Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450699 | olindateixeira | 23 out 2023 12:10

Caros Senhores

Ando a procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

Venho por este meio pedir ajuda a alguem que tenha conhecimentos sobre a quinta de vinhos MIL-Homens na decada de 1925 e 1950.

Cumprimentos
Olinda Teixeira

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450700 | saintclair | 23 out 2023 12:23 | Em resposta a: #450699

-
Olinda Teixeira;
Esse assunto, no meu entender deve tratá-lo em particular.
Dado que C. Paiva fica na sua zona, não será difícil, querendo
iniciar as investigações.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450701 | olindateixeira | 23 out 2023 12:32 | Em resposta a: #450700

Ola
Obrigada pela resposta
Mas nao vivo em Castelo de paiva , vim para o Porto com apenas 6 meses.
Como vejo mensagens identicas tb coloquei a minha.
Pois se soubesse o nome ja teria avançado noutros locais.
Obrigada a mesma
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450707 | saintclair | 23 out 2023 18:43 | Em resposta a: #450701

-
E o nome do filho do seu avô?
Sc.

Resposta

Link directo:

Antiga Quinta Mil Homens

#450708 | saintclair | 23 out 2023 19:18 | Em resposta a: #450707

-
Sobrado e Quiosque mil homens, é presentemente o que
aparece, talvez no terreno da antiga Quinta.
https://maps.app.goo.gl/9cfW3nHaKjU4R3jS9
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450713 | olindateixeira | 24 out 2023 11:32 | Em resposta a: #450707

ola
O nome nao tenho a certeza, era da familia Mil-Homens , ja tinham a quinta Mil-Homens em 1933.
( Manuel Pereira ou Heitor Pereira ).

Ai esta a minha duvida , pois ao pesquisar a Quinta Mil-Homens encontrei o seguinte texto.
A Quinta de Curvite localiza-se nas imediações do centro de Castelo de Paiva, foi adquirida pelo actual proprietário, ao falecido Conde José de Arrochela Pinto Lencastre Ferrão (último Conde de Castelo de Paiva), nos anos 70.

Como comprou a quinta nos anos 70 ao conde ?
Se nos anos 50 a quinta era dos Mil-Homens ?

Eu afirmo isto porque encontrei um documento que diz o seguinte:
Há na praia do Castelo o costume imemorial de partirem ao domingo para o Porto os barcos do tráfego semanal.
Só nós párocos sabemos o quanto de transtorno e prejuízo isto não custa à vida religiosa da freguesia e por tal motivo, já em tempos o Rev. Sr. Padre Francisco dos Santos Cunha (*) tentou mudar essa viagem para as segundas-feiras, não o conseguindo.
Tentei eu também essa mudança em 1933. Para isso, convidei para uma reunião em minha casa todos os arrais e negociantes do Castelo, comparecendo os senhores, Manuel Pereira Mil-Homens; Heitor Pereira Mil- Homens e outros mais aqui neste linck:
https://adep-paiva.blogspot.com/2018/10/tentativa-para-mudar-viagem-dos-barcos.html

Por isso procuro resposta para esta questao e ter a erteza quem era afinal o meu avo.

Obrigada
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450714 | olindateixeira | 24 out 2023 11:48 | Em resposta a: #450708

Ola novamente
A nao ser que a Quinta Mil-homens na decada de 30 a 50 , nao seja a mesma quinta que Atualmente tem o mesmo nome .

Havia uma quinta com esse nome nesse local que ja nao existe?
Ha a quinta Mil-homens noutra zona de sobrado?

Bom , obrigada a mesma, a unica soluçao é minha irma ir ao local e confirmar, pois ela tinha 8 anos na altura e recorda-se onde se situava.

Muito Obrigada
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450715 | saintclair | 24 out 2023 12:12 | Em resposta a: #450714

-
https://www.vagamundos.pt/visitar-castelo-de-paiva-roteiro/
-
https://maps.app.goo.gl/HD5wvWQBzZ9f1duu8
https://maps.app.goo.gl/4QxCJJjaPUofiUcS6
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450716 | saintclair | 24 out 2023 12:44 | Em resposta a: #450715

-
https://youtu.be/zbAB_iNqfd8?t=8
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450723 | saintclair | 24 out 2023 16:05 | Em resposta a: #450714

-
Confreira Olinda;
Com o material que enviei anteriormente, talvez vc. chegue a alguma
conclusão.
Vá dando notícias.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450724 | olindateixeira | 24 out 2023 16:16 | Em resposta a: #450723

Ola
Muito Obrigada

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450727 | saintclair | 24 out 2023 18:51 | Em resposta a: #450724

-
O seu avô teria nascido por volta de 1905 +/-, e o seu
progenitor por volta de 1932, e seria Arrais de embarcação
O nome Quinta pode não ser o que indicou.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450728 | Jorge Resende | 24 out 2023 23:12 | Em resposta a: #450699

D. Olinda, não vejo qual seja o seu problema em desejar saber o nome de um dos seus avôs, pois basta obter o registo de nascimento ou do seu pai ou da sua mãe, e nesse registo, está o nome do pai da sua mãe ou do seu pai, como tal seus avôs.
Tem de saber quando e onde nasceu o seu pai e na Conservatória desse lugar ou concelho, solicitar o seu registo de nascimento. Em qualquer Conservatória pode fazer esse pedido.
Talvez deva começar por aí. Tente
Cumprimentos
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450729 | saintclair | 24 out 2023 23:30 | Em resposta a: #450728

https://geneall.net/pt/forum/191967/familia-mil-homens-de-castelo-de-paiva/#a450644

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450730 | ADB | 24 out 2023 23:48 | Em resposta a: #450729

Caro Jorge

O avô é incógnito. Ultimamente tenho notado que me parece distraído ou cansado, tem dado umas respostas um bocado estranhas ...

Abraço,

Filipe

Resposta

Link directo:

Á procura descobrir nome meu avo Castelo de Paiva

#450731 | saintclair | 25 out 2023 09:06 | Em resposta a: #450714

-
Confreira Olinda;
Sugiro que converse com a sua irmã, para ir saber junto
da família, ou vizinhos mais antigos, essa " estória" que
se passou com a sua mãe.
Depois de fazerem essa diligência, talvez se faça luz e vc.
assim,já poderá pedir registo nascimento do seu avô, e do
seu pai.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450733 | olindateixeira | 25 out 2023 11:27 | Em resposta a: #450728

Olá
Obrigada pela resposta

Conforme o ADB diz, na certidao de nascimento de minha Avo, diz Pai incognito
Pois nessa altura o registo de crianças com pai incógnito era normal

Sei que minha Mae falava que o Pai dela era o Mil-homens , da quinta Mil-Homens de Sobrado em Castelo de paiva.
Minha Mae nasceu em 1926 e em 1933 sei que havia 2 homens que controlavam a quinta que se chamavam:
Manuel Pereira Mil-Homens e Heitor Pereira Mil-Homens.

Ora tenho 2 duvidas
Qual deles era afinal o patrao da minha avo e que tiveram um relacionamento.
E se a Quinta em questao ja nao existe no mesmo local, pois encontrei uma quinta com o mesmo nome em Sobrado , Castelo de Paiva,
mas que diz que foi adquirida em 1970 ao Conde.


Obrigada
Cumprimentos
Olinda silva teixeira

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450734 | olindateixeira | 25 out 2023 11:39 | Em resposta a: #450727

Ola
Em resposta ao que mencionou é o seguinte
O Pai do meu Pai ( Meu avo paterno ) era Arrail de embarcação, pois tinha barcos rabelos para transporte do vinho.

Os Mil-homens tinham a quinta Mil-Homens e eram negociantes do Castelo de vinho e frutas.
Um dos socios teve um relacionamento com minha avo ( Eram jovens ) e resultou a gravidez da minha mae, mas ele nao assumiu, pois ela era empregada dele.


Obrigada
Cumprimentos
Olinda silva teixeira

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450735 | Jorge Resende | 25 out 2023 12:59 | Em resposta a: #450699

Caro Filipe, só no 450734 publicado por Olinda ela desvenda a situação real do avô, a Srª tem vindo aos soluços a explicar a trama que rodeia o avô, Até ao ultimo post eu desconhecia a situação de avô incógnito, que presumo ela não o tinha revelado, daí o meu escrito na tentativa sempre de tentar ajudar.. De qualquer modo, agradeço o seu reparo, o cansaço pode surgir das formas menos ortodoxas que os necessitados de ajuda colocam os seus tópicos, por vezes confusos, demasiados sintéticos...

Um abraço
Resende

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#450742 | saintclair | 25 out 2023 15:36 | Em resposta a: #450735

-
" Cabeça pensadora"
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Registo Civil

#450757 | saintclair | 25 out 2023 19:59 | Em resposta a: #450734

Olinda Teixeira;
Sugiro que comece por;
Nome seu Pai; Manuel Pereira.
Natural Castelo Paiva
Data nascimento: 1930 a 1935
Filho de: --- e de:---
Junto Registo Civil, mesmo aí no Porto, pode mandar
fazer uma busca nos Arquivos Reg. Civil Castelo Paiva,
para encontrar Registo Nascimento do seu progenitor.
Boa sorte.
Sc.

Resposta

Link directo:

Castelo Paiva

#450850 | saintclair | 01 nov 2023 12:47 | Em resposta a: #450734

-
Confreira Olinda;
Já recebeu notícias sobre o seu avô?
Vá dizendo alguma coisa.
Cumprimentos
Sc.

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#451201 | Silva vieira | 26 nov 2023 22:33 | Em resposta a: #450713

Boa noite:
Efetivamente a quinta a que se refere foi comprada pelo "Fernando" Mil Homens, coloquei o nome Fernando entre aspas, porque é assim que é conhecido, embora penso que o nome legítimo não será esse.
Esta Quinta tem a denominação de Corvite e fica na freguesia da União de Freguesias de Sobrado/Bairros e também funciona como alojamento local, retirada do centro da vila, cerca de 1Km.
E foi adquirida ao 3.º CONDE DE CASTELO DE PAIVA E 3.º CONDE DE ARROCHELA,
José Martinho de Arrochela Pinto de Miranda Montenegro de Lencastre Martins Ferrão de Castelo Branco.
Nasceu em S. Mamede, Lisboa a 18 de junho de 1908.Faleceu em Lisboa, 16 de março de 1997.
Quanto a um sobrinho dos MilHomens, tem um quiosque em C. de Paiva com a designação de "quiosque MilHomens.
Mais informações estou ao dispor.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#451202 | Silva vieira | 26 nov 2023 22:56 | Em resposta a: #450699

Se tiver disponibilida em se delocar a Castelo de Paiva,encontra fácilmente os dados que necessita.
Muitos são os que ainda se lembram dos MilHomens.
Embora seja uma família grande, mas como fala em "Vinhos", será com toda a certeza fácil encontrar.
Em outra resposta que dei, já lhe falei da Quinta de Corvite, embora esta quinta nada tem haver com os Milhomens que fala, no entanto são da família.
E com toda a certeza terão a informação que deseja.

Cumprimentos
João Vieira

Resposta

Link directo:

Á procura de descobrir nome do meu avo de Castelo de paiva ( Antigo dono Quinta Mil Homens )

#451214 | olindateixeira | 27 nov 2023 13:30 | Em resposta a: #451202

Ola
Obrigada pela informaçao
Sim provavelmente no verao irei fazer uma visita a castelo de paiva e irei visitar a quinta de corvite, assim como o restaurante.

Mas ja agora a antiga quinta mil-homens , que foi feito da propriedade?
Ja nao é quinta de vinhos?
Ja nao existe?
O que aconteceu com essa antiga quinta?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen