"foros de fidalgo"
Este tópico está classificado nas salas: Formação
"foros de fidalgo"
Ao procurar mais informação sobre um antepassado, cruzei-me com esta referência a uma alvará de 1657:
«Alvará a Manuel Ribeiro Fialho, natural de Alvorninha, coutos de Alcobaça, filho de Diogo Fialho, dos foros de escudeiro-fidalgo e ca\alleiro-fidalgo, com réis de moradia por mês e i alqueire de cevada por dia, indo á índia, onde será armado cavalleiro.»
Que significa "dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro fidalgo"? Refere-se a quem recebe o alvará ou ao pai dele? Algum confrade capaz de dar alguma pista sobre como obter mais informação?
obrigado
Link directo:
"foros de fidalgo"
Caro confrade abrp
Tomo a liberdade de enviar um link para poder consultar: https://monarquiaportuguesa.blogs.sapo.pt/fidalgos-da-casa-real-227189
Cumprimentos,
Aníbal Pacheco
Link directo:
"foros de fidalgo"
muito obrigado pela ligação; li com muito gosto.
Saberá dizer-me se há algum registo dos cavaleiros dos foros - alem dos que têm carta de Familiar de Santo Ofício?
Este avoengo, o Manuel Ribeiro Fialho, tem um processo em que pouco ou nada se diz; e no do irmão, António Ribeiro Fialho, também não permitiu recuar para lá dos avós.
Talvez haja bibliografia sobre a família Fialho que se debruce sobre estes ramos de Alcobaça?
Link directo:
"foros de fidalgo"
Não disponho de informação que possa ajudar, lamento. Cumprimentos, Aníbal Pacheco
RespostaLink directo:
"foros de fidalgo"
Boa tarde,
Sabe quem foi a mulher desse Diogo Fialho?
Quem foram seus pais e avós?
Eu tenho um Diogo Fialho de Alvorninha casado com Custódia Luís cerca de 1600, será o mesmo, ou familiar?
Cumprimentos,
Pean
Link directo:
"foros de fidalgo"
boa noite,
Sim, esse mesmo. Tenho muitos dados sobre a descendência (sao meus avoengos por três vias) mas não encontrei o casamento de diogo fialho e custodia luis
Link directo:
"foros de fidalgo"
na habilitação do filho António Ribeiro Fialho, diz-se que Diogo Fialho era filho de Simão Ribeiro e Maria Fialho, e que Custódia Luís era filha de João Luís e Custodia Pires. Não tenho mais dados sobre ascendência
RespostaLink directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2026, 07:26