Padre Diogo de Figueiredo - Santar, Nelas
Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões
Boas,
Deparei-me na minha árvore com um Diogo de Figueiredo, de Santar, Nelas, que descobri ser Padre, filho de Domingos Fernandes e Isabel de Figueiredo. Deve ter nascido algures entre 1650 e 1700.
Alguém tem a ascendência do Padre Diogo de Figueiredo mapeada?
Muito obrigado,
Paulo Bandeira
Link directo:
Boa tarde.
O assento de óbito do Pe. Diogo Figueiredo, de Moreira, paróquia de Santar, ocorrido em 20.05.1688 encontra-se no segundo livro de mistos, tif. 132, f. 133.
No primeiro livro de assentos mistos, surgem baptismos com indicação de Isabel Figueiredo, mãe, casada com António Gomes, seu marido, moradores em Moreira (1654 e 1656). Não há notícia de qualquer Diogo.
No segundo livro de assentos mistos, surgem baptismos com indicação de Isabel Figueiredo, mãe, casada com Domingos Roiz, seu marido, também moradores em Moreira (1672, 1674 e 1685). No primeiro deles o Pe. DF é o padrinho.
Cpts
Link directo:
Caro,
Muitissimo obrigado pela ajuda. Vou averiguar.
cumprimentos,
Paulo Bandeira
Link directo:
Bom dia,
Uma últioma dúvida, tenho interpretado a abreviatura D.os como sendo de Domingos.
Era também comummente utilizada para Diogo?
Obrigado,
Paulo
Link directo:
Caro,
O mistério adensa-se.
No primeiro livro de batismos de Santar (44.tif - pág 42 na numeração manuscrita) em agosto de 1702 é batizada Maria, filha de Manuel ... e de Izabel de Figueiredo, tendo sido padrinho o Padre Diogo de Figueiredo e Anna Marques.
A referência no livro misto não será a um Domingos de Figueiredo?
cumprimentos
Link directo:
Aliás, na página imediatamente oposta surge um registo mais nítido do batismo desta Maria, assento que surge riscado, em que se diz que o Padre Diogo de Figueiredo a batizou em casa.
No registo não riscado surge como seu padrinho.
Link directo:
Os mesmos Manuel Pinzo (?) e Izabel de Figueiredo voltam a batizar uma Maria em 1705...
RespostaLink directo:
Boa noite.
Não, penso que não. Pelo menos no caso, penso que não.
Cpts
Link directo:
É verdade. Mais, surgem ali, em 08.08.1702 e em 27.08.1702, duas referências a Maria filha de Manuel Pinto e Isabel Figueiredo. Num caso o oficiante é o Pe. DF no outro caso, o Pe. DF é, como diz, o padrinho. Tratar-se-á da mesma criança. Parece.
Cpts
Link directo:
Isso. Penso ser a mesma criança, algum eventual descuido do pároco responsável.
Cpts
Link directo:
Penso que é Pinto.
É verdade, e antes, em 08.07.1700, outra criança (38/36).
Link directo:
Em que assento é que viu a referência ao dito Diogo Figueiredo?
RespostaLink directo:
vários assentos de batismo de filhos de Custódio dos Santos nascidos em Oliveira do Conde.
Teve uma filha Antónia nascida a 4 de janeiro de 1743 - em Travanca.
Teve uma filha Elena nascida a 11 de outubro de 1744 - em Travanca.
Tiveram uma nova filha Antónia a 9 de Agosto de 1747 - em Travanca.
Tiveram uma filha Isabel a 18 de outubro de 1750 - em Travanca.
Tiveram um filho José a 15 de fevereiro de 1753 - em Travanca.
Link directo:
Bom dia.
Vi os dois primeiros AB e, sim, é verdade, o pai de Custódio dos Santos é ali dito ser o Pe. Diogo Figueiredo, de Moreira.
Onde é é que encontrou a referência à ascendência do Pe. Diogo Figueiredo?
Cpts
Link directo:
Boa tarde.
Queria dizer, "Domingos Figueiredo", desculpe a confusão.
Estaremos a falar, pois, de outra pessoa. Tenho boa parte dos paroquiais do sec. XVII de Santar (Nelas, Viseu) sec. XVII. Verei Diogo Figueiredo, que sei ser um nome presente em Moreira.
Cpts
Link directo:
Assento de casamento de Custódio dos Santos, de 2 de agosto de 1739 - Oliveira do Conde.
filho do Padre Diogo de Figueiredo e Anna dos Santos. neto paterno de Domingos Fernandes e Isabel de Figueiredo.
Link directo:
Há um dos assentos que refere o Padre Domingos de Figueiredo como pai de Costório. Considersndo os demais, assumi ser um erro.
RespostaLink directo:
Viva, boa tarde.
Nos registos de AB de Santar, compreendidos de 1609 a 1705, encontro, com interesse:
Diogo, Moreira de Cima, b. em 1612, f. de outro DF e de Isabel Tomé; tenho conhecimento de apenas duas outras crianças baptizadas com o nome Diogo, a primeira, de Moreira de Cima, f. de Simão Nunes e Apolónía Amaral, em 1633; a segunda, de Moreira, f. de Diogo Tenreiro e de Ana Amaral, em 1649.
Nos mesmo registos, não tenho qualquer relação entre Isabel Figueiredo e Domingos Fernandes. Isabel Figueiredo com António Gomes (1654 e 1656), Domingos Roiz (1672, 1674 e 1685) e Manuel Pinto (1702 e 1705). Nenhum referente ao nome Diogo.
No AB, de 19.09.1688 (1.º LAB, 17), de Maria, a mãe, Francisca, solteira, assistente em Moreira, dá como pai daquela o/um Pe. Diogo de Figueiredo, de Vale Chão, Carvalhal (hoje Carvalhal Redondo, povoação contígua a Moreira).
Nos registos de AC de Santar, compreendidos entre 1609 e 1680, não encontro referências a um casamento envolvendo Isabel Figueiredo e Domingos Fernandes;
Nos registos de AO de Santar, compreendidos entre 1609 e 1695, não encontro referências ao óbito do Pe. Diogo Figueiredo, sim o do Pe. Domingos Figueiredo, em 1688. Há os AB de dois Diogo Figueiredo, em 1661 e 1680, e de duas Isabel Figueiredo, em 1653 e em 1692. Há os AB de dois Diogo Figueiredo, em 1661 e 1680, de duas Isabel Figueiredo, em 1653 e em 1692 e cinco Domingos Fernandes (1668, 1672, 1673, 1674 e 1689).
Link directo:
Meu caro,
Muito obrigado por todos estes resultados. Desculpe o trabalhão que lhe dei.
cumprimentos, Paulo
Link directo:
Caro,
No assento de casamento de Custódio dos Santos a família é referida como sendo do Carvalhal Redondo, pelo que deve ser nesses assentos que deverei procurar.
Infelizmente online apenas há até 1750.
Sabe se alguém terá estes registos anteriores ou terei mesmo que ir até ao Arq. Dist. de Viseu?
cumprimentos,
Paulo
Link directo:
Creio que esta Maria, filha de Francisca e do Padra Diogo de Figueiredo é esta que um nosso colega refere neste fórum da seguinte forma:
2.1- ISABEL FRANCISCA casada em Mouraz a 15.5.1742 com MIGUEL DE PAIVA, filho de Simão de Paiva e Maria de Figueiredo, da povoa do Carregal. FNeto paterno de Domingos Gonçalves e Maria Lopes, neto materno de Padre Diogo de Figueiredo, de Moreira, Santar e Francisca de Figueiredo, de Penedo.
Link directo:
https://geneall.net/pt/forum/24050/jose-bernardo-de-miranda-brandao-clo-branco-fso/
RespostaLink directo:
Boa noite.
Acontece por vezes. Não sei se existem e, se sim, se poderão estar disponíveis no ADV. Antes de lá ir, se a deslocação for grande, talvez seja melhor tentar obter a informação por correio electrónico . Se encontrar alguma coisa de CR, envio-lhe a referência.
Cpts
Link directo:
Boa noite, mais uma vez. Sim, sem dúvida!
RespostaLink directo:
Boa tarde.
Em todos os registos que vi (e foram milhares), Diogo é abreviado como "D.º", ou seja, a ausência se "s" distingue-o da abreviatura de Domingos.
Link directo:
muito obrigado, era o que me parecia.
RespostaLink directo:
Caro Paulo
Esses livros sumiram :(
Tem aqui uma hipótese para o sumiço, que terá acontecido ainda no séc. XVIII:
https://roglo.eu/roglo?lang=pt;i=7657741
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 abr 2025, 16:31