Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19797 | LSV | 18 abr 2002 02:13

Procuro informações sobre a Família Mexia de Campo Maior, Portalegre e "arredores" nos séc.s XVI e VII, particularmente os ramos Mexia Fouto e Mexia de Mendonça.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19798 | LSV | 18 abr 2002 02:14 | Em resposta a: #19797

lamento o lapso, óbviamente séc.s XVI e XVII e não VII.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19814 | Paulo | 18 abr 2002 15:33 | Em resposta a: #19798

Caro Luis Soveral Varela,

Apenas a título informativo referirei que na ascendência de minha mulher há diversos Mexia Galvão e Galvão Mexia, da região que refere, nomeadamente na freguesia de Assumar.

O Concelho de Monforte possui um riquíssimo arquivo municipal, cuja direcção está entregue ao Dr. José Inácio Militão, o qual, caso os Mexia que procura tenham ligações como esse Concelho, certamente a auxiliará.

Cumprimentos

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19823 | JPL | 18 abr 2002 22:29 | Em resposta a: #19814

Caro Paulo Alcobia Neves,

Chamou-me a atenção a sua mensagem, quando refere a existência de um Arquivo Municipal em Monforte. Desculpe a minha ignorância, mas desconhecia por completo tais Arquivos. Saber-me-á dizer se por acaso que outros Municípios possuem estas fontes de história?

Desde já muito obrigado,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19834 | MCN | 19 abr 2002 13:21 | Em resposta a: #19797

Caro Luís,

Sobre os Mexias (Cardoso de Almeida do Vale Mexia, Centeno Mexia e Mexia Fouto) de Campo Maior e Arraiolos tem uma actualização dos dados de Felgueiras Gaio no trabalho de António Luiz Pestana de Vasconcelos, in: "Genealogia e Heráldica", nº 5/6, Tomo 1, pp.393-442, publicado recentemente pelo Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família - Univ. Moderna do Porto.

1 abraço,

Miguel Centeno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19840 | LSV | 19 abr 2002 16:19 | Em resposta a: #19834

Tenho esse trabalho também, de qualquer muito obrigado pela atenção.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19841 | MSS1 | 19 abr 2002 16:34 | Em resposta a: #19840

Luis Soveral Varela,

António Soares Mexia, aqui na base de dados do Genea Portugal (http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=121697), nasceu em Campo Maior em 1542 e faleceu na Argentina, onde deixou numerosa descendência até aos dias de hoje, de que encontra nota de alguns nesta mesma base de dados. Era filho de Afonso Fernandes Mexia e de Ana Soares. Será que consegue esclarecer-me como estes Mexias de Campo Maior se relacionam com os ramos que procura estudar?

Cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19881 | LSV | 21 abr 2002 01:31 | Em resposta a: #19814

Caro Paulo Alcobia Neves
Muito obrigado pela sua informação. Sobre esses Mexia Galvão e Galvão Mexia, tem alguém de Campo Maior?
E já agora, embora fora deste tópico encontrou por acaso algum Soveral em Assumar?
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19882 | LSV | 21 abr 2002 01:41 | Em resposta a: #19841

Marcos Soromenho Santos

Já tinha encontrado nesta base os Mexia que refere e não lhe sei adiantar mais nada sobre eles.
Não encontro nenhuma Ana Soares nos meus apontamentos e apenas encontro um Afonso Fernandes Mexia, aliás referido pelo Dr. António Pestana de Vasconcellos, "Genealogia e Heráldica", nº 5/6, Tomo 1, pp.393-442, publicado recentemente pelo Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família - Univ. Moderna do Porto de acordo com o manuscrito genealógico existente na biblioteca de Campo Maior “Livro I de Todas as Famílias de Elvas – Por Ordem Alfabética e Mais algumas da Província do Alentejo”, provávelmente já do seu conhecimento.
De qualquer modo este Afonso foi casado com uma outra senhora. Cito de acordo com os meus apontamentos:
.................
II MARTIM (ou MARTINHO) AFONSO FOUTO, nasceu por volta de 1515, provávelmente em Campo Maior onde foi morador. Foi fidalgo da Casa Real (Felgueiras Gayo, título de Mexia, § 59, foro que Manso de Lima não lhe dá). Casou, provávelmente em Campo Maior, com sua parente ISABEL FERNANDES, nascida cerca de 1515 certamente em Campo Maior, filha de Afonso Fernandes Mexia e de sua mulher Catarina Lopes Mexia; neta paterna de Pedro Afonso Vicente do Campo “o Velho” e de sua mulher Maria Mexia; bisneta por varonia de Afonso Vicente do Campo e de sua mulher Catarina Lopes, irmã de Diogo Lopes Prioreço. Felgueiras Gayo chama-lhe ISABEL FERNANDES DO CAMPO MEXIA e dá-a como filha de Filipe Afonso Vicente do Campo e de sua mulher Ana Vaz; neta paterna de Pedro (ou Filipe) Afonso Vicente e de sua mulher Inês Mexia (cuja varonia era Mexia, fidalgos de solar antigos senhores da Casa e Torre de Mexia na Galiza); e 3ª neto por varonia de João Vicente do Campo, alcaide-mor de Campo Maior, aí falecido em 1411 e sepultado com as suas Armas.

Mais nada lhe sei acrescentar e de qualquer modo não lhe posso, porque também não sei, indicar-lhe documentação sobre o assunto.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19883 | MSS1 | 21 abr 2002 01:50 | Em resposta a: #19882

Luis Soveral Varela,

Não tinha presente os dados que agora me enviou e que lhe agradeço. Tentarei identificar melhor esse Afonso Fernandes Mexia para confirmar se será o mesmo que refiro.

Quando eu souber de mais elementos entro em contacto consigo.

Grato,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19888 | fdmcv | 21 abr 2002 14:33 | Em resposta a: #19797

Prezado Luís Soveral Varella,

Tenho evidências documentais suficientes sobre meus ancestrais no ramo Mexia até Margarida Mexia, casada com Baltazar da Costa Magalhães (Almeida), os quais viveram em Pedrogão Grande por volta de 1570. A partir daí, minhas únicas fontes são o NFP de Felgueiras Gayo e a monografia sobre os Magalhães Mexia de Fernando C.P.C.M. Mexia.

Teria sido pai de Margarida Mexia o almoxarife de Campo Maior Simão Mexia. Seus ancestrais pelo ramo Mexia seriam: Diogo Mexia, Afonso Mexia, Diogo Gonçalves Mexia, Gonçalo Mexia (da vila de Campo Maior) e então Fernando Rodrigues Mexia filho de D. Rodrigo Gonçalves Mexia.

Gostaria de encontrar evidências que confirmem ou desmintam a ascendência de Margarida a Fernando Rodrigues, se possível, incluindo os ramos femininos. Não sei se já existe um suficiente consenso a respeito dos ancestrais de D. Rodrigo, sobre o quê, certamente, também me interesso.

Qualquer informação ou indicação de bibliografia sobre estes pontos será muito bem vinda.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19890 | LSV | 21 abr 2002 15:01 | Em resposta a: #19888

Caro Fernando de M.C. Vieira

Lamento não lhe saber adiantar mais nada pois apenas sei o que também já sabe e que traz Gayo. Esta Família Mexia está ainda muito pouco estudada em profundidade e embora me interesse pelo seu estudo procuro fundamentalmente os ramos Mexia Fouto (ou Fouto Mexia) e Mexia de Mendonça, os quais estou a estudar com a profundidade necessária e a documentação possível.
No entanto se acontecer encontrar documentação que lhe interesse enviar-lha-ei.
Cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19917 | Paulo | 22 abr 2002 16:35 | Em resposta a: #19823

Caro José Pedro Leão,

A Torre do Tombo publicou, talvez há uns dois anos, os indices dos Arquivos Municipais Portugueses, à semelhança do trabalho feito com os índices dos paroquiais.

Esse trabalho pode ser consultado, e nalguns casos adquirido, em qualquer arquivo distrital ou na Torre do Tombo.

Advirto-o no entanto, que também existem diversos arquivos municipais incorporados em Arquivos Distritais e, infelizmente muitos são os que ainda estão aos ratos em sotões e calabouços das respectivas Câmaras Municipais degradando-se a cada minuto que passa.

Apesar disso, o Estado Português está, no presente, a desenvolver uma rede de Arquivos Municipais com vista a salvaguardar este património.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#19986 | JPL | 23 abr 2002 22:12 | Em resposta a: #19917

Caro Paulo Alcobia Neves,

Bem haja pea sua útil informação. Talvez através destes Arquivos, consiga informações acerca de antepassados meus que julguei nunca conseguir por pensar terem hipoteticamente destruídos nas invasões Napoleonicas.

Um abraço,

jose´pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#20071 | fdmcv | 25 abr 2002 22:22 | Em resposta a: #19890

Caro Luís Soveral Varella,

Muito obrigado por sua atenção. Eu esperava mais descendentes destes ramos Mexia interessados em genealogia. Talvez o sejam, mas não estejam ligados à internet.

Apenas mais um acréscimo aos dados de minha mensagem anterior, o pai de Margarida (de Almeida) Mexia parece mesmo ser Simão Mexia, mas resta saber se este teria sido almoxarife em Campo Maior e se teria a alegada ascendência a D. Rodrigo.

Finalmente, me desculpe se repito a pergunta, mas há algum estudo recente e bem fundamentado sobre estes ramos antigos (os originais, se quiserem) dos Mexias ?

Saudações,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#20114 | LSV | 26 abr 2002 14:54 | Em resposta a: #20071

Caro Fernando dmcv

Como referi há o estudo do Dr. António Pestana de Vasconcellos publicado em "Genealogia e Heráldica", nº 5/6, Tomo 1, pp.393-442, publicado recentemente pelo Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família -Univ. Moderna do Porto.
Aborda a descendência de um dos vários ramos Mexia, os Mexia Fouto, e inicia a dedução em Pedro Afonso Fouto nascido por volta de 1470. Seu filho Martim (ou Martinho) Afonso Fouto casou com Isabel Fernandes (filha de Afonso Fernandes Mexia) dando origem a este ramo.
É este o trabalho mais recente publicado sobre esta Família e está muitíssimo bem documentado.
Sobre os Mexia anteriores a estes e que serão o tronco deles nada se refere nesse trabalho. Também eu no trabalho que estou a desenvolver não vou para além destes por falta de documentação restando-me por isso o Gayo, Manso de Lima, etc.
Para isso penso que basta o que já está escrito.
Melhores cumprimentos.
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#94982 | Amilcarg | 02 jul 2005 22:55 | Em resposta a: #19888

Prezado Fernando MC Vieira
Encontrei um registro de casamento de um Agostinho Monteiro Mexia, ocorrido na Freguesia de Irajá (Rio de Janeiro) em 06/03/1707, com Brites de Paredes Gramaxa. Por acaso vc teria alguma informação adicional sobre ele?
Um abraço
Amilcarg (Brasília)

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#95030 | carlos luiz | 03 jul 2005 16:57 | Em resposta a: #19797

Caros confrades
Na Genealogia e Heraldica,de Ant. Pestana de Vascocellos,tomos 5/6 encontrei varios Mexias do Campo Maior,que estao no Arq. Municipal de Elvas!
Procurei saber a morada, mas o nome do Arquivo jà não é o mesmo?
Encontrei,Arq. municipal da Lousã! Serà o mesmo? Alguem podera dar-me uma dica por favor.
Cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#95043 | LSV | 03 jul 2005 19:48 | Em resposta a: #95030

Biblioteca Municipal de Elvas
Rua dos Apóstolos 7350 ELVAS - Telefone 268622402

(...)

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#95261 | carlos luiz | 05 jul 2005 22:51 | Em resposta a: #95043

Muito obrigado
Vou entrar em contacto com com a Biblioteca!
Cumprimentos
Carlos reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#95364 | amafs | 06 jul 2005 22:04 | Em resposta a: #95043

Senhor Luis Soveral Varella:

Boa noite.
Numas alianças da família de m/mulher encontrei alguns Mexias :

1 - D.Tomaz Eugénio Freire de Miranda Mexia Galvão de Almeida Cayolla,nascido em Campo Maior na freguesia de S. João Baptista,em 27/12/1855, casado com D. Júlia Amélia Pereira de Lima ; filho de Lourenço Caetano de Miranda Mexia Galvão Cayolla,FCCR, nascido em Campo Maior a 21/9/1794,e de sua 2ª D. mulher com quem casou D.Maria Inácia Tovar de Almeida,nascida em Campo Maior, na freguesia de S.João Baptista a 30/6/1822; neto paterno de Diogo Mexia Galvão Cayolla, FCR, nascido em Campo Maior,freguesia da Matriz, a 25/7/1749, e de sua 2ª mulher com quem casou a 1/9/1790, D. Ana Rita Caldeira Subtil Freire de Miranda; e bisneto de Francisco Vaz Cayolla, natural de Campo Maior ,onde viveu,e que casou em 1741 com D. Isabel Mexia Bernarda Galvão, sua parente.

2 - Alexandre Magno Galvão Mexia Moura Teles de Almeida Fernandes,nascido em Faro a 16/4/1877, filho de Afonso Teles de Meneses de Almeida Fernandes e de sua 1ª mulher D. Camila Maria Carlota Mexia Galvão de Sousa Mascarenhas; neto materno de João Galvão Mexia de Sousa e Meneses de Moura Teles e Albuquerque; bisneto de Rui Mexia Galvão de Moura Teles de Albuquerque,nascido a 8/10/1771; 3º neto de Lourenço Anastácio Mexia Galvão,FCR; 4º neto de João de Sousa Mexia; e 5º neto de Bartolomeu de Sousa Mexia, nascido em Olivença em 1650.

Esperando que estes elementos lhe sejam de alguma utilidade, cumprimenta-o

A. Ferreira da Silva.

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#103261 | Filipe Reis | 17 out 2005 23:42 | Em resposta a: #95364

Caros confrades

Tenho alguns Mexias de Campo Maior em http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=103257

Cumprimentos
Filipe Reis

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#121969 | diogopp | 30 jun 2006 18:16 | Em resposta a: #19797

Caro Luis Soveral Varella,

Tenho ascendência Mexia de Campo Maior, o meu bisavô João Augusto de Souza e Niza era filho de José Augusto de Bastos Gonçalves e Niza ( que foi presidente da Câmara de Campo Maior por volta de 1900 creio eu) e de Amália Augusta Mexia de Souza que era por sua vez filha de Brites Clementina Mexia de Souza nascida em 1840, receio que as datas sejam mais tardias do que pretende porém é um ramo que só agora vou começar a investigar. Consegue estabelecer alguma ligação?

Cumprimentos,
Diogo Pinheiro de Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122005 | LSV | 01 jul 2006 02:08 | Em resposta a: #121969

Caro Diogo

Não sei estabelecer essa ligação pois os dados que tem são muito recentes relativamente aos meus. Terá de continuar a recuar, talvez ainda algumas gerações, para eventualmente eu o poder ajudar.
De qualquer modo aqui fica o que neste momento tenho sobre os Mexia de Campo Maior.
http://luissoveral.com.sapo.pt/MexiaFouto.htm

Disponha sempre
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122009 | diogopp | 01 jul 2006 11:31 | Em resposta a: #122005

Caro Luis,

Muito obrigado de qualquer modo. Já calculava pelas datas que o Luis referia que seria impossivel estabeleer a ligação. Já agora, do ramo Mexia de Almeida o que sabe?Muitos deles estão em Évora, sei que ainda são meus parentes, não sei qual a ligação mas muitos deles são amigos próximos dos meus pais.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122025 | LSV | 01 jul 2006 21:28 | Em resposta a: #122009

Diogo

Não o posso ajudar pois nada sei mais do que tenho on-line. Donde, nada sei sobre os Mexia de Almeida...
Só há mesmo um processo para avançar no seu ramo... paroquiais.
Peça para a biblioteca pública e Arquivo de Elvas o assento de casamento dos seus avós José Augusto de Bastos Gonçalves e Niza e Amália Augusta Mexia de Souza.
Ajudá-lo-ei no que me fôr possível, mas para já não prevejo qualquer visita ao Arquivo de Elvas.

Um abraço e disponha sempre,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122027 | LSV | 01 jul 2006 21:48 | Em resposta a: #122009

Diogo

Encontro estes dados sobre os Mexia de Almeida em «Principalidade Alentejana» de Gonçalo de Mello Guimarães, não publicado e de que há uma cópia no Arquivo de Portalegre. A numeração é minha.

1. ANTÓNIO ROIZ CAEIRO. Casou com Isabel da Trindade, de Stª. Vitória, Estremoz, e deles nasceu:
1.1. Agostinho Caeiro Cortes, que segue.
1.2. José Caeiro Cortes. Capitão de Ordenanças das Galveias. Sem mais notícia.

2. AGOSTINHO CAEIRO CORTES, Capitäo de Ordenanças. Nasceu em Stª. Vitória, termo de Estremoz, e casou na Matriz de Casa Branca, a 21-V-1758, com D. PaulaTeresa Mexia Galväo, de Aviz, filha de Manuel Mexia Galvâo e de sua mulher Maria Mexia Palmeira , de quem houve:

3. FRANCISCO MEXIA CAEIRO GALVÄO, Sargento-mór de Aviz. Nasceu nas Galveias, a 13-VIII-1768 e morreu em Mora em 1828 Foi morador em S. Saturnino de Valongo, próximo de Fronteira. Casou duas vezes: a primeira com D. Maria José Rosa Velez Serrano Falcäo (a), filha do Capitäo Luís António Falcäo e de sua mulher D. Margarida Inácia Teles Serrano, de StºAntónio de Alcorrego, Fronteira. Casou pela segunda vez na Matriz de Mora, a 16-II-1792, com D. Maria Rita de Sousa Leäo (b), filha de Filipe Leitäo Feio e de sua mulher D. Maria Joaquina Leäo, da Casa Branca. Testemunharam a cerimónia o Sargento-mór de Aviz Francisco Mexia Galväo e o Capitäo de Ordenanças das Galveias José Caeiro Cortes. Era a noiva já entäo viuva de Joäo Nunes Ramalho
3.1. (a) Francisco, Baptizado na Matriz de Mora a 11-XII-1794. Foram padrinhos o Sargento-mór de Aviz Francisco Mexia Galväo (seria tio-avô ?) e D. Francisca Maria Mexia.
3.2. (a) D. Teresa Mexia Galväo. Nasceu em Mora em 1811 e morreu a 7-XI-1878. . Foi segunda mulher de António Manuel Calado de Sousa, filho de Jacinto José Calado de Sousa, e tiveram:
3.2.1. Maria, Baptizada na Matriz de Mora a 17-VI-1818
3.2.2. José, baptizado em Mora a 13-I-1821. Teve por padrinhos o Sargento-mór Francisco Mexia Galväo e Leonor Maria Teixeira.
3.2.3. Maria, baptizada a 12-IX-1824.
3.2.4. D. Maria Inocência Mexia Calado, foi baptizada a 14-VII-1834 e casou, a 14-X-1850, com José Miguel de Almeida.
3.3. (a) D. Francisca Mexia, mulher de Joaquim Piteira Ramalho, natural de Nª. Sª. da Graça do Divor e filho de José Piteira Ramalho e de sua mulher D. Antónia Bernarda da Silva.
3.3.1. Francisco, baptizado na Matriz de Borba a 6-IX-1820
3.4. (a) D. Eufrásia Margarida Mexia Falcão, que segue.
3.5. (b) Joaquim, baptizado na Matriz de Mora a 9-II-1794, tendo por padrinhos o Vigário da Vara e bacharel António Mexia e D. Mariana Teresa de Sousa Leäo.
3.6. D. Luísa, baptizada na Matriz de Mora a 27-XII-1804.
3.7. D. Ana, baptizada na Matriz de Mora a 10-V-1814 (10).

4. D. EUFRÁSIA MARGARIDA MEXIA FALCÃO, nasceu em Mora e casou com Joaquim Nunes, lavrador da Herdade da Barroca, em Pavia, filho de José Nunes, de Montargil, e de sua mulher Josefa Maria. Deles foi filha:

5. D. JOAQUINA EUFRÁSIA NUNES MEXIA, nasceu em 1836 e casou em Mora, a 28-II-1861, com João Luís, de Vendas Novas, filho de Lourenço Luís e de Ana Quitéria e tiveram:

6. D. JOAQUINA ELISA NUNES MEXIA, nasceu a 7-III-1874 e morreu em Lisboa, a 22-II-1874. Casou com Alfredo Eduardo de Almeida e deles procede a família MEXIA DE ALMEIDA.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122037 | diogopp | 02 jul 2006 01:26 | Em resposta a: #122025

Luis,

Muitissimo obrigado desde já pela sua disponibilidade e ajuda. Apenas uma pergunta: José Augusto de Bastos Gonçalves e Niza e Amália Augusta Mexia de Souza são meus trisavós, sei porém que Amália Augusta era filha de Brites Clementina Mexia de Souza (minha tertravó) só que não sei com quem era casada e por isso não sei o nome do pai de Amália Augusta Mexia de Souza. O que me aconselha a fazer? Procurar o assento de casamento dos meus trisavós ou tentar descobrir o registo de baptizado ou quem sabe o assento de casamento da minha tetravó (Brites Clementina Mexia de Souza)?

Muito obrigado, peço desculpa por mais uma vez o incomodar.

Um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#122038 | LSV | 02 jul 2006 05:20 | Em resposta a: #122037

Diogo

Eu começaria pelo assento de casamento dos seus trisavós José Augusto de Bastos Gonçalves e Niza e Amália Augusta Mexia de Souza. Tudo o resto, que lhe interessa para já, virá nele.
Bem percebi que não tem o nome do pai da sua trisavó Amália, mas tem o da mãe. Não haverá forma de se enganar... particularmente com os nomes compostos, como os sabe, dos noivos, muito embora, e já o sabe certamente, nem sempre são registados exactamente desse modo.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

Familia Varella

#127970 | diogopp | 10 set 2006 19:39 | Em resposta a: #122027

Caro Luis,

Antes de mais quero pedir-lhe desculpa pelo vergonhoso atraso no agradecimento que lhe devo pelos dados que me enviou! Acontece que só agora vi esta mensagem que me enviou há já 2 meses! Que vergonha! Descobri-a porque estava à sua procura para lhe perguntar uma coisa e acontece que me deparo com esta mensagem que tao simpáticamente me deixou. Muito obrigado!

Bem, acontece que um trisavô meu era Senhor de um Morgado para as bandas de Évora ou Arraiolos, ainda não consegui apurar bem onde nem qual. Hoje foi-me entregue por um tio avô meu já de muita idade uma fotografia que a minha bisavó lhe deu onde está António Augusto Varella e Maria Carneireira meus ascendentes (provavelmente avós ou bisavós da minha bisavó). Ainda não investiguei nada acerca deste ramo, hei-de o fazer quando tiver tempo de ir para as bandas de Évora, porém lembrei-me de lhe perguntar se por acaso tem conhecimento desta familia Varella que lhe falo ou se me pode dar algumas indicações acerca da familia Varella. Creio que esta gente terá nascido por volta de 1840 ou algo assim.

Obrigado, um abraço,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#128189 | LSV | 12 set 2006 19:07 | Em resposta a: #127970

Diogo

Os Varella de que tenho algum conhecimento são os da minha linha, pelo meu pai, avô paterno e bisavó. Eles são oriundos de Lagoa onde nasceu o meu avô e o conhecimento que tenho deles remonta a um João Varella que terá nascido por volta de 1620. Quanto aos da sua área geográfica, nada sei.
Se quiser mais detalhes desta minha linha contacte-me para o meu email luissoveralarrobasapopontopt.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#128537 | JCC | 15 set 2006 00:23 | Em resposta a: #127970

Caro Diogo

Existem uns Varella, em Évora, que casaram com os meus Matos Fernandes. Não tenho grande coisa sobre isso mas podemos tentar perceber se estão ligados.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#128539 | JCC | 15 set 2006 00:27 | Em resposta a: #127970

CAro Diogo

Viu a minha outra mensagem sobre a pesquisa em Évora? Amanhã talvez lhe possa mandar o que encontrei.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#128631 | diogopp | 15 set 2006 20:15 | Em resposta a: #128539

Caro João,

Peço desculpa por só agora responder mas de facto só hoje vim ver os mails e só hoje vi as duas mensagens que me mandou. Fiquei muito contente por saber que descobriu alguma coisa, aguardo ansiosamente pelas suas novidades!
Agradeço-lhe desde já a ajuda que me disponibilizou, muito obrigado.

Fico à espera das novidades, um abraço,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#128632 | diogopp | 15 set 2006 20:20 | Em resposta a: #128537

Caro João,

Mais uma vez cruzamo-nos, quem sabe se não estamos a falar dos mesmos, não tenho as papaeladas comigo aqui em Lisboa mas sei de cabeça que se trata de um António Augusto Varella casado com uma Maria Carneireira, àcerca deste ramo que só agora estou a começar a invetigar (os elementos sao novos) sei apenas que as pessoas em questão são provavelmente maus tetravós, terão nascido por volta de 1820 (creio eu) e sei que tinham um titulo ou que eram senhores de um morgado (segundo me disse um tio avô meu), nada mais sei. Sabe de alguma coisa?

Cumprimentos,
Diogo Paiva

Resposta

Link directo:

RE: Familia Varella

#129138 | JCC | 21 set 2006 16:33 | Em resposta a: #128631

Caro Diogo Pinheiro Paiva

Presumo que ainda não tenha visto a minha resposta sobre os dados que me pediu, pelo que volto a por o tópico no topo.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#139938 | gmg | 11 jan 2007 21:38 | Em resposta a: #19797

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#139939 | gmg | 11 jan 2007 21:38 | Em resposta a: #19814

Caro Confrade,

Veja o tópico "Gente de Portalegre e Tondela, onde estão?"

Obrigado,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#142040 | gmg | 28 jan 2007 12:47 | Em resposta a: #19986

Veja o tópico "Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão"?.

Obrigado e cumprimentos,

GMG

Resposta

Link directo:

RE: Mexia de Campo Maior, Portalegre, ...

#328192 | jorafael | 29 abr 2013 00:00 | Em resposta a: #19797

Caro Luís

Depois da troca de informação sobre os Mexia durante o VII encontro do Algarve junto estes elementos, que não sei se conhece, sobre esta família em Silves e seu termo.
Código Referência PT-TT-CC/2/60/161 - Datas 27/09/1515 - Certidão de Diogo Vaz, cidadão e juiz dos feitos da cidade de Silves, por que faz certo ser Estêvão Afonso, irmão de Afonso Mexia, morto na Índia e igualmente Catarina e Joana Gonçalves sua irmãs, e por conseguinte seus legitimos herdeiros e portanto mandava ao feitor e oficiais da Casa da Índia lhe entregassem a pimenta e mais bens que por seu falecimento tinha deixado por lhe pertencerem por serem herdeiros do dito defunto Afonso Mexia.
Código Referência PT-TT-CC/2/57/142 Título Provisão de D. Manuel I para o recebedor da sisa da fruta de Lisboa, dar aos herdeiros de Afonso Mexia 11.000 réis, por conta de seu soldo, que venceu na Índia.
Este irmãos do Afonso Mexia serão os “avós” dos Mexias do termo de Silves?

Cordialmente
José Rafael

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 09:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen