Família Motta Silveira

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas

Família Motta Silveira

#457365 | davidrafael1234 | 11 dez 2024 22:56

Procuro informações sobre a família Motta Silveira e Albuquerque Xavier. Minha tataravó se chamava Maria Tereza de Jesus, mas, até onde vai meu conhecimento, por sermos de uma região mais isolada de Pernambuco e onde não se tinha muita regulação, ela usou outros nomes como Maria José da Conceição e Maria Josefa da Conceição. Encontrei mais informações sobre os filhos dela com meu tataravô, Antônio Francisco Xavier, cujo dois me chamaram a atenção: Epitácio de Albuquerque Xavier e Antônio de Albuquerque Xavier.

Em dois registros de batismo que encontrei no site que mais uso para fazer pesquisas - o FamilySearch, por ser gratuito - eu acabei por encontrar dois registros de batismo cujo o nome dos padrinhos era "Tharcisio da Motta Silveira" e "Anna Emília Albuquerque". Indo mais afundo, descobri que Tharcisio era Amélia Cândida d'Assumpção, filha de Justino da Motta Silveira. Além disso, Eu encontrei no site da Biblioteca Nacional que Tharcisio foi tenente na cidade de Gravatá. O fato de que a esposa de Tharcisio, Anna Amélia, tinha o sobrenome Albuquerque, me levou a crer que talvez minha tataravó fosse irmã ou filha de Amélia, já que era comum que tios ou os avós da criança fossem padrinhos. Eu cheguei a imaginar que, por serem amigos dos meus tataravós, eles poderiam ter escolhido-os como padrinhos e não tenham sequer relação de sangue. Porém, eu descartei temporariamente essa ocasião visto que o próprios filhos deles carregavam o sobrenome "Albuquerque".

Alguém teria alguma informação adicional sobre meus tataravós ou, de repente, sobre a família de Tharcisio e Anna Amélia? Eu cheguei a pesquisar por informações, mas sou bastante leigo e não consegui encontrar muitas fontes.

Resposta

Link directo:

Família Motta Silveira

#457366 | davidrafael1234 | 11 dez 2024 22:57 | Em resposta a: #457365

Perdão, vi que acabei não esclarecendo a relação entre Amélia Cândida e Tharcisio. Tharcisio era filho de Amélia e neto de Justino da Motta Silveira.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 dez 2024, 04:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen