Expostos da Roda de Resende

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Expostos da Roda de Resende

#19869 | macp | 20 abr 2002 17:21

No Arquivo Distrital de Viseu, informaram-me que os registos dos Expostos dessa roda, se encontravam na Câmara Municipal de Resende. Da Câmara Municipal, dizem-me que não existe lá nada dos Expostos. Alguém sabe onde andam esses documentos? Na Câmara Eclesiástica de Lamego também não estão. Ou estão e ainda não estarão organizados? Alguém sabe? Obrigada.
maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#19876 | magalp | 20 abr 2002 21:03 | Em resposta a: #19869

Maria

Outro assunto melindroso e de difícil busca...
Talvez que, na maior parte das vezes, sem resolução possível.
Já tentou o contacto com o Arq. Distrital de Viseu? Acho q. terá de ser pessoalmente e com grande poder de persuasão...
Creio bem q. a Igreja não facilita nada nesses assuntos, o q. se compreende...
Boa sorte!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#19877 | alentejo | 20 abr 2002 21:58 | Em resposta a: #19869

Maria,

Tente o Arquivo da Misericórdia, que poderá estar em Rezende.
Cumptos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#19908 | macp | 22 abr 2002 11:36 | Em resposta a: #19877

Misericórdia de Resende: foi o 1º local a que me dirigi. Não havia nada. Até se surpreenderam com a minha pergunta. Possivelmente - disseram - tinha tudo sido destruído num incêndio, mas eu fiquei na dúvida.
De qualquer modo, muito obrigada a todos.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#23156 | Nuno Resende | 19 jun 2002 16:40 | Em resposta a: #19908

Vou ser sincero consigo: o mais certo é que esses livros tenham desaparecido. Onde é que foi buscar essa informação? tem a certeza que a roda era em Resende (antigamente S. Gens)? Se me der mais informações talvez a possa ajudar, mas como lhe digo, o mais certo é já não existir vestígio desses livros.
De qualquer forma a responsabilidade dos expostos não era directamente da Igreja, mas da Câmara ou existindo, da Misericórdia, portanto não seria no Arquivo da Diocese de Lamego que encontraria essa documentação. Quando muito em Viseu, mas tb. eu não me lembro de ver lá referência a esses «livros».
Se me quiser dar mais informações sobre o que procura, talvez a possa ajudar, pois a minha área de pesquisa apesar de se centrar em Cinfães, tb. inclui Resende
Cumprimentos,

Nuno Resende Jorge

njorge@aeiou.pt

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24433 | Rodarte | 15 jul 2002 17:58 | Em resposta a: #23156

Caro Nuno Resende,

Gostaria de saber a partir de quando ficou determinado q a responsabilidade pelos expostos seria das Câmaras ou das Casas de Misericórdia... procuro informações por um exposto em 1726 em Palmeira de Faro, freguesia do termo de Esposende e comarca de Barcelos, mas não consigo encontrar informações em nenhum desses lugares... se houver algum documento, onde posso encontrá-lo?

Mui cordialmente,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24439 | 1640 | 15 jul 2002 18:54 | Em resposta a: #19869

Já foi indagar ao Arquivo da Câmara Municipal de Lamego?
Cumprimentos

G.L.

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24444 | 1640 | 16 jul 2002 07:05 | Em resposta a: #24439

Corrigenda:

Já foi indagar "no", e não "ao".

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24517 | Nuno Resende | 17 jul 2002 12:09 | Em resposta a: #24433

Caro Claus,

Até ao século XIX não existia propriamente uma distinção clara entre organismos que geriam os expostos. Normalmente, isto é nos concelhos que não dispunham de Misericórdia, era função da câmara administrar a roda dos expostos, pagar as amas, etc.
No seu caso, tem de ponderar várias hipóteses: onde foi exposta a criança, numa roda? à porta de alguém? e sendo na roda, em qual (creio que seria em Esposende, na sede do município). Contudo aconselho-o a consultar os inventários de dois arquivos: o Histórico Municipal de Barcelos e o Distrital de Braga. Talvez lá consiga indicação sobre assentos de expostos, etc.
Cumprimentos de
Nuno Resende

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24624 | Rodarte | 18 jul 2002 16:15 | Em resposta a: #24517

Agradeço pela atenção e pelas sugestões.

Já tentei o ADB e de lá obtive o assento de batismo do exposto. Foi deixado em casa de família (Jacinto Álvares e esposa). Só teve madrinha (não se menciona padrinho algum). Recebeu, por algum motivo, o sobrenome Barbosa. Qdo se casou, cinco padres serviram-lhe de testemunha e, qdo lhe nasceu o primogênito, deu-o em batismo a um fidalgo de Viana (Luis do Rego Barreto Maciel, avô do primeiro Visconde de Geraz de Lima e casado com uma brasileira), com quem aparentemente se correspondia (foi ele, o exposto/pai do batizando, q apresentou a procuração q recebeu do dito fidalgo). E não tenho a menor idéia de onde surgiu essa relação entre os dois: o enjeitado Barbosa declarou, em outros documentos, nunca haver saído de Palmeira de Faro (q era couto do Convento de Santa Clara da Vila do Conde).

O filho do enjeitado foi morar com o padrinho, q o educou e instruiu, passou ao Brasil e assumiu, num dado momento, o sobrenome Rodarte, servindo à Justiça Real alguns anos depois. Teve sua vida investigada em um processo de impedimento de casamento (anulado pelas evidências - e posterior confissão de um dos acusadores, q mentia) e no De Genere de dois filhos (q se ordenaram padres). A mudança de sobrenome é estranha. Cita-se, no processo de impedimento, uma aventura amorosa na cidade do Porto - mas o acusado diz jamais haver estado lá.

Sobre os Rodartes, sei de um desembargador no cidade do Porto, casado com gente da Vila do Conde, ligado a gente do Brasil, com comadres claritas... a minha dúvida é se o enjeitado Barbosa seria filho ilegítimo desse desembargador ou de um filho dele (há a hipótese de simples usurpação de nome por parte do q veio para o Brasil: mas o fato de se desconsiderar o sobrenome do padrinho, de igual destaque social e com quem se tinha, na menor das hipóteses, um "parentesco espiritual", abala, a meu ver, seriamente, tal possibilidade, bem como as investigações eclesiásticas - q, se nada apuraram, silenciaram-se).

Saberia de algum caso similar ou teria alguma sugestão de pesquisa?

Com meus melhores cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24656 | Nuno Resende | 19 jul 2002 12:36 | Em resposta a: #24624

Meu caro,

Você parece já ter esmiuçado vida desse seu avô. Não sei em que mais o possa ajudar. Saber se esse seu antepassado exposto seria filho do tal desembargador é quase impossível. Digo-o por experiência própria que há bastante tempo busco a paternidade para um avô deixado na roda do Porto. Mesmo com um nome raro - Félix - e a circunstância de ter casado com uma senhora fidalga, não me restam grandes pistas. Alguns expostos traziam consigos pequenos papéis, bilhetes, em que o pai ou a mão explicam se a criança já tinha sido ou não baptizada, com que nome, e por vezes diziam qualquer coisa como «esta criança é de boa linhagem e há-de ser procurada», recomendando que se mantivesse o mesmo nome e não se perdesse a marca que trazia (uma medalha, uma peça de roupa, etc).
Não sei se é o caso do seu avô, se fosse o assento de baptismo o diria, uma vez que foi exposto à porta de uma habitação.
É evidente que podemos especular sobre se a mãe o teria deixado ao cuidado do pai legítimo, mas isso é uma suposição que só poderia ser confirmada através de documentos escritos.
O mais que necessite, estou à disposição

Nuno Resende e Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24710 | macp | 20 jul 2002 18:16 | Em resposta a: #24439

Boa pista. Vou verificar. Obrigada.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#24720 | Rodarte | 21 jul 2002 16:38 | Em resposta a: #24656

Muito grato fico pela atenção e ajuda.

Estranho a confluência de tantos nomes (Álvares = nome dos pais de criação e da madrinha do enjeitado; Barbosa = nome dado ao enjeitado; Rego Barreto/Gama e Castro = família do fidalgo que apadrinhou o primogênito do enjeitado; Rodarte = família do Desembargador no Porto e nome adotado pelo primogênito do enjeitado, quando chegou ao Brasil) e de tantas localidades (Palmeira de Faro = couto do Convento das Claritas de Vila do Conde; Porto = onde mora o desembargador, compadre de Claritas e casado com gente da Vila do Conde, sendo o Porto também o cenário de um romance clandestino mencionado na acusação de impedimento de casamento do filho do enjeitado - mas ele diz jamais ter estado lá; Viana = onde mora o compadre do enjeitado e para onde o primogênito deste vai para ser educado). Isso sem falar na confluência de empregos (Desembargador Rodarte serve à Justiça Real; o que adota a alcunha Rodarte, em estando no Brasil, passa a servi-la também).

As ordenações proibiam expressamente que se adotasse o nome de uma família fidalga da qual não se descendesse, punindo com o confisco de todos os bens e mercês (dando metade para quem fizesse a acusação). Saberia de algum caso em que a pena foi aplicada?

Com meus melhores cumprimentos,

Claus Rommel Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#119892 | fofinho | 02 jun 2006 02:54 | Em resposta a: #19869

om o respeito ao autor macp.gostaria de ajudar Maria,vai a minha experiencia estive em viseu,aprocura do meu avö Luiz pinto da cunha exposto na roda de viseu,falei com sra,helena consegui descobrir o nome do meu avö na roda nasceu 1870,com o nome de Luiz Antunes,vou buscar pesquisa porque falta o assento batismo. eles receberam agora no arquivo varias documentacoes dos expostos,meu avö estava documentado viseu oriental roda.Claro eu sabia que ele teria este nome Luiz Antunes na medalha que os pais adotivos entregaram a ele.Tenho muito caminho ainda,mas vou continuar.Espero que vocë consiga entre em contato com o arquivo distrital de viseu.Boa Sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Expostos da Roda de Resende

#119935 | macp | 02 jun 2006 18:38 | Em resposta a: #119892

Vou fazer o que me sugere. Muito obrigada pela informação.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 17:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen