Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Brasil

Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#19659 | valadares | 14 abr 2002 12:29

A família Nunes Ribeiro [Sanches] é de Idanha-a-Nova e Penamacor. São cristãos-novos em sua origem. Sua maior figura foi o Dr. António Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783). Há ramos desta linhagem em Londres e nos EUA que praticaram o judaísmo, com destaque nestas comunidades. Mordechai Manuel Noah (1785-1851),considerado pela Encyclopaedia Judaica, como "the most influential Jew in the United States in the early 19th century"; o Comodoro Uriah Phillips Levy (1792-1862), que lutou pelo fim dos castigos corporais na marinha americana; e e Benjamin Nathan Cardozo (1870-1938), o segundo judeu a ser nomeado para a Suprema Corte, são alguns destes personagens. Pesquisando esta família, encontramos em Salvador, Bahia, o engenheiro Walter Rodenburg Ribeiro Sanches (01-04-1922), fº de Álvaro e Hilda (Rodenburg) Ribeiro Sanches; e também o deputado e filósofo Edgar Ribeiro Sanches (01-09-1891), fº de José e Dina (Raggio) Ribeiro Sanches. Como estou levantando a descendencia brasileira desta familia, peço por favor, a quem tenha mais informações que entre em contato comigo. desde j´pá agradeço a vossa atenção.

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#19929 | Ricardo de Oliveira | 22 abr 2002 21:24 | Em resposta a: #19659

Caro Paulo

Novamente nos encontramos na hebraica
Aliás, aí vai uma sugestão para o Geneaportugal colocar um item identificando a temática dos judeus, judaizantes e cristãos novos, tão importante na nossa história portuguesa e brasileira !


Veja o meu tópico dos Paiva

Abraços

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#20172 | valadares | 28 abr 2002 12:55 | Em resposta a: #19929

Caro Ricardo :
Bom dia ! Antes de qualquer coisa, parabéns pelo lançamento do teu livro - O Silêncio dos Vencedores. Genealogia, Classe Dominante e Estado no Paraná -, li no Gaspari. Ele já está a venda aqui por S. Paulo ? Sabe aonde ? Pergunto, porque estive estes dias no Rio participando do III Encontro de Estudos Judaicos na UERJ - de 23 a 25 de abril. Apresentei um trabalhinho sobre o Pe. Sanctos Saraiva, e fiquei um pouco deslocado do mundo.
Desculpe responde-lo direto, sem muitos subsídios a sua questão. Eu sou um dos descendentes da família Ribeiro Sanches, venho de um ramo de uma irmã do ANRS, o Grande. Como também sou da família do António Ribeiro dos Santos, sou pois Ribeiro dos Santos e Nunes Ribeiro. O material que você colocou nos Paivas é muito extenso. Vou salvá-lo para ler com mais tranquilidade e depois de te responder. Você conhece o Bivar Guerra, ele era colateral da família e tem algumas árvores dela, que foram publicadas nas mais obscuras revistas portuguesas. Se quiser lhe mando as cópias.
Um abraço do amigo,

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net
Cx. Postal nº 1025
Campinas, SP
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#29589 | Conde | 28 out 2002 09:31 | Em resposta a: #20172

Caros Senhores:
Sei que se ligam com os Pessoas de Amorim do Fundão e Covilhã,também x.n. e da família do Fernando Pessoa.O Eng.Mattos e Silva tem esta gente tratada.Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#29591 | Conde | 28 out 2002 09:33 | Em resposta a: #29589

Aditamento:Também me consta que o Dr.Alberto Tavares Barreto anda a estudar esta família. É do Porto,este Senhor.

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#29724 | valadares | 30 out 2002 12:55 | Em resposta a: #29591

Caro Sr. "Conde".
Muito obrigado pelas informações.
Os trabalhos dos genealogistas citados já estão publicados ? Se não, alguém teria a morada do Dr. Alberto Tavares Barreto e do Dr. Mattos e Silva.
Muito obrigado pela sugestão.
Paulo Valadares
faiguen@terra.com.br
Cx. Postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#29730 | Conde | 30 out 2002 13:42 | Em resposta a: #29724

A.T.Barreto-Rua 31 de Janeiro,240-4000Porto
A.M.Silva-Av.Tulipasl6,8ºEsq.--1495Miraflores Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#29895 | valadares | 03 nov 2002 10:32 | Em resposta a: #29730

Sr. "Conde":
Muito obrigado pelas informações.
Ao seu dispor,

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#57487 | jliberato | 10 fev 2004 16:19 | Em resposta a: #19659

Caro Paulo Valadares,
Chamo a sua atenção para o tema "Eusébio Ribeiro Machado".
Obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#57517 | magalp | 10 fev 2004 20:08 | Em resposta a: #29591

Caro Conde

Este apelido também me apaixona!
Quase tanto quanto os nossos Magalhães de Manhucelos, Ariz, Rozem e Vilacetinho.
Depois, tenho cá um palpite que há muita judiaria em todos aqueles apelidos que nos saltam por lá. Desde logo Vieyra, com o múltiplos interesses económicos e financeiros, a dedicação à ourivesaria!
Mas não estarão longe os Vasconcelos, os Reymão, Coutos, Cirnes, Pinto e Magalhães!
O nosso incansável JAR já achou uns Vahias ligados... ora sabemos da predilecção nos casamentos entre XN.s, tal como os antigos judeus de Sinagoga!
Acho que vou passar a usar solidéu e a comer alheiras...

Gostei da proposta do Dr. Ricardo.

Cumprimentos,
MM

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#57583 | valadares | 11 fev 2004 13:11 | Em resposta a: #57487

Caro Sr "jliberato":
Saudações ! Não tenho nada deste personagem. mas anotei o nome e obtendo informações lhe passo.

Paulo Valadares

Resposta

Link directo:

RE: Nunes Ribeiro [Sanches]: Portugal e Brasil

#57587 | jliberato | 11 fev 2004 14:19 | Em resposta a: #57583

Muito obrigado
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 03:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen