Soares da Rocha - Paredes de Coura

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450498 | Vitor19 | 15 out 2023 21:35

Boa noite, confrades.

Procuro a ajuda de quem puder contribuir acerca da família Soares da Rocha, do concelho de Paredes de Coura, mas também com rastos em Melgaço ou mesmo Arcos de Valdevez.

Miguel Soares da Rocha Sottomayor (heptavô), cerca de 1720
filho de...
Filipe Correia Zuñiga Montenegro, c.c. Maria Guiomar Trancoso de Lançós, cerca de 1700
filho de...
Manuel Soares da Rocha, 'o velho', c.c. D. Ana Pita Pereira, cerca de 1680

As informações recolhidas via Felgueiras Gayo e outras fontes permitiram confirmar que estas três gerações residiram na Casa Redonda de Cima, no lugar da Redonda, na freguesia de Cristelo (Paredes de Coura).

Procurei por essa casa, que ainda existe. Foi vendida duas vezes a diferentes famílias deste então mas o restauro que lhe fizeram há quatro décadas conservou uma inscrição valiosíssima na ombreira duma porta:

"Estas casa mandou fazer o padre Thomé Soares da Rocha, vigário de Moreira, ano de 1698".

Encontrei referências importantes a este padre, como por exemplo a sua inquirição de génere (onde é chamado Soares da Rocha mas, sobretudo, Soares da Cunha...), mas não consigo estabelecer a relação familiar com os meus Soares da Rocha. Contudo, a mesma existirá, certamente, pela gritante coincidência temporal e de apelidos.

Alguma informação não hesitem em partilhar. Obrigado!!

Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450502 | ADB | 15 out 2023 22:37 | Em resposta a: #450498

Caro Vítor, boa noite

Não tenho muito a dizer sobre o assunto, até porque os assentos de Cristelo mais antigos ainda não estão on-line.

No entanto, pergunto apenas o seguinte: os dados que extraiu do Gaio e outras fontes serão corretos? Ou seja, será que Manuel não é Miguel? É que os pais do padre são Miguel Soares da Rocha e Ana Pereira (sem o Pita). Não será o padre irmão do Filipe e haver alguma confusão na filiação?

Claro que tudo isto pode ser mera coincidência e tratar-se de 2 casais distintos. Provavelmente, só quando pesquisar a sua linha é que encontrará ligação com o padre.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450512 | Vitor19 | 16 out 2023 12:35 | Em resposta a: #450502

Bom dia, Filipe.

Obrigado pela resposta.

Tive a mesma inquietação relativamente aos nomes dos pais do padre Tomé, assim como à troca constante de todas as testemunhas quanto ao nome Soares da Cunha em vez de Soares da Rocha (que é o nome que também aparece no início da inquirição). Não tenho resposta para esta troca de apelido.

Sobre Felgueiras Gayo, naturalmente ninguém pode afiançar sobre a veracidade das informações perante a inexistente alternativa doutras fontes.

O que eu sei e posso confirmar via assentos paroquiais é que um Miguel Soares da Rocha (nascido algures por 1720) é filho do Filipe Zuniga e da Maria de Lançós. Se o pai do padre é Miguel Soares da Rocha, quanto muito será, como diz, irmão do Filipe e tio do homónimo, uma vez que as datas da inquirição tornariam impossível serem os mesmos Miguéis. Também suspeito que o pai do padre seja irmão do Manuel Soares da Rocha, 'o velho', referenciado pelo Gaio, ou seja, que o padre seria primo do Filipe Zuniga e por isso tenha ajudado a mandar fazer a casa da família. As datas levam-me mais para esta tese, mas a sua também é possível.

Acredito que a disponibilização dos assentos de Cristelo ajudariam imenso a perceber tudo isto pois parecem ser todos naturais de lá ou próximo.

Permita-me só questionar: tem alguma ligação a esta família?

Resposta

Link directo:

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450516 | ADB | 16 out 2023 16:03 | Em resposta a: #450512

Boa tarde Vítor

Atenção que o espaçamento que dá entre gerações, de 20 anos, pode não ser bem assim, como muito bem sabe. Pode um deles ter casado com 40 anos para essa média ir logo por água abaixo.

E quanto ao Padre, a Inquirição é feita quando ele já era Vigário de Moreira. Falta saber há quantos anos o era.

Por acaso sabe de onde era a mulher do Zuniga? É que se for de outra freguesia, pode ir adiantando as pesquisas, procurando nela o casamento. Os nomes deles constam do Geneall. Por acaso não mencionam freguesias? (eu não tenho acesso porque não sou assinante).

Não tenho qualquer ligação, apenas, como muitos outros, procuro ajudar quem necessita de ajuda. Tenho apenas um ramo em Viana, Ponte de Lima, de Malheiro Abreu Lima e Malheiro Correia Brandão. Por acaso nunca viu referências a estes apelidos? Irei criar um tópico para ver se alguém tem alguma coisa para preencher as várias lacunas que tenho.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450522 | Vitor19 | 16 out 2023 21:40 | Em resposta a: #450516

Certo, e obrigado pela partilha Filipe.

O intervalo de 20 é meramente indicativo, por serem três gerações apenas, mesmo com intervalos de 40 mantenho o que lhe indiquei.

O padre já era Vigário de Moreira em 1688, pois encontrei um baptizado por ele celebrado nesse ano, na dita paróquia. Ora, se já era padre em 1688, nasceu bem antes disso, daí as teses que lhe indiquei em relação ao meu Miguel Soares da Rocha.

Quanto a Maria Trancoso de Lançós, o geneall infelizmente não tem informação de freguesia. Não tenho ainda como saber.

Sobre os apelidos que mencionou, não tenho qualquer referência.

Vitor

Resposta

Link directo:

Soares da Rocha - Paredes de Coura

#450525 | ADB | 16 out 2023 21:47 | Em resposta a: #450522

Vítor

Sem dúvida. Sei que o Arquivo de Viana é pequeno e com muito poucos funcionários. Daí o atraso da colocação das imagens on-line. Mas, para o pessoal que tem, fazem o que pode.

Das duas, uma: ou espera pela colocação das imagens on-line, o que pode ser muito moroso, ou, tendo possibilidade, desloca-se a Viana e faz as pesquisas presencialmente.

Obrigado pela resposta. Esse meu ramo é relativamente grande, deve haver descendentes por aí perdidos ... Não sei é se frequentam o Geneall ...

Boa sorte!

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 00:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen