Cidadania portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Cidadania portuguesa

#454801 | Jaquedias | 22 jul 2024 02:37

Olá! Meus bisavós eram portugueses, porém meu pai não tem documento deles. Só tem a certidão de óbito da minha avó, no caso a mãe dele! E com isso eu só tenho o nome deles e mais nada! Alguém pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454804 | ADB | 22 jul 2024 10:50 | Em resposta a: #454801

Prezado(a) - agradecia que se identificasse

Tem de procurar o nascimento da sua avó e o casamento dos seus bisavós. Se constar a freguesia melhor, mas, pelo menos, constará a filiação e datas/ano em que nasceram. Quando tiver essas informações volte ao tópico.

Por curiosidade, qual o nome da sua avó e bisavós?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454813 | Jaquedias | 22 jul 2024 13:31 | Em resposta a: #454804

Ai que tá! Vou ter que ir atrás então disso neh! Da certidão de nascimento da minha avó! Eu só tenho q certidão de óbito dela! O nome da minha avó que é Estela Alves dias! E o nome dos pais dela que vieram de Portugal é Francisco Antônio e
Deolinda de Jesus Antônio

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454814 | ADB | 22 jul 2024 14:16 | Em resposta a: #454813

Segundo o óbito dela (Family Search), era era natural de Miranda, Estado de Mato Grosso.

No casamento de um irmão, Luiz Gonzaga António, era também natural de Miranda, mas diz que os pais eram naturais "deste Estado", ele falecido em 1939 em Miranda. ela com 75 anos, residente em Miranda. https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS66-B9XQ-Y?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6FLZ-MQNS&action=view

A não ser que o casamento do irmão esteja errado, os pais não eram portugueses mas sim brasileiros ...

Tem de pesquisar, procure o nascimento dela, desse irmão e de outros irmãos (Carlos Magno António, Aracy António Joaquim, Maria Antónia Monteiro), para ter a certeza de onde são os pais. Também pode procurar os óbitos dos pais, ele em 1939, ela depois de Abril de 1953.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454819 | Jaquedias | 22 jul 2024 18:57 | Em resposta a: #454814

Vou fazer isso! Achei o título de eleitor da minha avó, e o Cpf dela é a certidão de óbito, mas não fala nada da nacionalidade dos pais! Porém eles vieram de Portugal segundo meu pai e pesquisei até mesmo com os primos, os quais confirmaram. Pedi ao cartório as certidões de nascimento! E a de óbito. Isso que é o difícil neh! Até achei uma Deolinda de Jesus nascida em junho de 1889 em Portugal. Porém já não sei se seria caso a certidão de casamento do filho luiz Gonzaga esteja correto!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454822 | ADB | 22 jul 2024 21:31 | Em resposta a: #454819

Até ao momento não há provas de que eles eram portugueses, havendo até um documento que contradiz isso. E há alguns casos semelhantes, de brasileiros que estavam convencidos que os antepassados eram portugueses e de fato não eram. Mas também a certidão de casamento do irmão da sua avó pode estar errada, os assentos brasileiros contêm muitos erros.

Não adianta procurar os pais dela sem ter a filiação e, principalmente, a naturalidade. Apesar de Portugal ser um país muito mais pequeno que o Brasil, não imagina a quantidade de nomes iguais aos deles, que ainda por cima eram muito curtos, sem sobrenomes, que encontrará.

Tem de aguardar pela certidão de nascimento dela para ver o que é que lá diz. Entretanto, fale com a família, tente saber quem era o irmão mais velho da sua avó e quando nasceu, para procurar o casamento dos seus bisavós, principalmente o religioso. Uma boa parte destes, ao contrário dos do civil, mencionam a freguesia onde foram batizados os nubentes.

Quando tiver mais dados volte ao tópico e informe.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454831 | Jaquedias | 23 jul 2024 01:38 | Em resposta a: #454822

Ótimo! Entendi! Muito obrigada pela informação! Você tem toda razão! Estou já vendo com o cartório as certidões de nascimento dos irmãos! E vou procurar saber sobre o irmão mais Velho da minha avó sim! E volto aqui! Obrigada até o momento

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454838 | Jaquedias | 23 jul 2024 14:06 | Em resposta a: #454822

Sabe o que eu achei hoje! Um dos irmãos da minha avó tem como nacionalidade os pais em Portugal! E no óbito do meu bisavô consta que ele é português! Ajudaria será? Ainda o cartorio está fazendo a busca!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454841 | ADB | 23 jul 2024 14:30 | Em resposta a: #454838

Bem, são novas informações. Depois tem de colocar aqui os dados e, se conseguir, imagem dos assentos.

No óbito do seu bisavô só consta que ele é de Portugal, certo? Sem freguesia? Mesmo com o nome dos pais, sem freguesia não será fácil, até porque o nome dos pais deve ser curto, atendendo ao nome dele. Onde viu o óbito, no F. Search? Na pesquisa não localizei.

Agora falta saber se eles casaram no Brasil ou cá, podiam ter ido já casados. Tente descobrir a data da chegada e se foram sozinhos ou em companhia de alguém.

Filipe

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454844 | Jaquedias | 23 jul 2024 16:40 | Em resposta a: #454841

Ta ok! Vou tentar descobrir sobre o casamento deles sim! A certidão de óbito dele o cartório da cidade de miranda que diz que tem! Ainda não peguei uma cópia! Vou assuntar pra ver se consta a freguesia também!

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454849 | Jaquedias | 23 jul 2024 21:24 | Em resposta a: #454841

Consegui umas novas infomacoes, na certidão de nascimento da irmã da minha avó consta:
Localizei o registro da Aracy Antônio, porém só consta que o Pai (Francisco Antonio) é Português

Francisco Antonio
Pai: José Luiz
Mãe: Francisca de Mello

Deolinda de Jesus Antonio
Pai: Victorino José Jayme
Mãe: Maria Antonia

Resposta

Link directo:

Cidadania portuguesa

#454854 | ADB | 23 jul 2024 23:34 | Em resposta a: #454849

As informações são, para já, curtas. Os nomes são pequenos e sem a freguesia é difícil. A exceção é o nome do pai da Deolinda, com 3 nomes próprios, o que é pouco comum.

Se só diz que o marido era português, então ela talvez não seja. No F. Search nada aparece pelo nome dos pais, além de que há pouca documentação de Mato Grosso do Sul indexada.

Não me lembrei de lhe dizer, espero que vá a tempo. Aconselho a que peça uma cópia simples (xerox) junto com as certidões. Infelizmente, no Brasil só emitem certidões narrativas, que não transcrevem o texto na íntegra. A ideia é ver se nos nascimentos diz onde é que os pais casaram. Nos documentos do Rio, os que normalmente vejo, na maior parte dos casos diz, na sua região não sei. A não ser que queira pedir pesquisa do casamento, pode ser que encontrem.

Filipe

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 set 2024, 00:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen