Homem de dois nomes?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Homem de dois nomes?

#450812 | gnevesxyz | 29 out 2023 13:31

Boa tarde, membros do Geneall!

Recentemente, na pesquisa da genealogia dum bisavô meu (Manoel Neves), deparei-me com um problema de identidades--as referências ao pai dele variam e apontam para dois nomes completamente diferentes, ainda que a mãe e os avós paternos permaneçam os mesmos.

Comecei a pesquisa por uma certidão de óbito, na qual são mencionados os nomes dos pais: João Neves e Anna Joaquina. Não era mencionada data de nascimento, mas os familiares que tenho que o conheceram disseram-me que ele terá nascido em 1901.

Com isso, fui procurar o assento de nascimento e acabei por encontrar este de fevereiro de 1902 em que a mãe é Anna Joaquina, mas o pai é Manoel Joaquim e não João Neves.

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1044041

O assento de que falo começa no final da página 3, extendendo-se para a 4.

Tudo aponta para uma coincidência. No entanto, sei que o meu bisavô era chamado Cantarinha, mesmo não tendo esse nome. Ora, o avô materno da criança nesse assento tem o nome Cantarinha. Além disso, o avô paterno tem o nome Neves, que era o nome efetivamente herdado pelo meu bisavô. Já para não dizer que as freguesias correspondem e a data é muito próxima.

A única coisa que parece não estar em concordância é mesmo o nome do pai.

Encontrei outro assento, duma irmã do meu bisavô, uma Belmira Neves, nascida dois anos antes, em que os avós, tanto paternos como maternos, são os mesmos, assim como a mãe. Mas, neste assento, o pai já é citado como João Neves.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L94P-J8TD?i=4

Estou agora com dificuldades em saber qual é o verdadeiro nome deste indivíduo. Não conseguirei encontrar o assento de nascimento dele sem saber por que nome procurar, o que me vai dificultar a pesquisa futura.

Cumprimentos,
Guilherme

Resposta

Link directo:

Homem de dois nomes?

#450819 | j.lilaia | 29 out 2023 19:00 | Em resposta a: #450812

Caro Guilherme,

Estive a verificar os dois registos que aqui colocou e adicionalmente procurei o registo de casamento dos pais.

Na minha opinião, não tenho qualquer dúvida de que são as mesmas pessoas e de que aquele "Manuel Joaquim" que consta como pai de Manuel se trata de um erro pois o pai será certamente o João Neves (Jùnior).

Excepto esse erro, todos os outros dados nos 3 registos são exactamente iguais: Nomes, naturalidades e locais de residência de pais e avós, bem como o local de casamento dos pais que é indicado nos dois registos de baptismo de Manuel e Belmira.

Registo de casamento de João Neves e Ana Joaquina (em Santa Leocádia) na imagem 5 e o Mandado a autorizar o mesmo na imagem 13:

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1046689&FileID=PT-ADVRL-PRQ-PCHV29-002-022_m0005.tif

Cumprimentos
João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 12:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen