Onde estará a dispensa matrimonial ?? (Bispado de Leiria/Bispado de Coimbra,

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

#458839 | Diniz Diniz | 02 mar 2025 16:41

Caros amigos,
Desde já o meu agradecimento pelo empenho e assertividade que colocam em todas as respostas neste forum.

Apresento-me. Puro amador, tenho vindo, ao longo dos últimos anos, a fazer a pesquisa genealógica da minha família. Como sabem, quando retrocedemos cronológicamente, as fontes de informação tornam-se mais escassas pelo que tentamos sempre obter a informação que pretendemos com recurso à documentação que desconsiderámos numa primeira instancia.

Alertado pelo tópico "Dispensas matrimoniais Leiria s. XIX, onde estão?", revisitei o caso de meus trisavós Jacintto Lourenço + Theresa de Jesus, casados a 18-01-1888, na paróquia de São Pedro e São Paulo de Amor, Freguesia de Amor, Concelho de Leiria, Bispado de Coimbra (à data). O assento de casamento consta dos livros paroquiais com o nº1 do referido ano de 1888.

1. Jacintto era natural da Serra do Porto do Urso, Freguesia de Monte Real. Theresa era natural da Coucinheira, Freguesia de Amor.

2. Tenho identificados os pais (filho de José Lourenço e Theresa Diniz) , os 4 avós e os 8 bisavós de Jacintto (Jacinto)

3. Tenho identificados os pais (Francisco Diniz Pedro e Maria Lopes) , os 4 avós e os 8 bisavós de Theresa (Teresa)

4. Desconheço os 16 trisavós de Jacinto; desconheço 14 Trisavós de Teresa (exceptua-se um casal de Trisavós: José Gaspar Novo + Mª da Natividade).

4. Do assento de casamento consta: "Estes nubentes eram parentes em quarto grau de consanguinidade DUPLICADO, de que obtiveram dispensa da Nunciatura Apostólica deste Reino".

Se a minha análise não estiver incorrecta:
- existem pelo menos dois bisavós de Jacinto que são irmãos de um (ou dois) bisavós de Teresa;
ou
- existem pelo menos dois bisavós de Teresa que são irmãos de um (ou dois) bisavós de Jacinto;

Atendendo ao exposto, e considerando a discussão anterior neste tópico, onde devo procurar o processo de casamento e/ou a dispensa matrimotial por parentesco de consanguinidade???

Estará também ele no arquivo da Universidade de Coimbra?

Desde já agradeço toda a vossa ajuda e empenho.

(Curiosidades: O Jacinto tem assento de batismo em conjunto com Maria, irmã gémea. O Jacinto faleceu aos 28 anos deixando dois filhos, um deles com um mês de vida. Teresa voltou a casar em 1892 e teve, se não estou em erro, 8 filhos desse casamento).

Lisboa, 02 Março de 2025,

Resposta

Link directo:

#458841 | StellaFlidais | 02 mar 2025 17:50 | Em resposta a: #458839

Boa tarde caro Diniz,

As dispensas matrimoniais referentes ao Bispado de Leiria encontram-se no Arquivo Universitário de Coimbra, no fundo da Câmara Eclesiástica (apenas dispensas após 1810, porquanto toda a documentação anterior foi destruída no período das Invasões Francesas).

Contudo, se tiver acesso ao familysearch, a colecção encontra-se digitalizada (embora não indexada).

Aqui fica o link para dispensa dos seus trisavós:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS34-BXM?view=explore&groupId=TH-909-56938-400-10&lang=pt

Cumprimentos,

SF

Resposta

Link directo:

#458862 | Diniz Diniz | 04 mar 2025 16:39 | Em resposta a: #458841

Cara Stella,
Aceite o meu enorme agradecimento pela informação prestada, e pela esforço em localizar o respectivo documento de dispensa matrimonial.
Apesar de alguma inconsistência nas declarações das testemunhas, o testemunho do pároco da Freguesia de Amor, está de acordo com a informação que recolhi relativamente aos bisavós dos Impetrantes, e estabelece os parentescos que procurava. Apesar das árvores apresentadas não me permitirem "conhecer" mais uma geração (porque apenas menciona que X era irmão de Y, sem mencionar ascendentes), a informação é de inestimável valor para mim. Adicionalmente fiquei a saber onde procurar as dispensas deste distrito eclesiático, o que será muito útil para pesquisar outras dispensas mencionadas na minha árvore.

Mais uma vez, muito obrigado!

Diniz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 abr 2025, 17:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen