Família Albuquerque - Pernambuco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Família Albuquerque - Pernambuco

#19234 | pedrosolima | 03 abr 2002 11:53

Procuro informações sobre a descendência de Jerónimo Albuquerque, de Pernambuco,até ao século XIX. Agradeço a indicação de elementos ou de fontes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19262 | Gilda | 04 abr 2002 04:02 | Em resposta a: #19234

Caro Pedro,
Tenho tambem interesse na familia Albuquerque , mais precisamente nos Albuquerque e Mello, de Pernambuco. Se precisar contate-me em gildarm@openlink.com.br
Atenciosamente,
Gilda Mello

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19280 | Genea Portugal | 04 abr 2002 18:16 | Em resposta a: #19234

Já procurou aqui na base de dados?
Fica o link ao registo de Jerónimo de Albuquerque: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=44252
Ainda não temos a descendência muito desenvolvida, mas já cá pode encontrar muita gente que dele descende ... até ao séc. XXI!

Cumprimentos,
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19355 | HCdeAlbuquerque | 06 abr 2002 00:57 | Em resposta a: #19234

Caro Pedro,

Eu, como podes ver pelo meu nome de usuário, também sou um dos descendentes de D. Jerónimo de Albuquerque. Tenho aq dizer que nunca um Albuquerque(de Pernambuco/Paraíba)é só um Albuquerque;é tambem Holanda, Cavalcanti, Albuquerque,Wanderley,Pais Barreto,Lins,Acioly.
Estas famílias cruzaram-se várias vezes, assim a maioria dos Cavalcantis SÃO primos dos Acioly, e assim por diante!
Note bem! A Maioria, NÃO TODOS! Todas estas famílias eram fidalgas, de nobre estirpe, tinham engenhos e ESCRAVOS. Os pretos depois de livres tomavam os sobrenomes de seus Senhores!! Assim antes de investigar um Albuquerque ou um Cavalcanti, certifica-te se é descendente de pretos ou não!
E também CavalcantIS são os verdadeiros, CavalcanTES são falsos, apesar do que digam!
Pesquize melhor no livro: "Os primitivos colonizadores Nordestinos", de Carlos Xavier Pais Barreto

D. Duílio de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19406 | ítalo | 07 abr 2002 13:31 | Em resposta a: #19355

Caro Duílio de Almeida, acredito que talvez se tenha precipitado ao afirmar que todos os Cavalcantes são falsos. No meu caso (Moraes) todos os meus ancestrais desde o século XVIII pelo menos se assinavam Morais até meu avô materno, Antônio Torres de Morais, que por capricho seu registrou minha mãe com Moraes, e tenha certeza que ela é legítima. Concordaria consigo se dissesse que a grafia correta do nome é Cavalcanti, no entanto não descartaria a possibilidade de que ao longo do tempo descendentes perfeitamente legítimos do fidalgo florentino Filipe Cavalcanti tivessem por diferentes motivos que não a ilegitimidade do sangue usado (erroneamente, claro) Cavalcante em vez de Cavalcanti.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19429 | pedrosolima | 08 abr 2002 11:15 | Em resposta a: #19355

Caro HC de Albuquerque,

Agradeço desde já a sua mensagem e as informações fornecidas.Certamente que sei que em Portugal e no Brasil muitos criados e escravos adoptaram o nome dos respectivos senhores, pois já efectuei várias pesquisas e estudos genealógicos.Também sei da ligação dos Albuquerques a várias famílias que foram para o Nordeste do Brasil a partir do séc.XVI, bem como, naturalmente, de toda a ascendência dos Albuquerques em Portugal antes do séc.XVI e da sua descendência - em Portugal - até aos nossos dias. Os elementos que me faltam respeitam à descendência dos Albuquerques no Brasil, e à sua ligação a determinada linha, que sei que foram senhores de engenho,que voltou a Portugal no início do séc.XX.

Cumprimentos

Pedro R. Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#19459 | HCdeAlbuquerque | 08 abr 2002 22:25 | Em resposta a: #19406

Caro Ítalo,

Talvez tenha precipitado-me mesmo, mas o disse baseado em uma interessante citação de um padre nordestino que, um dia andou a comprar algo (não tenho comigo agora o livro, mas é o Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire)de uns sertanejos..., aí às tantas ele diz:"Trato-os sem cerimónias e eles dizem-me que são fidalgos, pois são CavalcantIs e não CavalcantEs, que a nobreza é de enxerto..."
É certo que algum provável purista da nossa lingua pode ter registado seu filho na forma aportuguesada, mas nas genealogias o comum nos verdadeiros Cavalcantis é o "i"!

Duílio de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68722 | Samuel de Castro | 01 jul 2004 23:01 | Em resposta a: #19355

Estimado D. Duílio de almeida,

Peço o especial favor de verificar no livro citado, "O primitivos colonizadores nordestinos", se consta alguma coisa sobre o ramo da família CASTRO, da Bahia. Caso positivo, peço a gentileza de escanear e transmitir diretamente para meu e-mail castro.genealogia@bol.com.br ou mandar via correio para a Rua Eliazar de Menezes, 240, Jardim Silva Melo, 15400-000, Olímpia-SP.
Fico muito grato pelo atenção. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68811 | doria_gen | 03 jul 2004 16:13 | Em resposta a: #19355

Só curiosidade: qual o problema em ser descendente de pretos? Eu sou, por exemplo ;-))

Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68812 | doria_gen | 03 jul 2004 16:20 | Em resposta a: #19234

Algumas fontes:

- A. J. Victoriano Borges da Fonseca, _Nobiliarquia Pernambucana, I e II.

- fr. Jaboatão, _Catálogo Genealógico_, várias edições.

- Con. Macedo Leme, _Nobiliário..._, ms., Biblioteca Nacional, 1798.

- A. Braamcamp Freire, _Brasões..., vol. II, ``Albuquerques.''

- Carlos Xavier, _Primitivos Colonizadores..., - cuidado com as origens européias, está quase tudo errado.

Além de Gayo, etc.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68813 | doria_gen | 03 jul 2004 16:26 | Em resposta a: #19406

Isso é bobagem. Borges escreve com frequência Cavalcante. Me assino Accioli; meus primos sempre escreveram Accioli e falaram Acciaioli - nome que era usado até comecinhos do século XIX, como Atxiaouli, Axiouli. Minha família assina Moraes (mas tenho muito parente em S. Paulo que escreve Morais). Dorea e Doria é tudo a mesma gente - Jaboatão, no original, escreve Dorea.

Essas pequenas variações são irrelevantes.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68815 | Rafael Henriques | 03 jul 2004 17:05 | Em resposta a: #19234

Prezado Pedro Lima,

devido ao excesso de dados sobre os Albuquerque de Jerônimo, não seria melhor enviar os dados que você tem sobre o seu ramo? É só uma idéia, a qual, concretizando-se, facilitará o auxílio.

Quanto à diferenciação de origem entre entre Cavalcanti e Cavalcante, acredito que não proceda. Até porque não foi o que G. Freyre quis gerar: uma certeza absoluta. Ele só lembrou um dito popular.

Abcs,

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68834 | doria_gen | 04 jul 2004 15:38 | Em resposta a: #68815

Tem muitos ditos, Rafael:

Quem nasceu em Pernambuco,
Conhece bem o ditado:
ou se é um Cavalcanti,
ou se é um cavalgado...

Outros, preconceituoso:

Pra cana, só massapê,
terra preta pra feijão,
pra fumo, estrume de gado,
pra nega, Souza Leão.

Tem várias outras, tipo ditado: não tem Cavalcanti que não minta, Albuquerque que não beba nem Wanderley que não goste de negra (isso é referência ao fato do Barão de Cotegipe ser mulato).

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68870 | lco | 05 jul 2004 10:16 | Em resposta a: #68815

Caro Rafael Henriques,

Determinar o ramo de Albuquerques em questão seria, sem dúvida, o mais adequado - e, também, o mais fácil. O problema é que não dispomos de meios para o fazer. Gostaríamos de saber como aceder aos arquivos notariais do Ceará (nomeadamente os de Várzea Alegre), mas não sabemos como. Temos em vista os respectivos registos de assentos de baptismo, casamento e óbitos- e, caso lá existam, habilitações "de genere" e, mesmo, alguma testamentaria.
Conhece algum modo de aceder a essas fontes?

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Pedroso de Lima Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68874 | doria_gen | 05 jul 2004 11:19 | Em resposta a: #68870

Você está aonde? Já tentou os mórmons?

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68898 | Cau Barata | 05 jul 2004 15:30 | Em resposta a: #68874

Rio de Janeiro

Grande amigo Dória,

estou eu aqui novamente, trilhando nos caminhos onde andas. Concordo com a bobagem existente entre o i e o e, dos Cavalcanti(e), é tudo boa gente do mesmo ninho. Naturais, bastardos ou falsos, encontramos inúmeras vezes nas duas formas.

Com relação aos Albuquerques, por vezes digo, um pouco no exagero, porém não muito longe da verdade, que quase toda a Pernambuco, e grande parte do Nordeste tem o sangue dos Albuquerque. É uma grande loucura e desafio levantar um estudo genealógico sobre a descendência do velho Jerônimo, o Adão Pernambucano, ou seja, o homem que povoou o nordeste do Brasil.

Não houve nenhuma outra família nestas condições. Há alguns anos levantei as três primeiras gerações das mais antigas famílias do Brasil, nisto , estava incluindo Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, as mais antigas das nossas províncias. O norte é posterior. O sul é posterior e o centro-oeste é posterior. Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte estão raspando.

Não houve nenhuma que alcançasse a população gerada pelos Albuquerques. A descendência do velho Jerônimo, chegou na virada do 1600 para 1601, com uma descendência que ultrapassava de 400 pessoas, se levarmos em conta os conjugues. Foram cerca de 40 filhos e 130 netos, com uma progressão aritimética de enlouquecer qualquer genealogista.

Segue, para se ter uma idéa, uma relação que fiz há alguns anos, das famílias procedentes dos Albuquerque, melhor dizendo, de Jeronimo de Albuquerque:

1. Albuquerque Barros
2. Albuquerque Barros Bastos
3. Albuquerque Barreto
4. Albuquerque Borborema
5. Albuquerque Câmara
6. Albuquerque Cavalcanti
7. Albuquerque Coelho
8. Albuquerque Coimbra
9. Albuquerque Diniz
10. Albuquerque Dinoá
11. Albuquerque Figueiredo
12. Albuquerque Gama
13. Albuquerque Gitirana
14. Albuquerque Lacerda
15. Albuquerque Lima
16. Albuquerque Lins
17. Albuquerque Maranhão
18. Albuquerque Mello
19. Albuquerque Mello Matos
20. Albuquerque Montenegro
21. Albuquerque Potiguara
22. Albuquerque Rodrigues
23. Albuquerque Trindade
24. Albuquerque Taborda
25. Almeida e Albuquerque
26. Alves de Albuquerque
27. Alves Cavalcanti
28, Arago de Albuquerque
29. Araújo Bulcão
30. Araújo Bastos
31. Araújo Cavalcanti
32. Arcoverde
33.Athayde de Albuquerque
34. Barbosa de Albuquerque
35. Barreto de Albuquerque
36. Barros Cavalcanti
37. Bezerra Cavalcanti
38. Bezerra de Góis
39. Bezerra da Silva Cavalcanti
40. Braga Cavalcanti
41. Brandão Cavalcanti
42. Brito Cavalcanti
43. Carneiro de Albuquerque
44. Camboim
45. Camelo de Albuquerque
46. Cantanhede de Albuquerque
47. Castro Cavalcanti
48. Cavalcanti
49. Cavalcanti de Albuquerque
50. Cavalcanti de Azevedo
51. Cavalcanti Bezerra
52. Cavalcanti de Albuquerque Aragão
53. Cavalcanti de Albuquerque Wanderley
54. Cavalcanti Barreto Lins
55. Cavalcanti Camboim
56. Cavalcanti da Cunha Rego
57. Cavalcanti de Freitas
58. Cavalcanti Ferreira de Mello
59. Cavalcanti Lacerda
60. Cavalcanti Mello
61. Cavalcanti de Morais
62. Cavalcanti Nóbrega
63. Cavalcanti Nogueira
64. Cavalcanti Páscoa
65. Cavalcanti Pessoa
66. Cavalcanti Pina
67. Cavalcanti e Sá
68. Cavalcanti Uchoa
69. Cavalcanti Velles
70. Cisneiros Cavalcanti
71. Coelho de Albuquerque
72. Coelho de Carvalho
73. Cordeiro de Albuquerque
74. Dantas de Albuquerque
75. Dantas Cavalcanti
76. Dantas Lisboa
77. Dinoá
78. Estellita Cavalcanti
79 Faria de Albuquerque
80. Faria Cavalcanti
81 Feijó de Albuquerque
82. Ferreira de Albuquerque
83. Ferreira Cavalcanti
84. Fragoso de Albuquerque
85. Franca Cavalcanti
86. Freitas de Albuquerque
87. Furtado Cavalcanti de Albuquerque
88. Góes Monteiro
89 Gomes de Albuquerque
90. Holanda Cavalcanti
91. Holanda Cavalcanti de Albuquerque
92. Jerônimo de Albuquerque
93. Jesuíno de Albuquerque
94. Leitão de Albuquerque
95. Lima de Albuquerque
96. Limoeiro
97. Lins de Albuquerque
98. Lins Cavalcanti
99. Lumachi
100. Machado da Cunha Calvancanti
101. Marques Lins
102. Martins de Albuquerque
103. Matias de Albuquerque
104. Medeiros de de Albuquerque
105. Mello Araújo Cavalcanti
106. Mello Cavalcanti
107. Monteiro Cavalcanti
108. Morrisy
109. Motta de Albuquerque
110. Moura de Albuquerque
111. Pedroso de Albuquerque
112. Pereira da Silva Cavalcanti
113. Pessoa Cavalcanti
114. Pires Coelho de Albuquerque
115. Pitta Portocarreiro
116. Pontes de Miranda
117. Rocha de Albuquerque
118. Rodrigues de Albuquerque
119. Sá de Albuquerque
120. Sá Cavalcanti
121. Santos Cavalcanti
122. Serra Cavalcanti
123. Sequeira Cavalcanti
124. Silva Cavalcanti
125. Silveira Lins
126. Soares de Albuquerque
127. Soares Cavalcanti
128. Teixeira de Albuquerque
129. Teixeira Cavalcanti
130. Tenório Cavalcanti
131. Uchoa Cavalcanti
132. Velho Cavalcanti
133. Xavier Cavalcanti de Albuquerque

Amigo Dória, a lista acima relaciona as famílias cujos apelidos ou duplos e triplos apelidos foram gerados dentro do clã dos Albuquerque, ou seja, não estou incluindo os colaterais, que se ligaram por casamento, e mantiveram seus apelidos de origem nos seus troncos familiares, ou seja: Accioly, Barros Pimentel, Barros Barreto, Araújo Lima, Carneiro Leão, Carneiro da Cunha, Souza Leão, Araújo Lima, e muitas outras, todas com ramos inteiros com sangue de Albuquerque. Os Araújo Lima, do Marquês de Olinda, pode-se dizer serem Cavalcantis, pois são oriundos dos Quesada, que se transformaram em Casado de Lima, que se liga aos Cavalcanti, três ou quatro gerações antes do Marquês.

Etc. Etc. Etc.

Um forte abraço do amigo
Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68903 | Ricardo de Oliveira | 05 jul 2004 16:32 | Em resposta a: #68898

Caro Cau Barata

A família Albuquerque também tem representantes no Paraná no século XIX, com a rotatividade das elites estatais. O advogado Edgar Cavalcanti de Albuquerque, meu conhecido, foi o último presidente da OAB do Paraná.

Temos que lembrar que a colonização paulista formou um único bloco genealógico em todo o centro-sul do Brasil. Boa parte das elites tradicionais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul descende do núcleo de pioneiros de São Vicente e de Piratininga. A descendência do Carvoeiro (para não entrarmos nas ligações do João Ramalho-Tibiriçá) através dos Buenos, Camargos, Antunes Maciel e vários outros forma uma massa genealógica muito extensa. A mesma área de conquista e colonização paulista em todo o centro-sul também é a mesma área da genealogia dos descendentes dos Lemes, de modo que temos elementos genealógicos em uma área muito maior do que a nordestina, muito mais rica e com uma demografia histórica muito mais dinâmica do que a mencionada anteriormente. Talvez o nome Albuquerque seja o nome mais espalhado, mas a descendências dos Carvoeiro e Leme (mesmo sem o nome) talvez seja maior do que a pernambucana. Fica um ponto para debate !

Um abraço amigo

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68906 | doria_gen | 05 jul 2004 16:57 | Em resposta a: #68898

Pois é, porque tem todos os Acciolis - que descendem de Gaspar Acciaioli de Vasconcellos, casado em 1618 com Ana Cavalcanti de Albuquerque; tem os Acciolis de Albuquerque, os Pires de Carvalho e Albuquerque (Holanda Cavalcanti com uma quebra na varonia), etc etc etc, também digo.

Gostei dos Belforts! Qdo puder, põe os Bodin que aí conto o que sei.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68908 | ppl | 05 jul 2004 17:22 | Em resposta a: #68906

Caros confrades brasileiros,

Agradeço os vossos contributos sobre a família Albuquerque no Brasil, designadamente a informação de que se trata de uma família com enorme descendência desde Jerónimo Albuquerque. A minha questão prende-se unicamente com a forma de poder obter elementos sobre a ascendência da minha bisavó materna Joana Galvão de Albuquerque, nascida em 1867 em Várzea Alegre, Ceará, tendo sido casada com José Freire da Cruz, empresário em Lisboa. Faleceu em Lisboa em 1946 e era filha de Pedro Correa Galvão e de Francisca Verónica de Albuquerque. Apesar de várias tentativas, designadamente através de primos que foram residir para o Brasil em 1974, nunca consegui obter informações sobre a sua ascendência brasileira. Gostaria de contactar algum genealogista ou gabinete de genealogia da zona em causa que me pudesse recolher as informações em questão.
Agradeço qualquer informação. Melhores cumprimentos.

Pedro R. Pedroso de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68909 | Cau Barata | 05 jul 2004 17:27 | Em resposta a: #68903

Ilustre amigo Ricardo

O ponto para debate está lançado. Permita-me manter o que disse na mensagem anterior, ou seja, considero a descendência de Jeronimo de Albuquerque, uma das maiores do Brasil, se não a maior família do Brasil, oriunda da colonização nordestina do ano de 1535, que antecede em pouco as origens dos Campos de São Vicente e de Piratininga. A mesma que ainda hoje mantém o mesmo sobrenome. Os grupos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, são históricamente posteriores aos de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Estando eles formando um único blico genealógico em todo centro-sul do Brasil, conforme afirmas, e concordo, sou obrigado a lhe dizer, usando a mesma comparação, que os Albuquerque formam um único bloco genealógico em todo o Brasil. A relaçaõi que coloquei, referia-se apenas aos ramos formado em Pernambuco.

O Pará, também é Albuquerque. O Rio Grande do Norte também é Albuquerque. A Paraíba, o Ceará, o Maranhão, Sergipe e Alagoas, tasmbem são Albuquerques.

Na Bahia, Jaboatão abre o seu Catálogo Genealógico, do qual tenho seis edições, a mais antiga de 1889, com a família Cavalcanti de Albuquerque, sendo os Ávilas também Albuquerque, de quem descende a famosa Casa da Torre, que são Pires Carvalho de Albuquerque.

No Rio de Janeiro e Espírito Santo, basta ver os livros de Igreja, no período de 1625 a 1650, que os Albuquerque e Cavalcanti, abundam, isto porque tiveram que recuar do solo nordestino devido 'a invasão holandesa. Não é considência. A história os fez recurar para solos mais ao sul.

O Paraná, conforme dissestes, assim como o Rio Grande do Sul, nas duas raízes, tem presença dos Albuquerque ou dos Cavalcanti. Mato Grosso e Acre, nas suas origfens também saõ Albuquerque e Cavalkcantis.

Silva Leme, em sua Genealogia Paulistana, os cita.
Rheingantz, em sua Genealogia Carioca, os cita.
Jarbas Jaime, em sua Genealogia de Goiás, os cita.
Godofredo Felizardo, em seus estudos do Rio Grande do Sul, os cita.

As famílias Memória, Madeira, Zózimo Barroso, Ferreira Ponte,, Porterla e Portocarreiro, etre muitas outras, por exemplo, que não citei naquela lista, pois estão no Ceará, estão entre os Albuquerque.

O Conde Lopo Diniz, do Rio de Janeiro, é Albuquerque Pernambucano. O Barão de Werneck, do Rio de Janeiro, é casado com uma descendente dos Albuquerque Pernambucano. Os Raja Cabaglia, no Rio de Janeiro, estão entre os Albuquerque. O Conde de Frontin, se liga aos Albuquerque. Os Smith de Vasconcelos, se ligam aos Albuquerque.

Augusto Severo, o homem da aviação, é um legítimo Albuquerque. O Cardeal Arcoverde. João Pessoa. Epitácio Pessoa. Os Mangabeira. Os Marinho Falcão. Os Machado Homem, do Rio de Janeiro colonial, são Albuquerques pernaumbucanos. Os Albuquerques pernambucanos, foram senhores de vários engenhos em Guaratiba e Irajá, no Rio de Janeiro. Os Buarque de Holanda. O Chico. Um dos ramos forte dos Monteiro de Barros, descendentes dos Visconde de Congonhas do Campl, são Albuquerques pernambucanos. Os Vieira Ravasco. Os Feitosas. os La Penha Deus Dará. Os Siqueira Bulcão, da Bahia. Os Araújo Bulcão e parte dos Calmom, da Bahia. Os Ornelas Valdevez. Os Ximenes de Aragão. Os Valcacer. Coelho Pinto. Os Cravo.

Os Conde da Castanheira, em Portugal, se ligam aos Albuquerque. Os Visconde de Mesquitela, em Portugal, idem. Osa Marqueses de Soydos, em Portugal, idem.

Etc. Etc.

E, se não me falha a memória, o todo poderoso MARQUÊS DE POMBAL, descende de Jeronimo de Albuquerque.

Um forte abraço
Barata

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68911 | doria_gen | 05 jul 2004 17:44 | Em resposta a: #68908

Lá no Ceará, não conheço. Mas vou ver no dicionário do barão, que cobre o Ceará muito bem. Há diversos ramos Albuquerque no Ceará, vários deles bem conhecidos.

fa

Resposta

Link directo:

Luis Prates de Almeida e Albuquerque

#68912 | A.Godinho | 05 jul 2004 17:55 | Em resposta a: #68909

Caro Cau Barata

Sabe dizer-me algo sobre Luis Prates de Almeida e Albuquerque ( 1º quartel do sec. xix) referido na Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( escrevo de memória)?
Estou especialmente interessado no costado Prates.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68961 | Rafael Henriques | 06 jul 2004 01:37 | Em resposta a: #68911

De cabeça, lembro-me muito bem que no Ceará, na zona do Cariri, entrou um ramo dos Cavalcanti de Lacerda, que são Albuquerque, em fins do Séc. XVIII. Claro que há muitas outras entradas, e mais recentes. Também vou pesquisar. Em encontrando algo, aviso. Quanto à exist~encia de algum genealogista no mencionado estado, não sei dizer (ainda estou na época do Barão de Studart :).

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68967 | Ricardo de Oliveira | 06 jul 2004 02:05 | Em resposta a: #68909

Caro Barata

Obrigado por mais essa exposição genealógica ! O nome Albuquerque apresenta grande distribuição, de fato. A Genealogia Paulistana apresenta alguma anterioridade em função da Armada de Martim Afonso de Sousa, que lançou as bases do povoamento institucional de São Vicente em 1532. Títulos genealógicos como os Pires e os Prados têm as suas origens atribuídas nessa Armada e contribuiriam para formar várias famílias da Genealogia Paulistana. O João Ramalho ainda seria bem anterior a qualquer povoador conhecido de Pernambuco e só teria equivalente no Caramuru, mas Tibiriçá é uma exclusividade da Genealogia Paulistana, em que pesem as dificuldades de fontes primárias. Só em São Paulo um índio foi declarado fundador e protetor da nascente povoação. Não saberia dizer se haveria mais descendentes dos Lemes ou dos Albuquerques no Brasil contemporâneo. Pode ser que o nome Albuquerque seja mais presente pelas inúmeras famílias que o colega bem apontou, mas pode ser que os Lemes tenham pequenas vantagens como no número de Presidentes da República, por exemplo !

Grande abraço e vamos adiante.

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#68972 | Rafael Henriques | 06 jul 2004 02:47 | Em resposta a: #68909

Barata,

também acredito ser os Albuqerque a maior e mais enramada família do Brasil. E nem foram incluídas famílias que estão além do simples relacionamento: Cavalcanti de Petribú, Ávilla Cavalcanti (que não são os Ávila da casa da Torre), Cavalcanti Primo, entre tantas outras.

Como foi lembrado, não se resumem geograficamente ao Nordeste do país. Muitos foram os que se aventuraram no sul e no norte. Em casa, tenho o exemplo próximo do meu bisavô, um Henriques de Araújo paraibano, senhor de engenho, e do seu irmão (tio Joca, grande especulador nas Bolsas do RJ e SP nos 30's, 40's e 50's, que carregava junto ao seu nome a frase: "Joca, tanto faz ter um milhão ou um tostão"), descendentes dos Cavalcanti de Albuquerque e Bezerra Cavalcanti, que chegaram a plantar café na região do Paraíba do Sul. Ver também os Siqueira Campos, em Tocantins, etc. Na verdade, vão além das fronteiras do país.

Já quanto ao Marquês de Pombal, é sim descendente de Jerônimo, e pelo lado de Maria do Espírito Santo Arcoverde (ver em Borges da Fonseca e aqui no Sapo - Moura e Mendonça Furtado são as famílias que os unem).

Abraços,

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69001 | doria_gen | 06 jul 2004 13:36 | Em resposta a: #68961

Tem um ramo, que o Studart descreve, que dá nos Sabóias de Albuquerque. Esse dá para ligar a Pernambuco.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69027 | doria_gen | 06 jul 2004 19:46 | Em resposta a: #68967

Tá aí, Ricardo, vou voltar as suas armas contra você :))

Não há um só documento contemporâneo fazendo Izabel, de quem João Ramalho teve filhos, filha de Tebyriçá. Isso só aparece em papéis do século XVIII, cópia conhecida do XIX - a Burtyra ou Bartyra.

fa

PS: Vc tem razão; acho que uns 30% dos presidentes descendem de Pedro Leme. Sangue Albuquerque, só Epitácio, Castelo, e (talvez) Deodoro e Hermes.

Resposta

Link directo:

RE: Luis Prates de Almeida e Albuquerque

#69028 | doria_gen | 06 jul 2004 19:48 | Em resposta a: #68912

Prates é gente de SP. Tem Eduardo Prates, Conde de Prates (título papalino); conheci uma sua neta, D. Antonia Mercedes Prates Pockstaller.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69037 | inacioricardo | 06 jul 2004 22:07 | Em resposta a: #69001

Caro Prof. Francisco Antônio
Há, escrevo de memória, um ramo dos (Bezerra) Cavalcanti de Albuquerque (Andrade) que se mudou para a região do Cariri logo após o fim da Guerra dos Mascates. Ficaram conhecidos como a Casa do Umbuzeiro, em referência à primeira construção em suas novas terras. Eram 4 irmãos e uma irmã. Cada um assinava o sobrenome de forma diferente. Deles, descenderiam, entre outros, Matos Peixoto, Governador do Ceará, Félix Pacheco, Ministro das Relações Exteriores, Monte Arraes, Deputado da legislatura de 34, e Paes de Andrade, atual Embaixador em Portugal.
Cordialmente,
Inácio Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69042 | Rafael H | 06 jul 2004 22:39 | Em resposta a: #69027

Francisco, e Fernando "Marajanator" Collor de Mello. Não me lembro de detalhes da família de Arnon de Mello, mas sendo Mello alagoano, colocaria no seu rol de "talvez".

Abcs,

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69048 | doria_gen | 06 jul 2004 23:35 | Em resposta a: #69037

Não sabia, Inácio, obrigado. O nome se espalhou muito. Enquanto os Albuquerques Maranhões têm a varonia de Gomides Albuquerques até hoje, tem ramos Cavalcanti de Albuquerque, como o de José Félix Cavalcanti de Albuquerque - estudado por Gilberto Freyre - com meia-dúzia de quebras sucessivas de varonia...

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69063 | lco | 07 jul 2004 11:16 | Em resposta a: #68874

Carp Doria_gen,


Sou de Coimbra (e sobrinho de Pedro Pedroso de Lima, que também aparece neste tópico). Tentámos já os mórmons, mas sem resultado.
Seria importante conhecer a rede - e o modo de organização - dos arquivos brasileiros do Ceará. Por exemplo: os assentos de baptismo de 1867 estão conservados na paróquia ou em algum arquivo da prefeitura?
E relativamente ao "livro do Barão" de que fala - de que livro se trata? De alguma resenha de famílias do Ceará? Eu estou bastante convicto que os Albuquerques qu buscamos (muito provavelmente com ligaçãos aos Cavalcanti) hão-de ir ter ao Pernambuco - mas faltam os dados para lá chegar, por total dessconhecimento do universo arquivístico nordestino.
Quanto aos mórmons, nada.

Cumprimentos,

Luís P.L.Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69070 | Ricardo de Oliveira | 07 jul 2004 12:20 | Em resposta a: #69027

Caro Doria

Trata-se de questão pertinente e importante. Vou abrir um outro tópico para desenvolver algumas idéias sobre isso. Há alguns anos começamos a discutir alguns dos elementos.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69073 | doria_gen | 07 jul 2004 12:35 | Em resposta a: #69063

Luís,

Desculpe ter sido tão sucinto. Referi-me ao Dicionário do Barão de Studart, século XIX. Vou olhar lá, tem muito material genealógico.

Temos muita dificuldade em pesquisa nesses estados do nordeste, Maranhão, Piauí e Ceará. Vou ver se o Barata possui algum contacto lá. Em estados como Bahia, Rio e SP, os arquivos estão centralizados e a consulta é fácil.

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69075 | doria_gen | 07 jul 2004 12:57 | Em resposta a: #69042

Eles têm, que eu saiba, a varonia Novo de Lyra. O Mello viria dos Vieiras de Mello - onde não se traça o Mello.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69076 | doria_gen | 07 jul 2004 13:04 | Em resposta a: #69070

Ricardo,

Vamos discutir isso, sim. São as três matriarcas, a Catarina Caramurua, Izabel, de João Ramalho, e a mulher de Jerônimo de Albuquerque (desta quase não sei nada de fontes primárias). Valia a pena levantar o que há de certo.

Outra coisa: vamos aprofundar nosso debate sobre técnica genealógica. Estou pensando muito no que vc disse.

Hoje vou para SP; amanhã tem reunião do CDES, presidida pelo Jaques Wagner (não tem c não). Vou ver como estão as coisas...

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69127 | Rafael H | 07 jul 2004 23:57 | Em resposta a: #69075

Sim, mas no caso em questão, independe traçar os Mello. Importa, sim, entronca-los nos Albuquerque, coisa que acredito ser fácil. Lembra: "presidente descendentes do Jerônimo"?

Abcs,

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69159 | ajctc | 08 jul 2004 11:47 | Em resposta a: #69027

Caro Francisco Doria

Ja li em algum lugar que Itamar Franco descende dos Cavalcanti, consequentemente Albuquerque.

Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69223 | doria_gen | 09 jul 2004 12:06 | Em resposta a: #69159

Tem uma trisavó Cavalcanti de Albuquerque, sim. Tenho isso aqui. Quem fosse a senhora, não localizei.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69262 | doria_gen | 09 jul 2004 21:20 | Em resposta a: #69127

Um dos presidentes é o Epitácio. Deodoro e Hermes, provavelmente. Fernando Collor deve chegar ao J de Albuquerque, mas nunca procurei como. Essa família dele, Afonso de Mello, está como te disse no Borges, e tem a varonia de Novo de Lyra.

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69660 | lco | 15 jul 2004 18:37 | Em resposta a: #69073

Caro Francisco António,

Peço desculpa por ter demorado tanto a responder.
Muito obrigado pelas informações! Tentarei localizar esse interessante dicionário (embora não saiba se exista em Coimbra).
Contudo, caso saiba de mais alguma bibliografia - ou, acima de tudo, como aceder aos arquivos do Ceará, muito agradecia que de tal me informasse.

Com os meus melhores cumprimentos,

Luís Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69722 | doria_gen | 16 jul 2004 15:15 | Em resposta a: #69660

Mais tarde posto aqui o que encontrar lá. Sobre genealogia cearense, é o melhor, sem dúvida.

Desculpe-me também: viajei de ontem para hoje e só agora leio meus e-mails.

Gdes abcs, fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69729 | MSá | 16 jul 2004 17:05 | Em resposta a: #69722

Caros confrades, saudações.

A professora Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque é escritora de primoroso talento, além de conhecer a da genealogia da sua família como ninguém. Tem publicado livros históricos cuja trama está ambientada em acontecimentos históricos de interesse genealógico; inclusive, deixando transparecer a vocação igualmente matriarcal e machista da sociedade brasileira colonial.

Tomo a liberdade de lhes passar uma matéria divulgada sobre seu último trabalho que, se for avaliado pelos anteriores há de ser excelente.

Cumprimentos cordiais do

Luiz M Sá




Uma breve nota sobre o “ Príncipe e corsário .”

Romance histórico ( metaficção historiográfica) escrito por Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque. É um trabalho que, na opinião dos poucos que o leram, situa-se na categoria de romance pós-moderno e vem revolucionar a ficção histórica brasileira.
Seu tema, as contradições e antíteses da personalidade de Maurício de Nassau, amplia-se e magnífica-se ao tratar do alvorecer da pátria pernambucana. Nos Guararapes ou no momento histórico grandioso de sua Restauração, semente bem plantada pela antiga guerra de resistência de Matias de Albuquerque. O romance acompanha o retorno de Nassau a Holanda, suas festas, seu recordar quase obsessivo das coisas que viveu durante os sete anos que governou Pernambuco. O trama da novela acompanha-o até a sua morte, admirado general e estadista, governador da província de Cleve, na Alemanha.
O livro foi estruturado em 8 capítulos instigantes : Bergental, Pernambuco, Haia, Mauritshuis, Porto Calvo, Cunhaú, , Lisboa e Nova Amsterdam. Narrado pelo judeu-português Gaspar Dias Fernandes. Usando sua técnica romanesca com esmero a autora consegue falar pela boca deste cidadão do século XVII, secretário de Nassau, condenado pelos holandeses e desprezado pelos pernambucanos. Era conhecido como um canalha.Ele, Gaspar Dias, acompanha seu amigo João Maurício de Nassau por toda sua longa vida, dedicando-se a ele com uma lealdade comovente.
A releitura de sua vasta correspondência resgatada dos arquivos holandeses pelo pesquisador José Higino ainda no século XIX, revela sua face patriótica. Gaspar Dias fora um revolucionário de primeira hora, e deveria figurar ao lado de Fernandes Vieira no panteão dos heróis pernambucanos. A pesquisa histórica foi rigorosa e realizada nos arquivos do Instituto Arqueológico Pernambucano
A despeito de sua erudição o romance agrada, a leitura flui fácil e agradável , passando por personagens da nossa história como o intrigante Frei Manoel Calado, o heróico Matias de Albuquerque, o inquieto Domingos Fernandes Calabar, dona Ana Paes, Rembrandt, Frans Post, Vermeer, Spinoza membros da elite intelectual de Haia em 1647, o pomposo Padre Vieira, o indeciso dom João IV e muitos outros.
Um outro brilhante personagem do romance é o tempo, manejado com maestria por Maria Cristina, submento-o ao nexo associativo das reminiscências de seu narrador, o velho Gaspar Dias Ferreira.
Enfim, um romance histórico escrito com esmero e talento.

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69782 | doria_gen | 17 jul 2004 15:56 | Em resposta a: #69729

Gaspar Dias Ferreira ou Gaspar Pires Ferreira? (Este, histórico, e ancestral de minha neta.)

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69783 | doria_gen | 17 jul 2004 15:59 | Em resposta a: #69729

Pomposo Padre Vieira !?!

Como descendente do casal Fernão Vaz da Costa Doria - D. Inácia de Azevedo, esta irmã do Pe. Antonio Vieira, - ancestrais de minha tetravó D. Teresa Mariana de Menezes Doria, casada com o primo direto Manuel Joaquim da Costa Doria - protesto com viemência!!!!

;-)))

fa

PS: Vieira foi genial. Genialíssimo. Isso desculpa todo o resto...

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69806 | MSá | 18 jul 2004 02:42 | Em resposta a: #69783

Saudações contritas a todos. Duplamamente para os ofendidos.
De fato, não havia reparado na bestidade sobre Vieira. Trata-se de uma nota de imprensa cuja cópia havia recebido minutos antes de ler o forum. Que eu saiba, só os escravistas não gostavam do padre. Odiavam-no. Uma vez, teve que fugir de São Luiz para Belem, para não morrer.
Deixem isso para lá.
A idéia foi unicamente louvar o trabalho de Maria Cristina que merece; escreve muito bem e costuma ser fiel aos aspectos históricos e geneológicos.
Em todo caso, desculpem a heresia, do
Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69816 | doria_gen | 18 jul 2004 13:14 | Em resposta a: #69806

Por favor: agradeço sua gentileza, mas não vou com certeza me ofender com julgamento sobre um antepassado de três séculos e meio atrás... Afinal, é hoje personagem histórico, passível de julgamento, portanto. Apenas comentei - pena que o tom jocoso se perdeu - o ser minha família a representante do Padre Vieira!

Novamente, agradeço-lhe a amabilidade e gentileza!

Francisco Antonio Doria

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69932 | MSá | 19 jul 2004 23:35 | Em resposta a: #69816

Meu caro, Doria

também eu tencionava apenas ser sutilmente jocoso. Como V. vê, não consegui. Porque o seu não me escapou. Também estou acostumado a não ser demasiado literal. É nosso estilo brasileiro que alguns portugueses entendem com falta de modos. Portanto,não se preocupe com esta nonadice e conte com a sincera admiração do

Luiz Miranda Sá

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69944 | Rafael H | 20 jul 2004 03:59 | Em resposta a: #69729

Acrescento que o lançamento desse novo livro da querida Cristina Cavalcanti será nesta quinta, 22 de julho, às 20h, no Palácio do Campo das Princesas, Recife.

Ps: "pomposo" serve bem para quem dita sermões, não? :)))

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69956 | doria_gen | 20 jul 2004 13:11 | Em resposta a: #69932

Gostei do ``nonadice''...

;-)))

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#69957 | doria_gen | 20 jul 2004 13:12 | Em resposta a: #69944

Ué, vc também quer entrar na guerra de Vieira ?!?!!

;-)))

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#71416 | francisco aragao | 18 ago 2004 03:54 | Em resposta a: #68909

Tinha um tio-avô e padrinho de batismo chamado de WALDEMAR TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE.

Grande orador e voltado para a política regional. Bem baixinho. Era natural de Merouca - Ceará.

Realmente essa família se ligou a família Aragão de Sobral e Meruoca - Ceará.

Abraços,

Francisco Dimas Oliveira Aragão
Brasília, DF.

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#74474 | teixeiraa | 04 out 2004 17:44 | Em resposta a: #19234

Oi Pedrosolima,

Eu tb gostaria de opter informações sobre os Albuquerque, sua origem e tb sobre o Jerónimo de Albuquerque, que foi o primeiro Albuquerque a chegar aqui no Brasil. Se tiver alguns dados, por favor, serão bem-vindos.

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#80352 | penafort | 29 dez 2004 19:01 | Em resposta a: #19262

Olá Gilda!
Também tenho interesse nos Albuquerque e Mello ou (de Mello) em Pernambuco, um ascendente de meu sogro chamava-se Manoel Albuquerque e Mello ou (de Mello), casado com Eufrasia da Cruz Neves, sairam de Recife no século XVIII para Icó no Ceará, um dos filhos do casal foi José de Freitas Fragoso (este quando nasceu foi batizado com o nome do padrinho, passando a formar a família Freitas.

José de Freitas Fragoso casou-se (nome da esposa desconhecido) gerando entre outros Gonçalo Manoel de Freitas em 1857 que casou-se com Anna Maria de Souza nascida no Piauí em 1850.

Desse casal nasceram
Jesuíno José de Freitas
Lucialina Maria de Freitas Souza
José Manoel de Freitas
Francisco Emigdio de Freitas
Manoel de Freitas

Jesuino José de Freitas casou-se (esposa desconhecida até o momento) gerando entre outros filhos José Martins de Freitas que casou-se com Guiomar Nobre de Freitas, gerando entre outros filho Aloysio Nobre de Freitas (meu sogro)

Você tem alguma coisa dos antepassados de Manoel Albuquerque Mello?

Atenciosamente
Rosane Penafort
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#80396 | ppl | 30 dez 2004 00:56 | Em resposta a: #74474

Caro Teixeiraa,
Desculpando-me por só agora estar a responder à sua msg, ainda não consegui obter dados sobre a ascendência de minha bisavó Joana Galvão de Albuquerque, nascida em Várzea Alegre, Ceará, em 1867. Reitero assim o meu pedido aos confrades brasileiros que me possam indicar um meio de conseguir esses elementos. Quanto à origem de Jerónimo de Albuquerque, a mesma é por demais conhecida, dado que entronca nos Albuquerque portugueses.
Cumprimentos
Pedro P.de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#80425 | Alfredo Neto | 30 dez 2004 13:03 | Em resposta a: #19355

Prezados Confrades,
Sou descendente de Angêla Felícia Lins de Albuquerque e gostaria de saber se possuem informações mais detalhadas ou onde poderia encontrar estas informações.
Outro ponto é a respeito dos Mello Cavalcanti, gostaria de saber a origem do MELLO, pois até onde sei seria dos Cabral de Mello, descendente de João de Mello Azedo, português radicado na Paraíba, uma possível filha dele teria casado com um Cavalcanti e assim originado a família Melo Cavalcanti, que tantos nomes deram a política pernambucana.
Grato,
Alfredo Ferreira Neto

Resposta

Link directo:

RE: Família Albuquerque - Pernambuco

#304797 | Cunha e Sá | 03 mai 2012 11:42 | Em resposta a: #68898

Exmo. Senhor Cau Barata,
Só hoje vi este seu "post" sobre os Albuquerques de Pernambuco, venho pois por isso perguntar-lhe se tem alguns dados que me possa indicar sobre os Faria e Albuquerque, de Cuiabá, do General de Divisão Caetano Manuel de Faria e Albuquerque, (Cuiabá 1857-idem 1925), casou no Rio de Janeiro com D. Adelaide Maria de Melo, daí natural, e já falecida em 1891, teve desse casamento três filhas a) Adelaide, b) Carmen, e c) Judith, interessam-me particularmente estas três filhas, sei que eram vivas em 1940 pois segundo o Diário Oficial ( Secção I) de Janeiro de 1940, a filha Carmen em nome de suas irmãs solicitava melhoria de pensão. penso que o General terá casado segunda vêz pois e segundo o mesmo Diário Oficial, mas de Dezembro de 1924 pedia que o filho Frederico de Faria e Albuquerque fosse excluído com baixa do serviço do exército.
Dado que este General foi um homem relativamente importante na história de Mato Grosso haverá alguma publicação de carácter genealógico ou outro que insida sobre a descendência esta familia.
Com os meus cumprimentos
Hugo Cunha e Sá

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#386505 | caval_99 | 13 nov 2017 13:47 | Em resposta a: #19234

Bom dia.

Sou novo no fórum.

Estou pesquisando minhas origens e estou tendo dificuldades com antepassados de Recife-PE.

Procuro especificamente por informações sobre Lourenço Cavalcanti de Albuquerque, casado com Elvira D'Andrade em 1896 no Palácio Episcopal do Recife.

Tenho os nomes dos pais dele (João Cavalcanti de Albuquerque e Adelina Cavalcanti de Albuquerque), mas não consigo determinar a localidade de origem.

Se alguém tiver informações, ficarei bastante agradecido.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#415947 | AndressaPPinheiro | 29 jun 2019 19:53 | Em resposta a: #19234

Caros confrades, mil perdões por trazer a tona um tópico tão antigo.

Acontece que estou pesquisando por Hyppolito Cassiano Vasconcellos e Albuquerque Maranhão, casado com Anna Thereza Sette, nascidos em torno de 1820 em Pernambuco. Sua filha Anna Elyza Vasconcelos Albuqueque Maranhão se casou em 1862 com Antonino Philadelpho Pereira Dutra, também pernambucano e filho de Frutuoso José Pereira Dutra e Vicencia Alexandrina Pereira Dutra.

Caso alguns dos senhores tenha alguma informação que me ajude avançar na pesquisa, serei imensamente grata.

Atenciosamente,
Andressa Pinheiro

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#416483 | A Palmier | 22 jul 2019 21:28 | Em resposta a: #19234

Tenho antepassados da família Albuquerque, donos de engenhos e escravos, eles são:

Lucia Bezerra de Albuquerque
Marido: Francisco Gonçalves da Silva

Major Joaquim Gonçalves de Albuquerque e Silva
Esposa: Anna da Cruz do Passo Silva
Local de nascimento: Pernambuco
Óbito: 19/OCT/1888, Rio Claro (Petrolina?)
Ano de casamento: 1852
Local de casamento: Boa Vista/Recife
Residencias:
Goiana, antes de 1851
Boa Vista/Recife em 1852
Palmares em 1880 a 1888
Povoado dos Montes (desconheço o nome atual) em 1873
Povoação de Una (desconheço nome atual) antes de 1872

Alguém sabe mais alguma informação ou já ouviu falar?

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#417072 | wmatheusrj | 15 ago 2019 16:53 | Em resposta a: #19234

Meu trisavô, por parte de mãe, se chamava Abidias da Cunha Salles, casado com Maria Leopoldina da Cunha Salles (nascida Albuquerque).

Os filhos Lindaura, Astrogildo, Washington, Helio e Georgino ficaram com o sobrenome Albuquerque Salles.

A família é de Pernambuco, concentrada em Recife.

Alguém tem algum tipo de conexao ou info sobre este ramo familiar?

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#417074 | mila1000 | 15 ago 2019 18:01 | Em resposta a: #19234

Pesquise sua familia no familysearch, pois, lá vai encontrar Abdias Bibiano da Cunha Sales


em 1869 era capitão da terceira companhia, do 7 batalhao da Infantaria da freguesia de muribeca

12 outubro de 1870 batismo do filho abdias


coronel abdias bibiano da cunha sales, missa de 7 dia em 25 / janeiro /1923 no convento nossa senhora do carmo
maria Leopoldina Albuquerque sales, gastão sales, abdias sales filho,Manoel sales, gergino sales, sua mulher e filhos, josepha sales,maria amelia sales,maria Leopoldina Albuquerque sales filha,maria eliza sales,marco aurelio de alquerque sales



Maria dulcinea nascida em 1913,registro 12/01/1922 , filha de Georgino e carolina
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DRC9-Z4M?i=118&cc=2016195
Lindaura nasceu 1915, registro 1932 manuel Ephigenio de Albuquerque salles
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G98G-GV51?i=54&cc=2016195


maria Leopoldina Albuquerque sales óbito em 21/12/1966 88 anos termo 31844
data nascimento 1878 filha de abdiasBibiano da Cunha sales e aria Leopoldina de Albuquerque ales , naturais deste estado
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D12S-1Q?i=122&cc=2016195&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ2Q9-MG4S
óbito de Manoel efigenio,filho de abdias,82 anos, nascido 1875,

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1V7-V7?i=181&cc=2016195




Óbito de carolina 9/7/ 1942 , 50/ 57 anos de idade, viúva, 9 registro em Madalena
Deixa 8 filhos;
José 37, honorio 33, georgino 30, dulcinea 27,lindalva 25, washington24,Ivani 21 e Jarbas 19
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9V3-R6ZF?i=18&cc=2016195


Desculpe letras maiusculas,e, minusculas. Não dá para corrigir no telefone.

Boass pesquisas.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#417076 | wmatheusrj | 15 ago 2019 18:52 | Em resposta a: #19234

Muito muito obrigado. Abs

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#417084 | wmatheusrj | 16 ago 2019 12:18 | Em resposta a: #417074

nao consigo achar nada relativo a ele no family search. Tem que pagar pela assinatural para acessar? queria saber os nomes dos pais dele e da mulher dele, meus trisavós. Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#425269 | wmatheusrj | 30 jun 2020 21:36 | Em resposta a: #19234

Meu trisavô, por parte de mãe, se chamava Abidias da Cunha Salles, casado com Maria Leopoldina da Cunha Salles (nascida Albuquerque).

Os filhos Lindaura, Astrogildo, Washington, Helio e Georgino ficaram com o sobrenome Albuquerque Salles.

A família é de Pernambuco, concentrada em Recife.

Alguém tem algum tipo de conexao ou info sobre este ramo familiar?

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#425270 | wmatheusrj | 30 jun 2020 21:36 | Em resposta a: #19234

Meu trisavô, por parte de mãe, se chamava Abidias da Cunha Salles, casado com Maria Leopoldina da Cunha Salles (nascida Albuquerque). de recife

Os filhos Lindaura, Astrogildo, Washington, Helio e Georgino ficaram com o sobrenome Albuquerque Salles.

A família é de Pernambuco, concentrada em Recife.

Alguém tem algum tipo de conexao ou info sobre este ramo familiar?

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#426913 | André Pessoa | 03 set 2020 17:27 | Em resposta a: #425270

Boa tarde!
Tem algum Antônio Gomes de Albuquerque?
O mesmo morava em São José, centro de Recife, PE.
Depois morou em Olinda.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#427980 | wmatheusrj | 13 out 2020 18:51 | Em resposta a: #426913

nao tneho nao.

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#428009 | sireg8767 | 14 out 2020 21:54 | Em resposta a: #427980

Família,

Aqui nesse vídeo com certeza há integrantes da família Albuquerque interligados na família
Dantas, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=JfWW2apDqNY

Boa sorte!

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#429219 | wmatheusrj | 29 nov 2020 20:26 | Em resposta a: #428009

miuto obrigado pela info. mas o video diz estar indisponível

Resposta

Link directo:

Família Albuquerque - Pernambuco

#439195 | Paes Leme Coelho | 10 fev 2022 17:24 | Em resposta a: #80352

Francisco Freitas Fragoso é natural de Olinda ,seu Pai Chamava se ,José Francisco Freitas Fragoso e sua Mãe Luiza Albuquerque, no batismo de sua filha anna mostra o sobrenome correto Fragoso que são antigos em Olinda!
Albuquerque vem de sua mãe Luiza Albuquerque!
tudo tirado dos livros paroquias de icó

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen