Livro "Rebelos de Sernancelhe e de Moimenta da Beira - Subsídios para o seu estudo", João Manuel Bra
Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia
Livro "Rebelos de Sernancelhe e de Moimenta da Beira - Subsídios para o seu estudo", João Manuel Bra
Caros confrades,
Espero que esta mensagem vos encontre bem.
Depois duma primeira abordagem ao longo de algum tempo ao Livro "Rebelos de Sernancelhe e de Moimenta da Beira - Subsídios para o seu estudo", João Manuel Braz e Nuno Borrego, Sernancelhe, Portugal, 2020, de resto um excelente livro, e investigação, pelos quais muito parabenizo os seus autores, apercebo-me do ponto de vista construtivo que, conforme as histórias que ouvia em criança em Família, o Geneall tem vários lapsos importantes, alguns dos quais dizem respeito a uma família, e famílias fidalgas Portuguesas, que bem conheço. Ou são lapsos ou são omissões, uma vez que se trata de algumas das Famílias mais antigas de Portugal que nem sequer surgem. Por sinal a minha e as minhas (e com certeza de muitos Outros Nobres Confrades que nos lêem em cópia, Parentes distantes ou próximos), com origens profundas na Beira Alta, mas também no Norte, Minho nomeadamente, com provas até ao Séc XIII pelo menos e a El-Rey Dom Sancho II, etc. (aqui já os Carvalhos de Basto, nas edições dos anos 80). Mas também por via dos Azeredos de Mesãofrio, Barcelos, 1992, Álvaro de Azeredo Leme Pinto e Melo, 2ª Edição. A minha dúvida é: como se corrigem estes lapsos e omissões? Alguém o faz? Querem que faça algumas sugestões? Com cumprimentos muito cordiais, Prof. Gonçalo S. de Melo Bandeira
Link directo:
Livro
Caro Prof. Gonçalo S. de Melo Bandeira,
Quero em primeiro lugar agradecer as suas palavras simpáticas relativas ao meu livro (de co-autoria) sobre os Rebelos da Beira. Fico contente por ter gostado do livro e espero que tenha encontrado nele dados interessantes e úteis para as suas pesquisas genealógicas.
Quanto aos erros que existem na base de dados do Geneall (sobretudo no que respeita às geraçoes medievais), esses serão quase inevitáveis tendo em conta que essa base tem como principais fontes os nobiliários do Gaio e do Alão de Morais. Todos os que investigaram essas épocas mais remotas chegarão à mesma conclusão ... que esses nobiliários, embora um bom ponto de partida, estão cheios de erros ... em particular o Gaio que apresenta muitos dados contradictórios em vários dos seus títulos ... o Alão, que parece muito mais prudente, infelizmente principia muitas famílias sem as entroncar, emparticular muitas famílias da Beira Alta (berço da maioria dos meus antepassados). Por isso é importante publicar o que se vai encontrando nas fontes primárias, de tipo registos paroquiais, chancelarias régias ou notariais. Isso foi o que tentamos fazer no nosso livro sobre os Rebelos.
Esperemos que os responsáveis do Geneall tomam conhecimento dessas várias publicaçoes que vêm não só colmatar os hiatos dos nobiliários, mas também corrigi-los!
Cumprimentos
João M. Braz
Link directo:
Livro
Bem Haja Confrade Senhor Dr. João Manuel Braz,
Muito obrigado pela resposta e renovados parabéns pelo vosso excelente trabalho que já transmiti a vários membros da família mais próxima incluindo um que está em trabalho de médico por terras da Índia no Extremo-Oriente. Peço muitas escusas mas só agora vi. De facto um excelente livro, um trabalho apurado e sério sem preço para o Interesse Público e um pouquinho da História de Portugal, como que nos dando a sensação de parar e recuar no tempo, um tempo cheio de sonhos e esperanças como todos nós afinal de um Portugal profundo. Com mais ou menos fé, mas sempre com vida, assim como o universal Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança. Non ou a vã glória de mandar, diria o Padre António Vieira, tão bem lembrado por Manoel de Oliveira.
Agora que foi anunciado em público que se tem a certeza que Sebastião José de Carvalho e Melo, o 1º Marquês de Pombal, nasceu em Sernancelhe (José Eduardo Franco, Pedro Calafate, Viriato Soromenho-Marques, Obra Completa Pombalina, para já com o Volume 1; se devendo o mérito ao que consta a uma Investigadora Brasileira, pois o documento original estava no Brasil), sugiro que talvez uma eventual nova edição dos "Rebelos de Sernancelhe e de Moimenta da Beira...", João Manuel Braz e Nuno Borrego, 2020, trate também deste assunto. Ou um II Volume. Uma vez que a importância do Marquês de Pombal, para o bem e para o mal, é transversal e tem influência directa na evolução do pensamento filosófico e político do Ocidente, como todos bem sabemos, quer através de Kant, quer por meio de Voltaire, entre Outros.
Sendo que parece ser certo que "o fidalgote da Rua Formosa de Lisboa" (Joaquim Veríssimo Serrão, Lisboa, 1982), e seus familiares, para se defenderem dos ataques políticos e das intrigas de Lisboa, tudo fizeram para "melhorar a ascendência nobre" e nada melhor do que nascer em Lisboa, e não "numa terra mais pequena como Sernancelhe" duma nobreza que tinha perdido o poder absoluto doutros tempos mais ligados em termos militares à importância das fronteiras terrestres. Citamos.
Sou o neto mais novo, quer por via paterna, quer por via materna, e por isso infelizmente já muitos partiram, mas sempre ouvi as velhas histórias do meu Tio Sr. Bernardo Guedes Guerreiro de Melo Bandeira, natural de Oliveira de Frades, Souto de Lafões, nascido num Palacete da Família, Fundador e Director durante 14 anos do Futsal do Sporting Clube de Portugal e Filho dum amigo do Visconde de Alvalade, o seu Pai meu Avô, ambos pertencentes ao Grémio de Alvalade que deu origem ao SCP (https://www.wikisporting.com/index.php?title=Melo_Bandeira).
Uma dessas história era a de que o Marquês de Pombal (para o bem e para o mal) era nosso parente de Sernancelhe e tinha nascido em Sernancelhe. De facto, o meu Avô que surge nos Carvalhos e Basto, Volume IV, 1982, p. 422, Sr. Luís Guedes de Sousa Melo Bandeira, um de muitos Irmãos, era proprietário duma quinta em Sernancelhe, O Laurentim.
Só encontrei duas pistas no vosso excelente livro de genealogia: "Rebelos de Sernancelhe e de Moimenta da Beira", sendo uma na página 80 e outra na 126, como sabem melhor do que eu. Na página 80 foi Padrinho de casamento e na página 126 refere que foi Padrinho de Baptismo da Dª Cecília, Filha dum ascendente nosso em linha directa, de seu nome D. Sebastião Guedes de Carvalho Pinto da Fonseca, Sucessor da Casa de A-de-Barros, 7º Administrador do Vínculo dos Reis Magos, Sargento Mor e Capitão Mor de Caria (ou seja Sernancelhe), Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, por alvará de 6 de Agosto de 1743.
Sabe-me dizer por favor se existe alguma relação familiar entre Sebastião José Carvalho e Melo e Sebastião Guedes de Carvalho Pinto da Fonseca?
Sugiro que tentem entrelaçar o Marquês de Pombal no livro, uma vez que é natural de Sernancelhe como já referi, e certamente já sabem, para lá do facto do seu Avô D. Sebastião de Carvalho e Melo ser o 3º Senhor do Morgado de Sernancelhe e provavelmente outros familiares também devem estar conexionados.
Com elevado respeito, estima e consideração pessoal,
Prof. Gonçalo S. de Melo Bandeira
Link directo:
Livro
Caro Confrade,
Sendo assim, somos parentes afastados pois eu também descendo (embora por via ilegítima) de António Guedes Cardoso de Carvalho, senhor da casa de A-de-Barros. O seu antepassado Sebastião Guedes de Carvalho Pinto da Fonseca era meio-irmão da minha antepassada Luísa Guedes da Fonseca.
Quanto ao Marquês de Pombal, que eu saiba, ele não tinha nenhum parentesco com esses nossos antepassados de Adebarros, apesar de ele ter apadrinhado em 1759 a sobredita D.Cecília. Se existir, esse parentesco será muito remoto (já em tempos medievais). Quanto à ascendência do Marquês, sugiro-lhe a leitura do excelente artigo intitulado "Os antepassados do Marquês de Pombal", de Pedro A. d'Azevedo, publicado no Archivo Historico Portuguez, vol III, p. 325.
Cumprimentos deste seu parente,
João Braz
Link directo:
Livro
Exmos.Confrades
Encontrei esta ligação ao tema em questão:
Sebastião Guedes Cardoso de Carvalho, meu 15º avô, que foi Senhor da Casa e morgado de Adbarros
e Capitão-mór do concelho de Caria.
https://geneall.net/pt/nome/68218/sebastiao-guedes-cardoso-de-carvalho/
Link directo:
Livro
Caro Confrade Dr. João Manuel Braz,
Espero que esteja bem.
Obrigado pela importante informação e fico muito contente com este reencontro histórico.
Aproveito também a ocasião para questionar onde posso consultar "Os antepassados do Marquês de Pombal", de Pedro A. d'Azevedo, publicado no Archivo Historico Portuguez, vol III, p. 325? Pressinto que estamos próximos de entrelaçar Sebastião José de Carvalho e Melo com outras Famílias de Sernancelhe, mas ainda não chegamos lá. Todavia são demasiadas coincidências.
Outra pista: Gaspar Leitão Coelho de Melo era avô do 1º Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo. Encontrei isto: Senhor do casal de Gaiate. Escrivão Contador da Terra da Feira. Sebastião de Carvalho e Melo, 1º Marquês de Pombal, pretendeu que este seu avô, Gaspar Leitão Coelho, fosse considerado como sendo filho de Gonçalo Pires Coelho, donatário de Felgueiras e de Vieira, e da sua mulher D. Violante, o que não conseguiu. (LMSP): https://www.geni.com/people/Gaspar-Leit%C3%A3o-Coelho-de-Melo/6000000017767820176
Recorde-se que o 1º Marquês de Pombal queria calar os seus críticos de Lisboa quanto a "descender de baixa nobreza e sem poder do interior" (Veríssimo, 1982, Lisboa), mas afinal ela não era assim tão "baixa". Também encontrei um "Sebastião Carvalho" ascendente provavelmente apelidado de "criado" por ser médico, talvez cristão-novo.
Na família tenho muitos "Coelhos de Melo" como por exemplo nas páginas 249 e seguintes, os descendentes de Luís Manuel de Melo Bandeira, filho de José Bandeira Lopes de Gouveia, Rebelos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, João Manuel Braz, Nuno Borrego.
Cumprimentos muito cordiais deste seu honrado parente admirado pelo seu trabalho,
Link directo:
Livro
Prezado Confrade e Parente (?),
Espero que se encontre bem.
ObrigadoS pela informação que desconhecia.
Essas ligações também estão quase todas em Rebelos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, João Manuel Braz, Nuno Borrego, 2020. Ou seja, são Todos meus Parentes também.
Mas permanece a lacuna de qual a ligação a Sebastião José de Carvalho e Melo, o 1º Marquês de Pombal, etc.. Ao nascer em Sernancelhe, se todas as histórias do meu Tio já partido forem verdadeiras, Bernardino Guedes Guerreiro de Melo Bandeira, natural de Souto de Lafões, Oliveira de Frades, então sabia mais por tradição oral do que muitos professores catedráticos do passado (por exemplo Veríssimo, Lisboa, 1982, nega veementemente outra tese, a de Soure, dizendo que nasceu em Lisboa). Bem sabendo que a ciência avança por erros.
Ainda não fiz o teste de ADN, mas fez um irmão meu e o resultado é muito curioso.
Cumprimentos muito cordiais,
Link directo:
Livro
Caro Confrade aníbal,
Fico contente por encontrar mais um parente, mesmo que seja afastado. Mas atenção que a ascendência desses nossos antepassados que o Geneall mostra, está errada (como demonstrei no livro que piubliquei sobre esta gente) por ter como fonte o nobiliário do Gaio.
Cumprimentos,
João Braz
Link directo:
Livro
Caro Confrade João Braz
Agradeço a sua simpatia e aceito perfeitamente que a Base de dados do Geneall tenha falhas...a mesmo serve de orientação no dia-a-dia...
Onde encontrarei o seu livro á venda ?
Cumprimentos,
Aníbal de Bettencourt Cyrne de Morais Pacheco
Link directo:
Livro
Caro Confrade Dr. João Manuel Braz
Espero que se encontre bem.
Erros e lapsos que não são poucos, infelizmente o digo, mas já detectei inúmeros, não apenas por causa do vosso livro, mas de outros genealogistas dos anos 90 por exemplo. Vou tentar falar com a organização... O seu livro com o Dr. Nuno Borrego é excelente. Consigo entroncar várias vezes a minha Família mais próxima e confirmar quase todas as histórias de tradição oral que me foram ditas. Incluindo Generais, outros Militares Liberais, Pares do Reino e Deputados, muito próximos do Séc. XIX, mas também Militares Absolutistas. Muitos deles nem sequer constam do Geneall (?!!!). Sou o neto mais novo, quer por via paterna, quer por via materna. Infelizmente já quase todos partiram. Restam as novas gerações se Deus quiser, mas já espalhadas pelo mundo. Continuo sem saber onde consultar o livro que me indicou sobre os ascendentes do 1º Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, nascido em Sernancelhe e familiares de inúmeros habitantes locais. Torro do Tombo? Biblioteca Nacional? Podemos eventualmente contratar com gosto o seu trabalho. Pode enviar mensagem para gsopasdemelobandeira@hotmail.com .
Saudações genealógicas e parentais ao que tudo indica e salva melhor opinião
Link directo:
Livro
Caro Confrade,
Vou-lhe mandar uma copia digital do livro por email. Diga se não receber.
Cumpritmentos
João Braz
Link directo:
Livro
Caro confrade Aníbal de Bettencourt Cyrne de Morais Pacheco,
O livro (se ainda existirem exemplares) poderá ser adquirido via o co-autor e editor Nuno Borrego, que poderá contactar via o Geneall, facebook ou a página dele em:
https://www.nunoborrego.pt/home/?v=7516fd43adaa
Cumprimentos
João Braz
Link directo:
Livro
Caro Confrade João Braz
Muito obrigado !
Com os melhores cumprimentos
Aníbal
Link directo:
Livro
Muito Prezado Confrade Doutor João Manuel Braz
Muito e muitoS obrigadoS e parabéns renovados por todo o excelente trabalho também em prol da Ciência e da Humanidade, Bem Haja.
Com os melhores cumprimentos e sempre energias positivas
Confrade e Parente, Gonçalo S. de Melo Bandeira
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 nov 2024, 04:33