Herança ou doação no início do séc. XX

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Património

Herança ou doação no início do séc. XX

#456062 | dnloreto | 30 set 2024 19:49

Caros membros,

Estou a tentar deslindar um mistério que rodeia o meu avô. Nascido em 1899, herdou ou recebeu como doação património (terrenos) que talvez não fossem do seu pai, dada a localização do património e a origem do pai (diferentes concelhos).

Há alguma entidade ou registos digitalizados online que possa contactar para verificar o rasto de uma propriedade? Desta forma poderia verificar a quem tinha pertencido antes do meu avô. As alterações de propriedade que me interessam estariam entre 1898 e 1918.

Desde já agradeço a partilha dos vossos conhecimentos mais vastos que os meus!
Cumprimentos,
Duarte

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456063 | saintclair | 30 set 2024 20:05 | Em resposta a: #456062

-
Sabe o nome Concelhos e as respectivas Freguesias?
Sc.

Resposta

Link directo:

O BUPi - Balcão Único do Prédio

#456070 | saintclair | 30 set 2024 21:31 | Em resposta a: #456063

-
Caro Confrade;
Conhece o Balcão BUPI?
Relativamente aos prédios rústicos do seu avô, que teria nascido em 1899, feitas as contas,
já lá vão 4 Gerações, pelo que vc. terá de saber em pormenor: a quem pertencem actualmente
essas Terras.
Pergunto; O Confrade tem em seu poder algumas Matrizes de Registo nas Finanças da área
desses prédios?.
Bom, ficamos a aguardar pelas suas breves notícias.
https://youtu.be/5zOmQjTntlc?t=7
Cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456087 | dnloreto | 01 out 2024 12:27 | Em resposta a: #456062

Bom dia!

Muito obrigado pelas vossas respostas.
O concelho é de Aguiar da Beira. A freguesia não tenho a certeza por causa das agregações e restruturação de 2013.
Vou tentar obter junto do meu pai e tios pelo menos um número de matriz e outros dados das finanças, espero que alguém saiba tenha, visto que todo o património já foi alienado.

Se conseguir esses dados das finanças, a AT ou o BUPI conseguem dar-me o histórico de propriedade? Só tenho experiência com o registo predial e este só indica o proprietário atual e o anterior, por isso pergunto.

Obrigado pela vossa atenção!
Cumprimentos,
Duarte

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456088 | saintclair | 01 out 2024 14:14 | Em resposta a: #456087

-
Caro Confrade;
Para vc. ter algum sucesso nessa diligencia, tem que saber o nº actual Matriz desses prédios,
rústicos, e nome actual proprietário. Na presença desses dados, vai fazer busca da frente para trás, [2024 a 1899] , nuns Livros antigos, já fora de uso, que normalmente as Rep. Finanças
ainda guardam, para ajudar na resolução de problemas antigos, e que a Informática não fez o
respectivo registo, como é óbvio, avançou com os registos do último dono da Prédio.
Este assunto deve ser tratado por quem tenha experiência em " averiguações nesses Livros"
antigos, que estão ordenados por Freguesia, respectivas Matrizes, e conheça bem a Freguesia,
as suas Gentes e respectivas terras etc..
Mesmo assim, é natural que já não consiga chegar a [ +/- 1950 ], no entanto os registos desses
prédios sempre lhe darão uma ideia de quem foram os Titulares anteriores.
Como acontece em várias famílias, é natural que os seus pais, ou tios, tenham em poder cópias ou 2ªs vias dessas Matrizes, a precaverem-se no tempo que um dia chegará, para regularizarem
os terrenos etc.
Boa sorte
Sc.

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456105 | saintclair | 02 out 2024 18:08 | Em resposta a: #456088

-
https://www.ribeiroavelar.com/notcias-jurdicas/registopredial
Sc.

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456133 | dnloreto | 03 out 2024 19:35 | Em resposta a: #456088

Caro Sr. Saint Clair,

Agradeço-lhe muito as indicações que forneceu.
Entrei em contacto com as Finanças de Aguiar da Beira, numa primeira tentativa para obter a informação desejada.
Lembrei-me que os números de registo dos terrenos que tenho devem ter resultado de parcelar terrenos maiores, já que o meu avô tinha vários filhos herdeiros. Não sei se tal vai dificultar o processo, a ver vamos.

Com os meus melhores cumprimentos,
Duarte

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456134 | saintclair | 03 out 2024 20:03 | Em resposta a: #456133

-
Caro Duarte;
....Se forem 5 herdeiros, o terreno vai ficar repartido em 5 fracções de 1/5, cada.
Fazendo a busca, irá mostrar a Matriz inicial, que pertencia ao seu avô, com o nome dos 4
proprietários-vizinhos -de-extrema, e que por vezes ajuda e muito a tirar dúvidas.
Sugiro que obtenha cópia da m/ mensagem, e não perde nada em a enviar às Finanças Aguiar
Beira, para o funcionário ficar ciente que vc. está por dentro do assunto, e entretanto vai ajudar
nas buscas, pois na actualidade nem todos estão ao corrente desse expediente, "do tempo dos
dinossauros".
Vá dando notícias e disponha sempre que necessário.
Cumprimentos
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Herança ou doação no início do séc. XX

#456147 | saintclair | 04 out 2024 14:00 | Em resposta a: #456133

-
Caro Confrade;
Sempre chegou a encontrar o assento nascimento do seu avô, nascido em 1899/1900?.
Sc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 out 2024, 02:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen