Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452361 | Gizmo | 03 fev 2024 21:58

Olá estou a tentar localizar o registo de baptismo do meu trisavô (https://www.familysearch.org/tree/person/details/GPHD-12T):
Nome: José Alves Simões
Data Nascimento: 19 Março 1861
Naturalidade: Pontevedra, Galicia, Espanha

Contactei o registo civil de Pontevedra, mas dissera-me qe os registos estão provavelmente no "Archivo Histórico Diocesano de Santiago de Compostela"...

"Desde la OFICINA GENERAL DE REGISTRO CIVIL DE PONTEVEDRA se solicita:
Buenos días:
Los datos registrales que tenemos son a partir del año 1871. Los nacidos con anterioridad a esta fecha deberán dirigirse a la parroquia a la que pertenecen, pues son ellos los que posee esa información y les pueden dar la certificación solicitada.
Archivo Histórico Diocesano de Santiago de Compostela."

Alguém teria oportunidade de aceder a estes registos? Vivo na Alemanha é é-me diícil ir de propósito a Pontevedra para procurar o registo de nascimento/baptimos..:

Muito obrigado caros amigos por toda a ajuda que puderem dispensar..
Nuno

Resposta

Link directo:

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452363 | j.lilaia | 04 fev 2024 01:38 | Em resposta a: #452361

Caro Confrade,

Com os dados de naturalidade que aqui colocou não vai conseguir chegar ao registo de baptismo do seu Trisavô pois não indica a freguesia mas apenas Pontevedra, província muito grande.

No entanto, e consultando os dados na árvore de que colocou o link, cheguei aos dois casamentos do seu Trisavô.

Apenas no 1º, com Amélia Maria (Encarnação/Lisboa-27/04/1887) é indicada a naturalidade exacta.
(Imagem 915, lado direito: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814933&FileID=PT-ADLSB-PRQ-PLSB15-002-C25_m0915.TIF).

O local indicado é "Santa Cristina de Valleja" que será certamente Santa Cristina de Valeixe (ou Valeije).
https://es.wikipedia.org/wiki/Valeixe

Esta freguesia pertence á Província de Pontevedra mas a Diocese é a de Tui-Vigo (e não a de Santiago de Compostela).
https://www.diocesetuivigo.org/parroquia/santa-cristina-de-valeixe/

Será no Arquivo desta Diocese que estarão os registos que lhe interessam.
https://www.diocesetuivigo.org/gl/diocese/patrimonio/

Julgo que o melhor será tentar contactar, talvez por mail, este Arquivo Histórico Diocesano e pedir informação de como pode obter cópia ou certidão do registo.


Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452366 | Gizmo | 04 fev 2024 08:41 | Em resposta a: #452363

Olá bom dia!
Antes de mais queria agradecer não só a rápida resposta como também toda a informação.
Se me permite a pergunta, no registo de casamento, parece-me aparecer José Alvares Simões (em vez de Alves), suponho que Alves seja a versão Portuguesa do nome "Alvares"..:) Os pais do meu trisavô estão correctos (e a idade reportada no assento de casamento, bate certo com o ano de nascimento que tenho)....o que parece ser a primeira mulher do meu trisavô (amelia maria) não consigo aferir...

Como curiosidade (e para aprender principalmente), poderia partilhar comigo como encontrou o registo deste primeiro casamento?
Muito, muito obrigado por toda a informação!
Nuno Viana

Resposta

Link directo:

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452367 | Gizmo | 04 fev 2024 10:03 | Em resposta a: #452363

Já enviei um email...a ver se tenho sorte e eles têm possibilidade de consultar o registo e enviar-me a página do registo em formato digital :)

Melhores cumprimentos,
Nuno Viana

Resposta

Link directo:

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452370 | j.lilaia | 04 fev 2024 20:02 | Em resposta a: #452366

Caro confrade,

Efectivamente o seu Trisavô consta como Álvares no 1º casamento e Alves no 2º.
O apelido Álvares (ou Alvarez em Espanha) tem origem patronímica (filho de Álvaro) e a forma Alves começou por ser uma abreviatura que em diversas famílias acabou por se fixar como apelido diferenciado apesar da mesma origem. Não é muito habitual em registos tão "recentes", mas em épocas mais recuadas é muito corrente a mesma pessoa aparecer em diferentes registos com uma ou com outra forma alternadamente

No caso deste seu Trisavô, e por nesta época ainda não haver regras no uso dos apelidos, acredito que ou o Padre ou ele próprio tenham optado pela forma "mais curta".

No entanto, apesar de pequenas diferenças nos nomes, não há qualquer dúvida que é ele nos dois casamentos. No 2º é indicado como viúvo de Maria Amélia Carlota e no 1º esta, apesar de constar apenas como Maria Amélia, é filha de Maria Carlota.

Quanto á forma como cheguei aos registos de casamento, foi através da própria base de dados aqui do Geneall e do site associado Nós Portugueses, de que sou subscritor, e onde, além de já de diversos outros locais, estão indexados práticamente todos os casamentos celebrados na cidade/concelho de Lisboa desde o início dos registos paroquiais.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Arquivos paroquiais em Pontevedra, Galiza.

#452372 | Gizmo | 04 fev 2024 21:22 | Em resposta a: #452370

Viva,
Obrigado pela sua mensagem! Perspicaz o meu amigo, de facto fui rever melhor o registo do 2ª casamento do meu trisavô e de facto menciona lá, viuvo e o nome como José Alves Simões, mas no 1º aparece de facto como Avares :)

o site "nosportugueses", também achei que valia a pena e tem me ajudado bastante! :)

Muito obrigado novamente pela ajuda,
Nuno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 09:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen