Ligação da famíla Reis e Moreira, de Real, com Baltazar de Matos e Moura/ Gaspar Luis de Moura, de
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões
Ligação da famíla Reis e Moreira, de Real, com Baltazar de Matos e Moura/ Gaspar Luis de Moura, de
Prezados senhores:
Sou brasileiro de São Paulo e pesquiso há anos os meus antepassados portugueses. Estou concentrado no casal Antonio dos Reis, batizado em Real, Amarante, em 3 de dezembro de 1637, casado (depois de viúvo de Maria Fernandes), com Angela Rodrigues, casamento ocorrido em Real em 22 de dezembro de 1689. Descobri que Antonio dos Reis era filho de Baltazar dos Reis , de Carvalhosa, e de Maria Antonia, de Real, do lugar da Renza. Estes se casaram em Real em 9 de janeiro de 1637. Não consegui descobrir os pais de Baltazar dos Reis e de Maria Antonia, esta como já disse era do lugar da Renza em Real. Desconfio que Baltazar dos Reis tenha ligação com os irmãos Baltazar de Matos e Moura e Gaspar Luis de Moura, de Ataíde, filhos de Baltazar Luis e de Camila Dias, pois um desses irmãos ( me parece que Gaspar Luis de Moura) teve um filho chamado Gaspar dos Reis, que não consigo localizar. Os descendentes respectivos viviam em Real, Ataíde, Travanca, Castelões, São Mamede de Recezinhos, Louredo, Amarante, etc. Acredito que os Reis da freguesia de Real descendam desse Gaspar dos Reis ou do Baltazar de Matos, mas não tenho certeza e nem prova disso.
Um bisneto de Baltazar dos Reis e Maria Antonia se chamava Antonio dos Reis e se casou em Travanca, Amarante, em 5 de outubro de 1729 com Mariana Moreira (também Mariana Teixeira). Viviam em Real no lugar de Souto Maior. Mariana Moreira era filha de Antonio Francisco (Moreira) e de Mariana Teixeira (também conhecida como Maria de Matos e Mariana de Matos), cujo casamento ocorreu em Real em 3 de fevereiro de 1698. Mariana Teixeira era filha de Manoel de Matos , do lugar da Rua em Real ( este Manoel de Matos era filho de Domingos Fernandes e de Isabel Gaspar, casados em Real em 9 de agosto de 1645) e de sua primeira mulher, Isabel Teixeira, cujos pais também procuro. Antonio Francisco (Moreira), marido de Mariana Teixeira, era filho de Francisco Moreira e de Maria Ribeiro, esta Maria Ribeiro era filha de ALVARO DE CARVALHO, de Mancelos, e DAMIANA RIBEIRO. Desse casal já tenho muitas informações.
Eu procuro identificar a origem dos Reis e Moreiras acima, de Real, e acredito que eles tenham ligação como os Matos e Moura, da freguesia de Ataíde, provavelmente com os irmãos Baltazar de Matos e Moura (casado com Maria Moreira) e Gaspar Luis de Moura (casado com Ana Mendes de Vasconcelos).
Alguém conhece alguma obra que tenha estudado os descendentes de Baltazar de Matos e Moura e de seus irmãos, filhos de Baltazar Luis e Camila Dias?
Alguém conhece a ascendência do Francisco Moreira casado com Maria Ribeiro? Não achei o casamento deles porque os livros de casamentos do período desapareceram.
Disseram-me que na obra de Carvalhos de Bastos eu poderia encontrar informações, mas aqui no Brasil não encontrei essa obra nas bibliotecas, nem mesmo na Bibiloteca Nacional do Rio de Janeiro.
Qualquer informação será de grande ajuda.
Agradeço a atenção, muito obrigado.
Roberto Ribeiro De Luca
PS: No site Family Search os dados acima podem ser conferidos com as certidões respectivas.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2026, 06:53