* Foi promovido a tenente coronel no Regimento de Cavalaria nº 3 em 19 de abril de 1847;
* Foi promovido a coronel graduado no Regimento de Cavalaria nº 3 em 29 de abril de 1851;
* Em 3 de setembro de 1836 recebeu a condecoração dos Cavaleiros da Ordem de Aviz;
* Em 6 de outubro de 1843 recebeu a condecoração dos Cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila viçosa.
* Em 1830 residia na Travessa Andre Valente nº 17 1° andar Bairro Alto - Santa Catarina - Lisboa
* Em 1852 residia na Calçada do Tijolo - São Vicente de Fora - Lisboa
* Em 1872, quando faleceu, residia na Travessa da Verônica, 23 2° andar, Graça (Santo André e Santa Marina)
Pesquisando informações militares tentei identificar a localização destes regimentos de cavalaria:
* RC 7 - Torres Novas entre 1818 e 1820
* RC 1 - Lisboa (foi em 1827)
* RC 11 - Almeida entre 1833 e 1837
* RC 3 - Elvas em 1847
* RC 3 - Castelo Branco em 1857

Pesquisei vários livros registros de nascimento da Igreja Católica de Lisboa e de algumas destas cidades onde estavam localizados os Regimentos de Cavalaria porém não localizei o registro de nascimento do meu tetravô, também procurei pela emissão de passaporte em anos próximos à 1848 mas no site do Tombo não está disponível online o livro de passaportes de Lisboa do final de 1848 (segundo fui informado existem documentos físicos para consulta na Torre do Tombo).

Gostaria que me ajudassem na localização do registro de nascimento e registro de passaporte do meu tetravô. Se fosse possível também localizar o registro de casamento dos pais, etc.

Grato pela colaboração.

Resposta

Link directo:

Dados família Leal Ferreira

#450434 | ADB | 12 out 2023 23:37 | Em resposta a: #450433

Prezado ... (gostaria que se identificasse)

Pode ser que alguém tenha pesquisado esta família e lhe possa responder. Ainda assim, e para tentar facilitar as pesquisas, até porque sendo o pai militar, poderia andar de terra em terra, podendo ser difícil saber onde nasceu o seu tetravô.

Por acaso já procurou o casamento dele? Em muitos casos de casamentos da época, é citada a freguesia onde os nubentes foram batizados, além da filiação. A filiação consta do óbito e corresponde ao militar com o mesmo nome que localizou? Ou consta do casamento, que pode já ter localizado?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Dados família Leal Ferreira

#450437 | cecschmidt | 13 out 2023 10:31 | Em resposta a: #450434

Prezado Felipe

Meu nome é Carlos Eduardo.
Sim já procurei pelo casamento dele aqui no Brasil mas não consegui localizar também. José Maria casou-se com Francisca Deolinda de Souza, ambos eram artistas dramáticos. Tinham uma companhia dramática que viajava em turnê por várias cidades brasileiras, infelizmente não tinham uma residência fixa em uma cidade específica. Pelos anúncios de apresentações da época consegui montar um roteiro cronológico de cidades onde atuaram e com base nisso consegui descobrir o batizado de minha bisavó em Alegrete, Rio Grande do Sul em Janeiro de 1872. A companhia fazia uma turnê pelo sul do Brasil nesta época. A filha de José Maria, Rita Jesuina Leal Ferreira, artista que também participava da companhia casou-se por volta de 1870 com um artista recém contratado (não consegui localizar o registro de casamento) mas sei que fizeram apresentações em Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, Bagé, São Gabriel, Uruguaiana e Alegrete.

Resposta

Link directo:

Dados família Leal Ferreira

#450438 | cecschmidt | 13 out 2023 11:00 | Em resposta a: #450437

No óbito de José Maria em 1877 em Pelotas, Rio Grande do Sul consta como desconhecidos o nome dos pais, No óbito do pai da minha bisavó Irineu Manoel dos Santos consta apenas que era do estado do Rio Grande do Sul. A mãe da minha bisavó faleceu por volta de 1875, quando teve um segundo filho. Mas também não consegui localizar o registro do óbito dela.
Esta turnê no sul do país foi do final de 1869 à 1877 em várias cidades do Rio Grande do Sul. Depois de 1877 foram para Desterro (atual Florianópolis no estado de Santa Catarina), depois retornaram para São Paulo.

Resposta

Link directo:

Dados família Leal Ferreira

#450443 | ADB | 13 out 2023 17:23 | Em resposta a: #450438

Prezado Carlos Eduardo

O fato de encontrar esse oficial com o mesmo nome do seu tetravô, não implica que ele seja o pai dele. Parente é natural que seja, pai não há a certeza, porque pode haver outros militares "Leal Ferreira".

Sei que não é tarefa fácil localizar o casamento dele, devido a ele ter a companhia dramática. Mas tem de tentar, o casamento pode vir a confirmar (ou não) a filiação e, talvez, mencione a freguesia onde ele foi batizado.

Faz ideia de onde e quando nasceu o filho mais velho? Teoricamente, o casamento poderia ser no mesmo local. Tente saber onde ele e a esposa moravam quando ele chegou ao Brasil ou nos anos mais próximos.

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 jul 2024, 09:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen