Procuro registo de batismo de Maria de Oliveira da Silva
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas
Boa tarde a todos,
Venho pedir ajuda para a localização do registo de nascimento/batismo e/ou de casamento de Maria de Oliveira da Silva, uma antepassada minha, sendo a unica que falta para acabar a 6º geração. Já tentei por várias vias e nenhuma se encontrou frutífera. Pelas contas da idade que tinha quando foi mãe, já procurei na freguesia correspondente e mesmo assim não encontrei.
Vou deixar todas as informações que tenho que sejam possivelmente úteis para desvendar este puzzle.
Filha: Maria de Oliveira da Silva [também conhecida como Maria Bernarda de Oliveira] - B/N: 16/01/1926 em Oliveirinha, Aveiro. | Casamento: 05/03/1955 em Oliveirinha, Aveiro | Óbito: 14/11/2002. Link para a fotografia do registo de nascimento da filha: https://postimg.cc/625gszDQ
Esposo e pai da filha: Armando (ou Amandio) Francisco da Bernarda | B/N: 02/07/1892 na Glória, Aveiro. (Pais: Joaquim Francisco da Bernarda e Umbellina Maria de Jesus).
A respetiva pessoa que procuro: Maria de Oliveira da Silva. Teoricamente, no documento de B/N da filha, a mesma teria 28 anos e seria da freguesia da Feira. Podem comprovar no link que deixei acima. Os pais seriam António de Oliveira e parece-me Fabiana de Oliveira.
Desde já, obrigado a todos pelo vosso tempo e ajuda.
Link directo:
O marido era Amândio Francisco da Bernarda.
Se os pais era Oliveira, como surge Silva?
Vi na FEIRA casamentos de 1898 para trás, e nada surge sobre casamento dos pais dela, António Oliveira e Fabiana e se encontrasse o assento de casamento deles era meio caminho andado.
Link directo:
Foi um ponto que também pensei. Seria certamente uma grande ajuda porque seria provável o batismo ser feito no sitio do casamento dos pais. Talvez outra freguesia de Santa Maria da Feira? Já vi algumas e nada até agora.
RespostaLink directo:
Boa noite caro Gonçalo,
Tem em seu poder o assento de casamento de Amândio (ou Armando) Francisco da Bernarda e Maria de Oliveira?
Se não tiver aconselho-o a procurá-lo porque a chave para resolver esta questão pode estar aí.
Adianto-lhe já que os registos da Conservatória do Registo Civil de Aveiro estão online e entre 1918 e 1926 não encontrei o casamento, pelo que o mais provável é terem casado em Santa Maria da Feira.Julgo que estes livros ainda devem estar na Conservatória de Santa Maria da Feira porque não encontrei descrição do Fundo no Arquivo de Aveiro.
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Caro Gonçalo,
Julgo ter descoberto o possível assento de baptismo da sua antepassada. Veja este registo de uma Maria em 1898 em Mozelos a qual, de acordo com o averbamento, faleceu em Oliveirinha, Aveiro a 07/03/1982:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/477d7a11c86b4ca3857114102b9ea2d6?isRepresentation=false&selectedFile=34500172&fileType=IMAGE
O nome da mãe corresponde, mas o pai tem outro apelido que, no entanto, ajuda a explicar porque é que ela também era conhecida como Maria de Oliveira da Silva.
Se for a pessoa que procura, fica já aqui com o assento de casamento dos pais em Paços de Brandão:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a2d51d60182b40b7be58d052fb505169?isRepresentation=false&selectedFile=34525302&fileType=IMAGE
Como referi na minha mensagem anterior o melhor será localizar o casamento de Maria e Amandio (ou Armando) para verificar os nomes correctos dos pais dela.
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Boa noite Stella Flidais,
Desde já, começar por agradecer a sua ajuda na minha pesquisa pessoal afim de resolver este mistério.
O ano de nascimento da Maria que encontrou 1898 (que daria os 28 anos), mais o facto de ser da região de Santa Maria da Feira (Mozelos), ter como pais António da Silva Tavares e Fabiana de Oliveira de Barros e ter falecido na região de Aveiro, Oliveirinha apontam para que finalmente essa seja essa a chave do meu problema.
O casamento da Maria com o Armandio (ou Armando) eu já procurei na Glória, Oliveirinha, Feira. Vou voltar a procurar nestas freguesias e juntar Mozelos a mistura.
Obrigado mais uma vez pela dedicação do seu tempo na ajuda que me deu.
Link directo:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a2d51d60182b40b7be58d052fb505169?isRepresentation=false&selectedFile=34525302&fileType=IMAGE
casamento em oaços de brandão entre antónio silva tavares e fabiana 1897
Link directo:
batismo 15 Maria 1898 Mozelos
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/477d7a11c86b4ca3857114102b9ea2d6?isRepresentation=false&selectedFile=34500172&fileType=IMAGE
Link directo:
Rita 1908 batismo
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/0a8230b6f2bd4e2582af4099b6c9ecdd?isRepresentation=false&selectedFile=34501510&fileType=IMAGE
obito 1908
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/556011f6b8c64c06b646ea09d773e2c8?isRepresentation=false&selectedFile=34500319&fileType=IMAGE
Link directo:
Boa tarde a todos,
Desde mais, agradecer novamente a todos pela vossa ajuda neste dilema.
Pedi a certidão de óbito referente ao documento que encontraram, visto que faleceu em Oliveirinha.
No documento deparei-me com algo que me suscitou duvidas que talvez me consigam esclarecer.
No documento afirma que a Maria de Oliveira da Silva: não deixou herdeiros (depois tem riscado descendentes sujeitos a inventário obrigatório) e continua com: providência tutelar não deixou bens e não fez testamento. Faleceu de senilidade.
Quero questionar se é possivel, já que a mesma por não ter deixado nada, afirmam que não deixou herdeiros. Se esta realmente for a pessoa que procuro, ela efetivamente deixou sim no minimo uma.
Obrigado a todos!
Link directo:
Adicionar outra nota: diz que ela era solteira no óbito. No entanto, do documento da suposta filha diz que era filha legitima e com os pais casados.
RespostaLink directo:
Caro Gonçalo,
Em face do que está escrito na certidão de óbito, e a menos que tenha havido algum erro, teremos de presumir que esta pessoa não é aquela que procura já que a mesma faleceu solteira e sem herdeiros e a sua antepassada era casada e deixou, como você diz, pelo menos uma herdeira.
Assim sendo, torna-se imperativo localizar o assento de casamento da Maria de Oliveira da Silva com o Amandio Francisco da Bernarda para deslindar este caso.
Tendo em conta o ano de nascimento de Amandio e o provável ano de nascimento de Maria, o casamento terá ocorrido após a entrada em vigor do Código Civil e terá, portanto, sido lavrado nos livros de uma qualquer Conservatória. Como já lhe tinha dito numa mensagem anterior, os livros da Conservatória do Registo Civil de Aveiro estão digitalizados, mas eu não encontrei o casamento. No entanto, pode verificar por si através dos links abaixo:
https://tombo.pt/m/avr
Parece-me provável que o casamento tenha sido lavrado na Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira cujos livros, aparentemente, ainda lá estarão já que eu não os encontro no Arquivo Distrital de Aveiro.
O que eu faria era tentar contactar a Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira para, em primeiro lugar, tentar saber do paradeiro dos livros de Registo de Casamento e, depois, caso ainda lá se encontrem, solicitar a pesquisa do casamento e requerer a respectiva certidão.
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Caríssima Stella,
Desde já, agradecer mais uma vez pelo acompanhamento desde meu dilema que me assombra a tanto tempo.
Enviei então email à Conservatória do Registo Civil de Santa Maria da Feira a expor toda a situação e anexei os documentos que tenho sobre o tema. Qualquer novidade que eu consiga extrair desse email eu compartilharei aqui.
Obrigado mais uma vez,
Link directo:
Boa noite Caríssima,
Informo que encontrei o documento de morte do marido da senhora que procuramos. O mesmo diz que morreu aos 57 anos solteiro! Da mesma maneira que temos o documento da Maria Oliveira e Silva a dizer solteira. O documento de morte do senhor apresenta-se com o mesmo pormenor em termos de dizer que não deixou herdeiros mas risca o "deixar descendentes", confirmando que os deixou efetivamente. Só consigo chegar a conclusão que afinal não eram casados e houve ali uma "mentira" no registo da filha ou tanto quanto a filha saberia. O que acha? Nunca recebi resposta sobre a procura do documento em Santa Maria da Feira. 2 funcionárias do Arquivo Distrital de Aveiro as quais expus o tema dizem que a pessoa que encontrou em Monzelos, Feira, é efetivamente a que procuro e também acham que houve algum erro de comunicação ou mentira e que não seriam casados.
Link directo:
Bom dia caro Gonçalo,
Face a essa descoberta julgo que podemos concluir que efetivamente a pessoa encontrada é aquela que procura e que nunca foi casada, pelo que não deve esperar qualquer resposta da Conservatória já que não devem encontrar o casamento (se bem que, na minha opinião, deviam, pelo menos, confirmar que o casamento não existe).
Quanto à mentira nunca saberemos precisamente o porquê, mas deixe-me dizer-lhe que julgo que na altura em que a filha do casal foi registada era necessário que, caso não fossem casados, ambos os pais comparecessem na Conservatória ou Posto do Registo Civil, para reconhecerem a criança como sua sob de ser registada como filha de pai ou mãe incógnita (dependendo de quem fosse fazer o registo), pelo que talvez tenha sido uma forma de ultrapassar a situação e a criança ficar com o nome de ambos os pais (já me deparei com uma situação de um casal que vivia maritalmente e teve filhos antes de 1911, todos baptizados como filhos naturais de ambos, mas cujos filhos nascido após a entrada em vigor do Registo Civil aparecem como filhos de mãe incógnita).
Concordo que deve dar esta sua busca por concluída e continuar a sua árvore com os dados já encontrados.
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 jul 2026, 15:08