Lopes da Ponte

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Lopes da Ponte

#19884 | ivanroiz | 21 abr 2002 03:33

Entre 1860/1880 os irmãos Antonio e Miguel Lopes da Ponte chegaram ao Brasil, onde casaram e constituiram família.Documentos foram perdidos no espaço e no tempo e nada se sabe suas origens, de onde são, onde nasceram, nome de seus pais, etc. Como se trata de meu bisavô e de meu tio, tenho interesse em obter estas informações, que, infelizmente, não são conhecidas dos parentes sobreviventes. Assim, solicito a colaboração e informações de quem souber algo sobre algume Família Lopes da Ponte em Portugal - agraeço a atenção. Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#19886 | António Forjó | 21 abr 2002 12:25 | Em resposta a: #19884

Caro Ivan

A família Lopes da Ponte ainda existe em Portugal.
Consulta a Lista Telefónica em www.net118.telecom.pt e encontrará pessoas com esse sobrenome.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#19894 | ivanroiz | 21 abr 2002 20:27 | Em resposta a: #19886

Antonio.
Agradeço a gentileza e a presteza nos fornecimento da informação. Vou consultar a lista telefônica. Mais uma vez, muito obrigado - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#19895 | ivanroiz | 21 abr 2002 20:29 | Em resposta a: #19886

António.
Agradeço a gentileza e a presteza nos fornecimento da informação solicitada.Irei consultar a lista telefônica. Mais uma vez, muito obrigado. - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#19901 | ivanroiz | 22 abr 2002 00:54 | Em resposta a: #19895

Prezado António,
Junto ä telefônica,conforme sujestão, apurei o seguinte: Antonio Manuel Lopes Ponte, - Lombo da Maia - rua Burguete Primeira - Travessa e um número, que acreditou ser de telefone-29644630- Não consegui saber o nome da cidade. Será que pelo prefixo do telefone dá para identificá-la? Fui informado também do nome de João Antonio Lopes Ponte, Columbeira, 262606486, Columbeira. Após algumas pesquisas, que não sei sei se estão corretas, apurei que Columbeira fica em Concelho de Bombarral, região de Lisboa. Para mim, tudo é novidade e estou sem segurança por falta de experiência. Fico muito grato por eventuais informações complementares. Saudações- Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#20164 | ivanroiz | 28 abr 2002 04:05 | Em resposta a: #19884

Após algumas infrutíferas consultas ao serviços de Endereçamento Postal, tomei a liberdade de dirigir-me a V.S.as. para solicitar uma possível ajuda.
Sou bisneto de Antônio Lopes da Ponte, imigrante português, chegado ao Brasil no século 18 (l.880 +_). Como não sei de qual sua região de orígem,
fiz um levantamento das pessoas com este sobrenome em Portugal. Junto a cada pesquisado, apurei nomes, não sei se de Distrito, Localidade ou Concelho, além do nome de alguma rua e ou localidade (povoado? ) a divisão geográfica é diferente do Brasil – Aqui temos a União, os Estados, as Cidades, os Distritos e Subdistritos. O que preciso é saber o nome do Distrito (cidade no Brasil ?), Conselho ( Estado ?) ou localidade ( Povoado, no Brasil ?) Assim apurei os seguintes endereços, e se possível, gostaria de saber o respectivo Distrito ( Cidade) , Concelho e Localidade. Desde já antecipo meus agradecimentos.:
São Brás do Alportel - Rua Sacadura Cabral - Distrito ? Concelho?
Lisboa – Rua Vale Formoso de Cima - Este eu sei.
Lombo da Maia – Rua Burguete Primeira Travessa
Casal da Cruz - Rua da Paz
Pombal – Rua Ansiao
Olhão - Urbanização Chasfa
Moreira –Rua Engenheiro Frederico Ulrich
Tunes - Rua Dr. Júlio Dantas
Columbeira – Columbeira
Lomba do Botão – Lomba do Botão
Loulê- Serro Redondo – Vale do Judeu – ( Lisboa??)
Quarteira - Rua Palma
Ribeirinha – Rua Moinhos
Vale Judeu – Vivenda Ponta ( Lisboa?)
Ermidas-Sado – Herdade Atalaia
Pombal – Urbanização Avenida
Paços de Arcos - Rua Adriano José Silva
Ponta Delgada – Rua Vitória
Lombo da Estrela – Sítio Lombo da Estrela
Vale e Cova do Pico - SitVale Cova Pico
Vermoil – Rua Soalheiras
Contando com a boa vontade e a compreensão de V.S.as. agradeço qualquer ajuda ou esclarecimento prestado. – Saudações – Ivanroiz (Ivan Rodrigues)

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#20460 | roberto lopes | 02 mai 2002 22:59 | Em resposta a: #19884

José António Lopes, natural de Lagoa (Algarve)era filho de Joaquim Fernandes Lopes e de Mariana Gertrudes Corrêa da Ponte, tb de Lagoa. Sei que os irmãos deste meu trisavó foram para o Brasil. O meu trisavó, ao que parece acabou por comprar uma fazenda com o $ q tinha para a viagem, e ficou pelo Algarve. Mais tarde em 1970, apareceu um advogado à procura de Sobrinhos descendentes de um Correia da Ponte q foi para o Brasil. Pois o Sr. fez testamento declarando que só deveria ser aberto ao fim de cem anos. São os mesmos? Não sei dizer. Boa sorte!
Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#20631 | ivanroiz | 05 mai 2002 17:59 | Em resposta a: #20460

Prezado Roberto, inicialmente, os meus agradecimentos pela sua manifestação e informações sobre os parentes de meu bisavó, Antônio Lopes da Ponte, que juntamente com seu irmão, Miguel Lopes da Ponte, aportaram ao Brasil na década de 1880 (?) e casaram com duas irmãs, ou seja o Antonio casou-se com a Antonia de Oliveira Bittencourt, nascida em 1853, em São Sebastião da Estrela, Fazenda Água Limpa, Minas Gerais e tiveram sete filhos, Cota, Pedro, Júlia, Francisca, Dica, Laura(minha avó) e José; Já o Miguel, casou-se com Francisca de Oliveira Bittencourt (Tita), nascida em l854(?)e tiveram oito filhos: Tita, Maria, João, Miguel, Júlio, Francisco, Felismina, Ambrozina. Antonio radicou-se no Povoado de Vermelho Novo, Estado de Minas Gerais, já o Miguel, não se sabe ao certo para onde teria ido. O fato é que localizei umas pessoas com o sobrenome "Lopes da Ponte", na cidadede Niterói, Estado do Rio de Janeiro, de onde se originou a maior parte d família Bittencourt, mais conhecidos como os "Bittencourt da Maravilha", uma comunidade muito grande (só família), de mais ou menos 2.500 pessoas. Tenho cadastrado nada menos de 1942 nomes, mas falta, exatamente, os descendentes do Antonio Lopes da Ponte e de Miguel Lopes da Ponte. Por mais incrível que pareça, a carência de informações é exatamente daqueles que , teoricamente, seriam os parentes mais próximos. Há dois anos que venho pesquisando e buscando informações e dados sobre os meus ancestrais, mas meus pais e a maioria dos tios já faleceram;As informações ficam cada vez mais difíceis.Assim, Roberto, muito grato ficaria sobre qualquer informação sobre possível vinculação entre o meu bisavó e seus trisavós. Meu email é iroiz@ig.com.br e gostaria de possuir o seu, para um contato mais direto e troca de informações. Somente esta semana, que tomei conhecimento dos "Lopes da Pontes" de Niterói, assim sendo vou contatá-los o mais rápido possível. Tenho também notícias, digo, conhecimento da existência de " Geroncio Lopes da Ponte e Maria Amélia Lopes da Ponte"em Fortaleza, Estado do Ceará, porém não tive qualquer contato. Aguardo novas notícias suas. Muito obrigado. - Ivan Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#22174 | ivanroiz | 30 mai 2002 21:16 | Em resposta a: #20631

Finalmente consegui apurar dados mais concretos sobre meu bisavô, Antonio Lopes da Ponte. Seus pais foram Manoel Lopes de Almeida da Ponte e Maria Antonia da Ponte (1. núpcias) e Joana DÁrc ( 2. núpcias). São naturais da Freguesia de Lalim,Concelho Lamego,Distrito de Viseu.Gostaria de apurar a existência de parentes em Portugal. Agradeço a atenção. Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte/Bittencourt

#42028 | rcoutinho | 20 mai 2003 18:57 | Em resposta a: #20631

Prezado Ivan,

Tenho boas notícias. Estaremos terminando o site da família Bittencourt da Maravilha (www.uniaomaravilha.com.br) dentro de três meses, e lá estarão os nomes de mais de 300 descendentes de Miguel e Antônio Lopes da Ponte, casados com as Bittencourt, irmãs da minha bisavó. Por enquanto, mando-lhe alguns dados revisados mas ainda incompletos sobre o casal: Antônia d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte3 - Tonha3 (1853-1921), filha de Padrinho2- Dindinha Grande, neta de Francisco José-Vovó do Goiabal1
Antônia d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte3 - Tonha, em solteira Antônia d’Oliveira Bittencourt3 (1853-1911), foi a primeira filha de José Victorio de Oliveira Bittencourt2 – Padrinho (1821-1896) - Felismina (de Carvalho) Bittencourt – Dindinha Grande (1837-1911). Nasceu na casa de sua mãe (Fazenda da Água Limpa, São Sebastião da Estrela, MG), em zz de 1853 e faleceu em zz1914. Terá sido batizada (falta encontrar o registro) no Araial de (Nossa Senhora da) Conceição (da Boa Vista), próximo de Pirapitinga, MG (anotação feita pelo Muruca, depois de muitas pesquisas). Casou-se por volta de 1875, na Maravilha ou Cantagalo, com Antônio Lopes da Ponte (184?-1911). Acompanhando o marido, foi viver, provavelmente em 1885, em Cataguazes, e, possivelmente a partir de 1893, Vermelho Novo, Minas Gerais. Em 1909, mudou-se para Tarumirim, Distrito de Caratinga, MG, onde viveu até 1914. Voltou à Maravilha, em visita, em 1887, trazida pelo sobrinho Nhonhô, para assistir ao casamento da irmã Lainha. Foi visitada pelos pais pelo menos em uma ocasião: no Natal de 1893 (já em Vermelho Novo) e pelos irmãos Nhonhô, em mais de uma ocasião, e Janjão (este possivelmente por volta de 1904), conforme registrou a Voz da Maravilha. Tonha teve zze filhos: Maria Rosa Ponte Teixeira – Cota (187?-197?), casada com Francisco Teixeira (187?-195?), Felismina Pontes de Oliveira4 – Dica (1874-196?), casada com Antônio Custódio Pinto (187?-195?), Pedro (Bittencourt) Ponte4- Pedrinho (187?-197?), casado em primeiras núpcias com Vicazz (18??-19??) [filhos Abel, falecido antes de 1975) e Maria]e, em segundas núpcias, com Maria Lopes da Ponte (18??-19??), [filhos Antônio Lopes da Ponte, Geraldo, Roldão, Dora, Pedro, Jofre, Maria, Miguel)], Laura [Maria] Pontes Assis4 (20/03/1888 em Vermelho Novo-19??), casada com Juvenal Alberto Assis (01/11/1879, em Juiz de For a, falecido em Caratinga, em 19zz) [filhos: Antônio Augusto de Assis - Nico (1901, Vermelho Novo, falecido em zz em Tuaumirim), , Maria, Geralda, Ana, Isolina, Raimunda-Mundica, Lucília], Júlia Pontes Grilli4 (188?-194?), casada com Vicente Grilli (19zz-)[filhos José, Maria-Lica, João, Aurora - Tita, Otavio, Júlia-Bede, Lydia -Doca), José Pontes4 (1891-1970), casado com Felisbinazz Ponte– Bina (19zz-19zz) [[não citados pela Geralda nem pela Voz de 84 zz d’Oliveira (Bittencourt) Pontes-Doca4 (18??-19??), Francisca Maria d’Oliveira (Bittencourt) Pontes4(18??-19??),??]] , e o caçula Francisco Pontes – Chico (189z-19zz), casado com Leocádia zz Pontes (19zz-)
Antônio Lopes da Ponte (184?-1911), casado com Antônia d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte - Tonha3 (1853-1921?)
Antônio Lopes da Ponte (184?-1911), filho de Manoel Lopes da Ponte e Maria de Almeida, nascido emzz e batizado na freguesia de São Miguel Lazarino, Bispado de Lamego, Portugal (segundo o registro de casamento com a Tita, encontrado pelo Muruca na Igreja Matriz de Cantagalo – Livro de Casamentos 2, folha 73). Faleceu em Vermelho Novo, em 02/11/1911. Veio de Portugal para o Brasil em companhia de seu irmão Miguel, que se casou com a Tita3. Trabalhou na Maravilha como carreiro. Depois de casado com a Tonha, foi testemunha, em 21 de maio de 1881, no casamento da cunhada Fia. Antônio e Tonha, provavelmente por volta de 1885, deixaram a Maravilha e foram tentar a vida, primeiro em Cataguazes e, a partir de 1893, em Vermelho Novo, Minas Gerais, e, depois de 1905, em Caratinga, MG, onde deixaram numerosos descendentes.

Francisca Maria d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte3- Tita (1854-1904), filha de Padrinho2- Dindinha Grande, neta de Francisco José-Vovó do Goiabal1 4
Francisca Maria d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte3- Tita (1854-1904), em solteira Francisca Maria d’ Oliveira (Bittencourt), era filha de José Victorio de Oliveira Bittencourt2 – Padrinho (1821-1896) - Felismina (de Carvalho) Bittencourt – Dindinha Grande (1837-1911). Nasceu (a exemplo de seus irmãos Tonha, Dedé e Nhonhô) na casa de sua mãe (Fazenda da Água Limpa, São Sebastião da Estrela, hoje município de Estrela d'Alva, MG), em fins de 1854 e faleceu em janeiro de 1904, picada por cobra, na plantação de café) na Fazenda de Bom Jardim, no Córrego de Bom Jardim (perto de Manhuaçu, Minas Gerais). Terá sido batizada (falta encontrar o registro) no “Curato de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista” (conforme consta em seu registro de casamento), próximo de Pirapitinga, MG a cerca de 30 km de Pádua, RJ (anotação feita pelo Muruca, depois de muitas pesquisas). Casou-se em 21 de julho de 1877, em Cantagalo, com Miguel Lopes da Ponte (1850?–1908), irmão de Antônio Lopes da Ponte, já casado com sua irmã Tonha. Em 13 de maio de 1888, dia da Abolição da Escravatura, batizou um filho na Igreja de Macuco. A respeito do episódio, há a seguinte história: o menino "foi levado para a Igreja por um escravo de José Victorio (Padrinho), o Preto Velho Malaquias, que conduzia a criança enbrulhada em uma toalha amarrada ao pescoço, ao som dos tambores dos congados que festajavam a a Abolição, tenho havido na Fazenda da Maravilha uma grande festa, pois todos estimavam o Velho Malaquias" (escrito em papel datilografado, sem data, possivelmente por parente da Tita por volta de 1970, documento encontrado nos arquivos do Muruca). Acompanhado seu marido, Tita, chamada talvez pela irmã Tonha3, foi também , provavelmente por volta de 1889, viver em Cataguazes, e, a partir de 1893, em Vermelho Novo, Minas Gerais. Tita teve dez? filhos: José [d’Oliveira Bittencourt] da Ponte, falecido na Maravilha com um ano e meio de idade (1880-1882) [registro à folhas 55 verso do Livro de Óbitos da Igreja Matriz de Cantagalo], Júlio [d’Oliveira Bittencourt] da Ponte4(1882?-19??), Miguel [Bittencourt] Pontes4 (Miguelzinho (1884?-1920?), Manoel [Bittencourt] Pontes4 – Catuca (1887?-19??), Francisco Miguel [Bittencourt] Pontes4(1887?-19??), José [Bittencourt] Pontes4 (1888?-19??) – segundo do nome, João [Bittencourt] Pontes4(1891?-197?), Maria José da Conceição [Bittencourt] Ponte Lopes4(1892-198?), casada com Antônio Lopes [Valente] (19zz-19zz), Felismina [Bittencourt] Ponteszz4 (1898?-19??) e Ambrozina [Bittencourt] Ponteszz4 (1903-19??)
Filho de Maria filhos Raimundo Bartolomeu Lopes (1921), casado com Norita Coelho (situação em 1967, residente em Realeza, município de Manhuaçu – filhos Dorval, Geraldo, Efigênia já falecida, José do Carmo, Raimunda e Pedro), João Bevenuto Lopes (19zz), casado com Justina zz Lopes (residente em Manhuaçu, filhos Maria, Altamiro, Antonio), Gabriel Arcanjo Lopes (19zz), casado com Eva Coelho Ponte (residente em Mendes Pimentel, Norte de Minas, 10 filhos), Irineu Lucas Lopes, casado com Irani Batista Lopes (vive em Realeza, Manhuaçu, 5 filhos: Lúcio, Sebastião, Maria do Carmo, Miguel e João Batista), Paulo Xisto Lopes (19zz), casado com Iracema Pinto Ponte (residente em Realeza, MG 8 filhos: Conceição, Geraldo, Ronaldo, Terezinha, Maria do Carmo, José Maria, Maria José e Beatriz). .
Miguel Lopes da Ponte (1850?–1908), casado com Francisca Maria d’Oliveira (Bittencourt) da Ponte3 - Tita3 (1854-1914), filha de Padrinho2- Dindinha Grande, neta de Francisco José-Vovó do Goiabal1
Miguel Lopes da Ponte (1850?–1908), filho de Manoel Lopes da Ponte e Maria de Almeida, nascido emzz e batizado na freguesia de São Miguel Lazarino, Bispado de Lamego, Portugal (segundo o registro de casamento com a Tita, encontrado pelo Muruca na Igreja Matriz de Cantagalo – Livro de Casamentos 2, folha 73). Faleceu em 16/07/1908, ? na na Fazenda de Bom Jardim, no Córrego de Bom Jardim, (perto de Manhuaçu, Minas Gerais). Veio para o Brasil em companhia de seu irmão Antônio, com apenas 15 anos, empregando-se na Fazenda da Maravilha, do Padrinho [teria como “apelido” Miguel dos Reis]. O irmão Antônio casou-se com Tonha3 (filha mais velha de Padrinho-Dindinha Grande) e Miguel com Tita3 (a segunda filha). O casal, provavelmente por volta de 1889, deixou a Maravilha e foi tentar a vida em Minas, em Cataguazes, e, a partir de 1893, em Vermelho Novo do Manhuaçu, MG, onde deixaram numerosos descendentes.
Cordial abraço,
Roberto Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte/Bittencourt

#42030 | Fonseca74 | 20 mai 2003 19:10 | Em resposta a: #42028

Na sua mensagem de abril faz referencia a um lugar chamado vermoil que se for o que eu penso é perto da cidade de leiria onde resido e onde tenho um trisavô de apelido PONTES que é o mesmo que Ponte mas foi pluralizado.
sem mais,
daniel monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte/Bittencourt

#42182 | ivanroiz | 22 mai 2003 12:51 | Em resposta a: #42028

Prezado primo Coutinho,
Foi com uma satisfação que tive notícias suas. Já estava desesperado por falta de solução para a pendência. A informações que tinha era que os dois irmão eram naturais de Lalim, vizinho de Lazarim. Estou de posse do atestado de óbito de Vô Tonha e das certidões de casamento de Vô, Julia e Dica.Meu e.mail é iroiz@ig.com.br caso haja interesse. Muito obrigado e um abráão do primo - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte/Bittencourt

#43433 | ivanroiz | 15 jun 2003 13:27 | Em resposta a: #42030

Oi Daniel,
Agradeço muito sua informação sobre Vermoil, ocorre que já localizei o meu bisavô, graças äs informações do Roberto Coutinho. Já estou de posse de seu "batistério" - Viva!!!
Antonio,nascido em 07/03/1841, em Lazarim, Concelho de Lamego, filho de Manoel Lopes da Ponte e de Maria de Almeida, avós paternos Manoel Lopes da Ponte e Maria Ignacia e avós maternos - José de Almeida e Josefa Lourenço "Travaco??) - Padrinhos - Thimoteo Lourenço e Anna Lopes da Ponte. Como pode se ver, duas gerações anteriores já assinavam o apelido ou sobrenome de LOPES DA PONTE, em Lazarim e, provavelmente em Lalim. Teria a ver com seu "Tio avô"de Vermoil? - De qualquer maneira fico muito grato pela sua atenção e gostaria de ter seu retorno. Muito obrigado - Ivan Rodrigues - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte/Bittencourt

#43693 | ivanroiz | 19 jun 2003 13:33 | Em resposta a: #42030

Prezado Daniel Monteiro,
Agradeço muito a informação sobre Vermoil, onde possivelmente residiria um parente procurado; Ocorre que consegui localizar a documentação de meu bisavô ANTONIO. Ele nasceu em Lazarim, Conselho de Lamego, Distrito de Viseu, em 01 de março de 1841. Filho de Manoel Lopes da Ponte e de Maria de Almeida, tendo como avós paterno Manoel Lopes da Ponte e de sua mulher Maria Ignácia: avós maternos – José de Almeida e s/m mulher Joséfa Lourenço ( Travaco??). Foram padrinhos Thimoteo Lourenço e Anna Lopes. O batizado foi no dia 07 de março de 1841. Não teria você alguma informação sobre os LOPES DA PONTE originários da região de Lamego –(Viseu)? Os dois irmão, Antonio e Miguel vieram para o Brasil , na década de 1860, não sabendo se tinham outros irmãos do primeiro casamento. O pai casou-se em segundas núpcias com Joana D`Arc. Existem muitos “Lopes da Ponte” em Portugal , principalmente em Algarve, e no Brasil – Ignora-se a existência de algum traço de parentesco. E o seu bisavô de Vermoil? , Tem algo a ver?
Mais uma vez, meus agradecimentos e eventuais préstimos, aqui no Brasil. Saudações - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#134125 | claudialeandra | 15 nov 2006 00:38 | Em resposta a: #22174

Ola Ivan,

Eu sou Claudia da Ponte, e os meus pais e avós sao de Lamego (Penude), ali perto de Lalim, pelo que julgo que há grande probabilidade de sermos parentes! Será?

Claudia

Resposta

Link directo:

RE: Lopes da Ponte

#152407 | ivanroiz | 14 abr 2007 23:50 | Em resposta a: #134125

Cláudia.
Desculpe me a demora em responder. Estive ausente deste fórum por longa data.
Meu bisavô, Antonio Lopes da Ponte nasceu em Lazarim em 01 de maio de 1841. É filho de Manoel Lopes da Ponte e de Maria de Almeida, tendo como avós paternos Manoel Lopes da Ponte e Maria Ignácia. Seus avós maternos foram José de Almeida e Josepha ( ilegível) Travaco (?). Seus padrinhos foram Thimoteo Loureiro e Anna Lopes da Ponte. Imigrando para o Brasil, juntamente com seu irmão Miguel, em 01 de maio de 1869, Antonio contraiu núpcias com Antonia Maria de Oliveira Bittencourt, na cidade de Cantagalo, estado do Rio de Janeiro. Deixou uma vasta descendência, não sei precisar o número exato, girando em torno de 800 a 1.000 pessoas. Seu irmão Miguel, também possui uma descendência bem grande, inicialmente concentrada na Zona da Mata do Estado de Gerais. Quando Miguel deixou Portugal, depois do Antonio, seu pai já era casado em segunda núpcias com Joana Darc (?). Estou restaurando o meus arquivos no computador e ocorreram extravios de muitos registros. Devo localizá-los mas, as informações que posso fornecer sobre este meu bisavô são estas. Realmente, mesmo não sendo de Lalim, Lazarim também faz parteda mesma região de Lamego. Vou pesquisar nos arquivos da igreja mormom e tentar localizar a existência ou não de irmãos de Antonio em Lazarim, do primeiro e do segundo casamento. Agradeço a sua atenção e vamos procurar o possível elo de ligação entre as nossas famílias. Cordialmente. Ivan Rodrigues - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#360246 | leemggv | 06 ago 2015 02:07 | Em resposta a: #42028

Pessoal, vi aqui uma referência à Júlia Pontes Grilli. Ela foi casada com VICENTE GRILLI, que era bisavô de minha esposa. Estamos tentando levantar documentos deste Vicente. Consegui uma cópia da certidão de casamento dos dois, de 1905. Alguém da família conseguiu algum documento da Júlia, onde conste informações sobre o Vicente? Estou precisando do local de nascimento na Itália e data de nascimento dele, e também dos nomes dos pais dele, porque na certidão de casamento constam como pais FRANCISCO GRILLI e CARMELIA DE PAULA. O problema é que estes não são nomes comuns na Itália. O mais provável seriam FRANCESCO GRILLI e CARMELA DIPAOLA. VICENTE (ou vincenzo) e FRANCESCO vieram da Itália juntos em fins de 18xx. alguém pode ajudar?

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#371061 | foribeiro | 24 jun 2016 09:40 | Em resposta a: #42028

Bom dia Ivan.

Meu nome é Fabrício, filho da Carmen Fátima, filha da Isolina Assis de Oliveira, de Caratinga, Minas Gerais. Moro em Belo Horizonte e também gostaria de saber mais sobre a origem da nossa família. Devido ao costume de se dar os sobrenomes dos avôs aos netos eu não assino Assis, e sim o Oliveira do meu avô Nicodemos. Como moro em Belo Horizonte talvez seja mais fácil entrarmos em contato. Pode me encontrar no email foribeiro@hotmail.com
Um grande abraço do seu primo! Fabrício.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#382036 | ivanroiz | 18 jun 2017 19:37 | Em resposta a: #371061

Fabrício, prezado prima, como vai Fátima? não tive o prazer de conhece-lo, mas sou filho da Marinha, irmã de sua avó Tia Isolina. Moro próximo do Nino e seria bom poder encontrar-nos. No encontro da Família Pontes de Assis, todo ano realizado em Belo Horizonte, você não veio não? Em julho próximo tem mais, pergunte à sua mãe, ela deve ter recebido a comunicação. Por mais incrível que pareça, não recebi o convite, embora uma das organizadoras do evento seja minha irmã, a Eny. Um abraço, aguardo seu retorno para melhores detalhes.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#382037 | ivanroiz | 18 jun 2017 19:39 | Em resposta a: #360246

Oh prezado, qual é o seu nome? recebi mensagem sua mas o seu email estava cancelado. O parente de sua mulher, de acordo com a certidão de casamento dele, é natural de Roma. Veja direito o documento. Um abraço.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#382038 | ivanroiz | 18 jun 2017 19:44 | Em resposta a: #134125

Cláudia, desculpe o " monumental" atraso em manifestar sobre sua mensagem. Meu email anterior foi cancelado e acabei perdendo acesso a este site. Não sei como, mas consegui voltar e vou tentar colocar em dia os assuntos. Por oportuno, informo que os meus parentes são de Lazarim e deixaram para trás apenas o pai, que casou-se em 2ª núpcias com Joãna DÀrc. Não consegui mais informações sobre possível parentes, mas vou voltar ao assunto. Obrigado e uma boa tarde.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#405707 | Polly Pontes | 23 jul 2018 16:33 | Em resposta a: #19884

Prezados amigos, sou da descendência de Antônio Lopes da Ponte... tenho contato direto com Pedro, filho mais novo de Pedro Lopes da Ponte que é filho de Antônio Lopes da Ponte... sou bisneta de Geraldo (já falecido) que tb é filho de Pedro Lopes da Ponte, família essa que veio de Vermelho Novo... entrem em contato pelo wathsapp 033 9 9112-7510 ou pelo e-mail poliannaribeiropontes@hotmail.com , tenho muitas informações e gostaria de fazer as ligações da minha árvore genealógica

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#420041 | ivanroiz | 16 dez 2019 02:02 | Em resposta a: #405707

Polly

Há tempo perdi o acesso a este site e só agora que pud ver sua mensagem. Tenho muito interesse em obter informações dos descendentes de Antonio Lopes da Ponte e do Manoel. Não tenho muita familiaridade com o What Zap e dependo de meu neto para incluir ou modificar nomes. Breve entrarei em contato com você, caso ainda este telefone estiver válido. Um abraço do primo distante. Ivan

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442116 | Rosanagrilli | 20 jul 2022 19:13 | Em resposta a: #42028

Boa tarde.
Sobre Julia Pontes Grilli (minha trisavó), filha de Antonio Lopes da Ponte, casada com Vicente Grilli, os nomes dos filhos parece não estarem corretos. Não consegui acessar o site da família Maravilha, é possível informar a fonte dessa informação, por favor?

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442134 | ivanroiz | 21 jul 2022 02:32 | Em resposta a: #442116

Rosana, boa noite. Provavelmente o Roberto Coutinho, lá de Maravilha, Macuco, não irá responder à sua indagação. Aliás, nem sei se ele ainda está vivo, pois era um pouco mais velho que eu, e já estou em idade um pouco avançado. Conheci os " Grilli" em Caratinga, mas só me lembro da Rita Teixeira Grilli e da irmã mais velha, a Júlia, Lembro também do " Mané Jota (?), assim mesmo, muito vagamente. Relendo as informações do Roberto Coutinho, criador da " Arvore Genealógica" dos Bittencourt, com base no clube da Maravilha, apurei novos dados, que não tinha prestado a atenção e que vão ser de grande utilidade nas minhas pesquisas sobre a Família " Lopes da Ponte", os atuais " Pontes". Aliás esse ramo da familia Bittencourt é o mais desconhecido, pois eles as duas irmãs mais velhas casaram e foram tentar a vida em Minas Gerais e afastaram do " grupo familia", se isolando por vários anos. Lá na " Maravilha" pouco se sabe dessas duas irmãs " mineira e o Roberto nos pediu ajuda, quando estive lá no Macuco, no encontro da Familia Bittentourt. Pouco ou quase nada pude acrescentar, que já nao fosse do conhecimento dele, Roberto. De toda maneira, poderemos tentar refazer a descendência do " Mané Jota Grilli", consultando as minhas irmãs. Jacy e Eny. Preciso saber o que você tem de dados sobre a familia Grilli, para tentar completar, sem possivel.Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442156 | Rosanagrilli | 21 jul 2022 19:50 | Em resposta a: #442134

Boa tarde, Sr Ivan. Muito obrigada pela sua resposta. Estamos em busca de informações sobre o meu bisavô, Vicente (Vincenzo) Grilli, que se casou com a Julia de Oliveira Pontes, em Vermelho Novo-MG, em 03/06/1905. Ele aos 22 anos e ela aos 18 anos. Ele, filho de Francisco Grilli (ou Francesco Grilli) e Carmelia de Paula (Di Paolo?) e ela, filha de Antonio Lopes da Ponte e D Antonia Maria de Jesus. Vicente e Julia tiveram os filhos: Oliveiro Grilli, Maria Carmelita Grilli e Cira (ou Sira) Grilli. A Rita Teixeira da Silva pode ser filha da Maria Carmelita Grilli. Não me lembro do Mané Jota, me lembro de Mané Gato, Manezinho Gato, pai da Rita e esposo da Maria Carmelita (Tia Niguinha). Sobre o meu tataravô Antônio Lopes da Ponte, nas pesquisas feitas pelo senhor, foi encontrada relação do Lopes dele, com os Lopes que têm relação com os judeus sefarditas? Começamos as pesquisas há poucos meses, mas estamos imensamente felizes com as descobertas sobre os nossos antepassados. Só descobrimos ontem sobre nossa descendência Portuguesa :). Com as melhores saudações, Rosana

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442157 | Rosanagrilli | 21 jul 2022 20:02 | Em resposta a: #442134

Sr. Ivan, podemos também falar por WhatsApp 11 98644-4002. O Mané Gato, que não sei se é o mesmo Mané Jota, não é Grilli, é Manoel Teixeira da Silva. Eu ficaria muito grata se o senhor puder compartilhar as informações Grilli que constarem nos seus estudos e pesquisas. Tendo tido conhecimento sobre a nossa descendência portuguesa, será ótimo conhecer a história deles também. Saudações.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442205 | ivanroiz | 23 jul 2022 01:37 | Em resposta a: #442157

Rosana, tudo bem? Desculpe a confusão de " Mané Jota com Mané Gato", é que o meu falecido cunhado tinha apelido de Chico Gato e acabei misturando as bolas. Na realidade, pouco, muito pouco mesmo sei sobre a família Grilli, pois os fiquei conhecendo apenas em torno de 1979, quando conheci a Julia(?) e a Rita, lá no Rio de Janeiro. Poucos meses depois, estive em Caratinga, onde conheci, muito superficialmente, os pais das " Meninas": A Niguinha,ou Neguinha, não tenho certeza, pois a memória não ajuda e o pai Mané Jota. Fiquei sabendo que eram primos de mamãe e sobrinha do Vô Jove(Juvenal Alberto de Assis) Minhas irmãs, Jacy e Eny conheceram bem esse pessoal, pois estudaram em Caratinga. Vou ver se elas ainda tem as lembranças desses primos, pois está na faixa etária de 90 anos. Vou anotar seu What e entro em contato. Estou saindo em viagem para Gramado e volto dentro de duas semanas e vou dar um toque só para constar. Obrigado pela atenção é um abraço do primo.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#442206 | ivanroiz | 23 jul 2022 01:53 | Em resposta a: #442156

Rosana, veja na certidão de casamento de Julia com o Vicente e verá que ele nasceu em Roma. A pesquisa sobre ele pode ser mais difícil pois Roma possui uma infinidade de Igrejas e, possivelmente, ele nasceu antes da " criação do registro público" , sendo portanto batizado. Assim, o problema de certidão de nascimento seria com " o Sr. Vigário". Pelo visto, você assimilou todas informações que possuia sobre esse ramo genealógico da Familia Lopes da Pontes, que na outro mensagem, acabei misturando com os Assis ( Juvenal,) que é outro ramo. Fico por aqui, um abraço.

Resposta

Link directo:

Lopes da Ponte

#444877 | robertopcoutinho | 19 dez 2022 17:16 | Em resposta a: #42182

Caro primo Ivan,
 Quanto tempo, quanta saudade. Para 2024, quando a nossa União Maravilha completa 90 anos de fundação, vamos atualizar a árvore da família e sua ajuda, mais uma vez, será indispensável.
Para atualizar dados, precisaria da certidão de óbito de sua bisavó (e minha tia-bisavó) Tonha. Poderia me mandar.
Desde já, muito obrigado.
Forte abraço,
Roberto (robertopcoutinho@gmail.com)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 11:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen