Quem era Manuel pobre?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Quem era Manuel pobre?

#452295 | tosousa | 30 jan 2024 14:07

Boas tardes.

Andando eu a efetuar leituras no arquivo online do jornal da Comarca de Arganil, "tropeçei" numa notícia da edição n 5.993 de 30 de abril de 1966, que me deixou intrigado e curioso para descobrir quem era este Manuel "Pobre" de Vide.

Segundo a notícia, se chamava Manuel dos Santos ( na edição 6.014 diz que nome batismo é manuel Matias), 59 anos ( mas parecia ter 70 ou 80) e tinha se casado na igreja de Vide com uma mulher que se chamava Maria Urbana Alves Casimiro e que o teria traído e roubado tudo, após um casamento com 7 filhos, tendo 1 deles morrido na zona do Caramulo e ela fugido pra zona da figueira.

Foi encontrado num curral na venda da esperança (tábua), doente e á 5 dias sem comer, por um saltimbanco. Foi levado pro hospital de tábua e depois internado num lar na zona de Coimbra. Em 1971 noutra edição (6.744 ) do dito jornal, surge um artigo onde refere estava num asilo na folhadosa.

Gostaria de saber mais sobre esta pessoa, data Nascimento,a que família pertencia, o que lhe aconteceu, onde e quando morreu.. , se me puderem ajudar a descobrir quem era este " pobre" ficaria agradecido, pois fiquei intrigado com esta pessoa..

Resposta

Link directo:

Quem era Manuel pobre?

#452300 | gnevesxyz | 30 jan 2024 18:18 | Em resposta a: #452295

Boa tarde!

Penso que será simples encontrar o assento de nascimento.

Eu não sei onde fica Vide, mas o sr. Manuel "pobre" terá nascido lá, por volta de 1907 (se em 1966 tinha 59 anos), com o nome Manuel Matias.

Pode é ser um lugar grande e haver vários com esse nome, mas, como disse, não conheço.

Cumprimentos,
Guilherme

Resposta

Link directo:

Quem era Manuel pobre?

#452301 | tosousa | 30 jan 2024 18:57 | Em resposta a: #452300

Boas noites.

Com base em experiências anteriores, o arquivos distrital da Guarda nestes casos em que não se tem nome dos pais ou os dados são insuficientes, acaba sempre por arquivar os pedidos dizendo não encontra nada.. mesmo se diga 1907 e o nome da mulher, acabam sempre a dizer nada encontram, não sei se é mesmo assim ou é falta de vontade..

Resposta

Link directo:

Quem era Manuel pobre?

#452319 | PedroFreire71 | 31 jan 2024 12:55 | Em resposta a: #452295

Bom dia,

Vide, é uma freguesia do concelho de Seia.
Os registos desta paróquia entre 1893 e 1910 não estão disponíveis on line.
Por ser uma paróquia que conheço bem, pois tenho cerca de 250 ascendentes de lá, posso dizer que a família Matias, era uma família abastada na região com diversas propriedades e quintas... Entrou em declínio, como tantas outras, quando o património começou a ser dividido ao longo de algumas gerações.
Tente pelo CRAV obter as informações que necessita, não será complicado encontrar o assento de um Manuel, filho de um Matias.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Quem era Manuel pobre?

#452338 | tosousa | 01 fev 2024 20:05 | Em resposta a: #452319

Boas noites.

Submeti pedido ao arquivo distrital, como era de esperar hj o meu pedido foi terminado pois dizem nada encontraram. Como não tenho dados dos pais, não quiseram estar com trabalho. Mas pelos dados da esposa poderiam ter encontrado. Paciência.
Aguardar que disponibilizem restantes
livros online..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 07:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen