Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#19308 | Juliana Areias | 05 abr 2002 06:47

Olá, procuro qualquer informação sobre os ascendentes e descendentes de Antônio da Costa Azevedo Maia, casado com Ana Maria da Gama Maia , nascidos em torno de 1640. Sei que este Antônio é o avô de Antônio d'Azevedo Maia (1706- 28/11/1796), tronco desta família no jardim do Seridó- Rio Grande do Norte, Brasil. Agradeço desde já, toda a informação.
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69461 | ssru | 13 jul 2004 01:00 | Em resposta a: #19308

Conheço Manuel de Azevedo Maia,ainda vivo do Minho

Resposta

Link directo:

João Carlos Azevedo Maia

#69521 | jliberato | 13 jul 2004 22:24 | Em resposta a: #19308

Cara Juliana Areias,
Há o eng. João Carlos Azevedo Maia que foi presidente da Câmara de Oliveira de Frades e é hoje Governador Civil de Viseu.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69523 | vbriteiros | 13 jul 2004 22:35 | Em resposta a: #19308

Cara Juliana Areias
Esse casal terá nascido cerca de 1640 em que Freguesia ou Concelho de Portugal ?
E o neto ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69536 | Juliana Areias | 14 jul 2004 01:37 | Em resposta a: #69523

Caro Vasco Briteiros,

Primeiramente obrigada por entrar em contato.

"Azevedo Maia" ja era uma familia de Pres

Relatarei abaixo todas as informaçoes que obtive ate agora sobre estes antepassados de minha familia. Como você podera observar, ha alguns indicios que parecem indicar a possibilidade de que esta familia ja gozava de algum prestigio social em Portugal, na epoca, antes de alguns de seus membros imigrarem ao Brasil, (o que normalmente facilita a descoberta de documentaçao a respeito destes individuos e suas linhagens). Independente dessa hipotese ser verdadeira ou nao, o que eh certo, eh que no Brasil eh bem nitido que desfrutavam de um bom prestigio politico-economico-social, como você podera ver abaixo:

1A GERAçAO

ANTONIO DA COSTA AZEVEDO MAIA nascido +/- 1640 no Norte de Portugal
casado com ANA Maria da Gama Maia. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Jose Antonio d'Azevedo Maia
- Pedro da Costa Azevedo - que imigrou para o Brasil acolhido por seu parente Capitao -mor Alexandre de Sousa Azevedo, Governador da Paraiba entre 1678/ 1684. Pedro, no Brasil, foi sesmeiro e obteve terras nos Sertoes da Paraiba em 12/5/1701. Se tornou um latifundiario e capitao de prestigio apos a expulsao dos Holandeses. Por isso passou a incentivar a vinda de outros parentes e arranjar casamentos para os mesmos.

2A GERAçAO:

- CAPITAO PEDRO DA COSTA AZEVEDO (sobre o qual ja disse tudo o que sei acima)

- JOSE ANTONIO D'AZEVEDO MAIA nasceu +/- 1673 no Norte de Portugal
casado com ISABEL Pereira Alves. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Antonio d'Azevedo Maia
- Maria d'Azevedo Alves Maia - que casou com seu primo Francisco Vitorino Pereira Maia e tiveram ao menos 3 filhos: Franciso, Vitorino e Antonio (Pereira Maia). Todos os três imigraram ao Brasil junto com seu tio Antonio d'Azevedo Maia.

3A GERAçAO:

-MARIA D'AZEVEDO MAIA - sobre a qual ja disse tudo o que sei acima.

- ANTÔNIO D'AZEVEDO MAIA- nasceu em 1706 no Minho, Arcebispado de Braga, desconheço em qual freguesia. Imigrou ao Brasil , trazendo junto os seus sobrinhos Francisco, Vitorino e Antonio (filhos de sua irma Maria que permanesceu em Portugal). Veio para o Brasil incentivado por seu tio, o Capitao Pedro da Costa de Azevedo (que tambem ja citei acima) e casou-se com JOSEFA Maria de Moraes Valcecer de Almeida (nascida em Mamanguape, na Paraiba do Norte, atual Joao Pessoa- Brasil em 1710). Antonio d'Azevedo Maia morreu em 28/11/1796 na Fazenda Conceiçao, atual Jardim do Serido, sertao do Rio Grande do Norte - Brasil). Eh o patriacarca de Jardim do Serido, de onde toda pessoa de sobrenome Azevedo, nesta localidade, descende. O casal deixou 8 filhos, dentre eles, citarei apenas 2 do qual minha familia tem linha direta de descendencia:

4A GERAçAO:

- ANTONIO D'AZEVEDO MAIA (o segundo) , nascido em 14/1/1760 em Mamanguape, Paraiba. Morreu em 1/5/1822 na Fazanda Conceiçao em Jd do Serido. Eh considerado o fundador da cidade, pois de sua doaçao da capela Conceiçao a Igreja, nasceu o povoado, hoje cidade Jardim do Serido. Deixou enorme descendencia de seu casamento com Micaela Dantas Pereira.

- JOSE D'AZEVEDO MAIA - nascido em cerca de 1752 em Mamanguape, na Paraiba, falescido em 22/2/1828 em Caico - Rio Grande do Norte. De seu casamento com JOSEFA Maria de Jesus do Sacramento, tambem minha familia descende.

Por enquanto isso eh tudo o que sei sobre o ramo desta minha familia e suas origens Portuguesas. Gostaria logicamente, aprofundar-me mais, descobrir mais dados e documentos. Por isso, agradeço qualquer auxilio.

Muito Obrigada,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69537 | Juliana Areias | 14 jul 2004 01:46 | Em resposta a: #69461

Caro/a SSRU,

Primeiramente obrigada por seu contato. Sera que voce teria como verificar por favor, se o Manuel de Azevedo Maia, vivo no Minho e seu conhecido teria alguma conecçao genealogica com a minha familia Azevedo Maia que imigrou ao Brasil (primeiramente a Paraiba em meados de 1600?) . Seria uma imensa alegria descobrir relativos de minha familia em Portugal!!!

Relatarei abaixo todas as informaçoes que obtive ate agora sobre estes antepassados de minha familia, na esperança de assim poder achar algum novo elo. Como você podera observar, ha alguns indicios que parecem indicar a possibilidade de que esta familia ja gozava de algum prestigio social em Portugal, na epoca, antes de alguns de seus membros imigrarem ao Brasil, (o que normalmente facilita a descoberta de documentaçao a respeito destes individuos e suas linhagens). Independente dessa hipotese ser verdadeira ou nao, o que eh certo, eh que no Brasil eh bem nitido que desfrutavam de um bom prestigio politico-economico-social, como você podera ver abaixo:

1A GERAçAO

ANTONIO DA COSTA AZEVEDO MAIA nascido +/- 1640 no Norte de Portugal
casado com ANA Maria da Gama Maia. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Jose Antonio d'Azevedo Maia
- Pedro da Costa Azevedo - que imigrou para o Brasil acolhido por seu parente Capitao -mor Alexandre de Sousa Azevedo, Governador da Paraiba entre 1678/ 1684. Pedro, no Brasil, foi sesmeiro e obteve terras nos Sertoes da Paraiba em 12/5/1701. Se tornou um latifundiario e capitao de prestigio apos a expulsao dos Holandeses. Por isso passou a incentivar a vinda de outros parentes e arranjar casamentos para os mesmos.

2A GERAçAO:

- CAPITAO PEDRO DA COSTA AZEVEDO (sobre o qual ja disse tudo o que sei acima)

- JOSE ANTONIO D'AZEVEDO MAIA nasceu +/- 1673 no Norte de Portugal
casado com ISABEL Pereira Alves. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Antonio d'Azevedo Maia
- Maria d'Azevedo Alves Maia - que casou com seu primo Francisco Vitorino Pereira Maia e tiveram ao menos 3 filhos: Franciso, Vitorino e Antonio (Pereira Maia). Todos os três imigraram ao Brasil junto com seu tio Antonio d'Azevedo Maia.

3A GERAçAO:

-MARIA D'AZEVEDO MAIA - sobre a qual ja disse tudo o que sei acima.

- ANTÔNIO D'AZEVEDO MAIA- nasceu em 1706 no Minho, Arcebispado de Braga, desconheço em qual freguesia. Imigrou ao Brasil , trazendo junto os seus sobrinhos Francisco, Vitorino e Antonio (filhos de sua irma Maria que permanesceu em Portugal). Veio para o Brasil incentivado por seu tio, o Capitao Pedro da Costa de Azevedo (que tambem ja citei acima) e casou-se com JOSEFA Maria de Moraes Valcecer de Almeida (nascida em Mamanguape, na Paraiba do Norte, atual Joao Pessoa- Brasil em 1710). Antonio d'Azevedo Maia morreu em 28/11/1796 na Fazenda Conceiçao, atual Jardim do Serido, sertao do Rio Grande do Norte - Brasil). Eh o patriacarca de Jardim do Serido, de onde toda pessoa de sobrenome Azevedo, nesta localidade, descende. O casal deixou 8 filhos, dentre eles, citarei apenas 2 do qual minha familia tem linha direta de descendencia:

4A GERAçAO:

- ANTONIO D'AZEVEDO MAIA (o segundo) , nascido em 14/1/1760 em Mamanguape, Paraiba. Morreu em 1/5/1822 na Fazanda Conceiçao em Jd do Serido. Eh considerado o fundador da cidade, pois de sua doaçao da capela Conceiçao a Igreja, nasceu o povoado, hoje cidade Jardim do Serido. Deixou enorme descendencia de seu casamento com Micaela Dantas Pereira.

- JOSE D'AZEVEDO MAIA - nascido em cerca de 1752 em Mamanguape, na Paraiba, falescido em 22/2/1828 em Caico - Rio Grande do Norte. De seu casamento com JOSEFA Maria de Jesus do Sacramento, tambem minha familia descende.

Por enquanto isso eh tudo o que sei sobre o ramo desta minha familia e suas origens Portuguesas. Gostaria logicamente, aprofundar-me mais, descobrir mais dados e documentos. Por isso, agradeço qualquer auxilio.

Muito Obrigada,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: João Carlos Azevedo Maia

#69539 | Juliana Areias | 14 jul 2004 01:53 | Em resposta a: #69521

Caro JLiberato,

Primeiramente muito obrigada por sua mensagem e dica. Você saberia me informar como eu poderia encontrar mais informaçao genealogica sobre a pessoa que você me indicou: Joao Carlos Azevedo Maia? Ou ate mesmo como eu poderia contacta-lo diretamente via email, por expemploCaro Vasco Briteiros,

Primeiramente obrigada por entrar em contato.

"Azevedo Maia" ja era uma familia de Pres

Relatarei abaixo todas as informaçoes que obtive ate agora sobre estes antepassados de minha familia, de forma que assim, talvez o senhor talvez tenha alguma outra boa ideia a me sugerir. Como você podera observar, ha alguns indicios que parecem indicar a possibilidade de que esta familia ja gozava de algum prestigio social em Portugal, na epoca, antes de alguns de seus membros imigrarem ao Brasil, (o que normalmente facilita a descoberta de documentaçao a respeito destes individuos e suas linhagens). Independente dessa hipotese ser verdadeira ou nao, o que eh certo, eh que no Brasil eh bem nitido que desfrutavam de um bom prestigio politico-economico-social, como você podera ver abaixo:

1A GERAçAO

ANTONIO DA COSTA AZEVEDO MAIA nascido +/- 1640 no Norte de Portugal
casado com ANA Maria da Gama Maia. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Jose Antonio d'Azevedo Maia
- Pedro da Costa Azevedo - que imigrou para o Brasil acolhido por seu parente Capitao -mor Alexandre de Sousa Azevedo, Governador da Paraiba entre 1678/ 1684. Pedro, no Brasil, foi sesmeiro e obteve terras nos Sertoes da Paraiba em 12/5/1701. Se tornou um latifundiario e capitao de prestigio apos a expulsao dos Holandeses. Por isso passou a incentivar a vinda de outros parentes e arranjar casamentos para os mesmos.

2A GERAçAO:

- CAPITAO PEDRO DA COSTA AZEVEDO (sobre o qual ja disse tudo o que sei acima)

- JOSE ANTONIO D'AZEVEDO MAIA nasceu +/- 1673 no Norte de Portugal
casado com ISABEL Pereira Alves. Tiveram ao menos 2 filhos:

- Antonio d'Azevedo Maia
- Maria d'Azevedo Alves Maia - que casou com seu primo Francisco Vitorino Pereira Maia e tiveram ao menos 3 filhos: Franciso, Vitorino e Antonio (Pereira Maia). Todos os três imigraram ao Brasil junto com seu tio Antonio d'Azevedo Maia.

3A GERAçAO:

-MARIA D'AZEVEDO MAIA - sobre a qual ja disse tudo o que sei acima.

- ANTÔNIO D'AZEVEDO MAIA- nasceu em 1706 no Minho, Arcebispado de Braga, desconheço em qual freguesia. Imigrou ao Brasil , trazendo junto os seus sobrinhos Francisco, Vitorino e Antonio (filhos de sua irma Maria que permanesceu em Portugal). Veio para o Brasil incentivado por seu tio, o Capitao Pedro da Costa de Azevedo (que tambem ja citei acima) e casou-se com JOSEFA Maria de Moraes Valcecer de Almeida (nascida em Mamanguape, na Paraiba do Norte, atual Joao Pessoa- Brasil em 1710). Antonio d'Azevedo Maia morreu em 28/11/1796 na Fazenda Conceiçao, atual Jardim do Serido, sertao do Rio Grande do Norte - Brasil). Eh o patriacarca de Jardim do Serido, de onde toda pessoa de sobrenome Azevedo, nesta localidade, descende. O casal deixou 8 filhos, dentre eles, citarei apenas 2 do qual minha familia tem linha direta de descendencia:

4A GERAçAO:

- ANTONIO D'AZEVEDO MAIA (o segundo) , nascido em 14/1/1760 em Mamanguape, Paraiba. Morreu em 1/5/1822 na Fazanda Conceiçao em Jd do Serido. Eh considerado o fundador da cidade, pois de sua doaçao da capela Conceiçao a Igreja, nasceu o povoado, hoje cidade Jardim do Serido. Deixou enorme descendencia de seu casamento com Micaela Dantas Pereira.

- JOSE D'AZEVEDO MAIA - nascido em cerca de 1752 em Mamanguape, na Paraiba, falescido em 22/2/1828 em Caico - Rio Grande do Norte. De seu casamento com JOSEFA Maria de Jesus do Sacramento, tambem minha familia descende.

Por enquanto isso eh tudo o que sei sobre o ramo desta minha familia e suas origens Portuguesas. Gostaria logicamente, aprofundar-me mais, descobrir mais dados e documentos. Por isso, agradeço qualquer auxilio.

Muito Obrigada,
Juliana Areias :-). Agradeço mais uma vez a sua ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: João Carlos Azevedo Maia

#69545 | jliberato | 14 jul 2004 08:35 | Em resposta a: #69539

Cara Juliana Areias,
Sugiro que pesquise no site do Governo civil de Viseu.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69604 | vbriteiros | 14 jul 2004 22:03 | Em resposta a: #69536

Cara Juliana Areias.
A indicação de " natural do norte de Portugal" é muito vaga enão chega para investigar. Só por mero acaso se poderá encontrar dados relativos a essa familia.
Tente investigar as origens do Governador da Paraíba, pois talvez lhe possa dar uma pista.
Cumprimentos.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69686 | ssru | 16 jul 2004 00:53 | Em resposta a: #69537

Queira aceitar as minhas desculpas.Eu estava a pensar num primo meu chamado Manuel de Araujo Maia nascido em 1942.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69692 | Juliana Areias | 16 jul 2004 03:05 | Em resposta a: #69604

Caro Vasco,

Você tem razao, achar as origens de Alexandre de Souza Azevedo (o Governador da Paraiba) pode ser uma soluçao. Na iniciei por esse caminha, mas ainda nada encontrei. Entretanto, hoje,"Caçando na internet alguma outra informaçao complementar, encontrei um site que diz ser FRANCISCO ALVES MAIA (um dos sobrinhos do meu ancestral ANTONIO D'AZEVEDO MAIA, como relatei anteriomente), natural da regiao do Porto, provavelmente do Concelho da Maia.
Você acha que esta informaçao ja me daria algum ponto de partida, ou ainda continua muito vago? A incoerencia eh que me parecia que Antonio d'Azevedo Maia vinha da regiao de Braga e nao do Porto como parece vir um de seus sobrinos que desembarcou com ele no Brasil.
Obrigada mais uma vez por sua orientaçao!
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69694 | Juliana Areias | 16 jul 2004 03:10 | Em resposta a: #69686

Sem problema, mesmo assim, ainda ha a possibilidade de haver alguma conecçao, ainda que antiga e remota.

Atenciosamente,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69719 | vbriteiros | 16 jul 2004 14:37 | Em resposta a: #69692

Cara Juliana Areias.
Continua sendo vaga a informação. Seria preciso ao nome da freguesia.
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69794 | rpf | 17 jul 2004 21:37 | Em resposta a: #69719

Cara Juliana Areias

Existe uma família Azevedo Maia, no antigo concelho da Maia, termo da cidade do Porto, freguesia de Parada, actual concelho de Vila do Conde. No entanto apenas conheço referencias para o sec XIX. Dificilmente será a mesma, dada a diferença cronológica. De facto sem a freguesia é agulha em palheiro.

Cumprimentos

Rogério Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#69800 | Ima | 18 jul 2004 00:05 | Em resposta a: #69794

Só para acrescentar que efectivamente na região de Vila do Conde há muita gente com o nome Azevedo Maia. Também é uma zona de forte emigração para o Brasil. Por isso é um área a explorar. Provavelmente algum dos entendidos que por aí andam - o que não é o meu caso - poderá informar onde se podem encontrar listas de emigrados para o Brasil, acho que já vi aqui neste forum indicações , mas já não me lembro onde... Creio que em Vila do Conde há documentação disponível. E já consultou o Memorial do Emigrante aí no Brasil? Melhores cumprimentos e boas pesquizas.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#79827 | Barahona | 20 dez 2004 18:28 | Em resposta a: #69800

Caros confrades:
Não sei se esta informação é já extemporânea, mas só há poucos dias acedo ao genea.
O Engº João Carlos Azevedo Maia tem estes apelidos por junção de um apelido do lado materno e um do lado paterno. É sétimo neto do Capitão Luís António Pinto de Azevedo, de Cambra, Vouzela, com armas em 1776. O Maia vem do lado paterno, é ainda um terreno menos conhecido. Sei que vem de uma casa de Passos de Vilharigues (Casa de Torningues), associado aos apelidos Rocha e Negrão. Pelos assentos de baptismo que já vi encontro um bisavô do Engº João Carlos Azevedo Maia, de nome Alexandre José da Rocha Negrão, com um irmão Padre Ricardo José da Maia. Acontece que o pai de ambos se chama Custódio José da Rocha, o avô Manuel Jorge (de Torningues) e a avó Maria da Rocha. O Maia e o Negrão ...
Quem sabe se fui útil!
Cumprimentos
A Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#103923 | maia1071 | 27 out 2005 01:06 | Em resposta a: #19308

boa noite(aqui no Brasil)
sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda.

alguem poderia me enviar o brasao da familia MAIA?
meu e mail:
maia1071@yahoo.com.br

grato

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#104201 | nestorina | 31 out 2005 15:27 | Em resposta a: #19308

Juliana, sou da família Dantas (Antas), tenho parentes no Rio Grande do Norte e na árvore genealógica, consta que Micaela Dantas Pereira, casou-se com Antonio de Azevedo Maia II e tiveram um filho chamado José de Azevedo Maia, que casou-se com Tomásia Maria da Conceição e seu filho: Manoel Antonio de Azevedo Dantas. Espero ter ajudado.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#104257 | Juliana Areias | 01 nov 2005 00:58 | Em resposta a: #104201

Ola Nestorinina,

Entao voce eh mais uma prima, hehehe, pois meu marido tambem descende deste mesmo ramo dos Azevedos de Jardim do Serido e dos Dantas de Carnauba. O que estou procurando agora eh justamente alguma informaçao sobre os ascendentes dos avos e bisavos do Antonio de Azevedo Maia II que voce citou, cujo pai era o Portugues Antonio d'Azevedo Maia I . Sobre a Dantas, existe o grupo do yahoo chamado "Dantas de CArnauba." Voce ja o conhece? Vale a pena participar.
Grande Beijo,
Prima Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#114651 | MLS | 21 mar 2006 14:54 | Em resposta a: #104257

Juliana
Eu tenho uma trisavó Azevedo Maia, naturalmente mais recente que os que pretende. No entanto poder ser uma pista. Aqui vai: Uma irmã dela de nome Maria de Azevedo Maia, natural de S. Martinho de Fornelo, Vila do Conde onde nasceu no ano de 1824, casou com Vitorino de Azevedo Maia, natural da freguesia de Santa Cristina de Malta, filho de José de Azevedo Maia e de Margarida da Silva Maia e irmão de José de Azevedo Maia, residente em Pernambuco, Brasil.
Espero ter ajudado.
Um abraço
Maria de Lourdes Santarém
Braga-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#114666 | fertelde | 21 mar 2006 17:46 | Em resposta a: #103923

pode encintrar o brazao da familia Maia aqui mesmo, nesta pagina, acima, na janelinha de pesquisar, coloque o nome Maia e mude de pessoas para famila, na busca, e aparecera a informaçao que deseja.
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#114684 | Juliana Areias | 21 mar 2006 22:05 | Em resposta a: #114651

Olá Maria de Lourdes,

Muitíssimo obrigada por sua mensagem! Uau, sua pista parece "quentíssima", fiquei arrepiada ao ler as informaçoes que mandaste. Por favor, apenas me indique se entendi bem: este Jose de Azevedo Maia residente em Pernambuco era irmao de Vitorino, portanto ambos filhos do casal Jose e Margarida certo? Acho tudo muito coerente e possivel de entao termos algum laço de parentesco! Voce acha que teria como investigar mais sobre este Jose de Azevedo Maia por ai em Portugal?

Grandes Saudaçoes,
De sua agora possivel "prima" :-)
Juliana :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#114852 | MLS | 23 mar 2006 20:58 | Em resposta a: #114684

Olá Juliana
Foi exactamente isso que eu escrevi. Vou ver se em Abril conseguirei ir um dia ao Arquivo Distrital do Porto. Depois direi alguma coisa. Já agora, também fica a saber que o meu bisavô José de Azevedo Faya, sobrinho de Vitorino de Azevedo Maia, também esteve no Brasil alguns anos, onde veio a falecer penso que no Rio de Janeiro, mas não tenho a certeza. O corpo veio para Portugal, onde está sepultado.
Até breve
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#153064 | Daniele Cristina F.S | 20 abr 2007 05:19 | Em resposta a: #19308

Olá, Juliana!


Não sou uma pesquisadora como você, mas me interesso um pouco por genealogia. Sou uma integrante das famílias seridoenses MEDEIROS, FERNANDES PIMENTA, DANTAS e ARAÚJO PEREIRA.
No Seridó há duas famílias MEDEIROS, sendo que a 1ª família MEDEIROS vem dos irmãos portugueses RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS, e a 2ª Família Medeiros vem de um misterioso ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE, falecido em 1786, que ninguém sabe de onde veio, a suspeita é que o mesmo seja de Recife - PE, e a esposa Joana Batista de Macedo seja natural da Freguesia de Açu, RN. O casal ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE e JOANA BATISTA DE MACEDO, segundo o inventário iniciado em Natal e concluído em Caicó, RN, foram pais de 10 filhos, entre os quais Manoel Martins de Medeiros e Josefa Maria do Sacramento, esposa de José de Azevedo Maia, irmão de Antônio de Azevedo Maia, o 2º, o Fundador de Jardim do Seridó, RN.
A respeito do provável bisavô paterno de Caetano Dantas Correia, que foi Belchior de Antas Correia, segundo uma fonte deste site de genealogia portuguesa, o mesmo era filho de Pedro Vaz de Antas e de Maria Cobaco Correia, e não filho de outro Belchior de Antas Correia como uma outra pessoa afirmou neste forum.
Sobre os irmãos RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS, os mesmos não tinham o AFONSO no sobrenome e nem o pai destes. Na certidão de casamento dos pais de Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos consta apenas os nomes de MANOEL DE MATOS, que não tinha o sobrenome Afonso, e MARIA DE MEDEIROS, e esta não tinha o sobrenome Pimentel como afirmam alguns genealogistas pesquisadores, sendo que ele era filho de Rodrigo de Matos e de Maria Lopes de Fontes ( E não Catarina de Fontes ) e ela filha de Bartolomeu de Frias ( Não tem o sobrenome Camelo ) e de Maria de Medeiros Rocha.
O Rodrigo de Matos, nascido em 1634 e falecido em 23 de agosto de 1799 na idade de 65 anos, que nos documentos portugueses era tido como lavrador, era filho de um Afonso de Matos, talvez esta seja a explicação dos genealogistas e historiadores colocarem indevidamente o AFONSO em Manoel de Matos e nos seus filhos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos, já que eles não tinham o AFONSO.
Já Maria Lopes de Fontes, nascida em 1635 e falecida em 08 de março de 1709, era filha de um Manoel de Fontes com Maria Lopes e foi a Mãe de Manoel de Matos ( Pai dos irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos ).
Sabe-se que Rodrigo de Matos e Maria Lopes de Fontes deixaram vários filhos, entre eles MANOEL DE MATOS, Rodrigo de Matos Filho e Francisco de Matos, cujo nome consta na certidão de óbito de RODRIGO DE MATOS.

O Registro do Óbito de RODRIGO DE MATOS está escrito assim em Portugal:

“ Aos vinte e tres dias do mes de Agosto de mil e seis centos e noventa e nove annos faleceo nesta freguezia da vida presente RODRIGO DE MATOS da Lomba que tinha de idade sessenta e sinco Annos com todos os sacram.tos foi sepultado nesta igreja do Apostolo S. P.o fez testamento em que deichou a sua molher Maria Fontes hua capella (...) huas cazas de que ha administrador seu f.o Fran.co de Matos e também que lhe dedicassem sessenta missas do oficio de (...) “
Há também em Portugal o registro do Óbito de MARIA LOPES DE FONTES, trascrito da seguinte forma:

“ Em os outo dias de março de mil setecentos e nove annos faleceo da vida presente MARIA DE FONTES molher de Rodrigo de Mattos morador na Lomba de Santa Barbara termo desta freguesia de idade de setenta e tres anos pouco mais ou menos com todos os sacramentos da Santa Madre Igreja, foi involta em hû hábito de Sayal acompanhada a sepultura com os religiosos de Sam Francisco com colegio nesta freguesia e mais clerigos de fora no enterro fez um solene testamento em q deichou de hû filho hû oficio de nove (...) “

A coincidência é que MARIA LOPES DE FONTES faleceu quase dois meses depois do nascimento do neto paterno RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA, já que este nasceu em 21 de janeiro de 1709.

Sobre Tomaz de Araújo Pereira, o 1º, natural de Viana, Portugal, nenhum historiador e genealogista se interessou em conseguir obter o seu registro de batismo ou alguma coisa sobre quem foram os seus irmãos e sobre a sua ascendência, como o nome dos pais, avós, bisavós, etc., o que é uma pena e lamentável, pois o português Tomaz de Araújo Pereira é considerado o Adão Seridoense, já que quase todos os seridoenses são descendentes dele, com raríssimas exceções, isto é, são descendentes de Tomaz de Araújo Pereira, o português, quase todos os seridoenses, mesmo aqueles que não tem Araújo ou Pereira no sobrenome, e por isso Tomaz de Araújo Pereira pode ser considerado literalmente o PAI de quase todos os seridoenses e o maior tronco genealógico de toda a Região do Seridó, Estado do Rio Grande do Norte.
Estes historiadores e genealogistas procuraram saber a ascendência dos irmãos MEDEIROS ( Rodrigo e Sebastião ) e Caetano Dantas Correia, mas erraram em não ter pesquisado a ascendência do português Tomaz de Araújo Pereira, que mesmo existindo todos estes dados em Portugal, hoje, num mundo globalizado e com o advento da Informática, tudo ficou mais fácil para fazer esse tipo de pesquisa, para isso basta ter habilidade, interesse e principalmente dinheiro para se viajar a Portugal com a finalidade de pesquisar ou ainda contratar os serviços de genealogistas de Portugal através da Internet. É realmente uma pena o nosso ancestral de Portugal Tomaz de Araújo Pereira ter ficado de fora do interesse dos historiadores e genjealogistas que tem condições financieiras suficientes para se aprofundar numa pesquisa mais aprofundada a respeito da ascendência do português Tomaz de Araújo Pereira.
Ficarei bastante agradecida em receber a sua resposta.
Abraços e Obrigada!

Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#155337 | Juliana Areias | 08 mai 2007 02:34 | Em resposta a: #153064

Oi Daniela!

Eh uma imensa alegria receber sua mensagem, diga-se de passagem, que rica mensagem! Nao sou uma pesquisadora formal tambem, apenas tenho paixao por genealogia como voce. Todas as informacoes que voce me forneceu me interessam muitissimo. Entretanto, porque de agora ate dezembro, estou em viagem e mudanca constante , sempre hospedada em casa de amigos, estou com meu acesso a internet limitado e sem todos os meus documentos genealogicos comigo, para podermos conversar mais profundamente sobre todas as pessoas que voce citou e compararmos os dados que voce passou com os que tenho. Mesmo assim, ja vejo que voce me passou informacoes preciosas e que pra mim eram ainda desconhecidas, principalmente sobre este inventario de Antonio de Medeiros Corte casado com Joana Batista de Macedo onde constam todos os filhos deles. Daniele, voce possui copia desse inventario, poderia me dar mais detalhes dele! Tenho total interesse pois meu marido Rogerio descende tambem deste casal, precisamente atraves de seu filho Manuel Martins (Alves?) de Medeiros que casou com Maria Francisca da Conceicao em 25/8/1791. (Esta Maria Francisca filha de Antonio de Azevedo Maia e Micaela Dantas Pereira). Tenho copia digital desse assento de casamento que pesquisei pessoalmente em 2000, quando estive no Serido. Como devo passar pelo Serido entre agosto, setembro deste ano, novamente, se voce me desse mais detalhes sobre este testamento, eu poderia tentar localiza-lo pessoalmente.

Meu marido tambem descende de Jose de Azevedo Maia (filho do Portugues Antoniode Azevedo Maia) casado com Josefa MAria (de Jesus) do Sacramento. So que eu nao sabia ainda os nomes dos pais de Joseja. Entao ela tambem eh filha do Antonio de Medeiros Corte! Essa eh pra mim uma grande revelacao! Por isso mais uma vez seria fantastico se eu pudesse localizar esse inventario!
Entao, aguardo super ansiosa seu retorno e tambem lhe agradeco imensamente por esses presentes preciosos que voce ja me deu.

Grande beijo,
Juliana :-)
PS: Onde voce reside?

Resposta

Link directo:

FAMÍLIA DE ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE

#155339 | Daniele Cristina F.S | 08 mai 2007 04:10 | Em resposta a: #155337

Oi, Juliana!


Sou natural do Estado do Rio Grande do Norte, mas moro na Paraíba, e Obrigada por ter respondido. A respeito do misterioso Antôniode Medeiros Corte, que ninguém sabe de onde veio, qual a origem dele, sabe – se que ele casou com Joana Batista de Macedo e deste casamento nasceram 10 filhos:
1- Tereza Maria de Jesus, que casou com Antônio Nunes de Medeiros, e esta família residiu em Mossoró, RN;
2- Josefa Maria do Sacramento, que casou com José de Azevedo Maia;
3- Ana Ferreira de Macedo, que casou com João Ferreira de Paiva;
4- José Ferreira de Macedo;
5- Francisca Ferreira de Macedo, casada com Francisco Ferreira de Paiva, filho de José Ferreira de Paiva e de Ana Maria de Sena, esta filha de Manoel Alves dos Santos, e este filho do português Domingos Alves dos Santos;
6- Antônio Nunes Pereira;
7- Carlos de Medeiros Corte;
8- Manoel Martins de Medeiros, casado com Francisca Maria da Conceição, filha de Antônio de Azevedo Maia e de Micaela Dantas;
9- Maria Tereza de Jesus;
10- Joaquim Patrício de Medeiros, casado com Maria Rosalina de Jesus.

Este inventário estava localizado no Cartório de Caicó, e eu só anotei os dados que me interessavam, e não tinham nada que pudesse indicar de onde era o Antônio de Medeiros Corte e nem a sua filiação, e agora como estes documentos saíram do cartório, acredito que para localizar não será mais uma missão fácil, pois ao que parece que foram para o departamento de História do Campus da UFRN.
Já estou dando como sem esperanças nenhuma, totalmente impossível, saber a origem deste ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE, um misterioso personagem que veio de lugar desconhecido e fixou com a sua enorme família e proliferaram uma outra família MEDEIROS no sertão seridoense. O mais é ter que nos contentarmos em saber apenas que essa pessoa ANTÔNIO DE MEDEIRS CORTE existiu e que era o nosso ancestral, e nada mais do que isso é mais possível saber.
Dos filhos deste misterioso ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE e JOANA BATISTA DE MACEDO, um de nome Manoel Martins de Medeiros contraiu matrimônio com Francisca Maria da Conceição e deixou enorme família, uns 11 filhos que tentarei enumerar abaixo, e que todos estes contraíram matrimônio:
01- ANTÔNIO MARTINS DE AZEVEDO, casado com Tereza Maria de Jesus;
02- ANTÔNIO MARTIS DE MEDEIROS, casado com Antônia da Silva Freire;
03- JOÃO MARTINS DE MEDEIROS, casado com Ana Joaquina;
04- JOSÉ MARTINS DE MEDEIROS, casado com Maria Francisca;
05- SIMPLÍCIO DANTAS DE MEDEIROS;
06- SILVESTRE MARTINS DE MEDEIROS, casado duas vezes;
07- ALEXANDRE DANTAS DE AZEVEDO;
08- ANDRÉ FRANCISCO DE MEDEIROS;
09- ANA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, que casou com Joaquim Alves dos Santos e depois se separou dele;
10- MARIA FRANCISCA, que casou com Manoel de Azevedo Maia;
11- JOSEFA ROSALINA DO AMOR DIVINO, que casou com Manoel Barbosa Pimenta.
Como você pode ver, é uma descendência grande, duas famílias MEDEIROS no Seridó, a fundada por dois irmãos MEDEIROS, o Rodrigo e o Sebastião, e esta fundada pelo misterioso ANTÔNIO DE MEDEIRoS CORTE, que surgiu do nada na Região do Seridó, e que hoje é totalmente impossível saber a origem dele.

Quanto aos Irmãos MEDEIROS, o Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebgastião de Medeiros Matos, pelo menos se sabe a origem deles, da Ilha de São Miguel, Portugal, e abaixo segue trascrito os registros do Batismo, do Casamento e do Falecimento do Pai deles, MANOEL DE MATOS, sem ter este sobrenome AFONSO, que acho que foi fantasia de quem pesquisou apenas por tradição oral, e não em documentos, e o nome da Mãe de Manoel de Matos era Maria Lopes de Fontes e não Catarina de Fontes.


O Batismo de MANOEL DE MATOS está registrado em Portugal da seguinte forma:

" Em os dous dias do mes de março de mil seis centos e sessenta e outo annos Baptizei eu o P.e Cura Pedro de Souza de Melo a húm menino a quem pus o nome MANOEL f.o de Rodrigo de Matos e Maria Lopes de Fontes sua molher foram padrinhos Fran.co de Souza f.o do Capitam Matias Furtado da lomba e Maria de Teves mulher de Joao de Paiva, da Lomba dia ut supra.

Em Portugal existe o Matrimônio de MANOEL DE MATOS e MARIA DE MEDEIROS , registrado num dos livros de Casamentos da Freguesia de São Pedro da Ribeira Seca, da Ilha de São Miguel, que está escrito da seguinte maneira:

“ Em os dezessete dias do Mês de junho de Mil Seis centos noventa trez annos Recebeo o R.do Ouvidor o D.ºr João de Souza Freyre na forma do sagrado concilio Trident. Não avendo de novo canônico impedimento algum a MANOEL DE MATOS fº de Rodrigo de Matos e de sua m.er Maria de Fontes com MARIA DE MEDEIROS, fª de Bartholomeu de Frias e de sua m.er Maria de Mideiros já defunta. Forao padrinhos o Capitão Francisco Tavares Homem, Antº brum da Silveira, m.ors. na Ribeira Grande e madrinha Mª de Fontes e assistiram muitas pessoas. O casamento foi realizado na freguesia de São Pedro da Ribeira Seca, concelho de Ribeira Grande, Ilha de São Miguel. “


Já o registro de Óbito de MANOEL DE MATOS está escrito da seguinte forma e o mesmo é tratado por Alferes:

" Em os sete dias do mes de novembro de mil sete centos e vintea e nove faleceo de vida prezente o alferes MANOEL DE MATTOS homê casado morador nesta freguesia com todos os divinos sacramentos sendo de idade de setenta annos pouco mais ou menos não fez testamento foi seu corpo sepultado involto com hábito de sayal e acompanhado dos religiosos do Colegio e mais clérigos (...) nesta freguesia (...) fica sepultado em sepultura da fábrica por sua alma se fez hú ofício de (...) denunciações e se dedicaram cento e dez missas (...) "

Há um registro de Batismo em Portugal de um RODRIGO, batizado em 02 de fevereiro de 1634, sendo filho legítimo de Filipe Rodrigues e de Domingas de Matos, que parece se referir a pessoa do Pai de Manoel de Matos e Avô Paterno dos Irmãos Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Rocha, mas não existe nenhuma certeza absoluta disso, e isso sem falar que o pai de um Rodrigo de Matos seria Afonso de Matos, o que faz confundir cada vez mais essa genealogia dos Irmãos RODRIGO DE MEDEIROS ROCHA e SEBASTIÃO DE MEDEIROS MATOS.

O Registro do Óbito de RODRIGO DE MATOS escrito desta maneira em Portugal mostra que o mesmo faleceu com 65 anos aos 23 de agosto de 1699, e fazendo a subtração do ano de falecimento com a idade, resulta no ano de 1634, e o batizado do outro RODRIGO, em 02 de fevereiro de 1634, como sendo filho de um Felipe Rodrigues e de uma Domingas de Matos fazem tudo ficar confuso por causa da coincidência do ano 1634, já que o Rodrigo de Matos em questão é tido como filho de um Afonso de Matos.

“ Aos vinte e tres dias do mes de Agosto de mil e seis centos e noventa e nove annos faleceo nesta freguezia da vida presente RODRIGO DE MATOS da Lomba que tinha de idade sessenta e sinco Annos com todos os sacram.tos foi sepultado nesta igreja do Apostolo S. P.o fez testamento em que deichou a sua molher Maria Fontes hua capella (...)huas cazas de que ha administrador seu f.o Fran.co de Matos e também que lhe dedicassem sessenta missas do oficio de (...) “

Juliana, se você tiver alguma coisa sobre a ascendência do português Tomaz de Araújo Pereira ( nome dos pais, avós, bisavós ) ou conhecer alguém que tenha estes dados e for possível me informar, ficarei muito agradecida.
Um abraço.

Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE

#155345 | Juliana Areias | 08 mai 2007 05:27 | Em resposta a: #155339

Oi Daniele,

Obrigadao pela mensagem novamente. Entao o inventario saiu do Cartorio de caico e foi para Faculdade de Historia da UFRN. Talvez se consiga ter uma copia dele sim, se me deixarem fazer uma foto, ja fico feliz. Voce sabe em que ano o inventario ocorreu? Ele morreu em 1786 como voce disse, ne? Interessante essa transferencia dos arquivos do cartorio para a Universidade. Voce sabe se isso so aconteceu com o Cartorio de Caico, ou com outros arquivos mais tambem?

Sobre a ascendencia de Tomaz de Araujo Pereira, parece haver uma controversia sobe quem seriam os seus pais:
a) Gregorio de Araujo Pereira e Ana de Araujo Pereira
ou
b)Manuel Viera da Costa e Maria da Conceicao Mendonca Pereira
ou ainda
c)Manuel Viera da Costa (ou da Costa Viera) e ANa de Araujo Paes de Bulhoes.

No entanto tenho como sua data de nascimento, 16/7/1700 no Minho.

Quanto ao obito nova controversia:

a) 4/7/1781 na Fazenda Sao Pedro, Ribeira do Serido
ou
b) 10/4/1781 em Acari.

Como lhe disse antes, como nao estou com meus livros e anotacoes em maos (so com o programa da arvore em si), nao sei lhe dizer ao certo de onde tirei estas informacoes, mas tem um grupo de discursao de genealogia chamado Gen norte de que fiz parte, que na epoca tinha cerca de 3 pesquisadores sobre o Serido. Se voce tiver um tempinho pra se cadastrar la, seguramente um deles vai poder nos informar novamente as fontes dessas informacoes.

Quanto a outros irmaos de Tomaz ou ainda sua ascendencia alem do que escrevi a cima, realmente, eh um grande misterio e lamentavel de que ninguem ainda tenha conseguido buscar essas informacoes.

Grande beijo,
" Prima Ju " :-)

Resposta

Link directo:

FAMÍLIA DE ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE

#155522 | Daniele Cristina F.S | 09 mai 2007 04:55 | Em resposta a: #155345

Oi, Juliana,

O inventário de Antônio de Medeiros Corte ocorreu em 1786, provavelmente o mesmo deve ter falecido em 1786 ou um ano antes, e infelizmente o inventário não tem nada de importante que se refira a ascendência e origem do Antônio de Medeiros Corte. Eu me dou por derrotada na tentativa de descobrir alguma coisa.
Quanto a estas datas de nascimento de Tomaz de Araújo Pereira que você citou, afirmo que elas são mentirosas, frutos da fantasia de dois senhores por nomes Luiz G. M. Bezerra e José Pires fernandes, que editaram um livrinho referente a História de Acari - RN com o título relebrando o passado e inventaram estas datas de nascimento e falecimento para que o trabalho deles ficasse mais enfeitado, e essa obra na minha opinião foi uma ovelha negra da Genealogia, pois muitos autores e historiadores acreditaram neste livrinho e escreveram estas datas como se fossem verdadeiras, quando na realidade não é, pois são frutos da fantasia destes dois autores. As datas genealógicas se baseam como importante fonte os documentos e não cirar datas, como esses dois autores fizeram, prestando um desserviço a Genealogia e induzindo pessoas a acreditarem nestes erros.
Quantos aos arquivos de do Cartório de Caicó, RN, eu só tenho conhecimento de que apenas os Inventários foram trasferidos para o Campus da UFRN, e infelizmente não tenho como conseguir uma cópia dele e nem como tirar uma foto.
Quanto ao casal Manoel de Azevedo Maia e Maria Francisca, ele nasceu provavelmente em 1789 e faleceu em 04 de fevereiro de 1865 na idade de 76 anos, e ela nasceu provavelmente em 1796 e faleceu 09 de novembro de 1868 na idade de 72 anos.
Agora o nome dos pais de Tomaz de Araújo Pereira, provavelmente seja Gregório de Araújo Pereira e Ana, mas não existe nada que possa comprovar isso.
Quanto a Caetano Dantas Correia, a data de nascimento 5 de agosto de 1710 que consta no referido livro dos dois autores é mentirosa. Você tem alguma coisa referente a ascendência de Isabel da Rocha Meirelles?
E Tomaz de Araújo Pereira nasceu provavelmente mesmo em 1700, já que num inventário de outra pessoa, em 1755, de Antônio Garcia de Sá, Tomaz declarou ser viúvo com 55 anos de idade, e era natural de Viana, Portugal.
A respeito dos irmãos MEDEIROS do Seridó, o Rodrigo e Sebastião, veja a relação dos filhos do casal MANOEL DE MATOS e MARIA DE MEDEIROS, e verá que não há nada que ligue ao misterioso Antônio de Medeiros Corte:
01- Maria de Frias de Medeiros foi batizada em 21 outubro 1696 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, faleceu em 28 fevereiro 1722 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, e casou-se com Manuel de Souza Vieira, filho de Inácio Monteiro de Souza e Bárbara Ferreira, em 25 junho 1719 em Ribeira Seca, ilha de São Miguel.

REGISTRO DE BATISMO DE MARIA DE FRIAS DE MEDEIROS:
" Em os vinte e hum dias do mes de outubro de 1696 baptizei eu o R.do P.e Vig.ro D.or João de Souza Freyre a MARIA sub conditione por ter duvida no bautismo (...) feito em casa por necessidade a qual he f.a de Manuel de Matos lavrador e M.a de Medeiros sua m.er. Foi padrinho Rodrigo de Matos f.o de Rodrigo de Matos lavrador todos m.ors na Lomba de S.ta Bárbara. Era ut supra.
O Cura Manuel Perez e Souza"

02- Josefa Maria de Frias foi batizada em 16 fevereiro 1698 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, casou-se com alferes Manuel de Melo Cabral, filho de João de Almeida Mascarenhas e Maria de Melo Cabral, em 18 julho 1726 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel. Manuel nasceu c.1696 em Ribeira Grande (Matriz), ilha de S.Miguel.
REGISTRO DE BATISMO DE JOSEFA MARIA DE FRIAS:

" Em os dezasseis dias do mes de fev.ro de mil seis centos e noventa et outo annos baptizei a JOSEPHA f.a de Manoel de Matos e sua molher Maria de Mideyros moradores na Lomba de Sta Barbara foi padrinho Rodrigo de Matos f.o de Rodrigo de Matos e assigno (...) ut supra O Cura M.el de Carvalho"

03- Manuel de Matos nasceu em 4 novembro 1699 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel e foi batizado em 9 novembro 1699 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel.
REGISTRO DE BATISMO DE MANUEL DE MATOS FILHO:

" MANUEL filho de M.el de Matos e sua molher M.a de Mideyros naturais e moradores nesta freguesia nasceo aos coatro dias do mes de Novembro de mil seis centos e noventa et nove annos, foi baptizado nesta Parochial de seus pais por mim o Cura desta igreja aos nove dias dias do mesmo mes na mesma hora foi padrinho o feitor Fran.co Cordeyro da Mota m.or na R.a Grande pessoa (...)assistiram como test.as o p.e Hieronimo da Rocha, Joao da Ruda pessoas conhecidas me assigno o Cura M.el de Carvalho"

04- Melchior de Matos nasceu em 26 março 1701 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel e foi batizado em 29 março 1701 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel.
REGISTRO DE BATISMO DE MELCHIOR DE MATOS:

"MELCHIOR filho de M.el de Matos e sua m.er M.a de Mideiros naturais e moradores na freguesia da Lomba nasceu aos vinte seis dias do mes de m.ço de mil setecentos e hum annos foi bautizado nesta Parochial (...) por mim o cura desta igreja aos vinte e nove dias do mesmo mes do mesmo anno foi padrinho o cap. F.rco Cordeiro da Mota m.or na R.a Grande assistiram como test.as o pe. J.mo da Rocha e Joao da Ruda O Cura M.el de Carvalho"

05- Sebastião de Medeiros Matos, nasceu em Ribeira Seca, ilha de São Miguel, casou-se com Antônia de Morais Valcácer (filha), filha de Manuel Fernandes Freire e Antônia de Morais Valcácer.
06- Ana nasceu em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel e faleceu em 5 outubro 1705 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel.
07- Rodrigo de Medeiros Rocha3,4 nasceu em 21 janeiro 1709 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel e foi batizado em 26 janeiro 1709 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, e faleceu em 1757. Casou por volta de 1739 com Apolônia Barbosa, filha de Manuel Fernandes Freire e Antônia de Morais Valcácer.
08- Francisca Margarida nasceu c.1715 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, casou com João de Melo, filho de Domingos de Melo e Maria Francisca, em 20 junho 1735 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel. João nasceu em Esp.Sto. da Maia, ilha de S.Miguel.
09- Antônia Maria nasceu c. 1717 em S.Pedro da Ribeira Seca, ilha de S.Miguel, casou-se com Francisco Ferreira, filho de alferes Inácio Moreira e Bárbara Francisca Ferreira, em 7 dezembro 1737 em S.Pedro da Ribeira Seca.
Como você pode ver, Juliana, não há nada nesta família MEDEIROS dos irmãos Rodrigo e Sebastião que possa ligar a ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE, que continuará sendo um mistério insolúvel.
Abraços!

Daniele.

Resposta

Link directo:

FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#155696 | Daniele Cristina F.S | 10 mai 2007 18:55 | Em resposta a: #155345

Olá, Juliana!

O seu nome é Juliana Areias. Você pertence a quais famílias seridoenses?
Quanto ao que escrevi anteriormente a respeito das datas de nascimento, casamento e falecimento fictícias e fantasiosas do português Tomaz de Araújo Pereira e também de outros troncos de famílias seridoenses como Caetano Dantas Correia, afirmo que o livro que contém todas essas mentiras tem o título RELEMBRANDO O PASSADO, ACARI – RN, de autoria de Luiz Gonzaga Meira Bezerra e de José Pires Fernandes, e acredito que estes dois senhores para fazerem com que este livro vendesse bem, resolveram criar datas de nascimento, casamento e falecimeto da maioria das pessoas citadas no livro como se fossem datas verdaeiras, quando na realidade não é, e isso na minha opinião, representa uma ovelha negra para a Genealogia, pois muitas pessoas acreditaram nestas datas como se fossem verdadeiras, até o renomado escritor e historiador genealógico Carlos Barata, autor do grande DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS, colocou esta data de nascimento e falecimento mentirosa do português Tomaz de Araújo Pereira no seu dicionário acreditando que fossem datas verdadeiras.
O único trabalho genealógico que tem que ser levado em consideração, com credibilidade, é o livro VELHAS FAMÍLIAS DO SERIDÓ, de Olavo de Medeiros Filho, que também não acreditava de forma alguma nas datas de nascimento e falecimento criadas e inventadas no livro RELEMBRANDO O PASSADO ACARI – RN de Luiz G. M. Bezerra e de José Pires Fernandes, este último já falecido, e a única diferença entre os livros VELHAS FAMÍLIAS DO SERIDÓ e RELEMBRANDO O PASSADO Acari – RN, é que o primeiro tinha como fonte de pesquisas os documentos e arquivos, e o segundo criava as datas e colocavam como se fossem verdadeiras talvez com o objetivo de enfeitar o trabalho e vender bem mais.
Juliana, segue bem abaixo alguns subsídios genealógicos, pesquisados em arquivos paroquiais e em inventários, e não inventados a exemplo dos autores Luiz G. M. Bezerra e José Pires Fernandes. Espero que você goste.

A- FILHOS DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS E DE FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO:

01- ANDRÉ FRANCISCO DE MEDEIROS, nascido em 1792 e falecido em 22 de junho de 1843, casado em 03 de junho de 1822 com Maria Angélica do Rosário, filha de Manoel de Araújo Pereira e de Maria Joaquina de Jesus;
02- MARIA FRANCISCA DE JESUS, nascida em 1796 e falecida em 09 de novembro de 1868, casada em 11 de agosto de 1814 com o primo legítimo Manoel de Azevedo Maia, nascido em 1788 e falecido em 14 de fevereiro de 1865, filho de José de Azevedo Maia e de Josefa Maria do Sacramento;
03- ANTÔNIO MARTINS DE AZEVEDO, casado em 09 de outubro de 1821 com Tereza Maria de Jesus, filha de Manoel Alves Pereira e de Antônia da Silva Freire;
04- ANTÔNIO MARTINS DE MEDEIROS, casado em 12 de outubro de 1824 com Antônia da Silva Freire Neta, filha de Beraldo de Araújo Pereira e de Joana Batista dos Santos;
05- ANA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, nascida em 1802 e falecida em 27 de fevereiro de 1870, casada em 07 de outubro de 1826 com Joaquim Alves dos Santos, já viúvo de Simplícia Gomes de Araújo.
06 ALEXANDRE DANTAS DE AZEVEDO, nascido em 27 de novembro de 1803, casado em 22 de fevereiro de 1830 com Margarida de Santa Anna, filha de José de Azevedo Maia e de Josefa Maria do Sacramento;
07- JOÃO MARTINS DE MEDEIROS, nascido em 11 de maio de 1805, casado a 1ª vez aos 18 de outubro de 1837 com Ana Rosalina de Araújo, filha de Manoel de Araújo Pereira e de Maria Joaquina de Jesus, e casado a 2ª vez em Campina Grande com Ana Joaquina de Jesus, natural de Campina Grande, PB;
08- MANOEL MARTINS DE MEDEIROS FILHO, casado em 16 de janeiro de 1827 com Ana Rita da Conceição, filha de João Dantas de Azevedo e de Rosa Maria dos Santos;
09- SIMPLÍCIO DANTAS DE MEDEIROS, nascido em 1808 e falecido em 11 de março de 1859, casado em 09 de agosto de 1840 com a própria sobrinha Vicênia Maria da Conceição, filha de Antônio Martins de Medeiros e de Antônia da Silva Freire Neta.
10- JOAQUIM MARTINS DE MEDEIROS, nascido em 25 de junho de 1813;
11- SILVESTRE MARTINS DE MEDEIROS, nascido em 27 de abril de 1818, casado a 1ª vez aos 10 de janeiro de 1842 com Ana Clementina dos Santos, filha de Beraldo de Araújo Pereira e de Joana Batista dos Santos, e casado a 2ª vez aos 14 de novembro de 1866 com Ana Francisca da Conceição, filha de José Joaquim dos Prazeres e de Francisca Maria da Conceição;
12- JOSÉ MARTINS DE MEDEIROS, casado em 01 de setembro de 1829 com a prima legítima Maria Francisca do Sacramento, já viúva de Joaquim José de Azevedo, e filha de José de Azevedo Maia e de Josefa Maria do Sacramento.
13- JOSEFA ROSALINA DO AMOR DIVINO, casada em 25 de outubro de 1833 com Manoel Barbosa Pimenta, natural de Coité, PB, filho de Cosme Soares Pimenta e de Apolônia Maria de Medeiros.

B- FILHOS DE ANTÔNIO DE MEDEIROS CORTE E DE JOANA BATISTA DE MACEDO:

01- ANTÔNIO NUNES PEREIRA;
02- TEREZA MARIA DE JESUS, casada com Antônio Nunes de Medeiros, foram para Mossoró – RN, onde deixaram grande descendência;
03- JOSEFA MARIA DO SACRAMENTO, casada com José de Azevedo Maia, filho do português Antônio de Azevedo Maia e de Josefa Maria Valcácer de Almeida;
04- ANA FERREIRA DE MACEDO, casada com João Ferreira de Paiva, filho de José Ferreira de Paiva e de Ana Maria de Sena;
NOTA: JOSÉ FERREIRA DE PAIVA, nascido em 1735 e falecido em 22 de outubro de 1810 com 75 anos, que já viúvo de Ana Maria de Sena, contraiu 2º matrimônio com Joana Batista de Macedo, provavelmente a viúva de Antônio de Medeiros Corte.
05- MANOEL MARTINS DE MEDEIROS, casado em 25 de agosto de 1791 com Francisca Maria da Conceição, filha do Capitão Antônio de Azevedo Maia Júnior e de Micaela Dantas Pereira;
06- CARLOS DE MEDEIROS CORTE;
07- JOAQUIM PATRÍCIO DE MEDEIROS, casado em 15 de novembro de 1809 com Tereza Maria de Jesus, irmã de Joaquim Alves dos Santos, e filha de Custódio José Ferreira e de Maria José de Jesus.
OBS.: Tereza Maria de Jesus ficou viúva e casou a 2ª vez aos 07 de outubro de 1822 com Carlos José Barreto, filho de José Ferreira Barreto e de Antônia Maria Corte, esta natural de Recife – PE.
Numa outra mensagem que lhe enviei eu coloquei o nome da esposa de JOAQUIM PATRÍCIO DE MEDEIROS como sendo Maria Rosalina, quando na realidade a esposa dele se chamava mesmo Tereza Maria de Jesus.
Este equívoco se deu porque existiu um outro JOAQUIM PATRÍCIO DE MEDEIROS casado com Maria Rosalina, e ao invés de eu ter escrito Tereza Maria de Jesus, escrevi indevidamente o nome Maria Rosalina.
O outro JOAQUIM PATRÍCIO DE MEDEIROS era filho de Bartolomeu de Medeiros Rocha e de Maria dos Santos, e a MARIA ROSALINA era filha de Manoel de Medeiros Rocha Júnior e de Josefa Maria da Purificação.
Há a suspeita de que essa ANTÔNIA MARIA CORTE seja parente bem próxima de Antônio de Medeiros Corte, talvez irmã, prima ou sobrinha, e por ela ser natural de Recife – PE, faz com que haja a suspeita de o Antônio de Medeiros Corte tenha sido natural de Recife – PE;
08- JOSÉ FERREIRA DE MACEDO, casado em 28 de novembro de 1818 com Manoela Maria do Espírito Santo, filha de Manoel José Rebello Aranha e de Joana Ferreira de Melo;
09- FRANCISCA FERREIRA DE MACEDO, casada em 20 de agosto de 1798 com Francisco Ferreira de Paiva, filho de José Ferreira de Paiva e de Ana Maria de Sena;
10- MARIA TEREZA DE JESUS.

C- FILHOS DE JOSÉ DE AZEVEDO MAIA E DE JOSEFA MARIA DO SACRAMENTO:

01- MANOEL DE AZEVEDO MAIA, nascido em 1788 e falecido em falecido em 14 de fevereiro de 1865, casado em 11 de agosto de 1814 com a prima legítima Maria Francisca de Jesus, nascida em 1796 e falecida em 09 de novembro de 1868, filha de Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição;
02- JOÃO JOSÉ DE AZEVEDO, casado em 12 de outubro de 1824 com Vicênia Maria do Nascimento, filha de Francisco Alves dos Santos e de Catarina Vitória do Nascimento;
03- JOAQUIM FERREIRA DE AZEVEDO, casado em 21 de setembro de 1821 com Antônia Maria de Jesus, filha de Antônio Luiz Soares e de Rosa Maria de Jesus;
NOTA: No registro de casamento de JOAQUIM FERREIRA DE AZEVEDO, consta a filiação dele como sendo de José de Azevedo Maia e de Josefa de Macedo.
04- INÁCIO DE AZEVEDO MAIA;
05- MARGARIDA DE SANTA ANA, casada em 22 de fevereiro de 1830 com Alexandre Dantas de Azevedo, filho de Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição;
06- MARIA FRANCISCA DO SACRAMENTO, casada a 1ª vez em 28 de janeiro de 1818 com Joaquim José de Azevedo, filho do Capitão Antônio de Azevedo Maia Júnior e de Micaela Dantas Pereira, e casada a 2ª vez aos 01 de setembro de 1829 com José Martins de Medeiros, filho de Manoel Martins de Medeiros e de Francisca Maria da Conceição;
07- ALEXANDRE FERREIRA DE MACEDO, nascido em 26 de junho de 1805;
08- ANTÕNIA MARIA DA CONCEIÇÃO, casada em 05 de fevereiro de 1826 com Caetano Dantas de Azevedo, já viúvo de Maria Joaquina da Conceição e filho do Capitão Antônio de Azevedo Maia Júnior e de Micaela Dantas Pereira;
09- FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO, casada em 1823 com Fabrício José da Cunha, filho de Manoel José da Cunha e de Joana Maria do Carmo, e neto materno do Capitão Antônio de Azevedo Maia Júnior e de Micaela Dantas Pereira.

Espero que estes dados genealógicos sejam de grande valia para você.

Abraços!

Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#155704 | roz | 10 mai 2007 20:51 | Em resposta a: #155337

Cara Juliana

Nao sei se ja pesquisou na "Torre do Tombo on-line" pois creio que lhe sera' util. Quando entra no site, ao cimo por baixo das fotos diz "pesquisas" a verde, clique e depois em "any text" ponha o nome que quizer encontrar. Experimente por exemplo por Azevedo Maia e vera' a quantidade que aparece. Clique no numero mesmo 'a esquerda e mostra o assunto do documento.
Pode ser que a ajude como me tem ajudado a mim. Ou talvez ja conheca?

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#155757 | Juliana Areias | 11 mai 2007 06:19 | Em resposta a: #155696

Oi Daniele,

Estou amando todo o material que voce estah me mandando! Agradeco mesmo de coracao, representam um tesouro pra mim! Estou aqui me roendo por estar em mudanca e viagem, hospedada na casa de amigos e portanto sem poder estudar todas as infomacoes que voce me passou, como eh o meu desejo. Possuo este livro velhas familias do Serido, que voce mencionou. Realmente eh uma obra prima genealogica.
Vou te contar um pouco quem eu sou pra voce entender minha ligacao com Serido. Sou Juliana Vasconcellos Mendes de nascenca, filha de Jose Wilson Areias Mendes e Eidineise Vasconcellos. Juliana Areias, alem de ser o sobrenome herdad deminha avo materna, eh tambem meu nome artistico, pois sou cantora. Sou paulistana. Moro atualmente na Nova Zelandia, mas estarei mudando para a Australia, apos passar alguns meses ai no Brasil. Tenho um casal de filhotes de 5 e um anos. Quem eh descendente do Serido eh meu marido ( e meus filhotes por conseguencia, hehehe), chamado Rogerio Teixeira da Mata. Ro, nasceu em Sao Bernanrdo do Campo-SP, filho de Francisco Teixeira da Mata nascido em Jardim do Serido-RN e Antonia Cassiano Ribeiro, nascida em Sao Jose do Mipibu-RN. Sempre fui apaixonada por genealogia. Ro eh meio aloirado, com claros tracos europeus; quando lhe conheci, lhe perguntei logo qual era a ascendencia dele e ele me respondeu: sou so brasileiro. Eu pensei, impossivel e fiquei incucada com isso, hehehe. Dai, quando fomos ao Brasil em 2000 (moravamos antes na Suica, onde nos conhecemos), fiz questao de ir ao RN e pesquisar sua ascendencia atraves dos documentos paroquias tim-tim por tim-tim, hehehe. Dai voce ja sabe onde fui parar ne: no Portugues Antonio de Azevedo Maia e cia, hehehe. Primeiro localizei a certidao de nascimento de meu sogro Franscisco Teixeira da Mata, o nascido em Jardim do Serido e apartir dela fui localizando as certidoes de casamento de cada casal ancestral que eu encontrava. Em resumo:
- Seu Chico (17/7/1937), eh filho de Joao Teixeira da Mata (26/1/1898) e Rita Maria da Conceicao (20/8/1898).
- Rita Maria da Conceicao eh filha Joaquim Ephifanio de Azevedo e Sebastiana Maria da Conceicao.
- Joaquim Ephifanio de Azevedo filho de Joaquim Crispim de Azevedo e Francisca Martir da Conceicao
-Joaquim Crispim de Azevedo, filho de Manuel d'Azevedo Maia e Maria Francisca da Conceicao ( de Jesus).
- Manuel d'Azevedo Maia, filho de Jose d'Azevedo Maia e Josefa Maria de Jesus do Sacramento.

Ate ai, tudo pesquisado diretamento nos registros paroquiais, tenod foto digital de cada assento, alem de ter solicitado todas estas certidoes.

Dai pra tras, so atraves de livros, pois nao encontrei o registro de casamento de Jose com Josefa, mostrando que ele era filho do portugues Antonio de Azevedo Maia.

Agora a linha paterna de meu sogro, nao consegui ir tao longe, o que possivelmente indique que os Teixeiraa e os da Mata tivessem vindo de outro lugar pra desbravar os sertoes do Serido. Lhe passo o que achei, com seu conhecimento extensivo, talvez voce possa me dar alguma luz:
- O pai de meu sogro, chamado Joao Teixeira da Mata, nasceu em Jardim do Serido em 26/11/1898. Ele era filho de Joao da Mata Teixeira e Maria Joaquina da Conceicao.
- Este Joao da Mata Teixeira (8/2/1856), era filho de Antonio Teixeira da Silva e Claudina Francelina do Amor Divino. E para por ai.
- A esposa dele, Maria Joaquina da Conceicao(21/5/1860), era filha de Joaquim Teixeira da Silva e Rosaura (ou Rousaria) Illuminata da Conceicao. E para por ai.

Sobre estes Antonio e Joaquim Teixeira da Silva, nada mais encontrei, mas da pra supor que fossem parentes, ne. Talvez entao os noivos Joao e Maria Joaquina fossem ate primos de 1o grau, o que era bem comum.

Como lhe disse antes, estamos indo ao Brasil e passaremos novamente pelo Serido. Vou imprimir tudo o que voce me passou pra estudar e tentar dar uma nova vasculhada por la. Quem sabe nao encontro mais alguma novidade, ne!

Super obrigadao mesmo eternamente!

Mil beijos na alma e coracao!
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#155758 | Juliana Areias | 11 mai 2007 06:25 | Em resposta a: #155704

Oi Rosario,

Super obrigada pela preciosa dica! Ja tinha ouvido falar, mas ainda nao entrei la. Entao nao so a dica estah valendo, mas o incentivo tambem!

Abraco fraterno,
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#159546 | RonaldoCarvalho | 15 jun 2007 19:47 | Em resposta a: #155758

Olá Juliana!
Estou procurando por informações de meus antepassados também, e coincidentemente encontrei este fórum e as suas mensagens.
Meu Bisavô, nascido Santa Cristina de Malta, se chamava José Albino de Azevedo Maia, migrou para o Brasil chegando no Nordeste e depois se estabelecendo em Belém/PA. Você poderia me informar se em suas pesquisas se deparou com o nome do meu Bisavô?

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#159951 | MLS | 18 jun 2007 23:06 | Em resposta a: #114684

Juliana
Só agora tenho alguma coisa para si, mas acho que não vai adiantar muito. Fui ver o assento de baptismo de Vitorino de Azevedo Maia em Santa Cristina de Malta e o que lá consta é que nasceu a 14/2/1822, filho legítimo de José de Azevedo Maia e de Margarida da Silva Maia da aldeia de Barrosas?, freguesia de Santa Cristina de Malta, neto paterno de Joaquim de Azevedo Maia e de sua mulher Joaquina Rosa de Azevedo, ambos da freguesia de Santa Maria de Vilar e neto materno de avô incógnito e de Vitória Angélica, solteira de Santa Cristina de Malta.
Só tive tempo para isto.
Cumprimentos

Maria de Lourdes

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#159953 | MLS | 18 jun 2007 23:10 | Em resposta a: #159546

Ronaldo

Veja as minhas mensagens para a Juliana. O seu bisavô nasceu em que época?

Maria de Lordes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#160059 | RonaldoCarvalho | 19 jun 2007 17:35 | Em resposta a: #159953

Olá Maria de Lourdes,
Estou verificando esses dados, pois os que tenho ainda são imprecisos. Meu Bisavô José Albino de Azevedo Maia, filho de Albino José da Silva e Rosa Maria de Azevedo, teria nascido por volta de 1879/1880 na Freguesia de Santa Cristina da Malta. Com essas informações seria possível obter a Certidão de Nascimento dele, ou informações mais precisas?

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#184303 | kazu | 10 fev 2008 04:30 | Em resposta a: #155696

Juliana,bom dia!

Por favor,teria como conseguir copia ,do livro Velhas familias do Serido,do Sr Olavo Medeiros Filho?.Entrei em contato com a grafica do Senado Federal,nada consta....
Sebo Vermelho o reeditou mas,uma senhora com quem entrei em contato em Natal,disse-me que estava sempre com as portas fechadas.Faço pesquisa em micro filmes,mas gostaria muito de ter ascesso a este livro!!
Moro em Sao Paulo,e andei por todos os sebos e nada....Se possivel mande-me valor e conta para deposito.
Amei saber um pouco de sua historia!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços e no 2008 que seus desejos sejam todos realizados...............
Abraços,
zuleika

Resposta

Link directo:

FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#199459 | Daniele Cristina F.S | 06 jun 2008 02:31 | Em resposta a: #184303

JOANA BAPTISTA DE MACEDO, esposa de Antônio de Medeiros Corte ( Este que ninguém sabe a origem e nem tão pouco de onde vem o sobrenome MEDEIROS dele ) era filha de José Ferreira de Melo e de Francisca Maria de Macedo, e neta materna do português Domingos Martins da Costa Bayão e de Catarina da Silveira de Macedo.

Resposta

Link directo:

cludina do amor divino

#210819 | vivi dantas | 17 out 2008 14:47 | Em resposta a: #155757

olá juliana
eu me chamo viviane e estava pesquisando meus antepassados quando me deparei com claudina do amor divino que é minha bisavó;
mas informações enre em contato comigo,OK?e-mail:troia-vivi@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#213690 | Regroma | 21 nov 2008 01:50 | Em resposta a: #114651

Olá, Maria de Lourdes - Santarém

Gostaria de me comunicar com você porque temos parentes em comum. Fiquei super feliz quando encontrei este forum.

Vamos tentar descobrir o nosso parentesco. Estive olhando os documentos antigos, inclusive a certidão de casamento da minha avó Libania Machado Maia com Adelino de Souza Maia.
Vou colocar abaixo os dados:
O vovô e a vovó tinham sobrenome Maia antes de se casarem. As duas famílias eram Maia.
O casamento foi em Pernambuco, Recife( Brasil)
Meus avós: Adelino de Souza maia (filho de José Moreira de Souza e de Anna de Oliveira Maia, todos naturais de Portugal) casou com 26 anos com
Libania Machado Maia 21 anos (filha de José Maia Sobrinho e Leopoldina Machado Maia-ambos portugueses)

testemunhas do casamento: Affonso de Azevedo Maia (62 anos-residente na Graça)comerciante e sua esposa D. Angelica Carnegal Maia (42)e Francisco Dias da Silva Maia(42 anos)

Alguns dados que tenho aqui meio perdidos.
Antonio de Azevêdo Maia (avô e padrinho)
José de Azevedo Maia Filho (médico) - Dr. Mainha
sobrinho de Victorino de Azevedo Maia, bisavô de Victorino Maia (primo do meu pai Reanto Machado Maia)
Avô - Adelaide de Azevêdo Maia - 12 filhos
Santa Cristina de malta
Cavaleiro Gonçalo Mendes da Maia
Avó paterna - Rosaria Maria da Conceição


Meus pais Renato e Maria José estiveram em Portugal em 1975 e estiveram em Santa Cristina de Malta visitando diversos parentes. Lembro-me que um se chamava Claudionor (estava com idade). Vou tentar ver outros dados que eu tenho.
Isabel Maia, mãe de Vitorino Maia morou na Paraíba e eram primos nossos.
Aguardo notícias suas. Gostaria de passar o meu e-mail.
Abraços
Regina

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#214995 | Joaquim Medeiros | 08 dez 2008 15:54 | Em resposta a: #155757

Sra Juliana Areias: Um dos ancestrais do seu esposo RO, vem de outra filha de Antonio de Azevedo Maya, salvo engano Isabel Maria da Coinceição, casada com José Tavares dos Santos. Sou de Jardim do Seridó, a terrinha onde nasceu seu sogro, que acredito fosse sobrinho neto de um cidadão que conheci muito, que era o Sr. Izídio Teixeira da Matta, da Fazenda "Mimoso". Cidadão de família numerosa, verdadeiro homem de bem. Acredito que já deve ter viajado, pois se vivo fosse já deveria estar na faixa etária de 90 para 100 anos. Ficamos ao seu dispor

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215142 | Juliana Areias | 10 dez 2008 04:11 | Em resposta a: #214995

Carissimo Joaquim Medeiros,
Quanta alegria em receber sua mensagem! Muitissimo obrigada por ela! Sim, voce tem razao, meu esposo descende tambem do casal Isabel Maria da Conceicao e Jose Tavares dos Santos, que tiveram Francisca Martyr da Conceicao, casada com Joaquim Chrispim de Azevedo, estes ultimos tataravos de meu marido. Logo ele descende duas vezes do casal Antonio d'Azevedo Maya (Jr) e Micaela Dantas Pereira, (pelas filhas Francisca Maria da Conceicao e Isabel Maria da Conceicao) e uma vez do irmao de Antonio d'Azevedo Maya, chamado Jose d'Azevedo Maya.

Infelizmente nao tive a sorte de conhecer o legendario Tio Izidio, apenas por foto e historia.Sim, tivera 20 filhos com sua esposa Hosana! Conta-se que era um homem muito espirituoso e sabio, parece que deixou alguns escritos que me seriam valiosos, mas nao tive sorte ainda de resgata-los. Ja estive duas vezes em Jardim do Serido, em 2000 e em 2007. Sempre que vamos ficamos na Sitio Mimoso, na casa que era de Isidro e hoje mora Tio Elias (filho de Ezidio) e Tia Terezinha. Ezidio ( que em alguns documentos aparece com Ezidro), era irmao de Joao Teixeira da Mata casado com Rita Maria da Conceicao (Azevedo), que sao os avos de meu marido. Ha anos tento me aprofundar no lado da familia da Matta tambem, que tem uma historia curiosa, pois em verdade nao eram "da Mata" e sim "Teixeira da Silva" ja que os pais de Joao e Ezidro eram Joao da Mata Teixeira e Maria Joaquina da Conceicao.Este Joao da Mata Teixeira assim nomeado em virtude de ter nascido no dia do santo Joao da Matta em 8/2/1856. Este Joao da Mata Teixeira era filho de Antonio Teixeira da Silva e Claudina Francelina do Amor Divino. A esposa Maria Joaquina da Conceicao, acredito que fosse prima de seu marido Joao, pois os pais dela eram Joaquim Teixeira da Silva e Rosuara Illuminata da Conceicao. Curioso, ne? Ateh agora nada mais achei sobre eles. Desta ultima vez que estivemos em Serido, visitamos Sebastiao da Paroquia, que me contou que havia sido publicado um livro sobre os Teixeira da regiao. Corri atras dessa publicacao, pela regiao e paroquias todas, ateh Caico, mas nao a consegui. Talvez la tenha alguma informacao que ajude a entender como estes Teixeira da Silva chegaram em Jardim do Serido, ne! Eh genealogia eh mesmo um assunto apaixonante! Pelo seu sobrenome, o senhor deve ter algum parentesco com meu marido tambem, ne! Estou muitofeliz com esse nosso encontro! Saudacoes fraternas a toda a sua familia e votos de um feliz natal! "Prima Juliana " :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215152 | Joaquim Medeiros | 10 dez 2008 10:28 | Em resposta a: #215142

prima Ju, bom dia, o prazer foi todo nosso de poder lhe oferecer ou contribuir com algum dado para sua pesquisa, visto genealogia, ser uma universalidade e sempre faltando alguma coisa. Bom, existe também uma versão sobre os "mata" do família do RO. Já ouvi em outras ocasiões, de pessoas que nasceram antes de mim, que existia também a justificativa do fato de que o genearca dos Matas, então Teixeira da Silva, teria nascido e se criado no Sítio "Mata", existente em Jardim do Seridó, situado nas proximidades da fazenda "Malhada d'Areia' e o St. "Angicos". Era comum no Seridó antigo, os fazendeiros ou sitiantes, acrescentarem ao seu nome, a denominação daquela comunidade onde nascera., gerando assim, a toponímia e/ou topônimo e por ai vai. Quanto ao livro de que meu amigo e conterrâneo Sebastião Arnóbio de Morais lhe informou sobre a família Teixeira, não tomei conhecimento ainda. Agora, Jardim do Seridó, é berço da família "Teixeira da Fonsêca", descendendo Sebastião de um deles. Acredito que os Teixeria da Silva, consanguíneos do RO, devem ser descendentes também dos Teixeira da Fonsêca. Através dos sucessivos entrelaçamentos, foi subsitiuida o da Fonseca, pelo da Silva. Não afirmo com segurança, mas, tudo indica para isso. Entretanto, querendo colaborar com a "prima", vou me esforçar, dentro de minhas disponibilidades para lhe enviar mais informações a respeito do clã do RO. Quanto ao meu "Medeiros" você acertou em cheio, pois descendo do misterioso "Antonio de Medeiros Corte casado com Joanna Baptista de Macêdo, já que sou descendente pelo lado varonil do casal Manoel Martins de Medeiros, o famoso "Manoel Polia" (porque era muito cabeludo), e sua consorte Francisca Maria da Conceição. Descendo também da outra linhagem dos "Medeiros do Seridó" - Rodrigo de Medeiros Rocha casado com Apolonia Barbosa de Araújo e de Sebastião de Medeiros Mattos (irmão do Rodrigo) e sua esposa Antonia de Morais Valcácer. No mais, retribuo os votos de um feliz natal, acompanhados de um grande abraço, extensivos ao RO e familiares. Agradeço a gentileza da resposta e ficamos aqui a sua disposição.

Resposta

Link directo:

Livro Velhas Familias do Serido

#215528 | Juliana Areias | 15 dez 2008 04:45 | Em resposta a: #184303

Ola Zuleika,

Perdoe me imensamente por estar so respondendo sua mensagem agora, deve ter havido algum erro do site na epoca em que me escreveu, pois nao fui notificada da sua mensagem, como normalmente ocorre. Se voce ainda estah tentando obter o livro de Olva de Medeiros Filo, chamado "Velhas Familias do Serido", aconselho-a a entrar no grupo de discursao de genealogia do yahoo chamado "genortes" ou no Genealbr. Foi atraves deles que um dos colisteiros me enviou o livro na epoca. Como Olavo falesceu, imagino que existam mesmo so numeros limitados ! Boa sorte e desculpe a demora, novamente!
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215530 | Juliana Areias | 15 dez 2008 07:05 | Em resposta a: #199459

Ola Daniele,

Primeiramente me desculpe pelo imenso atraso em responder sua mensagem, mas so hoje estou me dando conta dela no site. Deve ter havido algum problema com o sistema do site ou meu email, pois nao fui notificada dela anteriomente. Muitissimo obrigada pela informacao sobre os pais e avos maternos de Joana Baptista de Macedo (esposa de Antonio de Mederios Corte), ainda nao possuia essa valiosa informacao! Voce poderia me informar ainda, por favor, de que fonte vem esses dados? Obrigada novamente por esses 4 novos nomes, valiosos presentes! Desde ja lhe desejo um feliz natal e prospero ano novo!
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: cludina do amor divino

#215531 | Juliana Areias | 15 dez 2008 07:12 | Em resposta a: #210819

Oi Vivi Dantas!

Sua ancestral Claudina do Amor Divino era casada com quem? Se for com Antonio Teixeira da Silva, entao devemos estar falando da mesma pessoa. Ja pelo seu sobrenome ser Dantas , se voce for do Rio Grande do Norte, devemos sim ter parentesco de qualquer forma. Aguardo sua mensagem contanod mais sobre sua ancestral. Acho importante conversarmos pelo topico do site, pois assim, o que escrevemos pode ajudar mais pessoas tambem!

Saudacoes fraternas,
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215532 | Juliana Areias | 15 dez 2008 07:40 | Em resposta a: #215152

Ola Caro Primo Joaquim!

Veja que ainda nao tinha ouvido falar sobre a possibilidade do nome da "Mata' vir do sitio "Mata". Muitissimo obrigado pela valiosa informacao. Tambem nao sabia sobre o apelido de Manoel Martins de Medeiros, "Manoel Polia", devido ser muito cabeludo. Aprecio muito obter dados com estes, que nos fazem vislumbrar a pessoa, sua vida, historia para que nao sejam apenas mais um nome na nossa arvore genealogica, ne! Entao o seu parentesco com meu sogro deve ser de 5 grau, que interessante! Sim Sebastiao da Paroquia, foi quem me ajudou essencialmente desde o inicio dessa pesquisa em 2000, sem ele a pesquisa nao teria nem se iniciado. Ele diz que tivemos muita sorte de conseguir chegar ateh o fundador da cidade atraves dos registros primarios que fomos buscando in locco pelas paroquias da regiao. entao dessa vez que voltamos la em 2007, fizemos questaop de dar uma chegadinha a sua casa e lhe agradecer e contar dos avancos, o que deixou muito feliz. Entao ele me falou desse livro, que fala mais detalhadamente sobre os Teixeiras da regiao do que o " Velhas Familias do Serido", na epoca anotei em meu celular o nome do autor e do livro, mas cometi o erro de nao escrever em um papel e a informacao se perdeu. Se nao me engano no titulo do livro continha a palavra " Albuquerques" e o autor era da regiao do Serido, mas morando em Fortaleza em 2007. Concordo com o primo que pela logica os Teixeira da Silva devam derivar da juncao de algum Teixeira da Fonseca e com os Silva ( Gomes da Silva talvez?). Na pagina 336 do livro "Velhas Familias do Serido" aparece inclusive um sujeito Joao Teixeira da Fonseca casado com Joana Maria da Silva, mas nada se diz de seus descendentes. Muitissimo obrigada, primo, por conversa gostosa e pela imensa ajuda que estah me dando. Mais uma vez desejo um grande natal e felississimo ano novo pra voce e toda a sua familia!

Primos Ju e Ro ( Rogerio) :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215553 | Daniele Cristina F.S | 15 dez 2008 14:37 | Em resposta a: #215530

Olá, Juliana! Primeiramente um Feliz Natal e um 2009 maravilhoso para você e sua família. A respeito da ascendência genealógica de Joana Batista de Macedo, que anteriormente se assinava com o nome Joana Batista de Melo, que foi a esposa do misterioso Antônio de Medeiros Corte, que ninguém sabe de onde veio e muito menos a origem dele, é que parte da família de Joana Batista de Macedo, que se assinava anteriormente com o nome Joana Batista de Melo, residiam na Região de São José de Mipibu, Rio Grande do Norte. Os Avós Maternos de Joana Batista de Macedo foram Domingos Martins Bayão, nascido no ano de 1688 na Região de São José do Mipibu, Rio Grande do Norte, e Catarina da Silveira de Macedo, natural da Freguesia do Assu, RN. Do casamento nasceram vários filhos, entre eles a filha JOANA DA SILVEIRA DE MACEDO, que casou na Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação em 01 de agosto de 1755 com Manoel Mendes Barbosa, natural e morador na Freguesia de Nossa Senhora de Santana de Caicó, RN, filho de Inácio Mendes e de Luzia Gomes, e também a filha TEREZA DE JESUS DE MACEDO, casada em 05 de fevereiro de 1742 com Firmiano de Abreu Lira, filho de José Veloso de Lira e de Catarina de Sena de Barros. E também nasceu em São José de Mipibu, Rio Grande do Norte, mais outra filha do casal Domingos Martins Bayão e Catarina da Silveira de Macedo, que foi FRANCISCA MARIA DE MACEDO, que contraiu matrimônio com José Ferreira de Melo, natural da Região de Assu, mas infelizmente não tenho o nome dos pais dele. Possivelmente quando Joana da Silveira de Macedo contraiu matrimônio com Manoel Mendes Barbosa, passou a residir na Região de Caicó, de onde era natural o marido. Já FRANCISCA MARIA DE MACEDO, deve ter casado com José Ferreira de Melo na Freguesia de São José de Mipibu, e posteriormente deve ter se mudado com o marido para a Região do Assu, de onde a família dele era originária, onde na Região do Assu possivelmente deve ter nascido a filha Joana Batista de Macedo, que anteriormente se assinava com o nome Joana Batista de Melo e que se casou com o misterioso Antônio de Medeiros Corte, que talvez deve ter sido originário do Estado de Pernambuco, mas quanto a isso não tenho certeza. O problema é que os Livros de Casamentos antigos das Freguesias do Assu e de São José de Mipibu estão desaparecidos ou foram desaparecidos, e eles poderiam esclarecer todas estas dúvidas. Provavelmente Joana Batista de Macedo tendo uma tia legítima pela parte materna Joana da Silveira de Macedo residindo na Região de Caicó, foi motivada a fixar residência nesta mesma região, com o seu marido o misterioso Antõnio de Medeiros Corte. Acredito que o motivo do sobrenome MARTINS em Manoel Martins de Medeiros seja devido a família do seu Bisavô Materno Domingos Martins Bayão, filho de Pedro Martins Bayão e de Cândida Pereira. Abraços! Daniele.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215624 | Joaquim Medeiros | 16 dez 2008 02:20 | Em resposta a: #215532

Caríssima prima Ju: vou tentar lhe passar os dados a respeito do sujeito que você comenta constar do Olavão (Velhas Famílias do Seridó); João Teixeira da Fonseca, era filho de Luiz Teixeira da Fonsêca (o 1º), e de Joanna Baptista da Encarnação. Casou aos 17 dias do mês de abril de 1801, na Fazenda dos "Angicos" (perto da hoje Fazenda ou Sítio "Mata", com Joanna Maria da Silva, esta filha de Joâo Gualberto Rosa e Andreza Maria da Silva: disponho da informação de dois filhos do casal, a saber: Maria Teixeira da Silva, casou a 05 de fevereiro de 1822, na Fazenda "Malhada D'Areia", com Antonio Dantas de Azevedo, filho de João Dantas de Azevedo, casado com Rosa Maria dos Santos, este (João Dantas) filho de dos fundadores de Jardim do Seridó, Antonio d'Azevedo Ma'a Júnior, e Michaella Dantas Pereira. Veja as coincidências. Tanto o St. Angicos como o St. Malhada D'Areia, são adjacentes ao St. Mata e St. Mimoso de seu Izídio. Além disso, esse João Dantas de Azevedo, pai de Antonio Dantas de Azevedo, era irmão de Izabel Maria da Conceição casada com José Tavares dos Santos. Sempre casavam primos com primas. Essa Rosa Maria dos Santos, casada com João Dantas de Azevedo, era parente bastante próxima do João Gualberto Rosa, pai de Joanna Maria da Silva. O outro filho que disponho como sendo do casal João Teixeira da Fonseca e Joanna Teixeira da Silva, é o Sr. Manoel Teixeira da Silva, de quem não tenho mais informações. FILHOS DE MARIA TEIXEIRA DA SILVA E E ANTONIO DANTAS DE AZEVEDO: a) aNDREZA, NASCIDA A 30.11.1825: B) - jOÃO, NASCIDO A 06.03.1828 E anna, NASCIDA A 25.07.1829. Embora os nomes possam coincidir com alguns dos Teixeira da Silva, ancestrais do RO, não posso afirmar, com certeza se são os mesmos, por requerer um estudo mais acurado. Todavia fica para sua reflexão. Caso venha a obter dados com mais consistência, lhe passarei tranquilamente. Por hoje é só. Um grande abraço para você, o RO e filhos. Feliz Natal para todos e uma boa noite

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILH

#215738 | Juliana Areias | 17 dez 2008 05:20 | Em resposta a: #215553

Ola Daniele,

Uau, novamente muito obrigada pela riquesa de informacoes preciosas que voce me presenteia! Voce teve oportunidade de pesquisar algum desses dados in locco, folheando os livros das paroquias ou de qual livro resgatou essas informacoes? Um grande beijo fraterno, super agradecido e votos de um super natal e reveillon pra voce e sua familia tambem! Obrigadao mesmo!

Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#215739 | Juliana Areias | 17 dez 2008 05:35 | Em resposta a: #215624

Querido primo Joaquim! Muitissimo obrigada por esses dados, que me abrem uma possibilidade nova de estudo! Realmente a coincidencia de familias e locais fazem bastante sentido, vale a pena a reflexao. Eternamente grata por essa nova e preciosa luz, neste ramo da familia no qual estava sem perspectivas pra prosseguir pesquisando. Grande beijo fraterno na alma e coracao para voce e toda sua familia e um feliz Natal reciprocamente! Prima Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILH

#225991 | ISAMELLO | 09 abr 2009 17:47 | Em resposta a: #215142

CARA JULIANA

ACHO QUE SOMOS PARENTES DISTANTES.
SOU DESCENDENTE DE ANTONIO DE AZEVEDO MAIA JUNIOR.
MEU PAI, FLORENTINO DA CUNHA MELLO ERA NETO POR PARTE DE PAI DE MARIA ERICINA DA CUNHA MELLO, TATARANETA DE ANTONIO DE AZEVEDO MAIA JUNIOR.
TAMBÉM SOU DESCENDENTE DE FLORENTINO DE AZEVEDO CUNHA, POR PARTE DE MINHA AVÓ, POIS MEUS AVÓS ERAM PRIMOS. FLORENTINO DE AZEVEDO CUNHA ERA
TAMBÉM TATARANETO DE ANTONIO MAIA JUNIOR.
A FAMILIA ERA ASSIM;
FLORENTINO DE AZEVEDO CUNHA
TEVE COMO FILHA ANNA TEREZA DA CUNHA MELLO, MINHA AVÓ QUE CASOU COM
MANOEL BENÍCIO DE MELLO FILHO, MEU AVÔ E PRIMO DE MINHA AVÓ, FILHO DE
MARIA ERICINA DA CUNHA E TIVERAM MEU PAI, FLORENTINO DA CUNHA MELLO.
LOGO, EU DESCENDO DE DOIS TATARANETOS DE ANTONIO DE AZEVEDO CUNHA.
MORO NO RIO DE JANEIRO.
E VOCÊ?

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILH

#226122 | Juliana Areias | 11 abr 2009 03:58 | Em resposta a: #225991

Ola Isa,

Obrigada pela mensagem! Sim voce entao eh tambem prima distante de meu marido Rogerio, que eh na verdade quem descende de Anton io de Azevedo Maia Jr tambem. Moramos atualmente na costa oeste da Australia, em Perth!

Obrigadao pelos dados, posso inclui-los na arvore da familia tambem, se voce quiser e puder por favor me passar alem dos nomes desde voce ateh Antonio de Azevedo Maia Junior, as datas e locais de nascimento das pessoas que solber, por favor. Eis meu email, se preferir escrever por ele areiasdamata@hotmail.com

Grande beijo fraterno
Ju :-)

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#257559 | lelf | 30 jun 2010 16:12 | Em resposta a: #155758

Olá, Juliana. Tenho alguma informação para lhe dar acerca de "Azevedo Maia". O marido de uma tia-avó materna era casada com Jorge Azevedo Maia, professor de Patologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde morava na R. Guerra Junqueiro. Ainda o conheci, mas não tenho dados precisos sobre ele. Penso que faleceu por volta de 1960. Foi casado com Berta Maia Luizello e teve duas filhas, Berta e Emília. Era originário da zona de Vila do Conde, mais precisamente de uma pequena aldeia chamada Fajozes, onde possuía uma quinta onde passou os últimos dos seus 90 anos. No cemitério local são inúmeros os Maias, Azevedos e Azevedos Maias, pelo que penso que talvez seja uma pista a seguir. Aproveito para lhe perguntar se o nome "Luizello" lhe diz alguma coisa. Procuro os meus ascendentes maternos e sei que no Brasil há pessoas com este apelido.
Até sempre,
Luis Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#289507 | heldermacedo | 18 out 2011 20:23 | Em resposta a: #153064

Olá, Daniele

Achei super interessante a expressão "Adão seridoense" aplicada a Tomaz de Araújo, o 1º . Foi você que a cunhou ou alguém, antes de você, já a usou? Gostaria de usá-la em minha tese. Obrigado

Helder Macedo

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA DE MANOEL MARTINS DE MEDEIROS: 13 FILHOS

#312145 | eliton_s | 18 ago 2012 20:52 | Em resposta a: #155696

Olá Daniele,


Sou da familia Macedo e vi que houve muitos casamentos dos Azevedo Maia com os Macedos. Por acaso, voce tem alguma nota genealogica ou conhece algum livro sobre a familia macedo?

Muito obrigado


Eliton

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#355907 | ALVARO MAIA | 19 mar 2015 22:23 | Em resposta a: #114651

Olá,

Meu bisavô é BERNARDINO DE AZEVEDO MAIA, português, faleceu em Recife/PE, em 10/12/1911, aos 53 anos, ele era filho de VICTORINO DE AZEVEDO MAIA e de MARIA DE AZEVEDO MAIA. Gostaria de saber mais sobre o local de nascimento, quando emigrou e seus ancestrais. Aqui ele casou-se com LIBÂNIA BÔA VISTA MAIA e tiveram 4 filhos brasileiros em Recife-Pernambuco.

ALVARO MAIA
alvmaia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#366341 | lelf | 20 fev 2016 22:41 | Em resposta a: #19308

Cara Juliana
No Minho, na vila de Fajozes, havia uma família Azevedo Maia, com quem ainda sou aparentado. António de Azevedo Maia foi Professor de Medicina na Universidade do Porto no princípio do Sec. XX. O seu sobrinho, Jorge de Azevedo Maia, meu tio-avô, foi tambem Professor de Medicina no Porto, onde morava na Av. Guerra Junqueiro. Era casado com Laura Maia e tiveram duas filhas, Berta e Maria Emília, todos já falecidos. Berta foi casada com um tio meu, Pedro Luizello, tendo tido uma filha, Laura, que é a única sobrevivente direta da família. Em Fajoses, pertencente ao concelho de Vila do Conde, tiveram uma quinta e casa assolarada que, atualmente, pertence à Misericórdia de Vila do Conde. Tendo as raízes nesta vila, penso que ainda por lá existirão outros Azevedo Maia.

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#371389 | ariafdio | 01 jul 2016 22:33 | Em resposta a: #19308

Olá

Também encontrei nas minhas pesquisas, um José de Azevedo Maia; Este casado com a Ana Alvares de Azevedo.
Também são do concelho de Vila do Conde, da freguesia de Santa Maria de Vilar.
As seguintes filhas nasceram aproximadamente nas seguintes datas:
Ana - 1846
Delfina - 1849

Victor Faria

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#425179 | emanuelleum | 27 jun 2020 15:45 | Em resposta a: #19308

Boa tarde Juliana, eu busco as mesmas informações que você. Por acaso você conseguiu avançar em algo na sua pesquisa?

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#426032 | ALVARO MAIA | 29 jul 2020 14:29 | Em resposta a: #213690

Olá Regina e Maria de Lourdes,

Eu também então sou descendente dessa mesma família.

Peço o seu contato de vocês para que possamos comprovar melhor esse elo de ligação dos Azevedos Maia do Seridó.

Sou neto de Alvaro Boa Vista Maia, bisneto de Bernardino de Azevedo Maia, que é um dos filhos de Victorino de Azevedo Maia que é meu trisavô.

No aguardo seu contato. Resido em Recife, Pernambuco, Brasil.

Atenciosamente,

Alvaro Boa Vista Maia Neto

Meu e-mail é alvmaia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#426033 | ALVARO MAIA | 29 jul 2020 14:45 | Em resposta a: #114651

Prezada Maria de Lourdes,

Estou em busca de maiores informações sobre os nossos antepassados em comum.

Meu trisavô Victorino de Azevedo Maia, é o mesmo seu que é filho de José de Azevedo Maia e Margarida da Silva Maia .

Sou bisneto de Bernardino de Azevedo Maia. E, resido em Recife/PE

Estou buscando maiores informações para saber se há algum elo de ligação por sermos primos com a família Azevedo Maia do Seridó que considerados cristãos-novos.

Por isso, peço a sua ajuda para isso.

Atenciosamente,

Alvaro Boa Vista Maia Neto

Meu e-mail é alvmaia@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Azevedo Maia em Portugal (Minho?)

#426087 | julianaareias | 30 jul 2020 18:07 | Em resposta a: #425179

Ola Emanuel, tudo bem? Até hoje não encontrei ainda informação concreta sobre os ascendentes desse casal. A busca continua :)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 15:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen