Ajuda para localizar documentos

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Ajuda para localizar documentos

#19739 | Jurema | 16 abr 2002 15:43

Gostaria de obter, se possível, uma ajuda dos leitores deste Fórum, para localização de alguns documentos.
Preciso saber se tais documentos estão na Conservatória de Póvoa de Varzim. Mas, como não tenho uma precisão de datas, e eles não gostam muito de proceder às buscas, fica mais difícil.
Gostaria de localizar o casamento de:
Rosária Fernandes(ou Fradique)Agra, com Vicente da Costa Gomes de Amorim.
Ela, filha de Manuel Fernandes Agra e Ana Fernandes Fradique, nascida mais ou menos em 1868, em Apúlia.
Ele, filho de Manuel Vicente da Costa, e Maria Joaquina Gomes de Amorim, nascido em 06-12-1859, em Navais.
Tenho quase certeza que casaram em Navais, mas não tenho a data, por isso é preciso localizar o documento. Penso que casaram por volta de 1888 / 89.
O serviço de emissão de registros, pela Conservatória, é muito caro. Custa EUR 15,oo (quinze euros). Na verdade não necessito dos documentos em mãos, mas sim das referidas datas, e de alguns dados para compor meu arquivo geneaógico.
Se alguém conseguir ajudar-me, agradeceria de bom coração. pois necessitarei de outros dados.
Será que aparecerá uma boa alma, voluntariamente?
Um abração,
Jurema (Brasil)
jgmiguel@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#19751 | regueiras | 16 abr 2002 22:43 | Em resposta a: #19739

Jurema:

A paróquia da Apúlia fica no concelho de Esposende, distrito do Braga. Para essa data deve ser necessário consultar o Arquivo Distrital de Braga.
A paróquia de Navais fica no concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto. Os dados que eu tenho da paróquia de Navais, do Arquivo Distrital do Porto, referem as datas de 1573-1818.
Se puder ajudar, diga, pois vou uma vez por semana a Braga.

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#19766 | Jurema | 17 abr 2002 11:59 | Em resposta a: #19751

Olá, Regueiras, bom dia.
Os arquivos distritais de Braga e do Porto não estão com estes registros pois já entrei em contato com eles via e-mail. O nascimento de Vicente da Costa Gomes de Amorim, nascido em 1859, eu já recebi da conservatória de Póvoa de Varzim, pelo qual me cobraram EUR 15,00 (muito caro). O óbito de Rosária também tenho. Como vês os livros ainda estão na conservatória local.
Mas o casamento nem mandei procurar pois não tenho a data. Necessito de outros dados também. Porém , a este valor, fica difícil. Pois uma simples fotocópia me bastaria. Como falei, é só para compor meu arquivo genealógico.
Já pensou se tudo que eu precisar, for pagar este valor de EUR 15,00, eu desisto.
De qualquer maneira, te agradeço por ter lido e dado atenção à minha correspondência.
Se puderes ajudar-me em alguma coisa, agradeço. Este SITE serve para isso mesmo.
Tenha um ótimo dia.
Abraços,
Jurema (Brasil - SP)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#19831 | Jacinto Bettencourt | 19 abr 2002 12:23 | Em resposta a: #19739

Caro Jurema,

Julgo que nessas datas as coisas ainda estão na Conservatória. De qualquer maneira, escreva para lá e veja o que respondem. Para diminuir os custos, diga que as certidões se destinam a Segurança Social; o preço baixa para 8 Euros.
Infelizmente, por mais boa vontade que se tenha, as Conservatórias não nos deixam consultar os livros. Um absurdo burocrático e que já roça más intenções, visto que os livros de 1880 há muito que deviam ter ido para os arquivos.
Sabe, Portugal é um país de ignorantes e ressabiados... E parece-me que esses ignorantes e ressabiados estão todos nos arquivos e conservatórias.
Um abraço,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#22506 | joaquimreis | 07 jun 2002 21:36 | Em resposta a: #19831

acho que têm razão quanto às inteligências que deambuleiam pelas conservatórias a aguardar o fim do mês. Eu tinha um filho que faleceu e que deveria ter 19 anos se fosse vivo. Acontece que no registo civil de Portimão Algarve, enviaram a relação dos mancebos nascidos em 1983 para os serviços de mobilização e recrutamento militar e lá vieram eles a ameaçar o morto com o tribunal. Como o império se encontra em guerra, nem dá tempo em ver a menção do óbito. Mas enfim;
O que eu queria dizer era: para ficar mais barato ainda, terás que solicitar a certidão como para fins de prova de nacionalidade,mencionando um decreto lei que permite que as cujas sejam gratuitas.
Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#24718 | ivanroiz | 21 jul 2002 14:45 | Em resposta a: #22506

Prezado Joaquim Reis,
Teria vc. o número e a data do decreto lei que assegura a gratuidade no fornecimento de certidões, para efeito de prova de nacionalidade? Por mim não há muito problema, pois necessito de apenas uma certidão, porém o preço desta taxa é realmente escorchante e muita gente fica em dificuldade para pagá-la. Vamos divulgar o benefício legal?- Muito obrigado - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25082 | Savebird | 06 ago 2002 13:18 | Em resposta a: #19766

Ola bom dia a todos;
Para completar a informaçao o decreto lei Decreto-Lei n.º 322-A/2001 de 14 de Dezembro que aprova o Regulamento Emolumentar dos Registos e Notariado pode ser visulisado em
http://www.adminilegis.com/dl322-a-2001.htm pode se ler no artigo 18° §7 Certidoes, certificados fotocopias e boletins:§7.5 - Por cada página ou fracção de fotocópia não certificada ... 2,50 euros
Alguma pessoa pode me confirmar o uso deste texto para obtençao de dados ???

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25087 | Jacinto Bettencourt | 06 ago 2002 14:29 | Em resposta a: #25082

Caro Savebird,

Essas normas aplicam-se a Conservatórias, embora nem todas assim o entendam. Há Conservatórias, ainda, que não consideram aplicável esse emolumento a registos com menções proibidas (filho natural, bastardo, ilegítimo, etc).
Note-se, ainda, que esse Regulamento não é integralmente aplicável aos Arquivos Distritais.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25093 | JCC | 06 ago 2002 16:00 | Em resposta a: #25082

Este assunto já foi aqui largamente debatido. O que parece acontecer é que as Conservatórias não "têm tempo" para tirar fotocópias e só "conseguem" tirar certidões. Assim os 2,50€ nunca se aplicam.

Nos Arquivos não estou certo que sigam o mesmo procedimento.

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25098 | Jurema | 06 ago 2002 17:36 | Em resposta a: #25082

Olá Savebird

Entrei neste site, li o parágrafo descrito.
Entendi que posso pedir as fotocópias por EUR 2,50.
Alguma confirmação contrária, escreva-me.
Grata,
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25120 | Savebird | 07 ago 2002 16:22 | Em resposta a: #25087

Sr Bettencourt
Sera que em portugal as leis sao feitas para algumas pessoas é nao para outras? se obter resposta negativa quais sao os recursos que nos podem ajudar;
(Savebird luso-descendente França)
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25186 | Jurema | 09 ago 2002 18:36 | Em resposta a: #25120

Olá Savebird.

Recebi sua mensagem, ainda nesta semana, alertando-me para o Decreto-Lei, referente à emolumentos cobrados. Já havia decidido solicitar algumas cópias às conservatórias.
Mas, lendo também as mensagens dos nossos colegas; Jacinto Bettencourt e João Cordovil Cardoso, dizendo que esta prática não é de costume, ou porque as conservatórias não tem tempo de fazer cópias, ou por fazerem vistas grossas, no que diz o decreto-lei, gostaria de saber se realmente posso solicitar à conservatórias os documentos desejados, pelo valor de EUR 2,50 ????
Você poderia verificar isto para mim??
E se eu pedir as cópias, enviar o pagamento, via correios, e eles (conservatória), não aceitarem??

Agradeço a ajuda.
Um abraço,
Jurema - (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25450 | Jurema | 19 ago 2002 14:41 | Em resposta a: #25082

Olá Savebird ( e outros colegas tabmém)

A "Legislação de Administraãào Pública", sobre Reforma da tributação emolumentar dos Registros, diz que, por cada página, ou fração de fotocópia não autenticada, paga-se EUR 2,50.
Será que a lei é praticada nas conservatórias de Póvoa de Varzim e Esposende??
Alguém que resida nestas localidades, poderia verificar isso para mim. Preciso solicitar documentos nestes concelhos, e gostaria de saber se esta prática está sendo obedecida.

Fico agradecida.
Jurema (Brasil- São Paulo)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25532 | Savebird | 21 ago 2002 11:55 | Em resposta a: #25093

Caro Senhor,

Essas normas aplicam-se, pois tiraram -me 6 fotocopias no registo civil de ponte de Lima, nao sem difficuldades, por isso foi preciso acompanhar o pedido com o artigo de lei.

Cumprimentos,

Savebird

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25533 | Savebird | 21 ago 2002 12:08 | Em resposta a: #25093

Caro Senhor,

Essas normas aplicam-se, pois tiraram -me 6 fotocopias no registo civil de ponte de Lima, nao sem difficuldades, por isso foi preciso acompanhar o pedido com o artigo de lei.

Cumprimentos,

Savebird

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25535 | aburma | 21 ago 2002 13:03 | Em resposta a: #19831

Caro Primo Jacinto Bettencourt,
Infelizmente os ignorantes e ressabiados não estão só nos arquivos e conservatórias: abundam em tudo o que é repartição pública, especialmente nas Finanças (estes conseguem ser piores que os cabos da GNR!). Também pululavam em organismos agora geridos mais modernamente como por exemplo, os correios (que eram um pavor), os telefones (um verdadeiro inferno) e a querida EDP (os maiores extorcionários da Lusitânia Pátria). Tudo isto a propósito dos Arquivos Distritais, pois há felizes excepções: tenho sido impecavelmente atendido, inclusive por telefone, nos Arquivos de Viseu e, especialmente, no de Vila Real. Neste último, um prestável e dedicado funcionário ofereceu-se mesmo para me fazer uma busca, sem eu lho ter pedido. Ambos os Arquivos me enviaram fotocópias sem eu as ter pago adiantadamente! (o mesmo não posso dizer dos Arquivos do Porto e de Lisboa, onde tive de pagar à cabeça, mas compreendo).
Fico feliz por nada ter a procurar (que eu saiba!) nas Conservatórias da Póvoa e de Esposende, e comisero com as dificuldades da Jurema.
Cumprimentos
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25541 | Jacinto Bettencourt | 21 ago 2002 15:12 | Em resposta a: #25535

Caro primo Alexandre,

Tem razão quanto a Viseu e Vila Real, apesar de ter ficado um bocadinho desiludido com este último. Pediram-me 50 Euros por 3 registos, alegando que perderam 7 horas de pesquisa. Curiosamente, num dia apenas, descobri 21 registos na mesma freguesia.
Mas enfim... o Porto é indiscritível. Pedem dinheiro adiantado para pagamento dos registos e depois enviam-me uma carta a dizer que não encontraram nada. Factura, nem vê-la. Onde será que parou o dinheiro? Beja é outro exemplo: 35 Euros para um registo que não descobriram. Afinal, estava na data que lhes dei!
Mas o pior de todos: Coimbra. Pedi diversos registos, e cobraram-me mais de 45 Euros pelas buscas. Um dos registos não foi encontrado, e cabiam-lhe 22 Euros de pesquisa. Eis que descobri uma amiga que pediu o mesmo registo, para o mesmo ano, tendo-o recebido por apenas: 3,75!
A cereja em cima do bolo; o total desrespeito pelo Regime Legal dos Arquivos Distritais e Bibliotecas Públicas. Cobram-se buscas previstas num Regulamento, quando existe uma norma própria para os Arquivos. Já escrevi um artigo; resta-me publicá-lo.
Um grande abraço,

Jacinto

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25608 | Jurema | 23 ago 2002 18:28 | Em resposta a: #25541

Olá colega Jacinto Bettencourt,

Se estas inconveniências e atropelos acontecem com os próprios patrícios, imagine com as pessoas que moram no exterior, como eu, por exemplo. No começo do ano pedi algumas certidões, que já sabia, estavam na Póvoa de Varzim,não tive maiores problemas, e paguei 15,00 Euros cada. Mas preciso pedir mais algumas, para completar meu arquivo genealógico. Acontece que, se a gente não tem certeza de onde está registrado o antepassado, fica difícil, pois cobram antecipadamente só para localizar o documento, e se por acaso não o encontrarem, como irão devolver a remessa???
No meu caso é mais complicado ainda, pois moro no Brasil. Há toda uma bucrocracia nos serviços dos correios para remeter o dinheiro. Sem contar com os gastos, que por ventura há em telefonemas, pois as conservatórias que preciso contatcar, não se utilizam dos serviços mais rápidos e eficientes como endereços eletrônicos (e-mail).
Outro dia fiz uma ligação internacional, é claro, para a conservatória da Póvoa, e a funcionária disse-me que desconhecia o regulamento da Administraçào Pública, sobre o valor das fotocópias não certificadas. Disse-me ainda que as certidões só são emitidas com o carimbo de autenciticidade.
Porém não é isso que diz o Decreto-lei 322-A / 2001 de 14-12-2001.
Afinal os funcionários estão mal orientados!!!
Deixo aqui registrada também a minha quase "indignação" com a demora no retorno às solicitações que faço ao Arquivo Distrital de Braga. Apesar de enviar minhas mensagens via e-mail, eles não me mandam resposta. O que será que acontece com as pessoas???
Parabéns pelos funcionários, dos Arquivos de Viseu e de Vila Real, que, como diz nosso colega Alexandre, foram muito atenciosos.
Quem dera todos fossem atendidos assim.

Desculpe-me o desabafo,
Jurema - (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25649 | LuisBelliago | 26 ago 2002 18:58 | Em resposta a: #25608

Senhora

Para sua ponderação e continência, informo-a de que há meses que faço uma solicitação, através de sucessivos correios electrónicos e uma carta com aviso de recepção, ao vosso Arquivo Nacional, que insta, por intermédio de publicidade que mantem na rede, que o contactem!... Sabe qual foi a resposta? NENHUMA! Mais precisamente; redarguiu uma empresa privada que cobra 197 reais, cerca de €65, pela obtenção e envio de 2 fotocópias de 1 registo! Mas, com a condição do pagamento ser previamente efectuado num Banco no Brasil! 167 reais + custos transporte, estadia...
Estou certo, contudo, que um samaritano se desloque às terras que pretende, com tempo e dinheiro disponível, para tratar dos seus assuntos.
Esclareço-a que, até ao momento, não tenho razões de queixa pelo desempenho das Bibliotecas e Arquivos portugueses, com especial destaque para o da Universidade de Coimbra, pela sua eficiência e prontidâo. Como vê, nem todos possuem motivos para estarem ressabiados ou sentirem-se maltratados por esses organismos!
As Leis apenas são estritamente aplicadas, quando os governos querem... E, se não quiserem, muitíssimos rejubilarão! Quanto pesarão estes na altura das votações?!...
Sorte
Luis Belliago

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25668 | Jurema | 27 ago 2002 12:15 | Em resposta a: #25649

Olá Luis Belliago.

Não quero, com estas minhas palavras, dizer que cá no Brasil, os serviços são perfeitos.
Nossos Arquivos e Registros, não estão isentos de falhas, e que alguns não respondem prontamente às nossas solicitações. Eu mesma já enviei correspondência eletrônica à alguns deles, e ainda não me retornaram.
Porém quero que entendas que, o assunto naquele momento era o atendimento das conservatórias e Arquivos em questão.
Quero dizer também que o Arquivo Nacional que vc contactou via e-mail, for aqui, na capital de S.Paulo, posso verificar para você.
Se for o do Rio, fica um pouco longe, (500 quilometros).
Cumprimentos
Jurema (Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#25711 | LuisBelliago | 28 ago 2002 18:14 | Em resposta a: #25668

Senhora

Creia-me grato pelos seus préstimos.
Cordialmente
L.B.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda para localizar documentos

#26139 | Jurema | 06 set 2002 18:14 | Em resposta a: #25533

Caro Savebird,

Estas copias a que se refere, são cópias da certidão do registro civil,(nascimento, casamento, morte) ou foi outro tipo documento qualquer ?
Pergunto isso, porque conversando, novamente, pelo telefone com a conservatória, eles disseram não saber desta lei. Então, hoje precisei enviar por carta, à Conservatória da Póvoa de Varzim, o regulamento onde mostra o art. 18 - parágrafo 7.5, da lei em vigor.
Agurdo sua resposta.
Envia-me por estes e-mails, pois durante o final de semana, não consigo acessar ao Genea.
Grata,
Jurema - (Brasil)
jgmiguel@ig.com.br
jgmiguel@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen