"foros de fidalgo"

Este tópico está classificado nas salas: Formação

"foros de fidalgo"

#459104 | abrp | 22 mar 2025 00:34

Ao procurar mais informação sobre um antepassado, cruzei-me com esta referência a uma alvará de 1657:
«Alvará a Manuel Ribeiro Fialho, natural de Alvorninha, coutos de Alcobaça, filho de Diogo Fialho, dos foros de escudeiro-fidalgo e ca\alleiro-fidalgo, com réis de moradia por mês e i alqueire de cevada por dia, indo á índia, onde será armado cavalleiro.»

Que significa "dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro fidalgo"? Refere-se a quem recebe o alvará ou ao pai dele? Algum confrade capaz de dar alguma pista sobre como obter mais informação?

obrigado

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459140 | aníbal | 24 mar 2025 16:59 | Em resposta a: #459104

Caro confrade abrp

Tomo a liberdade de enviar um link para poder consultar: https://monarquiaportuguesa.blogs.sapo.pt/fidalgos-da-casa-real-227189

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459144 | abrp | 24 mar 2025 22:03 | Em resposta a: #459140

muito obrigado pela ligação; li com muito gosto.

Saberá dizer-me se há algum registo dos cavaleiros dos foros - alem dos que têm carta de Familiar de Santo Ofício?

Este avoengo, o Manuel Ribeiro Fialho, tem um processo em que pouco ou nada se diz; e no do irmão, António Ribeiro Fialho, também não permitiu recuar para lá dos avós.

Talvez haja bibliografia sobre a família Fialho que se debruce sobre estes ramos de Alcobaça?

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459167 | aníbal | 26 mar 2025 12:59 | Em resposta a: #459144

Não disponho de informação que possa ajudar, lamento. Cumprimentos, Aníbal Pacheco

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459184 | Pean | 27 mar 2025 16:55 | Em resposta a: #459144

Boa tarde,

Sabe quem foi a mulher desse Diogo Fialho?
Quem foram seus pais e avós?
Eu tenho um Diogo Fialho de Alvorninha casado com Custódia Luís cerca de 1600, será o mesmo, ou familiar?

Cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459195 | abrp | 28 mar 2025 03:21 | Em resposta a: #459184

boa noite,
Sim, esse mesmo. Tenho muitos dados sobre a descendência (sao meus avoengos por três vias) mas não encontrei o casamento de diogo fialho e custodia luis

Resposta

Link directo:

"foros de fidalgo"

#459196 | abrp | 28 mar 2025 03:23 | Em resposta a: #459195

na habilitação do filho António Ribeiro Fialho, diz-se que Diogo Fialho era filho de Simão Ribeiro e Maria Fialho, e que Custódia Luís era filha de João Luís e Custodia Pires. Não tenho mais dados sobre ascendência

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2026, 07:26

Enviar nova mensagem

Faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen