Novo tópico detalhado sobre Adriano de Araújo Braga, Por favor me ajudem
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito
Saudações Mestres da pesquisa através de orientações de vários pesquisadores nesse grandioso fórum venha fazer um novo post com detalhes para ajudar na minha pesquisa:
Há 12 anos tenho pesquisado sobre o ancestral que residiu ao norte de Minas Gerais no extinto povoado de São José do Gorutuba aqui no Brasil o seu nome era Adriano de Araújo Braga professor de primeiras letras e de acordo com o censo de 1832 ele era solteiro e tinha 22 anos de idade em seu casamento o primeiro filho nasceu por volta de 1834 ele teve vários filhos e nenhum dos seus dos seus nascimentos constam parentes ou pais do Adriano de Araújo Braga pensamentos a refletir:
Nesses 12 anos de pesquisa eu consegui agrupar diversos documentos relacionados ao Adriano de Araújo Braga aqui no País do Brasil todos os documentos relacionados ao seu Magistério participações em batizados casamentos pessoas nada relacionadas ao seu parentesco e pelo fato da Lei imperial do Brasil de 1832 o Imperador liberou a cidadania brasileira para todo aquele que viesse a trabalhar no Brasil então sabe-se que a lei Imperial foi de 1832 nesse mesmo ano de 1832 o ancestral Adriano de Araújo Braga foi encontrado no censo do povoado onde morava com a idade de 22 anos de idade 1834 ele estava casado com seu primeiro filho então acredita-se que foi nesse período de dois anos que ele encontrou com a sua esposa nascida na cidade vizinha, em um raio de 23 cidades ao redor do povoado onde ele morava isso incluindo cidades do Estado de Minas Gerais e do Estado da Bahia nenhum documento relacionado ao seu casamento foi encontrado o único vestígio concreto sobre ele é que foi encontrado uma carta testamentária datada do ano de 1866 onde o Adriano de Araújo Braga seu próprio escrivão escreveu a próprio punho tendo ele a idade de 56 anos de idade residente da Fazenda Limoeiro no norte de Minas Gerais afirmou seu nascimento em 1810 na cidade do Porto e não na Província do Porto. Olhando no site do cepese no período de 1808 a 1842 nenhum dado sobre o Adriano de Araújo Braga foi encontrado conversando e ouvindo Os relatos da minha bisavó ela sempre falava que o bisavô dela no caso o Adriano de Araújo Braga entrou no Brasil em um navio de forma clandestina.
Em seu tempo de vida no Brasil o Adriano de Araújo Braga fez parte com o delegado da companhia Luso Brasileira e da companhia internacional forense ambas com sede em Coimbra.Findando esses 12 anos de pesquisa tudo que foi possível em questões documentais sobre o Adriano de Araújo Braga foi encontrado aqui no Brasil entre batizados casamentos testamentos até mesmo jornais de nomeação mas eu necessito eu preciso muito do auxílio de vocês Mestres da genealogia para humildemente me ajudar e encontrar o batizado desse meu ancestral Adriano de Araújo Braga nascido na cidade do Porto e não na Província do Porto no ano de 1810 deixo abaixo um link do family search da página da carta testamentária onde ele afirma o Adriano de Araújo Braga ter nascido no ano de 1810 e ser natural da cidade do Porto.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHK-QQ8F-6BR6?view=explore&groupId=TH-7773-118362-37619-63
Meu contatos
Noryvaldo Silveira
noryvaldosbf@gmail.com
whatsapp +55 38984115461
Link directo:
Caro confrade,
Sugiro que veja este link: https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1264019
Aí se diz que o documento está também na Biblioteca Nacional do Brasil.
Nele poderá eventualmente encontrar informação adicional sobre a fam´lia do Adriano.
Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo
Link directo:
Noryvaldo,
Adrianno Araujo Braga foi padrinho de Adrianno em 8 de maio de 1808, na Freguesia São Miguel de Leça da Palmeira, Concelho Matosinhos, Porto
imagem 69.tif
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=480025
Consta que Adriano era natural da cidade do Porto.
Cumprimentos.
Mila
Link directo:
Veja esse óbito José Alfredo d Araujo Braga , natural Massarelos???
imagem 28.tif
https://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=988447
Link directo:
Saudações caro confrade, desde já lhe agradeço pela ajuda, porém esse documento se refere a um homônimo nascido por volta de 1750, e o meu caso nasceu em 1810, a data desse documento e anterior a isso
RespostaLink directo:
-
A Confreira Mila;
Já encontrou o assento nascimento do Adriano.
Registado e com proveniência em Matosinhos, antiga
localidade que em 1808; [aquando invasões Francesas],
era conhecida como "Pertencente à Provincia Porto",hoje
Área Metropolitana do Porto:
imagem 69.tif
https://pt.wikipedia.org/wiki/Matosinhos
Sc.
Link directo:
Confreira Mila bom dia, fiquei muito feliz com seu post desempenho e poder me ajudar porém preciso fazer algumas ressalvas que me deixa pensativo primeiro no batizado citado o homônimo Adriano de Araújo Braga do meu ancestral ele batizou uma criança de nome Adriano em que seus pais não tenho sobrenomes Araújo Braga e eu não achei nenhuma relação entre o homônimo Adriano de Araújo Braga com os pais dessa criança para que ela começasse a usar o sobrenome do seu padrinho e o segundo porque eu fiquei mais pensativo na carga testamentária juramentada datada do ano de 1866 meu ancestral Adriano de Araújo Braga afirmava ter 56 anos de idade quer dizer nascido em 1810 não 1808, então me perdoe, mas necessito saber se haveria algum parentesco desse Adriano de Araújo Braga com os pais dessa criança Adriano para deduzir que mais tarde ela iria usar o seu sobrenome ou se não é apenas uma coincidência.
RespostaLink directo:
Resposta dada ao posto dela, vídeo por favor
RespostaLink directo:
Adriano de Araújo Braga
-
"necessito saber se haveria algum parentesco desse Adriano de Araújo Braga com os pais dessa criança Adriano para deduzir que mais tarde ela iria usar o seu sobrenome ou se não é apenas uma coincidência."
--------------
Claro, nesta situação, atingindo a maioridade, o Adriano, por sua vontade, foi usar os apelidos/
sobrenomes, do seu padrinho de baptismo.
---
Voltando ao homónimo anterior, tudo leva a crer que. os Adrianos, têm muito em comum.
https://digitarq.ahu.arquivos.pt/details?id=1264019
-------
Sc.
Link directo:
Noryvaldo,
Ontem pesquisei na hemeroteca o apelido Araujo braga,e, se não me falha a memoria, o nome Adriano consta até 1879 como aposentado 9professor de primeiras letras),e, também solicitando autorização para lecionar aula particular.
Ele pode ter feito testamento muito tempo antes de faleceu
Jucelino ou Juscelino é algum filho ou familiar? Esse nome também apareceu nas pesquisas. No RJ também apareceu esse apelido.
No batismo em 1808, o menino recebeu o nome do padrinho, e, esse padrinho era da cidade do Porto. Se era um homonimo eu não tinha como saber...
Quanto a Adriano entrar clandestinamente, acho pouco provável....
Mila
Link directo:
É impressionante como vocês gostam de bater na tecla desse Adriano homônimo o traficante de escravos esse Adriano que o que vossa senhoria está citando é o esposo da Madalena que me faleceu em Salvador Bahia com três filhos e não tiveram nenhum filho de nome Adriano também e um inventário de mais de mil páginaspor mim já conferida
RespostaLink directo:
Boa tarde confreira Mila , em relação ao Adriano de Araújo Braga e a sua parentela incluindo os filhos e eu consegui todos os documentos possíveis de trabalho de escola eleitoral batismos e casamentos o Adriano de Araújo Braga 1879 já havia falecido o jornal encontrado ele com o professor aposentado foi tentando arrumar emprego e professor na cidade de Itinga Minas Gerais a família dele no Brasil foi feito uma confusão o Adriano de Araújo Braga teve um filho chamado Juscelino José que após ter se casado teve um filho que botou o nome de Adriano Araújo Braga e mais à frente quando se casou também teve um filho que voltou o nome de Juscelino quando eu abordei o fato de ser clandestino a entrada dele foi pelo fato de ter conferido o site da cepese não ter relatos dele ter entrado no Brasil para falar a verdade encosta até o mar Adriano lá mas não tem data de embarque em trata de saída onde veio nem para onde ia
RespostaLink directo:
GeneaMinas
https://www.geneaminas.com.br › restrita › pessoa
Adriano de Araújo Braga. Código: 307894. Nascimento 1810 casou-se com Eulália Rodrigues · Sobrenome Araújo · Sobrenome Braga Cadastrado por Raquel.
Adriano de Araújo Braga (c.1860 - 1907) - Genealogy
Geni
https://www.geni.com › people › Adriano-de-Araújo-Br...
Adriano de Araújo Braga. Birthdate: circa 1860. Birthplace: Minas Gerais, Brasil. Death: 1907 (42-51). Immediate Family: Son of Juscelino José de Araújo ...
Já pesquisou no Arquivo Mineiro ? Acho que estão reformulando o arquivo, pois, não há acesso aos imigrantes que chegaram em Minas.
No geneaminas aparece um Adriano nascido em 1810.
Link directo:
Adriano de Araújo Braga
-
....Ano 1808 e 1810:
Como o Gov. Brasileiro em tempo passado, deu prorrogativa de todos
os imigrantes serem automaticamente considerados " Brasileiros" etc.
pode ter acontecido o Adriano, " ter deduzido 2 anos na idade",em vez
de dizer que nasceu em 1808, optou por 1810?....." quem sabe".....?
Esta matéria, teria que ser bem analisada, para chegar a uma conclusão,
.... no entanto, infelizmente, não vejo como isso possa acontecer, perante
".....o que temos em presença"....
Sc.
-
Link directo:
Continuando no geneaminas
Manoel Rodrigues da Matta, irmão de Eulalia Rodrigues, casou em 12/05/1842 e, Adriano assina o livro
imagem 10
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-D76N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6BLB-DSRJ&action=view&cc=2177275&lang=pt
Link directo:
Adriano de Araújo Braga
-
...Por mais estranho que possa parecer, creio que esta investigação atingiu os 60% de
eficácia.
...Não basta aparecer rodeado de Livros, para ser considerado um "Literado"....
Sc.
Link directo:
Porteirinha era conhecida como São José do Gorutuba. O orago da paróquia era Nossa Senhora da Soledade.
Microfilme de manuscritos no Arquivo Diocesano de Montes Claros.
Link directo:
Deduções meu caro confrade, deduções, e se houve mentira talvez fosse para entrar no país e nao em um documento juramentado 30 anos apos sua chegada ao Brasil
RespostaLink directo:
Tenho todos os livros paroquiais de sentido povoado inclusive o próprio Adriano de Araújo Braga foi presidente da Comissão de restauração desta igreja
RespostaLink directo:
Me desculpe dizer mas não chegou a 60% pois até agora chegou ao nome de uma criança cujos pais e avós não contém o sobrenome Araújo Braga e deduções não documentais não provam que essa criança chamada Adriano mais tarde passou a usar o sobrenome do padrinho
RespostaLink directo:
Somente apenas uma correção São José do gorutuba era distrito da cidade de Grão Mogol e a cidade de Porteirinha tinha um antigo nome de Santo Antônio do Jatobá são duas cidades distintas
RespostaLink directo:
Cara confreira Milla, fico muito feliz em ver tamanho de experiência e conhecimento em pesquisas como você tem usado porém infelizmente todos esses dados que você passou eu tenho pois no caso da Eulália da Família Rodrigues da Mata eu consegui toda a descendência dela até a Ilha da Madeira em Portugal em relação ao Arquivo Público Mineiro constantemente tenho ido lá em apenas duas semanas Eu verifiquei 130 caixas apenas sobre a vida acadêmica do Adriano de Araújo Braga então sobre a família dele e sobre ele ao que se passa aqui no Brasil tem todo documento possível inclusive no seu filho Juscelino José e do seu neto Adriano de Araújo Braga também a dúvida O que resta a pesquisar a partir de hoje é somente na cidade do Porto em Portugal por isso não fique chateada com fato de minha pessoa ficar na dúvida sobre o documento por você encontrado ser realmente o Adriano de Araújo Braga meu ancestral mas por favor pense comigo um homem de nome Adriano de Araújo Braga batiza uma criança de nome Adriano em que os seus pais e nem os seus avós tenham sobrenome Araújo Braga O que poderia me levar a crer que ele acabou escolhendo aderir ao sobrenome o sobrenome do seu padrinho?
Pequena observação a administradora do site Geni chamada Nívea Nunes a mais de 5 anos me ajuda na pesquisa sobre o Adriano de Araújo Braga e os dados citados por você falar a respeito do neto do Adriano de Araújo Braga e nesse relato está errado colocando como se fosse esposo da Eulália e ele não é o esposo ele é o neto da Eulália
Link directo:
Adriano de Araújo Braga
-
....Claro que está demonstrado, pela análise do registo Paroquial, que o Adriano, mais tarde,
acabou por usar o nome completo do padrinho.
...Até pode ter havido muita " trapalhada" no entanto o que foi escrito, não pode ter contestação.
Os apelidos dos pais e avós do Adriano, como sabemos, não constam do nome de Adriano, que
nasceu em 1808, numa Freguesia, área Provinciana do Distrito Porto.
Felizmente que essa prática acabou em Portugal, com a chegada da República em 1910.
Sc.
-
Link directo:
Adriano de Araújo Braga
-
....Adriano; seu ANCESTRAL:
...Convenhamos, que não nutre qualquer sentimento por este seu Egrégio Avô!.... isto pela
maneira como se refere a " Ele".... Adriano.
Seria seu tetravô?....de qualquer maneira, estamos habituados neste Forum a ajudar pessoas
com sentimentos, o que não parece ser o seu caso?.
Sc.
Link directo:
Caro com frade Me desculpe a falta de conhecimento em compreender essa análise que foi feita do batizado no qual não consigo compreender porque conferindo outros batizados citados todas as crianças citadas nunca estão acompanhados com os apelidos dos seus pais ou avós apenas cita o primeiro nome da criança onde é que nessa análise afirma que posteriormente o Adriano não usou o apelido dos pais ou avós e sim usou o apelido do padrinho?
RespostaLink directo:
Infelizmente pela sua indelicadeza vejo que não lhe cabe julgar o sentimentos mais profundos que existem em meu coração sobre meus ancestrais pois como pode afirmar tal coisa sendo que durante 12 anos tenho nutrido documentos fatos e até mesmo faço uso da mesma profissão passada por gerações desde esse meu ancestral será que o senhor compreende tão bem o interior do ser humano para ter a onisciência transcendental do ser humano? Eu entrei nesse fórum com o intuito de me aproximar das minhas raízes de conhecer o íntimo dos meus descendentes e ancestrais não para ser criticado julgado ou até mesmo inferiorizado por alguém que nem ao menos conhece o meu perfil social familiar e religioso
RespostaLink directo:
Jamais imaginei que podia se encontrar pessoas neste fórum tão superficiais ao. De se acharem donos da verdade e usar o pretexto da insensibilidade do outrem, para não apenas admitir que não tem Fontes confiáveis ou suficientes para me ajudar encontrei pessoas sensacionais neste fórum que me ajudaram como a nossa querida Mila mas infelizmente desde o primeiro momento entrei neste fórum o Senhor tem me perseguido me criticado condenando os meus mais profundos e íntimos sentimentos nutridos pelo meu ancestral
RespostaLink directo:
Adriano de Araújo Braga
-
Caro Confrade;
Não entendo o seu "linguajar" sobre o Adriano.
Começo a verificar que, o Confrade acaba por
atrapalhar esta investigação, sugiro que estude
a matéria, antes de a transcrever para este Forum.
Sc.
Link directo:
Caro confrade o meu linguajar foi no mesmo nível gutural no qual tem me tratado e desmerecido os meus anos de pesquisa sobre meu ancestral e o pré julgamento feito por sua pessoa que atrapalhou de uma forma imatura a minha séria pesquisa no qual a confreira Mila agiu como uma lady com suas fontes documentais, diferente da sua pessoa com copiou os mesmos dados dela, já que não tem nada a oferecer além do seu escárnio e prepotência, sugiro a buscar mais maturidade e a aprender a se socializar ,pois dessa forma irá denegrir a sublime reputação desse riquíssimo fórum, e por favor, caso não tenha como ajudar a quem necessite se atenha no seu lugar e amadureça e seja educado e não me volte a palavra , passe bem
RespostaLink directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 fev 2025, 02:15