Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450786 | Cristinalima | 28 out 2023 12:21

Muito boa tarde,
O meu nome é Cristina Lima, descobri agora pela certidão de nascimento do meu pai, que o meu avô paterno Afonso Lima é natural da freguesia de Ribafeita- São Pedro do Sul. Filho de Joaquim de Lima e de Domingas Maria e neto de Jõao Lima e de Joaquina Luís.
Os padrinhos foram Isabel Augusta Rodrigues e Bento Romero Martins, quem representou a madrinha por procuração foi a irmã Ana Bela Rodrigues creio que o apelido de casada possa ser Duarte Neto (a letra é pouco legivel).

Não tenho nenhuma informação desta parte da minha familia, o que me deixa um grande vazio na minha história, caso alguém me possa dar alguma informação, ficarei muito agradecida. Cristina Lima

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450787 | miguel monteiro | 28 out 2023 13:16 | Em resposta a: #450786

Boa Tarde

Uma informação importante era pôr datas. Por exemplo, em
que ano nasceu o seu pai.

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450788 | saintclair | 28 out 2023 13:21 | Em resposta a: #450786

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ribafeita
Sc.

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450789 | saintclair | 28 out 2023 13:24 | Em resposta a: #450788

https://maps.app.goo.gl/W2Qf4C7upubSsxem7

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450790 | Cristinalima | 28 out 2023 13:51 | Em resposta a: #450786

Boa tarde!
Muito obrigada pela sugestão, neste caso é mais a familia do meu avô paterno, Afonso Lima que pela certidão de nascimento nasceu a a 6 de janeiro de 1904 e faleceu a 28 de março de 1964.
Ele era natural de Ribafeita, como pude ver pela certidão de nascimento, mas vivia em Lisboa.
Também pude ver os nomes dos padrinhos de registo,( Isabel Augusta Rodrigues e Bento Romero Martins, e assinou por procuração Anabela Rodrigues) o nome dos meus bisavós Joaquim Lima ( filho de João de Lima e Joaquina Luis) e Domingas Maria, (filha de Joaquim d`Oliveira e de Caetana Maria).
O apelido Rodrigues, aparece nos padrinhos, que pode ser que sejam também membros da família, uma vez que a minha bisavó Domingas não tem registado o apelido de solteira.
São as unicas datas que sei.
Muito obrigada

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450791 | ADB | 28 out 2023 15:38 | Em resposta a: #450790

Boa tarde cara Cristina!

Já vi que ainda é uma novata na genealogia, cometendo assim alguns lapsos.

Em primeiro lugar, o seu tópico deveria ter outra designação pois, o Rodrigues está lá a mais. Nada lhe garante que alguém na família é Rodrigues, apesar dos padrinhos o serem. E eles não têm de ser família dos pais do seu avô. Não vou afirmar perentoriamente que não possa haver algum Rodrigues nos antepassados mais recuados mas, até ao momento, a família é apenas Lima.

Em segundo lugar, era normal naquela época as mulheres não terem apelido mas apenas nomes próprios, sendo uma grande percentagem. Basta olhar para as 2 gerações que tem: Joaquina Luís, Domingas Maria e Caetana Maria. Destas, talvez a Joaquina Luis seja exceção, o pai dela (ou a mãe) pode ser Luis (apelido e não nome próprio). Isto não é como no Brasil e outros países, em que as mulheres tinham nomes de solteiras e ao casar os aboliam, substituindo-os pelos do marido, ficando sem uma identidade própria.

Finalmente, e para que a possamos ajudar um pouco mais, deve colocar aqui o link do batismo do seu avô. Deve fazer-se sempre isso quando se pede ajuda, colocar links dos assentos anteriores. Caso não saiba, depois de colar o link tem de dar um espaço ou enter, para que possamos clicar nele. Indique também o nº da imagem.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Procuro alguma informação sobre a minha familia paterna. Apelidos Rodrigues de Lima. Ribafeita São P

#450792 | miguel monteiro | 28 out 2023 15:58 | Em resposta a: #450790

Boa Tarde

Não encontrei o registo de batismo de Afonso em 1904 (pode ter sido batizado em Lisboa) em Ribafeita.
Pode haver qualquer erro, da mesma forma que Ribafeita não pertence a São Pedro do Sul, mas sim a Viseu.
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen