Família Santo, de Almeirim e Santarém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Santo, de Almeirim e Santarém

#1955 | LCM | 27 jan 2001 02:50

Família Rodrigues Santo, lavradores e proprietários em Santarém e Almeirim. Relacionados com a família Duarte de Oliveira, também lavradores no Cartaxo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3581 | np76ok | 24 abr 2001 16:31 | Em resposta a: #1955

Conheci membros desta familia, já vai para 40 anos.
Viviam ao lado da casa dos meus pais em Almeirim(Praça da Republica).
O chefe dessa familia chamava-se Vicente Santo e estava ligado a outra familia que eram os Águia de Pina.
Eram tambem primos dos Andrades de Almeirim (Vasco Santo de Andrade) meu amigo que morreu em 1965

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3595 | LCM | 25 abr 2001 03:33 | Em resposta a: #3581

Muito obrigado pela sua resposta. Foi exactamnte pelo casamento em 1930 de MANUEL ANTÓNIO ÁGUIA DE PINA (primo co-irmão de minha avó materna)com MARIA AMÉLIA DUARTE DE OLIVEIRA SANTO, que coloquei este tópico do Forum. A tia Maria Amélia, que ainda conheci, era proprietária da Quinta de Malpique no Vale de Santarém, n. em Almeirim, S. João Baptista, a 14-12-1907 e f. em Lisboa a 8-12-1991.
Era filha de José Rodrigues Santo, n. em Almeirim, S. João Baptista, proprietário, e de sua mulher, com quem c. no Cartaxo, S. João Baptista, a 16-9-1899 , D. Maria Duarte de Oliveira, n. no Cartaxo, S. João Baptista; neta paterna de António Rodrigues Santo, proprietário, e de sua mulher Maria Vinagre; neta materna de Manuel Duarte de Oliveira, proprietário, ganadeiro , e de sua mulher D. Maria de Jesus Oliveira.
Se tiver alguma notícia deste casal ou elementos biográficos dos pais e avós da tia Maria Amélia agradeço muito.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3597 | LBMSPG | 25 abr 2001 10:48 | Em resposta a: #3595

Meu caro Lourenço,

Não sei se a informação que te vou dar adianta alguma coisa para o teu estudo da familia Santo, mas creio que pode ajudar.

A qinta de Malpique no Vale de Santarém, é hoje em dia pertença de D. Bernardo da Costa de Sousa Macedo (Mesquitela), e de sua mulher, D. Maria Amélia Restani Romão Saraiva Santo, filha de Vicente Saraiva Santo e de sua mulher D. Marilia Burmester Restani Romão.

Sou amigo da familia, e por acaso hoje vou almoçar com uma das filhas. Estou à tua disposição para vos pôr em contacto, ou servir de intermediário para qualquer tipo de informação que precisares.

Um abraço amigo
Tuntas

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3601 | LCM | 25 abr 2001 14:19 | Em resposta a: #3597

Caro Tuntas

Depois da morte da tia Maria Amélia a Quinta foi herdada pela nora, a tia Maria Júlia, que não teve filhos do eu tio José Manuel Águia de Pina. Quando a tia M.ª Júlia morreu a casa passou para a mãe e irmã desta que não sei se a terão vendido. De qualquer forma há também a hipótese de existirem duas Quintas com o nome de Malpique por divisão de uma propriedade inicial. Em Alenquer, por exemplo, há duas Quintas de Pancas resultado de uma divisão no séc. XVII.
Se conseguires esclrecer esta história por mera curiosidade, agradeço-te.
Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3603 | LBMSPG | 25 abr 2001 14:37 | Em resposta a: #3601

Caro Lourenço

Efectivamente há duas quintas de Malpique. Depois de te ter enviado a mensagem desta manhã, falei com a Isabel Mesquitella que me confirmou a existencia de duas Quintas de Malpique (resultado de partilhas, pensa ela). A Quinta de Malpique a que me referi inicialmente vem por parte do seu avô materno, Vicente Saraiva Santo.
A Isabel ficou disponivel para dar toda a informação que te possa ser util, quer em relação à familia Santo, que tu pretendes estudar, quer em relação à história da Quinta de Malpique.
Liga-me para o meu telemóvel para te pôr em contacto com a Isabel Mesquitella.

Um grande abraço

Tuntas

Resposta

Link directo:

RE: Família Santo, de Almeirim e Santarém

#3612 | np76ok | 26 abr 2001 11:16 | Em resposta a: #3595

A unica coisa que ainda posso referir a respeito da familia Santo, é que a mãe desta sua prima Maria Amélia se chamava DªMaria Duarte.(Ajuda pouco...)
Lembro-me também que havia um rapaz que hoje terá talvez uns 60 anos, que sempre foi criado por essa familia, como se filho fosse.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 15:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen