"Paço do Bomformoso" - Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Pessoas

"Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191793 | outono | 09 abr 2008 15:37

Caros Confrades,

Tenho a Maria Teodora do Patrocínio a morar "ao Paço do Bonformoso", em Lisboa, em 1777. Algum dos confrades tem ideia da localizaçao deste "Paço" e de quem lá viveu?

Os melhores cumprimentos,

Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191852 | MSG | 09 abr 2008 19:36 | Em resposta a: #191793

Cara Ana Gama:

É certamente a Rua do Benformoso (Mouraria), e poderá ser "poço" e não "paço", como no vizinho "poço de Borratém". Já foi uma rua importante (até serem abertas a Rua da Palma / Almirante Reis; agora faz parte da znah infelizmente quase irrecuperavelmente degradada entre o Martim Moniz e o Intendente.

Melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191894 | JCALD | 10 abr 2008 01:43 | Em resposta a: #191793

Cara Ana Gama:

Confirmo a identificação da rua feita pelo confrade Marcos de Sousa Guedes.
Até à abertura da Rua (Nova) da Palma no princípio do século XX era a principal saída de Lisboa para Arroios, continuada pelo Largo do Intendente Pina Manique e Rua dos Anjos.
É rua muito antiga onde há bem pouco tempo se conservavam prédios anteriores ao Terramoto com empenas de bico e andares de ressalto com reixas nas janelas.
Chamava-se inicialmente Rua do Boi Formoso, pelo que me parece que a forma que encontrou - Bonformoso - tenha sido intermédia até ter evoluído para a actual de Bemformoso.
Quanto ao «Paço» era um dos Passos da Procissão do Senhor dos Passos da Graça, uma das mais tradicionais de Lisboa que, até 1910, percorria um caminho longo até São Roque no Bairro Alto e regressava. O percurso era pontuado por Passos, uma espécie de oratórios onde se assinalavam os Passos da Paixão de Cristo, como ainda hoje sucede com procissões deste tipo por todo o país. Entre 1647 e 1796 a procissão abandonou o passagem na Rua dos Cavaleiros que era muito estreita e desviou-se pelas ruas do Bemformoso e do Terreirinho. Data de 1673 a edificação do Passo do Bemformoso, que foi demolido depois da procissão ter retomado aproximadamente o seu percurso anterior.
O sítio onde se erguia o Passo do Bemformoso tomou-lhe o nome e era por aí que morava a sua Maria Teodora do Patrocínio.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191905 | outono | 10 abr 2008 07:36 | Em resposta a: #191852

Caro Marcos Sousa Guedes,

Muito obrigada pela explicaçao, embora lastime as notícias do estado de degradaçao da zona, que nao deixarei de visitar.

Cumprimentos,

Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191906 | outono | 10 abr 2008 07:49 | Em resposta a: #191894

Caro José Caldeira,

Muito obrigada pela explicaçao. Nao saberá se existem registos fotográficos ou pictóricos dessa zona, antes da degradaçao a que se refere o confrade Marcos de Sousa Guedes?

Cumprimentos,
Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191908 | roz | 10 abr 2008 08:40 | Em resposta a: #191894

Caro Jose Caldeira

Como parece bastante conhecedor de Lisboa antiga aproveito para perguntar se por acaso sabe onde era a Rua das Atafonas, ao Socorro. Ja nao existe com esse nome e nao consigo encontrar o novo. O documento onde vem mencionado era de 1813.
Desde ja os meus agradecimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191920 | JCALD | 10 abr 2008 10:45 | Em resposta a: #191906

Cara Ana Gama:

O Passo do Bemformoso foi demolido no princípio do século XIX, antes da invenção da fotografia. No seu lugar ficou um oratório também já desaparecido.
Sugiro-lhe uma visita ao Arquivo Fotográfico Municipal, onde se pode consultar uma magnífica colecção de fotografias históricas de Lisboa. Estão digitalizadas e podem-se procurar nos terminais de computador e obter cópias impressas das que nos interessarem. O Arquivo fica no princípio da Rua da Palma (ao Martim Moniz). Por coincidência, a Rua do Benformoso fica paralela à da Palma nas traseiras do Arquivo.
Lembro-me de ter visto não sei em que livro reproduções de aguarelas de Alfredo Roque Gameiro sobre a Rua do Bemformoso, focando em especial as tais casas anteriores ao Terramoto de que falei na anterior mensagem.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191921 | JCALD | 10 abr 2008 10:57 | Em resposta a: #191908

Cara Rosario:

A Rua das Atafonas já não existe. Foi sacrificada, como tantas outras da velha Mouraria, pelo Eng.º Duarte Pacheco (não sei se como Presidente da Câmara de Lisboa, se como Ministro das Obras Públicas) nos anos 40 do século passado.
Era no actual Largo Martim Moniz, na encosta do lado do Hospital de São José, mais ou menos onde hoje se ergue um edifício comercial junto à Rua Dr. José António Serrano, por trás da também desaparecida Igreja Paroquial do Socorro.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191924 | roz | 10 abr 2008 11:15 | Em resposta a: #191921

Caro Jose Caldeira,

Muitissimo obrigada por tao rapida e detalhada resposta. Se nao se importa dizia-me como faz para encontrar este tipo de informacao pois tentei por muito tempo pela internet e nao consegui nada. Acho fascinante saber estas coisas duma Lisboa antiga e ja meia desaparecida.
Os meus agradecidos cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191953 | outono | 10 abr 2008 13:21 | Em resposta a: #191920

Caro José Caldeira,

Muito obrigada pelo seu excelente apontamento histórico e pelas suas pistas.

Cumprimentos,
Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#191960 | outono | 10 abr 2008 14:33 | Em resposta a: #191920

Caro José Caldeira,

Sabe-se alguma coisa das pessoas que habitavam esse espaço e quais as actividades que desenvolviam?

Cumprimentos,
Ana Gama

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#192075 | JCALD | 11 abr 2008 01:05 | Em resposta a: #191924

Cara Rosário:

Há muitos anos que me interesso por estes temas e tenho uma biblioteca razoável constituída em especial por olisipógrafos clássicos (Visconde Júlio de Castilho, Luís Pastor de Macedo, Gomes de Brito, Gustavo de Matos Sequeira, Norberto de Araújo, etc.) e por contemporâneos, de que destaco Marina Tavares Dias, e ainda por boletins da associação Amigos de Lisboa e da Câmara Municipal.
Infelizmente, ainda não encontrei nenhum sítio na Internet que se tenha debruçado sobre esta aliciante temática. Apenas, algumas colecções de fotografias antigas.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#192077 | JCALD | 11 abr 2008 01:21 | Em resposta a: #191960

Cara Ana Gama:

Não sei responder com precisão a essa sua pergunta.
Há bairros de Lisboa bem estudados nesse aspecto. Não é este o caso.
Tratando-se de uma entrada de Lisboa, por onde vinham os fornecedores de víveres da zona saloia com destino ao antigo mercado da Praça da Figueira, é natural que houvesse lojas, armazéns e estalagens relacionados com esse tráfego.
Era também local de muitas fábricas de cerâmica, pois a encosta era rica em barro e temos um pouco mais acima a Rua das Olarias.
Só um estudo aprofundado dos registos paroquiais, dos róis de confessados, das décimas, das escrituras, etc. poderão dar uma resposta satisfatória.
Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#192100 | roz | 11 abr 2008 08:59 | Em resposta a: #192075

Caro Jose Caldeira,

Muito agradeco a informacao que partilhou. Nem sequer sabia dessa associacao dos Amigos de Lisboa e da Camara.
Obrigada e cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: "Paço do Bomformoso" - Lisboa

#192106 | outono | 11 abr 2008 10:05 | Em resposta a: #192077

Caro José Caldeira,

Muito obrigada pelas informaçoes.
Mais uma vez, vejo-me tolhida pela distância que me separa de Lisboa, o que, de nao ser o caso, me possibilitaria aceder com mais facilidade às fontes que refere na sua mensagem à confreira Rosário.
Maria Teodora do Patrocínio, moradora ao Passo do Bomformoso, estava, em 1777, contratada para casar com Filipe António de Oliveira, viúvo, lapidário, morador na Rua Augusta e, à data, Familiar do Santo Ofício. Era filha de um galego, e a mae era natural e baptizada na freguesia de Sao Miguel de Alfama. Uma consulta aturada aos registos paroquiais - dada a distância a que me encontro de Lisboa, a única fonte possível de consulta por email -, pode ajudar-me a definir o entorno próximo de M T do Patrocínio, mas o que seria interessante era poder recorrer às fontes que menciona, para tentar visualizar o meio que M T do Patrocínio conheceu em solteira.
Renovo os meus agradecimentos, pelas perspectivas que me abre com as suas claras e estimulantes explicaçoes e sugestoes.
Cumprimentos,
Ana Gama

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 19:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen