Mesquitas de Tânger - séc.XVII

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#19612 | zmcm | 12 abr 2002 22:19

Agradecia qualquer informação sobre a genealogia da família Mesquita de Tânger dado que tenho uma antepassada de nome Isabel de Mesquita que suponho terá nascido naquela praça.

Agradeço todas as informações possíveis,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#19623 | orgc | 13 abr 2002 01:23 | Em resposta a: #19612

Caro Miguel
Como pode ser útil a outros consulentes aí vai o que sei sobre-Mesquitas-não incluo as nossas avós:Maria de Mesquita e Isabel de Mesquita casada com o nosso avô João Afonso Alvaleide,de Albufeira.

" ...||...tembro digo || do Sagrado consilio tridentino a manoel frz natural...!!...p.º do sul com isabel de misquita filha de Simão Roiz !! E de Beatriz Fernandes natural de tauila da freguesia de san!!:::go foraõ padrinhos bastião albernaz E diogo da silueira!! e out.ªs p.ªs E por verdade asinei aqui || (sebasti)aõ aires arcediago.

(2)A os vinte e dous de feu.ro de nou~enta|| e noue ||annos recebi por palavras de pres~ete nesta See cõforme o ~q mãda ||o sagrado cõcilio a Simão ||da castanheira bispado de coimbra da freigr.ª de são mamede f.º ||(de)Joã p~iz e de M.ª mrz com Jzabel de mesquita uiuua m.ra nesta||||cidade foraõ t.as diogo da silueira e gaspar caiado e M.ª dias||santruxa e outra m.ta g~ete ~q estaua pres~ete e por uerdade asinei aqui||m.1da nobregua.(1)Àmargem:Agostinho strelha.

Em os trinta e h~u dias do mes de Outubro do anno de seiscentos e vinte e dous eu B.ar de Con.tras conego e cura nesta seee de Tangere Recibi por palauras de presente em casa da contrahente por mandado do R.do prouisor luis fr.co de Barros na forma do sagrado Concilio Tridentino a Lionel de Sousa de lima f.º de fernão de Sousa de lima e de M.ª pacheqa naturais de torres vedras com maria misquita f.ª de jeronimo Borges e de Anna Ro~iz ia defunta moradores nesta cidade forão testemunhas martim Dominges Banha luis glz pereira e p.º leitão de siqueira e Antonio pimintel e outra m.ta gente ~q presente se achou e p.ª ~q a todo o tp.º conste me asinei aqui||Balthesar de Contreiras.

Em os sinco dias do mes de Agosto do anno de mil seisc.tos e trinta||annos eu M.el Caru.º C.º e cura em a See de Tanj.re Recebi por palauras de presente na forma do sagrado Concilio Trid.em casa de fr.co piz m.el por||mandado do R.do prouisor e uig.ro geral B.meu Rio~iz Perestrello a m.el da costa f.º de mathiass pitta e de da.s da costa com Isabel de mesquitta||f.ª de fr.co piz e de Maria frz todos m.res nesta cidade forão ||t.as joão dias villalobos,Antonio do Soueral.P.º de guiuara e jacome||guerreiro e outras pessoas que presentes se acharão e p.ª ~q a todo o tp.º||conste me asinei aqui||Manoel Carualho||Despois uierão a tomar as benções||Carualho.


Há na outra folha um assento que deve interessar pois se refere a gente de Loulé e faço a tradução-
em casa de André Gonçalves casaram João Lopes filho de Manuel Lopes e de Maria Vieira natural de Loulé com Ana da Silva filha de Manuel Roiz e de Catarina da Silva,moradores nesta cidade test.o cap. Antonio da Fonseca Duarte de Mendonça Lourenço Correa Manuel Vieira Mateus a 30 de Abril de 1631.

Agora para não demorar escrevo em linguagem corrente:

Aos 24-2-1642,na Sé de Tânger se casaram Antonio da Silva filho de Manuel Roiz e de Catarina da Silva com Isabel de Mesquita viuva de Manuel da Costa naturais desta cidade .Testemunhas-João de Albuquerque ,Manuel da Silveira,Fernão Lopes Cardoso, e Lopo Fernandes Tavares.

Aos 31-10-1622,se casaram Leonel de Sousa de Lima filho de Fernão de Sousa de Lima e de Maria Pacheca nat. de Torres Vedras com Maria de Mesquita filha de Jerónimo Borges e de Ana Roiz ,morad. nesta cidade.Test. Martim Domingues Banha,Luis Gonçalves Pereira,,Pedro Leitão de Sequeira e e Antonio Pimentel.

28-2-1650,se casaram Pedro Fernandes,viúvo com Maria de Mesquita,filha de Pedro João e de Maria da Veiga,nat. de Vila Real.Test. João Carvalho Correia,,Manuel Vaz Soares e Amaro Pessanha.

Aos 16-2-1654 casaram Gaspar Gonçalves filho de Gaspar Gonçalves e Maria Vicente com Maria de Mesquita viuva de Pedro Fernandes.Test. Lopo Fernandes e João Fernandes Nabo.Aos 8-2-1660se casaram G.co Correia filho de Antonio Correia Lopes e de Catarina Dias com Clara de Campos filha do capitão Pedro Raposo e de Maria da Fonseca Test. o Conde da Ericeira e o alcaide-mor André Dias da Franca e Simão Lopes de Mendonça.O cónego João Valente.

Pode ser que sirva de alguma coisa para nós,ou para algum confrade.
Um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#19624 | orgc | 13 abr 2002 01:38 | Em resposta a: #19612

Esqueci-me de referir a fonte documental:Registos Paroquiais da Sé de Tânger pelo Dr.José Maria Rodrigues e Dr. Pedro de Azevedo-Coimbra-Imprensa da Universidade-ano de 1922.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#19629 | rmfrp | 13 abr 2002 14:44 | Em resposta a: #19612

Caro Miguel Cabrita Matias:

Tenho dois ramos de Tânger em que aparecem Mesquitas:

1. Francisco de Mesquita c. c. Feliciana Correia, ambos do Termo de Linhares, tiveram:
2. Francisco de Mesquita de Figueiredo, Fid. da CR, casou em 1647 em Tânger com Leonor Gonçalves Velez (1622-1656), tiveram:
3. D. Feliciana Correia de Figueiredo (1649-?) casou em 1668 em Portimão com João Álvares Marreiros, de Estômbar, Cav.-Fid. da CR, Cav. da O. Cristo, tiveram:
4. D. Josefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais casou em 1705 em Portimão com o Dr. Manuel Freire de Lamim, do Alqueidão, Olalhas (Tomar), Cav. da O. Santiago, Juiz de Fora em Albufeira e Faro, tiveram:
5. Belchior Velez de Morais Mesquita Lamim, o único descendente desta família que conheço com o apelido Mesquita, nasceu em Olalhas e casou em 25.10.1732 em Portimão com D. Francisca Jaques Correia, viúva de Vicente Nunes da Costa. Viveram em Albufeira e Tavira.

***

Jerónimo Borges da Costa casou em 1586 com Ana Rodrigues Pereira, tiveram pelo menos quatro filhos:
- Isabel Álvares Pereira (f. 1644) casou em 1618 com João Lobo de Sampaio (f. 1638). Cav.-Fid. da CR e Cav. da O. Cristo;
- Duarte Borges da Costa (f. 1629) casou em 1609 com Isabel da Fonseca (f. 1638);
- Maria de Mesquita casou em 1622 com Leonel de Sousa de Lima;
- Pascoal Borges da Costa, Comend. da O. Cristo, casou em 1624 com Catarina Mateus e em 1643 com Antónia Barreto (f. 1643).

Todos casaram em Tânger. O casamento de Maria de Mesquita é o que já tinha sido referido por Rafael Carvalho. Nesta família não conheço mais ninguém com o apelido, nem tenho qualquer pista para a sua origem pois não sei quem são os pais de Jerónimo Borges da Costa e Ana Rodrigues Pereira.


Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#19634 | zmcm | 13 abr 2002 18:48 | Em resposta a: #19629

Caro Rui Pereira :
Obrigado pelas suas dicas...

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20455 | roberto lopes | 02 mai 2002 22:04 | Em resposta a: #19612

Caro Miguel,
Felgueiras Gayo - Família Mesquita
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20457 | roberto lopes | 02 mai 2002 22:28 | Em resposta a: #19629

Caros Miguel e Rui, quero agradecer as informações que aqui dispoem. Graças à questão dos Mesquitas em Tânger no séc. XVII fiquei com uma base de dados mais completa e profunda, ainda mais agora que o Dr. Manoel Freire de Lamim e sua esposa estão no Genea Portuguesa no sapo. Não sei se sabem mas eles estão informatizados aqui, basta pesquisar por nome, tantas horas de trabalho de investigação e agora já está tudo informatizado. Mas antes assim, caro Rui tenho dados acerca dos filhos do Dr. Manoel F. Lamim com D. Jozefa maria C. F. V. de Morais: Se quiser mando-lhes, ok?
Até breve e um obrigado grande, estou feliz com a colaboração de todos.Sem mais assunto,
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20458 | zmcm | 02 mai 2002 22:30 | Em resposta a: #20455

Caro Roberto :
Agradeço a informação, acontece que não tenho o Felgueiras Gayo. Vou ver se consigo consultá-lo na Torre do Tombo.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20463 | rmfrp | 03 mai 2002 00:11 | Em resposta a: #20457

Caro Roberto Lopes:

O Dr. Manuel Freire de Lamim e D. Josefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais são meus 9os. avós. Já tinha conhecimento dos dados que estão no GP porque fui eu que os enviei. :-)

Estou naturalmente muito interessado em informações sobre a ascendência e descendência deste casal.

Constatei ainda há momentos que deveremos ser parentes pelos Jaques (já lhe respondi no tópico "Família Lopes de Amorim de Tânger"). Também o seremos pelos Lamim?

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20501 | roberto lopes | 03 mai 2002 15:44 | Em resposta a: #20463

Caro Rui, eu sou 10-ºneto pelo avó paterno e 9-ºneto pela avó paterna do Dr. Manoel Freire de Lamim com D. Jozefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais. Este casal teve pelo menos cinco filhos: 1- D. Feleciana Maria Ignácia de Lamim, natural de alquidão, Olalhas, Tomar, casou em Estômbar a 1.9.1729 com o Capitão Jozeph Lopes Pimenta / 2- Belchior Vellés de Morais Mesquita Lamim, natural das Olalhas casou em Portimão a 25.10.1732 com D. Francisca Jaques Correia, v.ª de Vicente Nunes da Costa, viveram em Albufeira e Tavira./ 3- D. Roza Maria de Lamim, natural de Silves casou em Lagoa a 15.02.1745 com Manoel de Souza Bocarro / 4- D. Maria Jozefa de Lamim, natural de faro casou em Estômbar, Lagoa a 15.07.1745 com Sylvestre Jozé Fernandes de Figueiredo, o avô serviu na Governança; professo na Ordem de Cristo, proprietário de Escrivão da Carga /Descarga tem alguns bens livres. / 5- João Freire de Lamim, natural de estômbar casou a 14.06.1753 com feleciana Thereza. Eu tenho muitos mais dados, o pai do Comendador Belchior Velez de Morais, serviu na India, foi Secretário do concelho da India. Nas chancelarias diz que belchior é cavaleiro fidalgo da casa real (Alvará de Cavaleiro 24.03.1629)e refere tb q seu pai António Velez serviu na India. António Velez tem carta de secretário do concelho da India (cnancelaria de D. FilipeII-Próprios). O sogro do Belchior velez de morais é Mestre carpinteiro dos Paços de Almeirim de El-Rei D. Filipe III (Chancelaria de D. Filipe III). Os pais de Andreza de Morais são Gonçalo Pires e Andreza de Morais.Tenho muitos dados sobre irmãos da D. Jozefa Maria, dos escravos do pai da D. Jozefa Maria, João Alvares Marreyros, A D. Jozefa maria nasceu em Portimão a 11.03.1687, o irmão dela Belchior Fernandes Marreyros casa com uma prima em 2-º grau, Isabel coreia de Morais, q é f-ª de Luis Maxado Ferreira de Betencour e Mecia Vellés de Morais( filha de Belchior Vellés de Morais com Isabel de Macedo)O casamento da Mecia esta em tanger. Eu investidgo esta família há quatro anos, e tenho imensa coisa, escrituras de venda e compra de propriedade aonde se vê a assinatura da D. Jozefa Maria de Morais, que eu acho que deveria ser raríssimo naquela época. Espero ter ajudado "primo"Com os meus melhores cumprimentos,
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20526 | rmfrp | 04 mai 2002 00:29 | Em resposta a: #20501

Caro Roberto Lopes:

São muito interessantes as informações que me dá sobre a ascendência dos Lamim.

O título de "Mestre de Carpintaria de El-Rei" de António Gonçalves, que constantemente aparece nos registos paroquiais, levou-me até à mercê das obras dos Paços de Almeirim. Imaginei tratar-se da mesma pessoa mas nunca consegui outras informações sobre ele.

Os pais de Andreza de Morais são para mim novidade. Esta Andreza aparece em alguns registos de Tânger como Joana, ou Ana. Também não sabia que António Velez tinha servido na Índia.

Já conhecia o casamento consanguíneo de Belchior Fernandes Marreiros com Isabel Correia de Morais. Deste casal foi filho o Cap. Belchior Velez de Morais Bettencourt que foi o último administrador da Capela instituída por seu trisavô Belchior Fernandes Canelas.


As informações mais relevantes que tenho são:

Nas Mercês apenas consta a nomeação de Manuel Freire de Lamim para Albufeira, mas ele foi também Juiz de Fora em Faro, conforme consta nos registos de baptismo de vários filhos.

Dos filhos do Dr. Manuel Freire de Lamim que indica não conhecia D. Rosa Maria de Lamim. D. Maria Josefa de Lamim, da qual descendo, foi baptizada na Sé de Faro em 14.06.1719 quando o pai era Juiz de Fora desta cidade, sendo seu padrinho o Bispo do Algarve. João Freire de Lamim foi também baptizado na Sé de Faro, em 30.06.1720, sendo de novo indicado que o pai era Juiz de Fora da cidade. Foi padrinho o Bndo. Manuel Correia Velez, seu tio. Um outro filho, António, foi baptizado na mesma Sé em 23.11.1721, sendo o pai indicado no registo como "Juiz de Fora que foi...", pelo que já tinha deixado o cargo. Foi padrinho o Dr. Manuel Lopes Canhão, Ouvidor de Campo de Ourique.

Da ascendência do Dr. Manuel Freire de Lamim apenas conheço o que consta do processo de Leitura de Bacharéis, e que já está no GP. Encontrei já diversas referências a pessoas de Olalhas que devem ser parentes (principalmente dos Freire Coimbra), mas até ao momento não consegui entroncar ninguém.

Por fim, descobri hoje mesmo a localidade de origem do genro de Belchior Velez de Morais, Francisco de Mesquita de Figueiredo, que no registo de Tânger diz ser "do Termo de Linhares". Numa habilitação encontrei a informação de que este era natural de Mesquitela (que hoje faz parte do concelho de Celorico da Beira), o que já confirmei (b. 12.10.1623). Não encontrei porém o casamento dos pais, Francisco de Mesquita e Feliciana Correia.

Após o falecimento de Leonor Gonçalves Velez (09.06.1656), Francisco de Mesquita de Figueiredo regressou a Portugal e voltou a casar em Fornos de Algodres (26.11.1665) com Maria Moutoso. Não houve descendência deste casamento.


Terei muito gosto em fornecer-lhe dados sobre a ascendência de Silvestre Fernandes de Figueiredo, caso lhe interessem (não sei de que filho(s) do Dr. Manuel Freire de Lamim descende).


Cumprimentos do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20572 | roberto lopes | 04 mai 2002 17:38 | Em resposta a: #19612

Caro Rui Pereia,
Fico bastante grato pelos dados que me forneceu, há uma série de informações que desconhecia. Eu sou descendente da D. roza Maria de Lamim, n. de Silves,casada com Manoel de Souza Bocarro, bisneto de António da Veiga Bocarro, Escrivão proprietário da Alfândega de Albufeira * Teve Carta de Escrivão da Alfândega de Albufeira (Chancelaria de D. Filipe III) * Foi acusado de Sacrilégio pelo Tribunal da santa Inquisição de Évora (Processo 11671) * Alvará de Perdão 2.5.1630 (Chancelaria de D. Filipe III) * natural de Cascais. O avô deste António da Veiga Bocarro, tb se chamava António da Veiga Bocarro * Teve carta de Perdão 29.8.1570 (Chancelaria de D. sebastião, D. Henrique e António).
A D. Roza Maria de Lamim com Manoel de Souza Bocarro há pelo menos os seguintes filhos:
-João de Souza Lamim c.c. Gregória Maria Freire de Andrade e tiveram Maria Roza de Lamim que casou com Manuel Duarte Barrôzo, v.º de Jacinta Roza em Lagoa a 23.4.1793
- Alferes José de Souza Lamim,*Alferes de Cavalos * Foi soldado de Ãrtilharia da Fortificação da Nossa Senhora da Rocha c.c. Juliana Rosa Freire de Andrade em Lagoa a 12.8.1783.
* Gregória Maria e Juliana Rosa Freire de Andrade são meias-irmãs por parte da mãe, Isabel Freire de Andrade.
O Cap.
Belchior Fernandes marreyros c.c. sua prima em 2.º grau Isabel Correia de Morais e tiveram:
-O cap.-mór Belchior Vellés de Morais e Betencour, que n. em Portimão a 23.11.1703 e c.c Eugénia da Silva em Portimáo a 22.9.1767
-Feleciana Ignácia de Bitancur q n. em Portimão a 30.8.1706 e c.c. Cap. Francisco Soares Pacheco em Portimão a 11.7.1753.
-Prior Luís Maxado ferreira de Betencour q n. em portimão a 27.9.1709 * Foi Prior em Silves.

***

Em Silves consta de um assento de casamento q se realizou a 6.2.1754 de Veríssimo Pimenta c. D. Escolástica Francisca de athayde Mascarenhas. Ela é f.º do Sargento-mór Jozeph Lopes Pimenta e D. Feliciana Maria Ignácia de Lamim, ela é f.ª do Cap. André de Athayde Mascarenhas e D. Francisca Thereza de Andrade, ns. de Silves.
Espero ter ajudado,
Cumprimentos do primo,
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20583 | rmfrp | 04 mai 2002 20:58 | Em resposta a: #20572

Caro Roberto Lopes:

Agradeço as informações que me forneceu.

Antes de mais, devo fazer uma rectificação ao que escrevi ontem. As datas que indiquei como sendo dos baptismos dos filhos do Dr. Manuel Freire de Lamim (Maria, João e António) são datas de nascimento.

O Cap. Francisco Soares Pacheco (n. Portimão 10.05.1696) é meu antepassado. Aliás é por ele que descendo dos Jaques e dos Freire de Andrade, e também não está longe dos meus Lamim:

1. Álvaro de Oliveira Jaques cc Brites da Palma Velho
2. Isabel Jaques da Palma cc Vicente Freire de Andrade
3. Brites da Palma e Andrade e Sousa cc Francisco Soares Pacheco
4. Brites Arcângela da Palma cc Luís Álvares Ribeiro
5. Francisco Soares Pacheco cc Inês de Camila Lobo
6. Brites Arcângela da Palma cc José Domenech
7. D. Maria Tomásia Domenech da Palma cc Francisco Pedro Lamim

Francisco Soares Pacheco casou três vezes. A primeira com Inês de Camila Lobo, minha antepassada; a segunda com Rufina Josefa; e a terceira com Feliciana Maria Inácia de Bettencourt.

D. Maria Josefa de Lamim casou com Silvestre Fernandes de Figueiredo, Cav. da O. Cristo, proprietário do ofício de Escrivão da Carga e Descarga da Alfândega de Portimão, tabelião na mesma localidade. Tiveram:
- Francisco Pedro Lamim, natural de Portimão, herdou do pai o ofício de Escrivão da Alfândega, foi Provedor da Misericórdia de Portimão e Almotacé na mesma localidade. Casou em 24.11.1772 em Portimão com D. Maria Joaquina Josefa, de quem não sei se teve descendência; e em 27.07.1779 em Portimão com D. Maria Tomásia Domenech da Palma (neta de Francisco Soares Pacheco), n. Lisboa 13.12.1754 e que veio para Portimão aos 5 anos de idade.
- Manuel, n. Portimão 15.06.1746.
- Violante, n. Portimão 11.12.1754.
- José Caetano Lamim cc (Portimão 28.02.1778) Ana Joaquina de Sousa (irmã de D. Maria Joaquina Josefa).

Do Sargento-Mor José Lopes Pimenta e D. Feliciana Maria Inácia de Lamim conhecia os seguintes filhos: Feliciano António Veríssimo Pimenta, que foi testemunha no casamento de João Freire de Lamim, Violante (n. Estômbar 12.04.1730), e José (n. Estômbar 21.07.1732).

Silvestre Fernandes de Figueiredo é descendente por varonia de Figueiredos de Tânger (creio não serem os mesmos de Francisco de Mesquita de Figueiredo, já que este veio da Beira), e ainda por via paterna de uns Machados de Tânger que não sei se não serão os mesmos de Luís Machado Ferreira. Pelo lado materno é descendente do Dr. Sebastião Álvares de Lemos, médico cristão-novo que veio do Alto Alentejo para Portimão no início do século XVII e que tem processo na Inquisição de Évora tal como muitos outros elementos da família Lemos.

Silvestre Fernandes de Figueiredo já era pelo menos o quinto Fernandes de Figueiredo consecutivo na sua linha de varonia (não sei mais para trás), mas os seus filhos ficaram Lamim. Na minha ascendência o apelido Lamim manteve-se durante muitas gerações apesar de sucessivas quebras de varonia, e ainda chegou ao século XX.

A sua referência a um Manuel de Sousa Bocarro fez-me consultar os meus dados e verifiquei que tenho registados Manuel de Sousa Bocarro e Constança Vaz, ambos de Lagoa e já falecidos em 10.01.1746, quando sua filha Catarina Josefa casou em Portimão com o meu duplo tio-8. avô António de Barbuda.

Resido na região de Lisboa e vou frequentemente à Torre do Tombo. Posso efectuar alguma pesquisa de que necessite.

Cumprimentos do primo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20662 | roberto lopes | 06 mai 2002 12:28 | Em resposta a: #20583

Caro Rui Pereira

Fico bastante feliz pela descoberta da localidade de origem de Francisco de Mesquita de Figueiredo, ainda mais conseguiu descobrir o seu 2.º casamento o que é extraordinário!
Desconhecia que o Dr. Manuel Freire de Lamim, tinha sido Juiz de Fora em Faro.
Existe um Poeta António Lopes Soeiro, que fez parte da Academia dos Singulares, era natural de Lx.ª e viveu no séc. XVII. ( está nos livros de História de Portugal do José Hermano Saraiva, veja no índice a palavra Sueiro, António Lopes de ).
No livro "Famílias Nobres do Algarve"do Visconde Sanches de Baena, há uma pequena referência à família Lamim: " A família Lamy é muito antiga em Portugal. D. Flaminio dá notícia de que houve um Pedro Lamy, natural de França, que em 1547 fez exame para ser lançador da Câmara de Beja "
Parece haver uma certa tradição familiar nesta família para as Letras ( o meu pai tem um primo direito que é advogado ).
Gostaria que me fornecesse os dados dos Freire Coimbra.


Descendência da D. Rosa Maria de Lamim e dos seus irmãos, João Freire de Lamim e D. Maria Josefa de Lamim:

Sousa Lamim de Lagoa:

Na paróquia de Lagoa foram realizadas duas cerimônias de casamento no mesmo dia:

- Manuel de Sousa Lamim ( f.º de João de Sousa Lamim e Gregória Maria Freire de Andrade) c.c. Ignácia Jacinta Rosa ( f.ª de Manuel Duarte Barrôzo e Jacinta Rosa) em Lagoa a 23.4.1793
- Maria Rosa de Lamim ( f.ª de João de Sousa Lamim e Gregória Maria Freire de Andrade) c.c. Manuel Duarte Barrôzo, v.º de Jacinta Rosa) em Lagoa a 23.4.1793.

· Como se pode verificar pela natureza dos assentos Manuel de Sousa Lamim é irmão de Maria Rosa de Lamim.
· Manuel de Souza Lamim c.c. a filha do cunhado Manuel Duarte Barrôzo.
· Maria Rosa de Lamim c.c. o pai da cunhada Ignácia Jacinta Rosa.

Nesta cerimônia casam os irmãos Sousa Lamim com o pai e filha Duarte Barrôzo.

Já o Alferes José de Sousa Lamim tio de Manuel de Sousa Lamim e Maria Rosa de Lamim c.c. Juliana Rosa Freire de Andrade, meia-irmã da mãe destes sobrinhos.

A descendência por parte da D. Rosa Maria de Lamim segue toda para Lagoa com uniões matrimoniais "frequentes" com as famílias Freire de Andrade e Duarte Barrôzo.

Encontrei nos meus apontamentos o casamento de um de vários filhos da D. Rosa Maria de Lamim: Joaquim José de Sousa Lamim, f.º de Manuel de Sousa Bocarro, de Lagoa e D. Rosa Maria de Lamim, de Silves, n.m. do Dr. Manuel Freire de Lamim, de Tomar e D. Josefa Maria de Marreira, de Portimão e n.p. de Manuel de Sousa Bocarro e Constança Vaz Figueira, todos de Lagoa c.c. N..........( não apontei o nome da mulher) mas casou em Lagoa a 14.10.1795.
Já no casamento de D. Rosa Maria de Lamim c.c. Manuel de Sousa Bocarro, realizado em Lagoa 15.2.1745, refere que ela é filha do Dr. Manuel Freire de Lamim, de Estômbar e D. Josefa Maria de Marreira, de Portimão.
Curiosamente, nos assentos de baptismos dos filhos da D. Rosa Maria de Lamim, refere que são netos maternos do Dr. Manuel Freire de Lamim, da vila de Tomar e D. Josefa Maria de Morais, de Portimão.

Manuel de Sousa Bocarro c.c. D. Rosa Maria de Lamim em Lagoa a 15.2.1745 e tiveram pelo menos estes filhos:
- Teresa ( b. Lagoa 4.9.1758 )
- António ( b. Lagoa 7.4.1762 )
- José
- João
- Joaquim José



Freire de Lamim de Estômbar:

* João Freire de Lamim é natural de Silves e não de Estômbar como indiquei na lista de casamentos dos filhos do Dr. Manuel Freire de Lamim c.c. D. Josefa Maria Correia de Figueiredo Velez de Morais.

João Freire de Lamim, ao que parece é de facto natural de Silves, provavelmente teve um irmão do mesmo nome que faleceu menino, era freqüente após a morte de um filho colocar o mesmo nome no filho seguinte. Pois repare nestes apontamentos que lhe envio:

Manuel Freire de Lamim, fº de João Freire de Lamim, natural de Silves e Feliciana Maria, natural de Estômbar c.c. Teresa Maria em Estômbar a 13.5.1793.

Como sabemos, quer o João Freire de Lamim, quer a irmã D. Rosa Maria de Lamim nasceram em Silves, e pelas datas dos seus casamentos ( 1753 e 1745, respectivamente ) se deduz que são os filhos mais novos do Dr. Manuel Freire de Lamim. Será que este nosso 9.º avô, Dr. Manuel Freire de Lamim, terá sido também Juiz de fora em Silves?

· Eu não pesquisei os baptismos do João Freire de Lamim e da D. Rosa Maria de Lamim.


E agora a descendência da tia D. Maria Josefa de Lamim:

Na freguesia da Nossa Senhora do Verde realizou-se o casamento de João Pedro Lamim, f.º de José Caetano Lamim ( A ) e Ana Joaquina c.c. Maria da Conceição a 3.2.1807.

( A) Notário Tabelião em Portimão ( trabalhou com o seu avô Dr. Manuel Freire de Lamim na Comarca de Portimão ). Será que o Dr. Manuel Freire de Lamim foi Também Juiz de Fora em Portimão?


Baptismos de Portimão:

No baptismo de Feliciana Ignácia de Betencour, realizado em Portimão no ano de 1706, refere que foram padrinhos:
· Manuel Freire Lamim, de Alqueidão
· Cunhado Ignácio Correia
· D. Catarina de Lamim, de Alqueidão
· Bernardo Manuel Correia Vellés

* D. Catarina de Lamim é nossa 8-ª tia, pois é irmã do Dr. Manuel Freire de Lamim!

Baptismos de escravos de João Álvares Marreiros:
· António, fº de Juliana, escrava de João Álvares Marreiros ( b. 6.4.1689 )
· Domingas, f.ª de Juliana, escrava de João Álvares Marreiros ( b. Portimão 30.7.1690 )

Baptismos de f.º de João Álvares Marreiros e D.Feliciana Correia de Figueiredo:
· Belchior Fernandes Marreiros
· Bernardo Manuel Correia Velez
· Francisco da Rocha ( b. Portimão 22.11.1678 )
· Josefa Maria Correia de Figueiredo Vélez de Morais( b. Portimão 11.3.1687 ).
· Violante Rodrigues ( b. Portimão ...1689 )
· António ( b. Portimão 5.2.1693 )

* Rui, sabe me dizer de onde vem o apelido Rocha nesta família?

Num assento de baptismo de Leonor, f.ª de António Ares e Brites ... realizado em Portimão em 3.3.1700, foram padrinhos:
· Francisco da Rocha
· Josefa Maria

* Filhos de João Álvares Marreiros.


Isabel Correia de Morais, f.ª de Luís Machado Ferreira de Betencour e Mecia Velez de Morais ( b. Portimão 9.7.1667 )


Fernandes Marreiros de Estômbar:

Tenho num dos ramos Filipe Ribeiro ( meu 8.º avô ), f.º de Francisco Ribeiro e Catarina Lourenço, ns. de Estômbar c.c. Maria da Conceição, f.ª de Belchior Fernandes Marreiros e Ignácia da Conceição, ns. de Estômbar, em Estômbar a 11.11.1732.
Foram dispensados no 4.º grau de consangüinidade.
· Será que este Belchior Fernandes Marreiros é o mesmo tio que casou com a nossa tia e prima Isabel Correia de Morais?

Tenho um outro ramo que está ligado a esta família:
Francisco Fernandes Marreiros ( meu 9.º avô ) f.º do Cap. João Varela Deão e Maria Rodrigues Marreira ( que julgo ser f.ª do Cap. João Álvares Marreiros, n. de Estômbar e Maria Rodrigues, n. de Portimão que casaram em Portimão em 1652 ) c. Susana de Sequeira, f.ª de Francisco Soares Soutto e Lourência de Siqueira ).


CHANCELARIAS DA ORDEM DE CRISTO:

Belchior Vellez de Moraes
· Alvará de cavalleiro de 24.3.1629, Lv. 26 -----------138
· Alvará de Profissão de 24.3.1629, Lv. 26 ------------139
· Carta de Hábito: De 24.3.1629, Lv. 26 ---------------139

Belchior Villez de Moraes
· Carta de 100000 reis de Terra c. o Hábito de 28.3.1629, Lv.26 -----------------46


Espero ter ajudado com novas informações


Cumprimentos do primo

Roberto Lopes

P.S. Lembrei-me que no registo de Bacharel do Dr. Manuel Freire de Lamim, a avó paterna tanto aparece Esperança da Silva como Esperança de Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#20686 | rmfrp | 06 mai 2002 19:02 | Em resposta a: #20662

Caro Roberto Lopes:

Como a nossa troca de informações já extravasou por completo os temas em que estava inserida, vou abrir dois novos tópicos intitulados "Famílias do Algarve (Portimão, Alvor, Lagoa...)" e "Famílias de Olalhas (Tomar): Lamim, Soeiro, Freire", onde colocarei as minhas respostas.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#85991 | jvaldeira | 11 mar 2005 20:38 | Em resposta a: #20526

Caros amigos,

Ainda sobre António Velez aqui fica um dado muito interessante colhido das Notas dos Tabeliães de Lisboa, Tomo 4 - página 294:

“Sobstablecim.to de Fr.co? H.es da P.çam de seus Sobr.os Antº Vellez C.F. e Fr.? de Men.es Vellez M. d C.ª p.ª a Cobrança de 20$ q lhe Elrey fez m.ce p.a comprar hu Cavallo e 300 onças p.a o seu resgate 22 de Fevr.o 1582 fl. 42.”

Que vos parece?
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: António Velez

#86052 | rmfrp | 12 mar 2005 17:31 | Em resposta a: #85991

Caro J. Valdeira:

Muito obrigado pela sua chamada de atenção. Também localizei esse António Velez, mas não sei se será o pai de Belchior Velez de Morais.

Existiram em Tânger vários Antónios Velez um pouco mais recentes, pertencentes à família Velez de Menezes, pelo que há uma probabilidade razoável de este ser outro António que não o nosso. Mas se realmente for o ascendente dos Velez de Morais, está aqui a primeira prova da já esperada ligação dos Velez de Morais aos Velez de Menezes.

Não sei se reparou, mas o texto tem continuação:

"e tambem P.dor de Sua Sogra Inez Alz vª de Fr.co Felipe pª as contas com Gp.ar Alz de Tangere m.or na rua dos ourives todos Tangerinos fl. 25 o Antº vellez foy catº na de Alcacere."

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#87744 | jflfl | 04 abr 2005 22:30 | Em resposta a: #20572

Caro Roberto Lopes
Ontem, abri um tópico sobre Sousa Lamim (ascendência da minha mulher). O confrade Rui Pereira fez o favor de me responder chamando a atenção para vários contributos seus sobre Lamim do Algarve e nos quais entrocam os que tenho. Pode dar-me uma ajuda a estabelecer essa ligação?
Passo a explicar o que tenho:
Manuel de Sousa Lamim (cc Inácia Jacinta) filho de João de Sousa Lamim e de Gregória Maria (todos presumidamente de Lagoa)
Do meu lado, uma tia avó minha de nome Maria Rita de Sousa Prado Brito Pais Falcão casou com Jorge de Aragão Lamy. Este Lamy, filho de José Leónidas de Aragão e de Victoria dos Santos Lamy.

Pode pois ajudar-me quer no ramo "Sousa Lamim" quer no ramo "Aragão Lamy"?
Fico muito grato
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aragão Lamim / Aragão Lamy

#87751 | rmfrp | 04 abr 2005 23:13 | Em resposta a: #87744

Caro Joaquim Falcão de Lima:

Se me permite, quanto aos Aragão Lamim posso responder eu, pois trata-se do meu ramo e consegui há não muito tempo entroncar finalmente o ramo do seu tio-avô (sobre o qual agradeço desde já qualquer informação adicional que me possa fornecer).

Jorge de Aragão Lamy era filho de José Leónidas de Aragão Lamy, Tenente de Cavalaria, n. Portimão 05.09.1861 e f. Lourenço Marques 13.05.1901, e de D. Vitória Luísa dos Santos Gomes, n. Faro (Sé). O apelido Lamy vinha por via paterna e não materna como tem nos seus dados.

D. Vitória Luísa era filha de António dos Santos Gomes e de D. Vitória dos Santos Gomes (suponho que os apelidos indicados para a mãe se devam ao casamento).

José Leónidas era filho de Leão Gualdino de Aragão Lamim e de D. Maria das Dores, ambos de Portimão e aí casados a 08.12.1859.

D. Maria das Dores era filha de António Joaquim ...mo e de Maria das Dores, neta paterna de Francisco Ramos e Quitéria Joa..., e neta materna de Francisco Pacheco e Maria Vitória (peço desculpa pelos nomes incompletos mas a página do livro correspondente está parcialmente destruída).

Leão Gualdino era filho de António Pedro Amado e de D. Maria Cândida de Aragão Lamim, meus quintos avós, de quem descendo por seu filho Cipriano:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114487

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#87771 | roberto lopes | 05 abr 2005 09:09 | Em resposta a: #87744

Caro Joaquim Falcao de Lima:

Se, nao estou em erro, Manuel de Sousa Lamim (cc Inácia Jacinta) filho de João de Sousa Lamim e de Gregória Maria (todos naturais de Lagoa!)
Sou descendente de Joao de Sousa Lamim cc Gregoria Maria Freire de Andrade e de seu irmao Jose de Sousa Lamim, alferes de cavalos cc Juliana Rosa Freire de Andrade (estas Freires de Andrade sao meias-irmas, pelo lado da sua mae Isabel Freire de Andrade-familia estudada ate ao sec. XV)
A Inacia Jacinta, por outro lado e minha antepassada, mas casada creio que casada com Henrique Jose, natural da Guia e na condi}ao de viuva do seu Manuel de Sousa Lamim.
De momento nao tenho os apontamentos aqui comigo, se puder dentro de duas horas lhe envio o q tenho.
Quanto aos Aragao Lamim, parece-me que o Rui Pereira e o mais indicado, mas o nome Vitoria inspira-me confian}a a um entrocamento nao muito longe da verdade.

Cumprimentos

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#88161 | jflfl | 10 abr 2005 10:11 | Em resposta a: #87771

Caro Roberto Lopes
Muitissimo obrigado pela sua resposta que, pelo que percebo, acabo por me permitir perceber quer o ramo Lami de que minha mulher descende; quer o ramo Lami que se cruza com uma minha tia avó. Terei agora que fazer algum trabalho de casa, tanta é a informação que me proporcionou. Mais uma vez obrigado e as minhas desculpas de só agora responder.
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aragão Lamim / Aragão Lamy

#88162 | jflfl | 10 abr 2005 10:15 | Em resposta a: #87751

Caro Rui Pereira
Muitissimo obriado pelas suas respostas e contibutos. Com a sua ajuda e do Roberto Lopes irá ser possivel entrocar os Lami de minha mulher e o Aragão Lami que casou com a minha tia avó Maria Rita.
Sobre o tio Aragão Lamy pouco sei. Em todo o caso voltarei aqui para lhe dar conta do que tenho assim que analisar a informação que agora me possibilitaram e cruzar com os meus dados
Obrigado, mais uma vez e cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Aragão Lamim / Aragão Lamy

#125016 | jflfl | 15 ago 2006 22:36 | Em resposta a: #87751

Caro Rui Pereira
Só agora, aproveitando o feriado, tive oportunidade de voltar aos "Lamy" e revisitar este tópico. Finalmente, com a sua ajuda, consegui entroncar mais alguns "Lamy". Quanto ao meu tio Jorge pouco mais lhe posso adiantar do que aquilo que já aqui está na BD do GP. Aproveito para confirmar a justeza do seu reparo sobre os apelidos dos pais. De facto o pai era José Leónidas de ARAGÃO LAMY e a mãe Vitória dos Santos Gomes (não tenho a referência a Isabel) - assim consta do BI de Jorge de Aragão Lamy. Caso lhe interesse tenho fotografia deste meu tio e umas escassas notas biográficas. Deixo o meu e-mail para o que entender: falcaolima arroba sapo ponto pt
Cumprimentos
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#125046 | nuno27 | 16 ago 2006 12:07 | Em resposta a: #19623

Caro Senhor,

ao ver este tópico, ocorreu-me perguntar se nas suas pesquisas terá encontrado alguma referência a uma senhora chamada Rufina de Mesquita?

Desconheço a sua naturalidade assim como a do seu marido Bento de Campos, que tiveram pelo dois filhos João e André de Campos, em 1697 e 1699, na freguesia de S. Pedro de Tomar (antigamente chamava-se Beberriqueira), no concelho de Tomar.
Bento de Campos antes desse casamento, em 1692, tivera um filho, mas não casou com a mãe deste.

Devido a nesta época ainda não se referirem os avós nos assentos, e por vezes também não se referir as naturalidades, que é o caso, e devido ao desaparecimento de livros paroquiais anteriores, estou perante este dilema de saber quem são estas personagens e como vieram parar a esta freguesia.

Sei que estes apelidos, Campos e Mesquita não existiam nesta freguesia, pelo que devem ter vindo de outro lado. Apostaria talvez no norte do país, pois nesta época, aparecem vários homens nestas freguesias de Tomar, vindos de Celorico de Basto, e regiões próximas.

Qualquer ajuda que me possa prestar, ficar-lhe-ei agradecido.

Melhores cumprimentos

Nuno Alves

Resposta

Link directo:

RE: Aragão Lamim / Aragão Lamy

#125929 | rmfrp | 25 ago 2006 23:40 | Em resposta a: #125016

Caro Joaquim Falcão de Lima:

Muito obrigado pelo seu contacto. Estou, como imaginará, muito interessado na fotografia e nos dados que me puder fornecer sobre o seu tio Jorge de Aragão Lamy.

O meu endereço de e-mail é:
rmfrp@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Aragão Lamim / Aragão Lamy

#125939 | jflfl | 26 ago 2006 01:42 | Em resposta a: #125929

Caro Rui Pereira
Veja o seu mail e confirme pf se a foto chegou em boas condições.
Joaquim Falcão de Lima

Resposta

Link directo:

Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#434012 | gugalamy | 26 mai 2021 15:13 | Em resposta a: #20501

Boa tarde,

Seria possível enviar as fontes dos alvarás e certidões sobre os pais do comendador Belchior Velez de Morais e os pais da sua mulher Isabel de Macedo por favor. Não estou a conseguir encontrar os documentos de que fala.

Cumprimentos.
Gonçalo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mesquitas de Tânger - séc.XVII

#434013 | gugalamy | 26 mai 2021 15:21 | Em resposta a: #20572

Boa tarde,

Seria possível enviar a informação sobre os vários Antónios da Veiga Bocarro, pois não estou a encontrar as fontes que menciona. Mais precisamente, a passagem deste ramo de Cascais para o Algarve é que me intriga. Agradeço a atenção.

Cumprimentos.

Gonçalo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 20:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen