Soares de Albergaria na ilha S. Miguel - ajuda
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
Caros confrades,
Espero que estejam todos bem!
Estou atualmente à procura dos pais de Francisca Soares de Albergaria (c. 1580, Achada, Ribeira Grande, São Miguel, Açores, Portugal? não sei, mas o marido e os filhos estiveram sempre lá, ao que parece) que foi casada com Sebastião Rebelo Leitão (ambos estão no livro Genealogias de São Miguel e Santa Maria, cap. 240).
Há muitas possibilidades, mas Soares de Albergaria não era um apelido assim tão comum naquela zona dos Açores e todos descendiam da mesma linhagem principal que surgiu nas ilhas não há muito tempo (não estou a falar de João Soares de Albergaria, 2º Capitão-donatário, pois está demonstrado que não tem qualquer ligação à família Soares de Albergaria - nem sequer aparece na sua Carta de Brasão de Armas e nenhum documento da época escrito por ele ou por pessoas próximas o menciona como tendo tal nome - todos o referem apenas como Soares, mas nunca como Albergaria apesar de já existirem na altura e seria de esperar que fosse mencionado na sua Carta de Brasão de Armas se tal ligação existisse devido à ilustre família que já era).
Isto levanta a questão de quem poderá ser o pai de Francisca.
Eu tenho uma hipótese que é a seguinte:
Cristóvão Soares de Albergaria (c. 1550, Portugal) cc Isabel Tavares de Tângere
O alegado pai estava na mesma ilha em que ela vivia, na altura em que esta Francisca Soares de Albergaria era viva e nasceu. Existem muito poucos Soares de Albergaria e era tudo menos um apelido comum, o que sugere que ela é, de facto, sua posivel filha. Também, o Cristóvão Soares de Albergaria casou com Isabel Tavares e os filhos de Francisca usaram o apelido Tavares, que não lhes foi transmitido pelo pai ou pelos avós paternos, que não tinham esse apelido.
É muito possível que isto esteja completamente errado, mas também pode ser uma possibilidade.
Não consigo encontrar nada sobre os pais dela em lado nenhum, por mais que procure.
Alguém sabe mais sobre este assunto?
Muito obrigado,
Cumprimentos,
Joshua P.
Link directo:
-
Já consultou a Geneal Plus?
https://geneall.net/pt/geneall-plus/
https://geneall.net/pt/familia-nomes/28/albergaria-soares-de-albergaria/f/
Cumprimentos
Sc.
Link directo:
Caro Sc.
Obrigado pela sua resposta.
Sim, procurei e não encontrei mais informações sobre os pais dela. No entanto, a minha ideia inicial sobre quem eram os pais dela provavelmente está incorreta. Parece muito mais provável que Cristóvão Soares de Albergaria - corregidor na ilha de São Miguel, que se casou com Ana de Vilhena, seja a pessoa certa — se ela estiver relacionada com a linhagem principal dos Soares de Albergaria.
De Genealogias Vinienses:
«O Cristóvão Soares de Albergaria, filho de Tristão Soares de Albergaria, que as genealogias visienses dizem que foi para Lisboa, não pode ser, como dizem as genealogias tardias e eu segui, o Dr. Cristóvão Soares Soares de Albergaria, que instituiu a capela de Nª Sª do Alecrim, pois a cronologia não o permite. Na verdade, o Cristóvão Soares, filho do Tristão, que foi para Lisboa, que terá nascido por volta de 1513/6, é certamente aquele que recebeu de D. João III a comenda de Stª Mª de Loures (CJIII, Privilégios, 4, 309v), e aí se casou ou apenas teve o Dr. Cristóvão Soares de Albergaria, nascido por volta de 1550, que em 1578 foi nomeado juiz de fora em Ponta Delgada, chegando a desembargador da Casa da Suplicação, e que com a sua mulher D. Ana de Vilhena instituiu, por disposição testamentária de 6.6.1628, a capela de Nª Sª do Alecrim, em Lisboa. A existência destes dois homónimos, pai e filho, terá feito com que as genealogias os congregassem num só, fenómeno aliás recorrente.‘’
A genealogia das ilhas de São Miguel e Santa Maria também menciona a sua presença numa procuração feita com o marido em 1596, o que significa que ela provavelmente nasceu em 1578, no mínimo, já que, estatisticamente falando, ela não teria se casado antes dos 18 anos. Ela provavelmente chegou à ilha ainda bebê ou criança pequena, já que o seu possível pai chegou em 1578.
Cumprimentos,
Joshua P.
Link directo:
Esqueci de acrescentar que o mesmo livro (Genealogias...) lista três filhos de Cristóvão e Ana, mas não a menciona nem faz a ligação entre ela e eles. Portanto, pode ser que tal ligação não exista ou que os documentos tenham sido perdidos ou danificados ao longo do tempo. Também pode ser que não exista nenhum documento que mencione os seus pais, mas em ‘'familias antigas da povoacao’', ela é referida como D. Francisca Soares de Albergaria, e no final do século XVI, esse não era um honorífico dado a todas as mulheres nem a qualquer mulher de uma família abastada, mas apenas àquelas de linhagens fidalgas ou outras famílias nobres.
Cumprimentos,
Joshua P.
Link directo:
-
Veja este Registo da Geneall Plus.
https://geneall.net/pt/nome/4121901/francisca-soares-de-albergaria/
--
Lembro que para poder ter acesso aos dados, tem que se inscrever na Geneal Plus.
Sc.
Link directo:
Já vi e tenho as informações que contém, os pais dela não estão listados. Não os encontrei nas Genealogias Vinienses, Genealogia de São Miguel e Santa Maria, nem nas Famílias Antigas da Povoação. Por isso pensei em pedir ajuda aqui. É estranho, porque ela claramente tinha uma certa posição social elevada, então algo em algum lugar deveria ter alguma informação sobre isso, seria de se esperar.
Joshua P.
Link directo:
--
"Já vi e tenho as informações que contém"....[Pergunto: quais são as informações que contém?]
Agradeço que me esclareça.
Obrigado
Sc.
Link directo:
Tem um filho do casal (António Azevedo Tavares), o marido dela (Sebastião Rebelo Leitão) e mais algumas gerações, mas nenhum dos pais dela.
Joshua P.
Link directo:
-
https://gw.geneanet.org/laspales?n=soares+de+albergaria&oc=&p=francisca&type=fiche
Sc.
Link directo:
A minha antepassada Francisca Soares de Albergaria teria nascido por volta de 1576, devido à idade do seu filho António, pelo que o seu pai teria nascido em meados do século XVI. Obrigado, mas isso é 100 anos tarde demais para ser a mesma pessoa.
Joshua P.
Link directo:
-
OK;
Pergunto, encontra algum nome conhecido neste Link que lhe tinha enviado?
Sc.
Link directo:
Sim, mas tenho de recuar cerca de 3-4 gerações até Tristão Soares de Albergaria, pai de um tal Cristovão Soares de Albergaria, pai do também chamado Cristovão Soares de Albergaria (o possível pai da minha antepassada, Francisca de Albergaria). O primeiro Cristovão e o seu filho são frequentemente confundidos como sendo a mesma pessoa, mas não o são e as datas não fariam sentido se assim fosse. Além disso, os registos indicam que eles parecem ser realmente pessoas diferentes, de acordo com as Genealogias Vinienses.
Joshua P.
Link directo:
-
...Então sugiro que analise melhor todo o processo.
Se não houvesse nada que "encaixasse", não havia
necessidade de estar a perder tempo, neste caso, há
algumas hipóteses. Os dados dessa Genealogia Santa
Maria / S. Miguel, podem não estar correctos.
Boa sorte
Sc.
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2026, 07:35