Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Regiões

Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#19289 | APCB | 04 abr 2002 20:09

Por não ter a obra, nem possibilidades de acesso à mesma, muito reconhecido ficáva a quem me pudesse consultar a obra de Fernando de Castro da Silva Canedo que tem o titúlo de "Borges de Castro da Casa da Giesteira", penso eu que é esse o titulo, ou então será "Casas da Giesteira e da Mamoa".
Necessitava de confirmar nessa obra, quem eram os filhos do casal constituido por Joaquina Emilia Bandeira de Castro, que nasceu em Oliveira de Azemeis em 4 de Março de 1854 e Domingos Eugénio da Silva Canedo, que nasceu na Vila da Feira em 27 de Novembro de 1854, uma vez que sei que a sua descendência ali aparece, pela consulta da obra do referido Fernando Canedo sobre os Bandeiras de Góis, penso mesmo que o próprio Canedo é um dos filhos do casal atrás referido.
Aos amigos, permitam-me que assim os trate, que me possam ajudar com esta simples informação(quais os filhos do referido casal) desde já muito obrigado.

Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#19343 | APCB | 05 abr 2002 23:23 | Em resposta a: #19289

As minhas desculpas, este tópico talvez ficasse mais claro se titvesse por titúlo apenas:
Quem eram os Antepassados de Fernando de Castro da Silva Canedo, autor da obra "Descendência Portuguesa de D.João III".
Desculpem a insistência.

Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#19353 | magalp | 06 abr 2002 00:43 | Em resposta a: #19343

Caro Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Se lhe for possível ir ao ANTT encontrará uma completíssima resposta à sua pergunta nas obras q. o seu Ilmo Tio F. Canedo fez e não publicou, se bem creio, porque não completamente terminadas. Na Secção de "Genealogias Manuscritas" debaixo dos nºs 94 a 105. Interessa-lhe particularmente, "Borges de Castro, da Casa da Giesteira", que citou, "Famílias Canedo e Teixeira, de Vila Real" e ainda, "Ascendência e descendência do Consº Doutor Manoel Martins Bandeira".
Entretando, repetindo o que deverá já saber:

Fernando de Castro da Silva Canedo, n.24.4.1886, S. Mamede, Lisboa, onde m. a 6.2.1954. Tenente Coronel de Infantaria, com o Curso de Armas Pesadas. Combatente, com a medalha das Campanhas de África, 1914-1918. Oficial das Ordens de Cristo e Aviz, Mérito Militar de Ouro, com palma, etc, sendo algumas comendas estrangeiras. Sócio do IPH e da Ass. dos Arqueólogos Portugueses. C.c. D. Eugénia Emília Furtado de Mendonça e Mattos. S.G..

Pais:
Domingos Eugénio da Silva Canedo, n. 27.11.1854, Vila da Feira, m. 7.11.1913, S. Mamede, Lisboa. Ten. Coronel de Infantaria, Cavaleiro da Ordens de Cristo e Aviz, etc. c. a 9.4.1885, na Vila da Feira, c. D. Joaquina Emília Bandeira de Castro, n. 4.3.1854, em Oliveira de Azeméis.

Avós:
Domingos da Silva Canedo, Capitão do Batalhão de Caçadores da Vila da Feira e antigo Tenente dos Voluntários do Porto, c. c. D. Maria Emília de Sá Mourão Cardoso, da Casa do Gavinho, Cortegaça.

Rufino Joaquim Borges de Castro. n. 1.4.1819, na Casa da Mamoa, Milheiroz de Poiares, m. 16.6.1879, na Vila da Feira, sendo mais tarde transladado para o jazigo de família dos Condes das Devezas, em V.N.Gaia. Bacharel formado em Direito, UC. Administrador do Concelho e Presidente da Câmara de Vila da Feira, etc. c. c. D. Henriqueta Augusta Bandeira, n.4.3.1823, em Coimbra, m- 30.1.1922, sepultada no cemit. da Lapa, Porto.
Filha do Doutor Manoel Martins Bandeira,MFCR, bacharel formado em Filosofia, UC, onde foi Lente de Prima e Director da mesma Faculdade. Vogal ordinário do Cons. de Instrução Pùblica.
Do Conselho de SM. Comendador da O. de NªSª da Conceição de Vila VIçosa, etc, e de s. mer. D. Joaquina Emília Correia Bandeira.

Nota: Rufino Joaquim Borges de Castro, descende de João Roiz Borges, Senhor da terra de Álvaron no Bispado de Coimbra, correndo 1210. Deste descende Fernão Borges, F.C. de Dom Manoel e q. teve a sua CBA em 1513. Chancelaria de El-REI D. Manoel, livº 42, fol 69 v.
Não tem o meu amigo sangue mto. novo...
Mais o informo q. ando há já dias a tentar ordenar todas estas informações sobre Borges de Castro, da Casa da Giesteira, copiar melhor dito, para as presentear à équipe GP, para informação de todos nós.
Cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#19383 | APCB | 06 abr 2002 17:34 | Em resposta a: #19289

Caro Manuel Maria Magalhães, muito, muito obrigado pela suas informações.
Aproveito para afirmar que o Fernando Canedo não era meu tio, mas meu parente, já muito afastado(o meu 8º avô, pelo lado Bandeira era também o seu 8º avô).

Abílio Pinto e Cardoso Bandeira

Resposta

Link directo:

RE: Abílio Bandeira Borges de Castro

#45473 | DiogoGomesdeAraújo | 22 jul 2003 13:06 | Em resposta a: #19383

Caros confrades,

Percorrendo alguns tópicos, deparei-me com este. O que eu vos posso adiantar é que os Borges de Castro entroncam na minha árvore através do casamento de Abílio Bandeira Borges de Castro (possivelmente filho de Rufino e de Henriqueta) com Maria Emília de Faria Araújo (Porto), irmã de um trisavô meu. Um facto interessante é que tenho uma cópia de duas fotos (não muito nítidas) deste casal.

Cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#45474 | camac41 | 22 jul 2003 13:56 | Em resposta a: #19289

Caro Confrade

Se me enviar o seu e-mail para camac arroba netcabo ponto pt envio-lhe cópia da obra de Fernando de Castro da Silva Canedo "Familias Canedo e Teixeira Guimarães da Vila da Feira, onde faz referência à casa da Giesteira. Foi publicado como separata do vol XVI do Arquivo Distrital de Aveiro.
Tenho cópia da obra completa manuscrita, existente na Torre do Tombo, onde estão incluídas fotos da família.
O distinto genealogista era primo do meu sogro.

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#54427 | tfp | 29 dez 2003 11:23 | Em resposta a: #45474

Caro Carlos Leal Machado,

Tem dados complementares relativos a um Silva Canedo que casa com uma irmã do 1º Visconde de Faro e Oliveira, D. Rosa de Faro e Oliveira ?

Agradeço antecipadamente

Votos de Bom Ano

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteir

#54432 | camac41 | 29 dez 2003 11:41 | Em resposta a: #54427

Caro Tiago Pedroso

Além dos dados publicados na referida obra
não disponho de mais elementos.

Com os desejos de um Bom Ano

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#177796 | carlos cg | 26 dez 2007 05:07 | Em resposta a: #54427

Já passaram praticamente 4 anos desde que publicou a sua mensagem,mas só hoje é que a vi. Tambem ando à procura de algumas respostas,mas posso-lhe adiantar que para a sua pergunta tenho,pois esse senhor chamava-se Julio Adelino da Silva Canêdo e era meu tio bisavô. Se ainda estiver interessado responda-me a esta mensagem quando a vir e poderemos esclarecer algumas dúvidas.

Um abraço. Carlos Guimarães.

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#178199 | carlos cg | 30 dez 2007 05:47 | Em resposta a: #45474

Caro Carlos Leal Machado
Já passaram quatro anos e meio desde que publicaram este comentário,mas só hà uma semana o vi e me apercebi que provávelmente o seu sogro é meu familiar,pois o Sr. Fernando de Castro da Silva Canêdo era primo direito do meu Avô.Curiosamente eu possuo a obra a que se refere com o nº 70 de setenta exemplares publicados e com dedicatória ao meu Avô.Já agora gostava de consultar as fotos de família.

Um abraço

Carlos Luís de Avilez Canêdo Couto Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteir

#178228 | camac 41 | 30 dez 2007 15:11 | Em resposta a: #178199

Caro confrade

Mande-me o seu endereço para o meu e-mail camacarrobaclixpontopt que eu envio-lhe a obra completa digitalizada.
Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Silva Canedo(Borges de Castro-Casa da Giesteira)a

#178473 | luso | 02 jan 2008 17:42 | Em resposta a: #178199

Caro Senhor, conheçe o Senhor Luis Miguel de Avilez Canedo, distinto lavrador na Picanceira, responsável pela lavoura pertencente a um ramo igualmente distinto da sua familia?

Pois este Senhor é o chefe do nome e armas dos Canedos e o mais distinto da sua linhagem, ouve-se que SAR o Senhor D.Duarte o vai agraciar com o título (novo ) de Conde da Feira!!!!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 07:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen