Registos de Cossourado, Barcelos entre 1811 e 1840?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Registos de Cossourado, Barcelos entre 1811 e 1840?

#452144 | jorgemoutinho | 21 jan 2024 11:23

Olá,

Tenho estado a fazer a árvore da minha família e em ramos estou muito limitado a continuar porque há uma gap considerável nos registos de Cossourado (Barcelos), particularmente entre 1811 e 1840. Embora muitas vezes este período seja incluído num outro (maior), geralmente há um grande salto de datas devido a esta gap nos registos. Nos registos de casamentos 1749-1888 encontra-se na verdade que é de 1749-1811 e 18443-1888; nos registos de óbitos 1757-1887, o mesmo se observa, mas 1757-1811 e 1839-1887; já nos registos de batismos, há apenas um intervalo sem registos entre 1750 e 1836.

Alguém tem conhecimento da razão da falta de registos neste período? Pelo menos, pelo que encontrei nos site do arquivo de Braga, nem sequer foram digitalizados. Poderá ser de estarem tão degradados que não possível a digitalização?

Cumprimentos,
Jorge Moutinho

Resposta

Link directo:

Registos de Cossourado, Barcelos entre 1811 e 1840?

#452160 | ADB | 22 jan 2024 18:45 | Em resposta a: #452144

Caro Jorge

Para começar, não se pode pensar que os livros não foram digitalizados. Essa hipótese colocar-se-ia se os livros estivessem descritos no site mas, não estão. Estão todos até 1911. Portanto, não estando esses livros descritos, é porque estão em falta.

As razões para a inexistência de livros são várias:

1 - terem sido destruídos nas invasões francesas (o que não é o caso porque têm assentos posteriores às mesmas);
2 - terem sido destruídos por qualquer outra situação (incêndio, água etc.);
3 - estarem nas mãos de um particular;
4 - terem ficado na Paróquia.

As duas últimas hipóteses são bem viáveis, tendo eu conhecimento de ambas as situações.

Assim, e não se conseguindo saber se algum particular os tem (a não ser que alguém o venha dizer ou decida entregar os livros ao Arquivo Distrital), aconselho-o a contatar a Paróquia e questionar o Pároco sobre a existência desses livros no arquivo paroquial (podia ter lá ficado aquando da entrega dos livros à Conservatória em 1911). Se por sorte isso acontecer, quem sabe não consegue autorização para os consultar na Paróquia?

Boa sorte e depois diga alguma coisa.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Registos de Cossourado, Barcelos entre 1811 e 1840?

#452284 | jorgemoutinho | 29 jan 2024 18:45 | Em resposta a: #452160

Olá Filipe,

Obrigado pela sugestão. Tem razão, a inexistência dos registos nesse período poderá ter várias razões possíveis.

Infelizmente, ao contactar a paróquia, a informação que me foi dada é que já não têm qualquer registo anterior a 1911. No entanto nenhuma informação foi dada que explique essa falta de registos (ainda há esperança que andem por aí, embora reduzida). Felizmente, consegui dar a volta nalguns casos que andava a pesquisar na freguesia de Cossourado e seguir para registos mais antigos.

Cumprimentos,
Jorge Moutinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 19:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen