Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Famílias | Pessoas

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453296 | gabrieltbneves | 02 abr 2024 19:16

Boa tarde!

Pesquisando sobre meus antepassados, encontrei a certidão de Avelino Ayres, nascido em 1888 em Gouvinhas, Portugal, filho de Florencia Fernandes, e pai incógnito, neto de Vicente de Barros e Maria Victória Fernandes, ambos de Gouvinhas.
Sou do Brasil, e nos documentos de minha Avó e de suas irmãs (brasileiras) consta que seu pai é Avelino de Barros, e sua avó é Florencia Fernandes, e no espaço do avô está vazio, o que me levou a crer que há grande chance do meu bisavô Avelino de Barros, ser o Avelino Ayres de Gouvinhas. A suspeita se tornou maior ainda, depois que encontrei registros de filhos portugueses do Avelino (que minha Avó desconhecia), onde ele passou a assinar Avelino Ayres de Barros (em um outro registro, Avelino Ayres Fernandes).
O Avelino Ayres (ou Avelino Ayres de Barros) casou com Laura da Conceição Cardoso, e tiveram filhos em Portugal, todos em Gouvinhas. Para confirmar, se esse é de fato meu bisavô, precisava de algo que confirmasse sua ida ao Brasil, mas ainda não encontrei.
Enfim, alguém tem alguma informação sobre essa família? Não necessariamente sobre Avelino, mas sobre Florencia Fernandes, sua mãe, ou de seus avós Vicente de Barros e Maria Vitória Fernandes?

Obrigado!

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453299 | ADB | 02 abr 2024 20:44 | Em resposta a: #453296

Prezado Gabriel

Esse é, sem dúvida, o seu bisavô.

Não sei como é que não encontrou mas, ele tem 2 registos de passaporte, em 1922 e 1925 (até pode haver mais mas, só aparecem esses 2).

Veja-os aqui: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1101424 imagem 210. https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1105506 imagem 376.

Não sei se reparou mas, o batismo dele foi transcrito em 1925. Não sei se terá mais informações. Pode pedir à Conservatória.

Boa sorte!

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453304 | ADB | 03 abr 2024 00:16 | Em resposta a: #453299

Prezado Gabriel

Já sei porque é que não encontrou, deve ter escrito Ayres (escrita da época) quando está escrito Aires (português atual).

Filipe

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453307 | gabrieltbneves | 03 abr 2024 02:40 | Em resposta a: #453304

Nossa, muitíssimo obrigado! Com essa informação também pude encontrar o registro da chegada dele aqui em Santos. Muito obrigado!

Sim, na verdade, comecei a pesquisar com esse sobrenome "Ayres" recentemente, pois não sabíamos da existencia desse sobrenome. Os documentos dele que sobreviveram, em todos, só estava escrito Avelino de Barros, e minha avó e suas irmãs, também receberam somente Barros. Só descobri que ele era o Ayres, do registro em Gouvinhas, quando vi que o resto das informações eram iguais, idade, nome da mãe, e ausência de pai.

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453319 | ADB | 03 abr 2024 16:47 | Em resposta a: #453307

Prezado Gabriel

Ainda bem que pude ajudar! A diferença que uma letra faz numa pesquisa ...

Filipe

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453333 | gabrieltbneves | 03 abr 2024 20:51 | Em resposta a: #453299

Sim! Um pequeno detalhe já muda tudo. Mais uma pequena dúvida: no registro do Avelino Ayres, na pequena nota, escrita no canto, em que se refere a transcrição da certidão dele, não consegui entender o que está escrito "registro civil de ______". Conseguiu entender o que está escrito após "registro civil"?

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453335 | ADB | 03 abr 2024 21:20 | Em resposta a: #453333

Claro, Sabrosa! É o registo/assento nº 283 de 1925 do livro de transcrições.

Filipe

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453356 | gabrieltbneves | 05 abr 2024 00:28 | Em resposta a: #453335

Muito Obrigado pela sua ajuda!!

Resposta

Link directo:

Avelino Ayres de Barros de Gouvinhas

#453361 | ADB | 05 abr 2024 21:21 | Em resposta a: #453356

Prezado Gabriel

De nada, foi um prazer poder ajudar!

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen