Localização de endereço

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Localização de endereço

#19903 | ivanroiz | 22 abr 2002 01:08

Estou a procura da cidade de origem de meu bisavô, Antônio Lopes da Ponte, que imigrou para o Brasil entre 1860 e 1880. Apurei a existência de Antonio Manuel Lopes Ponte no lugar denominado { Lombo do Maia - Rua Burquete Primeiro - Travessa e o número de telefone 29644632) Dá para saber o nome da cidade, pelo prefixo do telefone?? O mesmo se aplica a João Antonio Lopes Ponte, Columbeira, Concelho de Bombarral, região de Lisboa ?? - fone 262606486 (9 números)- Dá para confirmar o nome da cidade com o prefixo do telefone? Fico imensamente agradecido por qualquer informação - Ivan

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#19939 | RAAL | 23 abr 2002 00:07 | Em resposta a: #19903

Ivan
Columbeira é uma aldeia do concelho do Bombarral, distrito de Leiria.
Lomba da Maia é do concelho da Ribeira Grande , ilha de S. Miguel- Açores
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20008 | ivanroiz | 24 abr 2002 09:38 | Em resposta a: #19939

Prezado RAAL
Muito agradeço a informação complementar sobre o endereço da família "Lopes Ponte"em Portugal. Aqui no Brasil, particularmente em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, coloco-me ä sua inteira disposição. Não sei se é de grande valia, mas, no Arquivo Público Mineiro, nesta Capital, temos o "Registro da Hospedaria de Juiz de Fora", onde consta a entrada de imigigrantes, principalmente Portugêses e Italianos, no período de 1888 a 1900 e alguma coisa. Não é informatizado e a consulta é feita pelo interessado. Se valer, estou pronto para serví-lo. Mais uma vez, muito obrigado - Ivanroiz

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20045 | Gilda | 25 abr 2002 04:48 | Em resposta a: #20008

Caro Ivanroiz,
Soube recentemente que muitos portugueses vieram para o Brasil, passando inicialmente por Minas Gerais. Nem sabia como começar as pesquisas até ver sua mensagem.
Procuro particularmente, minha avó, que veio de Traz os Montes, no final do século passado.
Chamava-se Luiza Jacinta, talvez fosse o sobrenome de Almeida. Esse sobrenome, de Almeida, ouvi várias vezes dito por minha mãe e minha tia, como sendo o de minha avó.
Lembro ainda que ela contou que vovó teria viajado vários dias até chegar ao Rio de Janeiro num dia em que toda a cidade estava em festa, e que esta era muito muito grande, por todos os lugares onde passou.
Minha mãe nasceu em 1924 e minha avó chegou aqui com +/- 18 anos, no final do século.
Voce teria alguma condição de me ajudar?
Por favor contate-me por gildarm@openlink.com.br
Antecipadamente agradecida.
Atenciosamente,
Gilda Mello

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20095 | ivanroiz | 26 abr 2002 08:47 | Em resposta a: #20045

Prezada Gilda,
Por ser o último registro de sua avó, procure, obter o seu atestado. Nele, provavelmente, você encontrara a data do seu nascimento, ou com quantos anos faleceu, filiação, região de orígem.Para pesquisar os livros, precisa-se, no mínimo o nome, mais ou menos certo e a data de chegada ao Brasil, pelo menos o ano. O Arquivo Público Mineiro guarda os livros de registro de entrada de imigrantes, principalmente italianos e portuguese e, de outras nacinalidades em escala bem menor, no período de 1866 a 1900(preciso conferir estas datas), quando o Governo do Estado de Minas Gerais estimulou a entrada de imigrantes. A pesquisa é manual e possuindo o nome das pesssoas e a data provável da entrada no Brasil, pelo menos o ano, estou pronto a tentar ajudá-la. Embora não tenha, no momento, o email do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, informo que o mesmo está informatizado e possui muitas informações sobre entradas de imigrantes no Brasil, porém, exigem dados mínimos e respondem por carta ( e funciona, embora leve de 30 a 60 dias) Ao seu dispor- Saudações Ivanroiz

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20151 | ivanroiz | 27 abr 2002 19:57 | Em resposta a: #20095

Gilda, o atestado a que me refiro é o de óbito, isto, presumindo que ela é falecida. No mais estou ao dispor. Saudações - Ivanroiz

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço-Lopes da Ponte

#20163 | ivanroiz | 28 abr 2002 03:59 | Em resposta a: #20151

Após algumas infrutíferas consultas ao serviços de Endereçamento Postal, tomei a liberdade de dirigir-me a V.S.as. para solicitar uma possível ajuda.
Sou bisneto de Antônio Lopes da Ponte, imigrante português, chegado ao Brasil no século 18 (l.880 +_). Como não sei de qual sua região de orígem,
fiz um levantamento das pessoas com este sobrenome em Portugal. Junto a cada pesquisado, apurei nomes, não sei se de Distrito, Localidade ou Concelho, além do nome de alguma rua e ou localidade (povoado? ) a divisão geográfica é diferente do Brasil – Aqui temos a União, os Estados, as Cidades, os Distritos e Subdistritos. O que preciso é saber o nome do Distrito (cidade no Brasil ?), Conselho ( Estado ?) ou localidade ( Povoado, no Brasil ?) Assim apurei os seguintes endereços, e se possível, gostaria de saber o respectivo Distrito ( Cidade) , Concelho e Localidade. Desde já antecipo meus agradecimentos.:
São Brás do Alportel - Rua Sacadura Cabral - Distrito ? Concelho?
Lisboa – Rua Vale Formoso de Cima - Este eu sei.
Lombo da Maia – Rua Burguete Primeira Travessa
Casal da Cruz - Rua da Paz
Pombal – Rua Ansiao
Olhão - Urbanização Chasfa
Moreira –Rua Engenheiro Frederico Ulrich
Tunes - Rua Dr. Júlio Dantas
Columbeira – Columbeira
Lomba do Botão – Lomba do Botão
Loulê- Serro Redondo – Vale do Judeu – ( Lisboa??)
Quarteira - Rua Palma
Ribeirinha – Rua Moinhos
Vale Judeu – Vivenda Ponta ( Lisboa?)
Ermidas-Sado – Herdade Atalaia
Pombal – Urbanização Avenida
Paços de Arcos - Rua Adriano José Silva
Ponta Delgada – Rua Vitória
Lombo da Estrela – Sítio Lombo da Estrela
Vale e Cova do Pico - SitVale Cova Pico
Vermoil – Rua Soalheiras
Contando com a boa vontade e a compreensão de V.S.as. agradeço qualquer ajuda ou esclarecimento prestado. – Saudações – Ivanroiz (Ivan Rodrigues)

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20166 | Gilda | 28 abr 2002 06:02 | Em resposta a: #20095

Caro Ivanroiz
Obrigado pela atenção.
Eu conheci minha avó em pequena, e já naquela época a idade dela era presumida. Minha mãe e minha tia já estão idosas, os papeis e grande parte das memórias perderam-se no tempo.
Vou continuar tentando achar mais alguma pista, e sem dúvida vou precisar de mais alguma informação sua.
Mais uma vez agradecida pela ajuda.
Atenciosamente,
Gilda Mello

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço-Lopes da Ponte

#20170 | regueiras | 28 abr 2002 11:56 | Em resposta a: #20163

Caro Ivan:

Já localizei algumas das informação que pediu. Como o ficheiro é um bocadinho grande, agradecia que me enviasse o seu e-mail para
graca-regueiras@clix.pt

Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço-Lopes da Ponte

#20185 | ivanroiz | 28 abr 2002 20:40 | Em resposta a: #20170

Regueiras,
Já encaminhei o email solicitado. Mais uma vez muito obrigado pela atenção e gentileza- Saudações - Ivanroiz

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20187 | ivanroiz | 28 abr 2002 20:54 | Em resposta a: #20166

Gilda,
Gostaria de frizar, já que sua mãe ainda é viva, procure obter com ela alguma informação sobre o lugar que sua avó faleceu, onde foi enterrada e mesmo uma provável data. Procure informar-se com antigos conhecidos da família, pois é possível obter alguma pista. Obtido o atestado de óbito, acredito que a metade do caminho pode, pelo menos, ser vislumbrada.Saudações - Ivanroiz

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço-Lopes da Ponte

#20192 | António Forjó | 28 abr 2002 22:08 | Em resposta a: #20163

Caro Ivan

Uma breve descrição da divisão administrativa de Portugal pode ajudá-lo na sua pesquisa.
O País divide-se em 18 distritos (no Continente) e 2 Regiôes Autónomas (Arquipélagos dos Açores e Madeira); os distritos dividem-se em concelhos (cerca de 310) e estes em freguesias( mais de 4000).
Costumo socorrer-me do Código Postal on-line para saber qual a freguesia, concelho, distrito de uma localidade qualquer.
O site www.ctt.pt e depois "contacto" permite conhecer a informação acima referida.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço-Lopes da Ponte

#20194 | ivanroiz | 28 abr 2002 22:37 | Em resposta a: #20192

Prezado António,
Tomei nota da sugestão. Agradeço muito a informação prestada. Aqui em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, coloco-me ä sua inteira disposição para um
eventual préstimo,e, é lógico e outros eventualmente necessários. Saudações - Ivan Rodrigues -

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20204 | ivanroiz | 29 abr 2002 00:07 | Em resposta a: #20187

Oh Maria da Graça, você, se assim permite-me chamá-la, não imagina o grande favor que me prestou. Fico imensamente agradecido pela atenção e gentileza Deveras, estou encantado com o Forum do "SAPO", quanta oportunidade, quanta gente fina. A propósito, conheço uns Mesquita, ou melhor dizendo Souza Mesquita, de relacionamento de minha esposa. Gente muito fina.e ao que parece, brasileiros de longa data. Já os Guimarães, são aparentados, pois uns deles é casado com minha Tia ( João de Oliveira Guimarães e Raimunda de Assis Guimarães - neta do Antonio Lopes da Ponte, pelo lado materno. Isso foi só para quebrar o gelo. Aqui em Belo Horizonte, Capital do Estado de Minas Gerais, Brasil, coloco-me ä sua disposição. Muito obrigado e felicidades - Ivan Rodrigues-----Mensagem original-----

Resposta

Link directo:

RE: Localização de endereço

#20205 | RAAL | 29 abr 2002 00:12 | Em resposta a: #20008

Presado Ivanroiz
Obrigado pela disponibilidade. Se precisar, contarei consigo.
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 14:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen