Ajuda em leitura de assento de batismo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

#457429 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 11:55

Bom dia,

Infelizemente nao consigo decifrar bem este documento ( https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215945 - Digito - PT-ADGRD-PRQ-PTCS30-001-00001_m0037.TIF )
) se alguem me pode ajudar , segundo assento da página acho que é Joseph?
Obrigada !

Resposta

Link directo:

#457431 | JCC | 16 dez 2024 16:45 | Em resposta a: #457429

Boa tarde
No TIF 37 o 1º assento é Teodora e o 2ª Angélica
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

#457432 | JCC | 16 dez 2024 16:58 | Em resposta a: #457429

Desculpe, embora o leitor me indicasse o 37 estava noutro...
De facto é José,

Aos 28 dias do mês de Dezembro de 1724 anos eu o Padre (P.e) ??? cura desta igreja de Sabadelhe baptizei solenemente e pus os santos óleos s José filho do João Domingues e de sua mulher Francisca de Andrade, do Primeiro matrimónio, foram padrinhos António de Soveral (?) e Ana de Andrade todos desta freguesia de Sebadelhe, são avós paternos Manuel Domingues que veio do lugar de ??? e Ana Domingues e maternos João de Andrade e Isabel Esteves todos desta dita freguesia e per verdade fiz este termo que assinei dia mês era ut supra

Resposta

Link directo:

#457436 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 17:21 | Em resposta a: #457431

Agradeço muito pela resposta e pela ajuda.
Não consigo ver o mesmo no TIF 37, no primeiro assento parece-me um Luis Antonio e no segundo parece-me um Joseph. Estou interessada pelo segundo assento porque Francisca de Andrade é a minha 10 avó. Consigo ver os padrinhos Antonio de Soveral e Anna de Andrade da freguesia de Sebadelhe da Serra.
Neto paterno de Manuel Domingues natural de ? ( nao consigo ler) e de Anna Domingues.
Neto materno de Joam de Andrade e Isabel ? ( nao consigo ler) todos desta dita freguesia.
(Sou Francesa se ha erros peço desculpa)
Cumprimentos,
Valeria Andrade

Resposta

Link directo:

#457437 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 17:22 | Em resposta a: #457429

Estava a responder ahaha, muito obrigada!! Nao conseguia ver o Esteves. Agradeço muito.

Resposta

Link directo:

#457438 | JCC | 16 dez 2024 17:40 | Em resposta a: #457437

Bonjour
Je crois que vous avez lu la première de mes deux réponses. C'était une erreur de mon lecteur que me disait que je voyais le tif 37 mais ce n’était pas vraie…
C'est ma deuxième réponse qui fait la transcription correcte. Mais il y a une ou deux mots que je n’arrive pas a comprendre. Le nom de la grand-mère c’est Esteves.
Le grand-père este venu du « lugar de Galhos ?? » il me semble quelque chose que commence par un G et qui a aussi un LH, mais je ne connaît pas la géographie de cet endroit pour trouver quelque non de village que peut servir…
A Bientot
JCC

Resposta

Link directo:

#457439 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 17:51 | Em resposta a: #457438

Bonsoir,

Je crois effectivement que nous nous croisons dans les réponses, haha !
Vous m'avez déjà beaucoup aidé, car je n’arrivais pas à voir le nom Esteves.
Je n'arrive pas non plus à voir la commune du grand-père, mais il me semble, tout comme vous, qu'il y a un "L" et un "H". Je vais investiguer.
Je vous remercie énormément.
Une très bonne soirée à vous !

Resposta

Link directo:

#457440 | MJ | 16 dez 2024 18:07 | Em resposta a: #457429

Boa tarde

Penso que o lugar de onde veio o avô paterno, Manoel Domingues, poderá ser Palhais (Trancoso).
Cumprimentos

MJ

Resposta

Link directo:

#457441 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 19:32 | Em resposta a: #457440

Boa tarde MJ,

Sim, é isso mesmo Palhais! Encontrei outro assento ( https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215945 - TIF 86 ) Luis Antonio, filho de Amaro Domingues e Maria de Andrade, neto paterno de Manoel Domingues de Palhais e Ana Domingues de Vilar de Corças e pela materna de Manuel Ferreira e Maria de Andrade. Tentava estabelecer um ramo pela Maria de Andrade jà que a tinha visto como madrinha em outros assentos, mas afinal o Amaro Domingues é que é irmão de João Domingues, casado com Francisca de Andrade. Que grande confusão!!
Também encontrei outro assento ( https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215945 - TIF 83) que parece do filho Antonio do meu 10 tio-avô João de Andrade, irmão de Francisca de Andrade. Particularidade em todos os assentos dos filhos de Francisca de Andrade e João de Andrade é sempre o mesmo padrinho Antonio de Soveral Barbuda ( as vezes com o nome completo e as vezes nao) as madrinhas mudam.
Por enquanto não consigo encontrar a ligação, mas acho estranho, isso era comum sempre o mesmo padrinho? Posso pensar que esse tal Antonio de Soveral Barbuda era familiar?
Cumprimentos,
Valeria Andrade

Resposta

Link directo:

#457443 | JCC | 16 dez 2024 20:42 | Em resposta a: #457441

Pode ser que seja este

https://geneall.net/pt/nome/177709/antonio-rodrigues-de-soveral-e-barbuda/

A data é coerente e nasceu em Sebadelha

JCC

Resposta

Link directo:

#457444 | Valoo28071987 | 16 dez 2024 21:18 | Em resposta a: #457443

Sim bem me parece que seja essa a família, mas parece-me que é o filho - https://geneall.net/pt/nome/1239430/antonio-pinto-de-soveral-e-barbuda/ que aparece aqui com o pinto porque neste assento do meu familiar ( https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1215945 - TIF 83) aparece como padrinho com a sua irmã Maria Pinto(também nome da mãe). Agora tentar descobrir sobre essa ligação. Muito grata pela ajuda JCC. Boa noite!

Resposta

Link directo:

#457445 | JCC | 16 dez 2024 22:29 | Em resposta a: #457444

Nessa família e época há, pelo menos, um fidalgo da Casa Real - António Xavier Barbuda e Pina (pode ser erro de leitura e ser Pinto) filho de Joao de Soveral da Barbuda

https://digitarq.arquivos.pt/details?id=1884530

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

#457449 | Valoo28071987 | 17 dez 2024 12:15 | Em resposta a: #457445

Bom dia e obrigada JCC!
Já encontrei mais informações e jà encontrei também uma ligação com os Soveral mas acredito que haja mais.
João de Andrade (nascido cerca de 1670), natural de Reboleiro, casou-se com Isabel Esteves - 10 Avós
Tiveram três filhos:
1. Manuel de Andrade, natural de Sebadelhe da Serra, Trancoso casado com Francisca Lopes (Da família Lopes da Quinta de Paulo Lopes, no termo de Sernancelhe e Arnas).
" Francisca Lopes, viveu em Arnas. Casou entre 11.11.1708 e 7.2.1709 (datas dos registros de casamentos anterior e posterior ao seu, cuja data nao e possivel apurar, por o folio estar deteriorado) em Arnas, sendo testemunhas Faustino Correia e o padre Manuel Correia, seu filho, Francisco Lopes, Manuel Fernandes, Manuel Duarte, Amaro Duarte, Pedro João, de Guilheiro, Manuel Gonçalves, Manuel Rodrigues e Manuel Ferreira, todos de Sebadelhe da Serra, e muitas outras pessoas, com Manuel de Andrade, filho de João de Andrade e mulher Isabel Esteves, de Vilar de Corças, termo de Sebadelhe da Serra."
Fonte: *Cadernos Barão de Arêde 7* - http://www.arede.eu/img/CADERNOS_BARAO_DE_AREDE_7.pdf
( percebe se ai a ligaçao direta dos Soveral com os Lopes)
2. João de Andrade, casado com Ana.
3. Francisca de Andrade (9 avó) nascida em cerca de 1700 natural de Sebadelhe da Serra, trancoso casada com João Domingues

Obs: Todos os filhos de Francisca de Andrade e do seu irmão João de Andrade tiveram o mesmo padrinho, Antonio Pinto de Soveral de Barbuda, reforçando uma possível ligação familiar com os Soveral.
Se calhar melhor abrir outro tópico e vou a continuar a investigar.
Muito obrigada pelas ajudas!

Resposta

Link directo:

#457451 | JCC | 17 dez 2024 16:10 | Em resposta a: #457449

Boa tarde
Já há aqui diversos tópicos abertos sobre os Barbuda e os Soveral de Barbuda. É só procurar por esses nomes
Cumprimentos
Joáo Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

#457453 | Valoo28071987 | 17 dez 2024 17:58 | Em resposta a: #457451

Vou fazer isso!
Muito obrigada por tudo.
Cumprimentos,
Valeria Andrade

Resposta

Link directo: