Familia Holtreman

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Familia Holtreman

#19245 | seek | 03 abr 2002 18:35

Alguém me poderia indicar a história desta familia e da origem deste apelido? e quantos ramos existem em Portugal e noutros paises? Tive a oportunidade de lêr o que está publicado neste site sobre esta familia mas gostaria de desenvolver a genealogia desta familia

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Holtreman

#19561 | genea | 11 abr 2002 14:33 | Em resposta a: #19245

Na enciclopédia Luso Brasileira surgem dois nomes holtreman:

António Maria Ribeiro da Costa Holtreman - que se encontra decumentado no Genea Portugal e entre outras coisas foi:
- Bacharel e Leis e Cânones
- Advogado e político liberal
- Vice-presidente da Associação dos advogados de Lisboa
- Fundador e proprietário da Gazeta dos Tribunais
- Secretário do Governo Civil de Santarém
- Deputado por Alenquer (1851)
- Grande proprietário

e

Amandio Holtreman (n. Lisboa 10/03/1870 e m. Lisboa 1/2/1942), que segundo a mesma Enciclopédia, embora viesse de familias abastadas morreu na miséria, por seguir uma vida ligada ao teatro e às artes em geral (acho que naquele tempo não era mais fácil que agora..).

Reparei que o senhor António Maria Ribeiro da Costa Holtreman teve, além do Visconde de Alvalade, um filho de nome Amandio. No entanto a data em que nasceu e em que faleceu (n. c. 1840 m. 28.12.1876) demonstram que não é o mesmo Amandio que se encontra mencionado na Enciclopédia Luso Brasileira. Será Pai e Filho?

Espero ter ajudado

Resposta

Link directo:

RE: Familia Holtreman

#19747 | seek | 16 abr 2002 20:38 | Em resposta a: #19561

Caro Genea,

Agradeço a sua pronta resposta. Efectivamente já tinha consultado a Enc. Luso-Brasileira e encontrado os nomes que mencionou.

Sobre o Sr. Amandio Holtreman, estou de acordo consigo em como o Amandio Holtreman irmão do Visconde de Alvalade não ser o mesmo que se encontra mencionado na Enciclopédia, e poderão concerteza ser pai e filho como mencionou.

Outra questão que me ponho sobre o Sr. Manuel Ribeiro Holtreman (n. Pena, Lisboa 8.4.1760), supostamente o primeiro a adoptar o nome Holtreman, é quantos filhos e casamento teve. É que o seu filho António Maria Ribeiro da Costa Holtreman (Pai do Visconde de Alvalade)nasceu em Lisboa, São José a 11.8.1812, quando o sr. Manuel Ribeiro Holtreman tinha 42 anos! Isto leva-me a pensar que enventualmente se teria casado mais do que uma vez e que teria mais filhos que dariam continuidade ao nome Holtreman.

Se souber alguma coisa que me possa ajudar agradeço-lhe

Seek

Resposta

Link directo:

RE: Familia Holtreman

#19839 | seek | 19 abr 2002 15:42 | Em resposta a: #19747

Errata: O Sr. Manuel Ribeiro Holtreman tinha 52 anos quando nasceu o sr. António Maria Ribeiro da Costa Holtreman e não 42 como referi.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Holtreman

#19851 | seek | 19 abr 2002 19:38 | Em resposta a: #19839

Vou aproveitar para concentrar neste Tópico 1 email enviado anteriormente sobre os Holtremans

Meus Caros,

Descobri o seguinte registo sobre Cristina Apolinaria das Dores Silveira de Almeida Holtreman - nasceu em Lisboa, Santa Isabel em 1849 e morreu em São Domingos de Rana em 27.03.1907. Foi casada com Joaquim Pedro Ribeiro da Costa Holtreman e não houve descendência conhecida deste casamento (?). A D.Cristina foi filha de Lino da Silveira, natural de Lisboa, e de Joaquina do Carmo de Almeida, natural de Campo Maior.

Gostaria de saber se algum dos senhores me poderia confirmar a seguinte informação: Penso que Joaquim Pedro Ribeiro da Costa Holtreman seria irmão de António Maria Ribeiro da Costa Holtreman (pai do visconde de Alvalade) e ambos filhos de Manuel Ribeiro Holtreman; e que a mãe da D. Cristina (D.Joaquina do Carmo de Almeida, natural de Campo Maior) seria da família dos Almeida de Campo Maior descendente de D. Tomás Maria de Almeida, que embora tenha tido todos os seus filhos em Campo Maior, nasceu na Pena em Lisboa em 1779, tal como o seu Pai, D. Martinho Lourenço de Almeida, que nasceu na Pena em 6.10.1731 e que era filho de D. António de Almeida Soares Portugal, 1o. Marquês de Lavradio.

Agradeço qualquer contribuição

Seek

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 jun 2024, 15:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen