Affonseca e Silva de Paracatu- MG

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#19300 | Juliana Areias | 05 abr 2002 05:25

Olá sou a oitava geração de João d'Affonseca e Silva , que casou-se com Maria da Costa Braga e tiveram dentre outros filhos, meu ascendente direto, Antônio d'Affonseca e Silva, nascido em Paracatu-MG Brasil, nascido em princípio de 1800.Essa é uma família tradicional desta região de Minas Gerais, incluindo a cidade de Araxá e redondezas. Se você sabe algo sobre antepassados de João, ou precisões de datas ou qualquer outra informação, por favor entre em contato.
Obrigada desde já,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#113519 | silvia andrade | 06 mar 2006 21:44 | Em resposta a: #19300

Boa Tarde,

Meu bisavo era : Thomaz d' afonseca e silva casado c/ anna pereira da silva um de seus filhos : matheus d' afonseca e silva (nascido em paracatu -mg).

Há alguma possibilidade de ser ramos da mesma familia?

Contato: silviaandrade@stockval.com.br ou 11 5183-3444

abraços,

silvia

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#113723 | Juliana Areias | 10 mar 2006 05:31 | Em resposta a: #113519

Oba Prima Silvia,

Ainda que muito distante, prima sim. Seu bisavo Thomaz casado com Anna Pereira da Silva, era um dos filhos de do Capitao Francisco de Afonseca e Silva e Dona Balbina Barbosa. Francisco , conhecido como Capitao Menho, casou-se com Balbina que na verdade era sua sobrinha. Francisco e Balbina sao meus 4o avos e seus 3 avos, dai a nossa liga,ao de parentesco. O casal teve 17 filhos, voce descende de Thomaz, eu descendo de Raphael.
Copio abaixo o inicio de um texto que conta a historia de nossa familia:
FAMÍLIA AFFONSECA E SILVA

Extraído de "Sobre A Origem das Famílias - Affonseca e Silva", páginas 5 e 6 de "O Trem da História", no. 29, de dezembro/1999, boletim informativo do Setor de Pesquisas e Publicações da Fundação Cultural Calmon Barreto:
Existem informações de que três irmãos portugueses, membros da família Affonseca e Silva, tenham chegado em Paracatu - MG durante a aventura do ouro no final do século XVIII. Foram eles: Manoel D' Affonseca e Silva, José D' Affonseca e Silva e João D' Affonseca e Silva. Manoel, o mais velho deles, teria deixado Paracatu em direção ao Desemboque. Deixou descendência. José viveu somente em Paracatu, assim como João. Alguns dos descendentes do caçula João D' Affonseca e Silva vieram para Araxá no século XIX e , por isso, esse ramo da família é objeto de estudo nesta edição.

O professor, jornalista e historiador Olympio Michael Gonzaga (21/07/1877 a 06/12/1948), membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, considerado o primeiro historiador de Paracatu escreveu uma árvore genealógica da família Affonseca e Silva.

Primeira Geração

1. João D' Affonseca e Silva.
João casou-se com Maria da Costa Braga.

Eles tiveram os seguintes filhos:

+ 2 M i. Antônio D' Affonseca e Silva.

3 F ii. Ana D' Affonseca e Silva nasceu em Paracatu - MG.
Ana casou-se com Pedro Rodrigues Cordeiro.

+ 4 M iii. Francisco D' Affonseca e Silva.

5 F iv. Mariana D' Affonseca e Silva nasceu em Paracatu - MG.
Mariana casou-se com Francisco Rodrigues Cordeiro.

6 F v. Roberta D' Affonseca e Silva nasceu em Paracatu - MG.
Roberta casou-se com Joaquim Pimentel.

7 F vi. Maria Benedita da Costa nasceu em Paracatu - MG.
Maria casou-se com Joaquim Pimentel.

Segunda Geração

2. Antônio D' Affonseca e Silva (João D' Affonseca e) nasceu em Paracatu - MG.
Antônio casou-se com Laureana Cirilla Barbosa.
Eles tiveram os seguintes filhos:

8 M i. Cassiano Barbosa D' Affonseca e Silva.

Cônego Cassiano, vigário em Araxá entre 1860 e 1882.

+ 9 F ii. Balbina Barbosa D' Affonseca e Silva.

4. Francisco D' Affonseca e Silva (João D' Affonseca e) nasceu em Paracatu - MG.

Capitão.


Francisco casou-se com Balbina Barbosa D' Affonseca e Silva, filha de Antônio D' Affonseca e Silva e Laureana Cirilla Barbosa.
Eles tiveram os seguintes filhos:

10 F i. Antonina D' Affonseca e Silva.
Antonina casou-se com Marçal de Paula Ribeiro.

11 F ii. Francisca D' Affonseca e Silva.
Francisca casou-se com Francisco Pereira Mundim.

+ 12 F iii. Bartholina D' Affonseca e Silva faleceu em 07 setembro 1883.

+ 13 M iv. João Maximiano D' Affonseca e Silva nasceu em 1852 e faleceu em 1930.

14 F v. Maria D' Affonseca e Silva.
Maria casou-se com Luiz de França Pinheiro.

15 F vi. Joana D' Affonseca e Silva.
Joana casou-se com Luiz Rodrigues Barbosa.

16 M vii. Antônio D' Affonseca e Silva.

17 M viii. Cassiano Raphael D' Affonseca e Silva nasceu em 1870. Ele faleceu em 06 outubro 1906 em Araxá - MG.

Fundou em 1892 o Externato Araxaense.

Cassiano casou-se com Severina José Luiz.

18 M ix. Vigilato D' Affonseca e Silva.
Vigilato casou-se com (1) Maria França Pinheiro.
Vigilato também casou-se com (2) Augusta Carneiro.

19 M x. Leandro D' Affonseca e Silva.
Leandro casou-se com Joana Alves Bastos.

20 M xi. Thomaz D' Affonseca e Silva.
Thomaz casou-se com Ana da Silva Pereira.

21 M xii. Izidro D' Affonseca e Silva.

22 F xiii. Ana D' Affonseca e Silva.
Ana casou-se com Joaquim Silvério Pereira Cardoso.

+ 23 M xiv. Raphael D' Affonseca e Silva nasceu em 1865 e faleceu em 24 setembro 1898.

24 M xv. Cândido D' Affonseca e Silva.

25 F xvi. Júlia D' Affonseca e Silva.
Júlia casou-se com Antônio França Pinheiro.

26 F xvii. Cândida D' Affonseca e Silva.
Cândida casou-se com Antônio Tibúrcio Lopes.



Terceira Geração

9. Balbina Barbosa D' Affonseca e Silva (Antônio D' Affonseca e, João D' Affonseca e).

Balbina casou-se com Francisco D' Affonseca e Silva, filho de João D' Affonseca e Silva e Maria da Costa Braga. Francisco nasceu em Paracatu - MG.

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#113730 | geneaparacatu | 10 mar 2006 13:43 | Em resposta a: #113723

Olá Juliana, como vai? somos conterrâneos. Juliana, na minha genealogia detectei um tronco Affonseca e Silva na ascendência de minha mãe(Santana), senão vejamos: houve um casamento a saber - Caetana d'Affonseca e Silva casou - se com Antônio Joaquim da Costa( ela falecida em 1847 e ele em 1840), tendo a filha Luiza da Costa que casou com João José de Santana, iniciando o tronco dos santanas de Paracatu. Você teria referencia a ela nos seus achegas da família? em caso afirmativo, agurdo sua manifestação.
Abraços, Aluísio Botelho.

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#113854 | Juliana Areias | 11 mar 2006 21:54 | Em resposta a: #113730

Olá Aluísio,
Oba, que maravilha, mais um primo na área, hehehe. Sim, tenho referências sobre as pessoas que você falou. Informaçoes todas tiradas do livreto do Institutulo Genealogico de Minas sobre a Familia Afonseca.

Vamos partir de CAETANA D'AFFONSECA E SILVA casada com o Portugues Antonio Joaquim da Costa, que segundo esta obra morrera precisamente em 15/4/1844.
O casal teve 7 filhos: Ana, Jacinta da Costa, Conego Luiz Antonio da Costa (vigario de Catalao), Maria MAdalena da Costa, LUIZA DE JESUS DE AFONSECA, Henriqueta Lourenço da Costa e Caetana Josefina da Costa.

LUIZA DE JESUS DE AFONSECA casada com Joao Jose de Sant'ana, capitalista.
Tiveram tambem 7 filhos: Dr.Joao, Miguel, Luiz, Luiza, Teofilo, Maria e Honorio - todos casados com descendencia.

Sobre os descendentes destes 7 filhos, nada sei, portanto, depois se voce puder me descrever o seu ramo, adoraria poder colocar essas informaçoes na arvore, com os descendentes até a atualidade.

Sobre a ASCENDENCIA DE CAETANA D'AFFONSECA E SILVA:

Caetana era filha de DOMINGOS D' AFFONSECA E SILVA e Ana Maria Cordeiro, esta viúva de José Antonio Souto (falescido em Joao Pinheiro-MG).
Domingos e Ana Maria tiveram 8 filhos: Jose, Francisco, Maria, Rosa, Maximiliano, CAETANA , Berta e Matias.

DOMINGOS D'AFFONSECA E SILVA em si era um dos 4 filhos do Portugues JOSE DE AFONSECA E SILVA, que veio ao Brasil junto com seus irmaos Manuel e Joao entre 1780 e 1790 pra aventura da mineraçao em Paracatu, onde sempre residiu e se casou, mas nao se sabe o nome da esposa dele e nem dos outros seus 3 filhos. No livreto consta apenas o nome de Domingos e parte de sua descendencia, pra sua sorte, primo!

Em conclusao, sua familia descende do tronco do 3 irmao Portugues, o JOSE D' AFFONSECA E SILVA. Enquanto a minha familia e a de Silvia, descendem do segundo irmao o Joao d'Affonseca e Silva. Mas mesmo assim, estamos todos ligados pela ascendencia comum dos pais dos 3 irmaos portugueses, que desconheço os nomes.

É isso entao, Primo Aluísio, aguardo os dados de sua familia tambem, assim como a de Silvia pra incluir na grande arvore de nossos Afonsecas!

Abraço fraternal,
Prima Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#113981 | geneaparacatu | 13 mar 2006 13:10 | Em resposta a: #113854

Bom dia , Juliana. Agrageço imensamente sua colaboração referente ao tronco Afonseca , pois me elucidou o ramo materno do meu bisavô Teófilo Santana. Quanto à descendência dele sei ainda muito pouco porque só agora estou iniciando pesquisas acerca dos Santanas de Paracatu , porém envio -lhe o que já tenho:Teófilo casou - se com Levinda Carlota da Cunha e tiveram os filhos:Maria José de Santana, Magdalina , Joaquim e outros que ainda não descobri os nomes.
Maria José de Santana( minha Avó) casou duas vezes: -casamento 1 - Com Vargas Albernaz e tiveram os filhos:Otavio, José , Amadeu , Manoel ,Vargas, Amélia , Helena,Bedeco(não sei o nome, só o apelido). Casamento 2 = com Reginaldo José de Sousa e tiveram a filha(única): Ceci Trindade de Sousa(minha mãe).
O Dr. João Jose de Santana(1851 - 1895), formou em medicina na França, tendo casado com Mariana de Almeida(Leite) Guimarães(falecida em 1949 , no RJ).
Juliana, é só o que sei no momento. Visite o meu site e dê seus pitacos: www.araposadachapada.blogspot.com.
Em tempo: Juliana Areias e Juliana Vasconcelos Mendes é uma só ?

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#114027 | gparacatu | 13 mar 2006 20:57 | Em resposta a: #19300

Oi Juliana, eu novamente. Na revista - O Trem da História - que você citou, por acaso não tem referências às familias Botelho e Castro de Araxá ? Em caso afirmativo, será que você poderia me enviar ?
Desculpe - me o incomodo.
Aluísio.

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#114035 | Juliana Areias | 13 mar 2006 22:02 | Em resposta a: #114027

Oi Primo Aluísio,

Obrigada pelas informaçoes, colocarei na árvore. Sobre a revista - O trem da História - nao a possuo, tenho apenas uma cópia de um livreto feito pelo Intituto genealógico de Minas tratando apenas dos Afonsecas. Vou tirar cópia digitais dele. Se desejar, posso lhe enviar via email. Agora, imagino que este mesmo Instituto possua '- O Trem da História - e outros mais importantes materias, talvez valha a pena tentar contactá-los. Se conseguir, me avise!

Esclarencendo sobre meu nome, os dois sao sim a mesma pessoa, hehehe. Juliana Vasconcellos Mendes, nome de registro, Juliana Areias, como gosto de ser chamada, além de ser meu nome artístico (sou cantora: www.belbossa.com
), é também o sobrenome de minha querida e já falescida avó paterna.

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#114038 | gparacatu | 13 mar 2006 22:43 | Em resposta a: #114035

Oi Juliana, meu faro de detetive ainda está funcionando. Tentei achar o site desse instituto, porém não encontrei. Essa revista existe na fundação Calmon Barreto de Araxá, mas eles nãomandam cópias nem vendem o exemplar, por isso perguntei se você o tinha. Infelismente não conheço ninguém de Araxá para pedir ajuda
Outra coisa que queria te perguntar: por acaso, nas suas pesquisas, você não encontrou a ascendencia de Joaquim Pimentel Barbosa, aliado dos Afonsecas por casamentos? estou à procura da origem de seu avô Domingos P. Barbosa, meu sexto-avô.
Abraços. Vou entrar no seu site

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#114068 | AQF | 14 mar 2006 11:11 | Em resposta a: #19300

Cara Juliana Areias,

Na minha base de dados relativa a Alvares, fregª de Góis, distº de Coimbra aparecem d'Affonsecas (neste caso como patronímico de Affonso) cujas primeiras 4 gerações são as seguintes:

Pedro Affonso + & Petronilha Alves
1. João Affonso, Padre + & Leonor Mendes
1.1. Simão Affonso + & Catarina Marques
1.1.1. Simão d'Affonseca ca 1580-1646 & Catarina Antão +/1642
1.1.1.1. Sebastiana da Fonseca ca 1612-1632
1.1.1.2. Atanásio da Fonseca, Barbeiro ca 1614
1.1.1.3. Simão da Fonseca +1694
1.1.1.4. Eusébio da Fonseca, Padre 1618
1.1.1.5. Brites Antão da Fonseca +
1.1.1.6. Carlos da Fonseca ca 1623-1698
1.1.1.7. João da Fonseca +1633
1.1.2. Sabina d'Affonseca
1.1.3. Bárbara da Fonseca &ca 1612 Mateus Simões
1.1.3.1. Manuel da Fonseca ca 1613-1619
1.1.3.2. Simão da Fonseca ca 1614
1.1.3.3. Sebastiana Marques ca 1616
1.1.3.4. Atanásio da Fonseca ca 1618-1660
1.1.4. Filipe d'Affonseca & Angela Barata & Isabel x
1.1.4.1. João da Fonseca +1620
1.1.4.2. Filipe da Fonseca 1616
1.1.5. Manuel d'Affonseca, Padre +1656
1.1.6. Miguel d'Affonseca +1647 & Antónia Nunes
1.1.6.1. Manuel da Fonseca ca 1628
1.1.6.2. Isabel da Fonseca ca 1633
1.1.6.3. Maria da Fonseca ca 1637
1.1.6.4. Manuel da Fonseca ca 1640
1.1.6.5. Ana Nunes

A escrita d'Affonseca evoluiu posteriormente para 'da Fonseca'.

Até agora, nos descendentes que estou a levantar, apenas encontrei um cruzamento de Fonsecas com Silvas, na pessoa de Maria Angélica da Fonseca e Silva que poderá ter nascido por volta de 1750 e teve descendência como segue:

Maria Angélica da Fonseca e Silva & Francisco Barata de Lima
1. Anna Benedicta Barata de Lima &1810 José Barata Freire de Lima ca 1775
1.1. Manoel Barata Freire de Lima 1834 & Roza Emília de Magalhães
1.1.1. Aurélio Barata Freire de Lima 1865
2. José Barata Freire de Lima

Por agora é o que tenho para possíveis relacionamentos com os seus. Se precisar de mais informação ou consultar o meu site, pode pedir o meu e-mail ao moderador.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: d'Affonsecas de Alvares, Góis, Portugal

#114069 | AQF | 14 mar 2006 11:16 | Em resposta a: #114068

Caros confrades,

Volto aqui apenas para corrigir o título da minha mensagem que deveria ser o que agora indico.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#114388 | Juliana Areias | 17 mar 2006 20:15 | Em resposta a: #114068

Caro Ângelo,

Muitíssimo obrigada por suas interessantes informações! Como ainda nada foi descoberto sobre quem teriam sido os pais dos 3 irmaos Manuel,João e José 'Affonseca e Silva" e nem tampouco de que local de Portugal eram provenientes, por enquanto, não me é possível estabelecer relação com os dados que você apresentou, mas a possibilidade está sempre aberta. Obrigada mesmo! Em torno de 1750 é a data que estimo que os 3 irmãos devam ter nascido, já que vieram ao Brasil entre 1780 e 1790. Sendo assim, esta Maria Angelica da Fonseca e Silva que você citou, foi no mínimo contemporânea deles. Você dispoe algum dado sobre a ascendência dela?

Muito Obrigada mais uma vez!
Juliana Areias

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#122209 | Juliana Areias | 05 jul 2006 05:41 | Em resposta a: #114038

Oi Primo Aloísio,

Finalmente consegui cumprir minha promessa de fotografar as páginas do Livreto dos Affonseca e Silva que possuo. Criei um arquivo word com as imagens e agora posso lhe passar via email. No entao voce precisa me fornecer um email com boa capacidade de armazenamento, pois o arquivo é pesado, em torno de 11MB. Aguardo entao sua mensagem pro meu email: jvmendes@xtra.co.nz

Um beijo fraterno,
Prima Ju:-)

Resposta

Link directo:

Affonseca e Silva de Paracatu- MG X Affonseca de Santos - SP

#240585 | Anthony | 29 set 2009 00:18 | Em resposta a: #122209

Prezada Juliana Areias

Estou coletando dados da família de minha esposa, "do lado" dos Affonsecas.

O nome do meu sogro era Nelson Ruiz Affonseca (filho de Mario ??? Affonseca e Joana Ruiz) nascido em Santos-SP.

Tenho informações de que o Arcebispo (ou bispo ) Affonseca e Silva era primo do meu sogro.

Vc poderia fazer a gentileza de fornecer informações da família? Ou seja, entre outras, a ligação dos Affonseca com os Affonseca e Silva.

Ao seu dispor para informações sobre "o lado de cá" dos Affonseca.

Grato

Anthony

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#251972 | MINEIS | 20 mar 2010 14:49 | Em resposta a: #113723

A avó de meu marido, mãe do meu sogro era D. Lydia de Affonseca e Silva, confome consta de sua certidão de casamento e de nascimento.
Era filho natural e sabe-se que D. Lydia foi expulsa e deserdada. Sabe-se também que era irmã de Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, o bispo.
Não encontro registro da existencia de D. Lydia nas genealogias apresentadas neste er noutros sites.

Alguem pode me ajudar?

Grata, Inês

Resposta

Link directo:

RE: Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#270434 | CatarinaAfonseca | 11 fev 2011 17:51 | Em resposta a: #114388

O meu apelido é Afonseca e estou a tentar perceber as minhas origens mas suponho que nao tenha nada a ver com a familia Affonseca, pois nao?

Resposta

Link directo:

Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#420321 | Gilson Ferreira | 29 dez 2019 00:26 | Em resposta a: #113723

Olá, boa noite, creio que no seguinte trecho falta uma informação:

"18 M ix. Vigilato D' Affonseca e Silva.
Vigilato casou-se com (1) Maria França Pinheiro.
Vigilato também casou-se com (2) Augusta Carneiro."

Vigilato também se casou com Arminda Rodrigues Barbosa e tiveram seis filhos:
Rode Rodrigues Barbosa;
Aristóteles Rodrigues Barbosa;
Isaías Rodrigues Barbosa;
Tobias Rodrigues Barbosa(meu avô);
Pedro Rodrigues Barbosa;
Lídia Rodrigues Barbosa.
Eu não sei porque ele não registrou esses seis filhos com o sobrenome dele, todos tem o sobrenome da Arminda, caso você já tenha essa informação, peço que compartilhe comigo, pois sempre quis saber mais sobre minha origem. Obrigado!

Resposta

Link directo:

Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#420326 | mila1000 | 29 dez 2019 12:35 | Em resposta a: #19300

Gilson,

Pode ser que Juliana não saiba desse terceiro casamento.Você já localizou o óbito da segunda esposa de Vigilato?

No batismo ,ou, no registo dos filhos, quem foi o declarante? Em algum deles é mencionado onde ocorreu esse terceiro casamento?

Esses dados são importantes para que Juliana possa acrescentar na genealogia feita dos ascendentes.

Resposta

Link directo:

Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#420327 | gparacatu | 29 dez 2019 13:07 | Em resposta a: #420321

Caro Gilson,
O que sei sobre Vigilato e suas mulheres:
1 - com Maria de França, teve o filho José de Afonseca Pinheiro, o Juca do Vigilato;
2 - com Augusta Carneiro de Mendonça, dos Carneiro de Mendonça de Araxá, com quem casou em 1880 em Uberaba, teve dois filhos cujos nomes ignoro;
3 - com Arminda Rodrigues Barbosa, sua sobrinha, pois a mesma era filha de sua irmã Joana de Afonseca e Silva e Luiz Rodrigues Barbosa, ele teve os filhos que você listou
Eles viveram em concubinato, nunca houve casamento. Em dias de hoje era uma relação incestuosa
No tempo deles era normal e a igreja fazia vistas grossas. Arminda e seus filhos viveram algum tempo em Cristalina, Goiás.
É o que sei.
Abraços

Resposta

Link directo:

Affonseca e Silva de Paracatu- MG

#424923 | Gilson Ferreira | 15 jun 2020 14:14 | Em resposta a: #420327

Muito obrigado, sou neto do Tobias, é sempre bom saber sobre a nossa origem.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen