Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Hispânia

Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#112760 | Rainer | 23 fev 2006 15:43

O meu nome é Rainer Sousa e sou luso-venezuelano.
Estou a preparar um artigo sobre a ascedência portuguesa de Simao Bolívar, o Libertador da Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru, e Bolívia. Quando o tiver pronto com muito gosto o compartilharei com vocês .
Gostaria de saber se alguém tem informaçoes sobre o Capitao Joao Fernandes de Leao Pacheco nascido em Portimao no ano de 1548 e fundador da cidade de Guanare no actual Estado Portuguesa na República Bolivariana da Venezuela.

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#112925 | melisa | 25 fev 2006 21:14 | Em resposta a: #112760

Caro Rainer Sousa

Do capitão João Pacheco apenas sei ter sido fundador de Guanare tendo nascido em Portimão, que como sabe está geminada com Guianare.

Pacheco é na realidade um nome bastante usado à época em Portimão e seus arredores.

Talvez outros frequentadores deste Fórum, a quem apelo, tenham notícias do referido capitão.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#112927 | Rainer | 25 fev 2006 21:38 | Em resposta a: #112925

A minha pergunta tem relevância porque há a probalidade de que seja cristao-novo oriundo do Algarve. À Venezuela chegaram muitos algarvios e açorianos que eram pertencentes a famílias como os Pacheco, Fernandez, Leao, Homem, Querido etc. Todos nomes de critao-novos.
Além disso o Capitao Fernandes Leao Pacheco foi antepassado de Simao Bolívar. Estou a preparar um artigo sobre esta ascendência portuguesa e outras do libertador
Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#112930 | melisa | 25 fev 2006 22:19 | Em resposta a: #112927

Caro Rainer

Encontrei em 24/1/1577 em Portimão o baptismo de Manuel filho de Domingos Dias Leão e de Maria Lopes. Foi padrinho o Licenciado Quaresma.

Suspeito que este casal fosse cristão novo.

Se teria ligação familiar com o Capitão João Fernandes Leão Pacheco não sei.

Infelizmente só existem registos paroquiais para Portimão a partir de 1575 pelo só talvez se encontre alguma pista em processos da inquisição.

Tenho antepassados em Portimão de apelido Fernandes do início do século XVII que eram cristão novos, mas desconheço quem eram os seus pais.

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#112972 | Rainer | 26 fev 2006 19:04 | Em resposta a: #112760

Cara Melisa

Desculpe a minha insitência. Gostaria de lhe pedir un favor. A senhora disse-me que tinha antepassados judeus. Haverá alguma bibliografia sobre a vida dos judeus em Portimao e se sabe se existiria alguma judiaria em Portimao ou arredores e se existiu, em que parte da cidade morariam os cristaos-novos. Será também posível dar-me alguma informaçao sobre outras famílias cristas-novas de Portimao incluindo a sua. Ficaria muito agradecido se nao for uma maçada para si.
De repente a senhora é parente de Simao Bolívar por cujas veias corria o sangue deste avô luso-hebraico.
Os meus cumprimentos
Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#113297 | melisa | 03 mar 2006 00:20 | Em resposta a: #112972

Caro Rainer

Desconheço a existência de uma judiaria em Portimão (havia uma Faro). Sabe-se que no entanto havia uma comunidade judaica em Portimão.

Se considerarmos as vítimas da Inquisição, Portimão situa-se em 2º lugar logo a seguir a Faro.

Tal deve-se certamente a tratar-se à época de terra de mercadores e de estaleiros sendo uma vila nova estava francamente em progressão.

Atraía assim muita gente de fora que vinha em busca de melhor situação de vida, de melhores negócios, e até de refúgio.

Não creio que seja familiar de João Fernandes, ou mesmo que houvesse ligação familiar com o meu Domingos Fernandes Cascão casado com Maria ou Brites de Paiva esta seria muito dificilmente provada.

Na época, Fernandes era um apelido muito comum em Portimão e sendo um patronímico usado por pessoas de diferente condição social e sem qualquer relação familiar.
Por outro lado apenas existem a partir de 1575 registos paroquiais relativos a baptismos (onde apenas consta o 1º nome do baptizado) pelo que se torna muito difícil saber quem era filho de quem.

Encontrei na última década do sec XVI e primeira do século XVII a serem pais 21 Domingos Fernandes e mesmos que alguns sejam os mesmos, noutro casamento é quase impossível de recuar pelo menos com estas fontes.

Sei que um era mareante, outro ferreiro, outro tanoeiro, outro mercador mas não sei quais deles teriam estas profissões.

Pelo que refere o capitão João Fernandes seria também Leão e Pacheco. No século XVI era comum em Portugal o uso de apenas um apelido ou dois.

Poder-me-ia satisfazer a minha curiosidade relativa à ligação entre João Fernandes e Simão Bolíver?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Nota: Estou a ver se consigo mais dados sobre cristãos novos de Portimão.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#113369 | Rainer | 03 mar 2006 23:46 | Em resposta a: #113297

Cara Melisa

A minha curiosidade prende-se com o facto de que Joao Fernades Leao Pacheco chegou à Venezuela na segunda metade do século XVI procedente de Cádiz, Espanha. Provinha de uma família de mercadores que de um momento para o outro deixou o Algarve para se instalar nessa cidade da Andaluzia. Daí passa para a Venezuela onde chega como mercador. Nessa época a América Espanhola estava "infestada" de " los Portugueses" que também eram conhecidos como "los cristianos nuevos". Joao Leao Pacheco era dotado de um espírito aventureiro, audaz e atrevido. fundou no interior da Venezuela a cidade de Guanare que é a capital do estado Portuguesa. Com o seu pretigio ele conseguiu entroncar nas famílias mais aristocráticas de sangue espanhola na Venezuela colonial. Ele é nada mais nada menos que antepassado de Simao Bolívar tanto por via paterna como materna. De facto, Simao Bolivar tem outras procedências portuguesas, nomeadamente uma que o liga com a primeira dinastia portuguesa e o faz descendente de D. afonso henriques e também tem outro antepassado algarvio de procedência também pouco clara como é o caso de Blás Corrêa de Benavides natural de Lagos Algarve. Na Venezuela do século XVI chegaram muitos algarvios e açorianos com apelidos que remetem para uma possível origem crista-nova.
Estou a preparar um trabalho sobre estas ascendências lusas do libertador Simao Bolivar y Palacios que quando o tiver pronto o compartilharei com vocês.

Espero mais notícias

Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#113371 | melisa | 04 mar 2006 00:00 | Em resposta a: #113369

Caro Rainer

Ainda sem dados concretos atrevo-me a ligá-lo aos Gramaxos. É apenas uma hipótese ainda não fundamentada.( não compreendo é o Pacheco).

Era uma importante família de cristãos novos de Portimão com ramificações em Espanha e como se dizia: nas Índias de Castela.

Aqui mesmo neste fórum poderá pesquisando por Gramaxo e colocando em Mensagens encontrar algo sobre a mesma.

Entretanto continuo a procurar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#113373 | Rainer | 04 mar 2006 00:26 | Em resposta a: #113371

Na realidae as origens deste Capitao continuam um mistério. O nome dele aparece em documentos ligado a outros portugueses algarvios e açorianos. De facto quando funda a cidade de Guanare na carta de fundaçao surgem inúmeros portugueses. Antes de chegar à venezuela casa em Cádiz com uma portuguesa de nome Vilolante Acosta de que tem um filho de nome Simao Pacheco. Esta Violante Acosta era filha de um Simao Pacheco e de uma Maria de Acosta. Todos estes naturais de Tavira, Algarve.
Parece que era outra família de mercadores estabelecidos em cádiz e possivelmente parentes de Joao Pacheco.
Um historiador brasileiro versado em genealogia sefardita-portuguesa falou-me da existência de inúmeros Pachecos e Leoes nos registros do tribunal do santo Ofício de Évora. No entanto persiste a dúvida. seria cristao-novo ou nao. algo bastantescurioso é o facto de que o seu filho Simao Pacheco casa na Venezuela com uma senhora de nome Númia Nuñez de Carvajal. Os seus pais eram oriundos de algum povoado de Zamora, Espanha. Até aí tudo normal. Mas parece que esta senhora pertencia a famosa estirpe dos Carvajal que também passaram a Portugal mais concretamente a Mogadouro (Trás-os-montes) onde nasceu Luis Carvajal e que era cristao-novo. Este Luis Carvajal chegou a ser o primeiro governador de Nova Leao no actual México. Foi denunciado e ele e toda a sua famíla pereceram nos calabouços do Santo Ofício por judaizantes. O casamento entre cristao-novos era comum na América espanhola. Por isso a minha desconfiança.
No entanto na semana que vem lhe darei mais dados.
Obrigado

Rainer Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Leão Pacheco de Portimão e Simão Bolívar

#192620 | nunoinacio | 15 abr 2008 13:35 | Em resposta a: #113373

Boa tarde, caro Rainer Sousa

A possibilidade do Capitão Leão Pacheco ser ascendente de Simão Bolivar tem surgido com alguma frequencia em Portimão, embora nunca ninguém me tenha explicado onde encaixa esse capitão na árvore de Bolivar.
Neste momento preparo-me para fazer um levantamento pormenorizado dos registos paroquiais do concelho de Portimão, onde poderão surgir novos dados até agora não relacionados, no entanto, até para ter uma base de análise, agradecia que me desse a ascendencia de Bolivar até entroncar com o Capitão Leão Pacheco.
Tenho algumas notas biográficas de Leão Pacheco que recolhi quando iniciei um trabalho sobre as figuras da toponimia portimonense.
Se tiver interesse agradecia contacto para o meu email nunocamposinacio@gmail.com

Cumprimentos

Nuno Inácio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 03:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen