Ajuda de leitura
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas
Ajuda de leitura
Caros confrades,
Pelo facto de estar a ter alguma dificuldade na leitura deste assento, o que me está a dar indicações muito contrárias às esperadas, agradeço desde já toda a ajuda possível para a leitura do seguinte assento de casamento (livro de 1720-02-02 – 1766-01-30 Urrô - Arouca (clip 39 - primeiro da página do lado direito)
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/1f57b2edcd81404ca52493ee39ffed4c?isRepresentation=false&selectedFile=33333185&fileType=IMAGE
Os meus agradecimentos
JPedro Bessa
Link directo:
Ajuda de leitura
Boa tarde,
Segue a transcrição do assento:
Em os vinte e um dias do mês de Janeiro de mil setecentos e cinquenta e sete anos, em presença do padre Alexandre Quaresma da Quinta da Lameira e de minha licença, se receberam com palavras de presente, em face da Igreja, na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição do Bispado, e dispensados por sua Santidade, Bernardo Pinto, filho de Maria de Pinho, do lugar do Pisão, e de João Pinto do lugar de Lourosa do Campo, ambos da freguesia do Salvador do Burgo, e Teodósia Maria, filha legítima de Domingos Fernandes e de sua mulher Catarina Fernandes do lugar do Ribeiro de Nogueiró desta freguesia. Foram testemunhas António Fernandes Brandão, clérigo in menoribus, meu sobrinho, e João de Paiva, solteiro, filho de Manuel de Pinho, de Souto de Rei, que todos aqui assinaram comigo. Hoje, dia, mês, era ut supra.
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Ajuda de leitura
Muitíssimo obrigado Stella Flidais,
Efetivamente a sua transcrição foi importantíssima pois tinha dúvidas entre outras coisa no entendimento da letra "T" e a "H", ou seja entre "Pinto" e "Pinho" entre outras.
Ainda não tenho essa aptidão.
Bem-haja
Obrigado
JPedro Bessa
Link directo:
Ajuda de leitura
Cara Stella Flidais;
Não querendo abusar da sua simpatia poderia confirmar-me se o seguinte assento é do batismo do Manuel, filho deles, conforme me parece!?
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/322fe7b76ce84c6fa4205893194907cd?isRepresentation=false&selectedFile=33330001&fileType=IMAGE
(página esquerda em baixo)
Obrigado,
JPedro Bessa
Link directo:
Ajuda de leitura
Caro JPedro Bessa,
Na minha opinião o Manuel é, de facto, filho do referido casal, apesar de algumas discrepâncias (o apelido do Bernardo é aqui referido como sendo "de Pina", em vez de Pinto e o nome do pai é Manuel de Pinho em vez de João Pinto).
Estas diferenças são normais, uma vez que os assentos de baptismo eram lavrados com base em informações orais e não me parecem suficientes para considerar o Manuel filho de outros pais.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
SF
Link directo:
Ajuda de leitura
Cara Stella Flidais,
Obrigado pela interpretação. Efetivamente era essa a leitura que tinha feito, mas como existem duas trocas, um apelido e um nome próprio fiquei com algumas dúvidas.
Obrigado mais uma vez,
Cumprimentos,
JPedro Bessa
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 jul 2026, 18:43