Genealogias da Covilhã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Genealogias da Covilhã

#19912 | Sherazzade | 22 abr 2002 13:33

Gostaria de contactar com eventuais interessados sobre genealogias da Covilhã; pretendo, também, informações sobre os ascendentes e descendentes de António José da Silva, "O Judeu", de sua mulher Leonor Maria de Carvalho e pistas sobre o percurso da filha de ambos e respectiva descendência.
Pretendo, igualmente, quaisquer informações sobre judeus da Covilhã,marranos ou não,ligações à indústria de lanifícios ou profissões liberais.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#19931 | almiro63 | 22 abr 2002 22:33 | Em resposta a: #19912

Caro Sherazzade

Quais as famílias que lhe interessam?
Tenho alguns elementos sobre os:
Almeida
Saraiva
Coelho
Moura
Barata
Feio
Freire
Brito
Corte-Real
etc...
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#19997 | teixeirl | 24 abr 2002 01:18 | Em resposta a: #19931

Caro Almiro
Gostaria de o contactar. O meu endereço electrónico é:-
filomenaalves@netvisao.pt
Obrigada
Filomena Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20006 | Francisco de Novais | 24 abr 2002 09:10 | Em resposta a: #19931

Sr J.Almiro

Essas famílias são só da Covilhã ou também do seu termo?
Tem elementos sobre Henriques?
De que freguesia são esses Almeidas?

Antecipadamente agradecido

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20027 | almiro63 | 24 abr 2002 21:14 | Em resposta a: #20006

Caro Francisco
Sobre Henriques não tenho.
Os Almeida são:
Almeida Saraiva
Almeida Coelho

Todos da Covilhã.

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20072 | fdmcv | 25 abr 2002 22:35 | Em resposta a: #19912

Caros colegas,

Graças à colaboração de Rui Pereira, participante deste fórum, pude descobrir três gerações de ancestrais em Covilhã.

Francisco Ribeiro Caldeira, n. em Covilhã, f. antes de 1626, F.S.O., c.c. Isabel das Negrão. Francisco era filho de Manuel Fernandes Ribeiro e Maria Dias Caldeira, n.m de Lourenço Afonso e Isabel Dias, todos de Covilhã.

Qulaquer informação adicional sobre alguma destas pessoas será muito bem vinda.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20099 | Sherazzade | 26 abr 2002 12:02 | Em resposta a: #19931

Caro Almiro, antes de entrar no assunto deixe-me só rectificar uma questão - sou uma ELA. E passemos então aos nomes que mais me interessam (a nível de apelidos da Covilhã):
Henriques da Silva
Nunes de Sousa
Estrela
Sá Pessoa
David Eloy
Elias da Costa
Mosa

Agradecida pela eventual colaboração.Disponha sempre, caso tenha interesse, também, em alguns deste apelidos.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20100 | Sherazzade | 26 abr 2002 12:07 | Em resposta a: #20006

Para si, Francisco Pinto de Novais, posso acrescentar-lhe que tenho alguns dados de família com apelidos Henriques e Henriques da Silva, tanto da Covilhã como de Belmonte.Que elementos procura? Posso dar alguma ajuda?
Sherazzade

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20102 | Sherazzade | 26 abr 2002 12:19 | Em resposta a: #20072

Caro Fernando Vieira, o teor da sua mensagem interessou-me por se tratar de alguém que está no Rio de Janeiro. Procuro uma ponte com o Brasil para detectar ligações entre a família de António José da Silva, "O JUDEU", e parentes na cidade da Covilhã. Você poderia ser essa ponte de informação caso tenha possibilidade de aceder aos arquivos aí no Rio de Janeiro. Sabe alguma coisa sobre a família de António José da Silva? O pai era advogado aí no Rio. Poderei dar-lhe outros elementos mais tarde, já que de momento não tenho aqui os dossiers com essa matéria.Apenas preciso de saber se conhece algo sobre este assunto. Ou então, dar-me alguns contactos aí do Rio de Janeiro para quem eu possa escrever. Fico-lhe muito grata por qualquer contributo.
Sherazzade

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20182 | valadares | 28 abr 2002 19:21 | Em resposta a: #20102

Srª
Boa tarde ! Sou autor de um ensaio chamado "Uma teia familiar: Cristãos-novos portugueses nobilitados no século passado", onde estudo o parentesco entre os Sá, os Mendes, os Campos, os Pessoa, os Navarro e os Castro. Algumas destas linhagens possuem ramos na Covilhã. Se a Srª quiser posso lhe mandar uma cópia, basta-me mandar a sua morada, que eu lhe mando pelo correio.
Quanto a António José da Silva, o "Judeu", sua genealogia é razoavelmente conhecida. Fonte: o livro de A. Dines - Vínculos do Fogo. Não há nada sobre sua descendência na Covilhã, de onde era a sua esposa.
AJS, o Judeu (1705-1739), era fº de Dr. João Mendes da Silva e Lourença Coutinha, neto paterno de André Mendes da Silva e Maria Henriques, neto materno de Baltasar Rodrigues Cardoso e Brites Cardosa, bisneto paterno de André Mendes da Silva e Isabel Fernandes, Gonçalo Corrêa de Sousa e Francisca Henriques; bisneto materno de Miguel Cardoso e Francisca Coutinha, Manuel Cardoso e Jerônima Gomes, etc., etc.
Participa neste forum um colateral do AJS, o Judeu, é o Dr. Ricardo Costa de Oliveira, v. questão sobre a família Paiva que ele colocou neste espaço.
Fiquei curioso sobre as famílias que a Srª pesquisa: Conheço algumas e outras não. O atual Elias da Costa é casado com uma Valadares. Quem são estes David Eloy ?

Atenciosamente,

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20183 | luis_melo | 28 abr 2002 20:15 | Em resposta a: #20182

Caro Paulo Valadares

Tenho interesse em obter informação sobre os Navarro. Pode ajudar-me ?

Cumprimentos

Luis Melo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20279 | valadares | 30 abr 2002 12:47 | Em resposta a: #20183

Sr. Melo
Mande-me a sua morada, que lhe mandarei através dos Correios o material que fala sobre os [Nunes] Navarros.

Atenciosamente.

Paulo Valadares
faiguen@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20280 | Francisco de Novais | 30 abr 2002 13:27 | Em resposta a: #20100

Sherazzade

Muito obrigado pela sua disponibilidade mas os Henriques que procuro são da Aldeia do Souto,antigo Bispado da Guarda,mas relativamente perto da Covilhã.Tenho a genealogia deles até à segunda metade do séc. XVII mas quero ver se chego mais atrás.Sabe alguma coisa sobre estes Henriques?

Também tenho interesse em saber informações sobre a origem dos Sá Pessoa.

Cumprimentos

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20283 | Sherazzade | 30 abr 2002 14:58 | Em resposta a: #20280

Francisco de Novais
Realmente, Henriques há muitos e espalhados pelo nosso país.Lamento não lhe ter dado qualquer ajuda. Quanto à origem dos Sá Pessoa, ainda estou confusa com o seu aparecimento, pois há correntes que defendem serem os dois nomes um só apelido e outros que dizem constituir dois ramos distintos. Como os elementos que possuo ainda não estão bem clarificados, deixo-lhe apenas esta indicação de memória, na medida em que não tenho aqui, junto de mim, as pastas com todos os elementos que sei sobre o assunto.:
Um determinado sujeito, de apelido Sá, casou com uma senhora oriunda da família dos Castros da zona da Covilhã, que foi baronesa e que tinha, por sua vez, o apelido Castro e Solla. Um descendente deste Sá, Bento José de Sá, passou aos seus descendentes o apelido Pessoa. à semelhança do que acontece com as alcunhas; ao referirem-se a ele, dizia-se "o Pessoa". Pois bem,como são poucos os Pessoas da cidade a que me refiro e todos eles são parentes, presumo que o deslindar das origens será uma questão de tempo, confrontando todos os dados. Ainda não tive tempo de fazer tal coisa pois o lado que me interessa aprofundar não é tanto esse, ainda que seja o lado de um tio meu.Satisfiz um pouco a sua curiosidade? Disponha sempre e caso tenha acesso a outras informações relacionadas com as genealogias da Covilhã, agradeço que me dê também uma ajudinha! Acho este forum maravilhoso na medida em que nos possibilita avançar em pesquisas que de outra forma levariam muito mais tempo. Não lhe parece?
Com os meus cumprimentos e bons exitos nas suas buscas
Sherazzade

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20285 | Francisco de Novais | 30 abr 2002 15:34 | Em resposta a: #20283

Sherazzade

Obrigado pelas suas informações.Quanto a mim,estou ao seu dispôr para qualquer coisa de que necessite.

Sabe alguma coisa de genealogias de Penamacôr?

Cumprimentos

FPN

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20286 | Sherazzade | 30 abr 2002 16:03 | Em resposta a: #20285

Sei muito pouco, mas terei muito gosto em lhe adiantar qualquer coisa para já.
Alguns ancestrais da actual família Elias da Costa, da Covilhã, que se cruzaram com a família Henriques da Silva, da mesma cidade, tiveram a sua origem em Penamacôr e Fundão. Um tal sujeito, de nome Francisco da Costa Elias casou com uma senhora Henriques da Silva. Já os descendentes passaram a usar o apelido Elias da Costa. Isto tem a sua explicação na tentativa que os marranos faziam de despistar as suas ligações familiares. Era frequente, numa mesma família, quer a nível de pais, avós, filhos, netos,cunhados, sobrinhos, existirem os mesmos nomes. Aconteceu, por exemplo (e só dou um, para não sobrecarregar esta mensagem)com o nome António Henriques da Silva, da Covilhã.Só uma confrontação de datas de nascimento, casamento, óbito, além das freguesias de registo e nomes de pais e avós, podia determinar quem era quem.Confuso, não é? Mas era uma forma de confundir os esbirros da Inquisição. É apaixonante mexer nestas tricas do passado. Nesse aspecto, estou feliz por ter encontrado este espaço para troca de ideias e informações. Facilta muito os tempos dedicados à pesquisa, não lhe parece? Fui de encontro à sua curiosidade? Disponha sempre, assim eu esteja em condições de responder. E sempre que lhe surgir qualquer elemento que me possa ajudar nas minhas buscas, agradeço-lhe, antecipadamente, a sua colaboração.
Com os meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20287 | Sherazzade | 30 abr 2002 16:09 | Em resposta a: #20279

Fiquei muito curiosa com esta mensagem! Porque aparece o nome Nunes entre parêntesis quando se refere aos Navarros? É a mesma coisa? Os Nunes da Covilhã estavam intimamente ligados aos Henriques da Silva e aos Souzas. Pode, também, enviar-me esse tipo de informação? Não quero abusar da sua gentileza mas deixou-me muito curiosa!Uma vez mais obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20342 | antonio antunes | 01 mai 2002 03:54 | Em resposta a: #19931

Caro sr. J.Almiro
Tenho família Barata originada de Oleiros-Castelo Branco.
Seria possível me informar algo mais sobre estes Baratas da Covilhã?
Desde já grato pela atenção.
A.Antunes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20515 | almiro63 | 03 mai 2002 19:44 | Em resposta a: #20099

Cara Sherazzade
Lamentavelmente não tenho referencias desses sobrenomes
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20518 | almiro63 | 03 mai 2002 19:59 | Em resposta a: #20342

Caro António
Os Baratas da Covilhã descendem de um ramo dos Baratas de Oleiros, e na Covilhã um dos ramos usou Barata Feio.
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20556 | Ricardo de Oliveira | 04 mai 2002 14:02 | Em resposta a: #19912

Cara Sherazzade

Cristãos novos de Covilhã presos pela Inquisiçaõ no Brasil.

Fonte : Alberto Dines. Vínculos do Fogo I Antonio José da Silva, o Judeu, e outras histórias da Inquisição em Portugal e no Brasil. Companhia das Letras. 1992.

Todos no Auto Público de Lisboa, em 30/6/1709

Manuel Lopes Henriques, cristão-novo, 42 anos, senhor de engenho, natural da Covilhã, morador na cidade da Bahia. (p. 919).

Simão Rodrigues Nunes, 36 anos, juiz espadano, natural da Covilhã, morador em Santo Amaro de Sergipe do Conde (vila de São Francisco, Bahia). (p. 919)

Brites Nunes, 45 anos, natural da Covilhã, casada com Francisco Rodrigues Nunes. Moradora na cidade da Bahia. (p. 921).

Os processos da Inquisição estão na TT de Lisboa e foram microfilmados pela LDS. Há muitos elementos genealógicos nos processos.

Abraços
Ricardo Costa de Oliveira

Se quiser, posso ver se encontro mais pessoas de Covilhã !

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#20665 | Sherazzade | 06 mai 2002 13:43 | Em resposta a: #20556

Ricardo Costa Oliveira

Grata pelas informações! Já deu um belo contributo às minhas investigações. Por mim gostaria que continuasse a enviar-me mais dados, sempre que os conseguir. Não é abusar da sua paciência?!
Gostaria de poder retribuir a sua gentileza. Em que posso ajudá-lo? Conhece já a Biblioteca genealógica dos Mormons? Têm imensos arquivos microfilmados sobre Portugal.

Um abraço e bom trabalho.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#116454 | Mar2006 | 12 abr 2006 17:56 | Em resposta a: #20283

prima e confrade
Entro na dança só agora.
A Senhora da família Castro Solla a que te referes era abastada proprietária na Covilhã era Morgada de Reigada, ou também conhecida por Arreigada (Figueira Castelo Rodrigo). Salvo erro tratava-sa da avó do meu avô José de Sá Pessoa nascido na Covilhã (circa 1875 ) mais velho de 5 irmãos, tendo ido para Moçambique aos 11 anos de idade, e casado com Maria José Reis Pereira, nascida a 6/1/...(circa 1895) em Teixoso, Covilhã.
Luiz Sá Pessoa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#116470 | Xico Cruz | 12 abr 2006 22:47 | Em resposta a: #19931

Caro J. Almiro
Só agora dei com este tópico. Como pôs um ETC..., será que tem alguma coisa relacionada com os Roseta, Adrião Antonio Roseta, natural da Coriscada/Mêda, casado com Maria Jose Paiva natural da freg S. Martinho - Covilhã.
Saudações
Francisco Matos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#116539 | almiro63 | 13 abr 2006 21:45 | Em resposta a: #116470

Caro F. Matos
Lamento mas não tenho nada dos Roseta
Cordialmente
J. Almiro

Resposta

Link directo:

Castro Solla

#116561 | tfp | 14 abr 2006 02:07 | Em resposta a: #116454

Caro Luiz Sá Pessoa,

Será que me poderia indicar os dados de que dispõe relativamente à ascendência desse seu ramo Castro Solla ? O meu ponto de referência é o 1º Visconde de Francos, Fernando da Fonseca Mesquita e Solla (1795-1857) - http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=29412

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#116859 | Mar2006 | 19 abr 2006 10:04 | Em resposta a: #116561

Caro Tiago
Nas minhas pesquisas sobre a minha antepassada Carlota Augusta de Castro, Morgada de Arreigada (ou Reigada-Figueira Castelo Rodrigo) casada com Bento de Sá em 25/5/1835 na freguesia de S. Pedro, Covilhã, descobri uns dados que certamente lhe interessam, pois vêem na ascendencia do 1º Visconde de Francos.

Entre os vários filhos deste casal, havia um António de Sá, n. 18/3/1842, b. 20/4/1842 freguesia de S. Pedro da Covilhã. No registo do baptismo (TT) encontrei que foram padrinhos: ANTONIO FONSECA MESQUITA SOLLA e sua mulher BRITES BALBINO DE CASTRO, filho de LUIS DE SOLLA TELLES e por conseguinte irmão de FERNANDO FONSECA MESQUITA E SOLLA -1º Visconde de Francos.

O que eu ainda não consegui foi estabelecer a ligação familiar entre CARLOTA AUGUSTA DE CASTRO e este casal (António e Brites).
Será que estes elementos o podem ajudar? De qualquer forma estas pessoas da minha ascendencia são familiares do 1º Visconde de Frandos. Será que com estes dados pode avançar nas suas pesquisas e dar-me algumas pistas?
Recomendo a verificação do assento de nascimento do António de Sá (b. 20/4/1842) que acima refiro, na freguesia de S. Pedro, Covilhã cujo microfilme está na Torre do Tombo.

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#116876 | Mar2006 | 19 abr 2006 11:46 | Em resposta a: #116561

Caro Tiago
Um pequeno erro surgiu na informação sobre as datas de nascimento e de baptismo de Antonio de Sá.
n. 19/4/1839 e b. 6/6/1839 na freguesia citada de S Pedro , Covilhã.
(as datas que eu tinha escrito na mensagem anterior correspondiam a um outro irmão. Desculpe o lapso.
Cumprimentos
Luiz Sá Pessoa

Resposta

Link directo:

RE: Castro Solla

#116939 | tfp | 19 abr 2006 23:36 | Em resposta a: #116859

Caro Luiz Sá Pessoa,

O assento de casamento da sua antepassada Carlota Augusta de Castro não menciona a filiação e avós ?

Agradeço os dados que me enviou, tinha apenas noticia de outros dois irmãos do 1º Visconde, Jose Henriques e D. Isabel Augusta.

Fico a aguardar a sua resposta

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171019 | MariaDavid | 26 out 2007 17:35 | Em resposta a: #20556

Caríssimo Ricardo

Repescando mensagens antigas, esta sua de 04.05.2002 chamou-me particularmente a atenção pois, caso se confirmem as ligações dos seus dados com os meus, trata-se de gente que pertence ao meu tronco principal.

Assim, da minha parte:
- Simão Rodrigues Nunes, casado com Leonor Pereira, é filho de Cristóvão Nunes; são meus 10º avós; são pais de Manuel Mendes Pereira, casado com Maria Henriques.

- Brites Nunes, casada com Francisco Rodrigues, é filha de meus 9º avós António Fernandes e Catarina da Fonseca.

Estes elementos batem certo com os seus? Em caso afirmativo, pode acrescentar mais algum elemento que me permita avançar com as pesquisas?...qualquer data, ancestrais ou processo da inquisição? Fico-lhe grata uma vez mais.

Abraço desde Lisboa.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171039 | LBolacha | 26 out 2007 19:56 | Em resposta a: #19912

Boa Tarde

Eu gostaria de saber se tem na sua pesquisa alguma ligação ou dados referentes a familia Peixeiro, oriundos da Covilhã e tanto quanto eu sei bastante ligados à industria dos lanificios.

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171044 | MariaDavid | 26 out 2007 20:45 | Em resposta a: #171039

Caro Levi Redondo Bolacha

Concretamente, que elementos sobre a família Peixeiro procura? Tenho um ancestral, num dos troncos, chamado António de Sousa Peixeiro. De que épocas são os seus familiares? pode avançar com mais dados, tais como nomes, datas, casamentos/ligações? Só assim poderei saber se correspondem ao meu ancestral.

Curiosos os seus apelidos: Redondo Bolacha. De onde surgiram?

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171047 | LBolacha | 26 out 2007 20:57 | Em resposta a: #171044

Sennhora Maria, infelizmente comecei o estudo da minha arvore genealogia é relativo pouco tempo, pelo que não tenho realmente quase (praticamente) nada para mostrar do ramo peixeiro, apenas resolvi tentar a minha sorte. Espero no entanto obter mais alguns dados nos proximos tempos e terei todo o gosto em partilha-los com a senhora.

Quanto ao apelido Redondo é de origem de Trancoso (mais um ramo ainda por estudar como deve de ser) e Bolacha uma antiga alcunha que virou apelido algarvia.

Atenciosament
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171052 | MariaDavid | 26 out 2007 22:11 | Em resposta a: #171044

Sendo assim, desejo-lhe boa sorte nas suas pesquisas.
Logo que avance com a sua genealogia, voltaremos a falar. Obrigada pelo esclarecimento quanto aos seus apelidos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171540 | Ricardo de Oliveira | 02 nov 2007 11:27 | Em resposta a: #171019

Cara Maria

Desculpe a demora em responder. Infelizmente não consegui localizar novos elementos para esse grupo. Se eu conseguir novas informações volto a comunicar.
Conte comigo no que eu puder ajudar.

Abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#171548 | MariaDavid | 02 nov 2007 14:33 | Em resposta a: #171540

Olá, Ricardo, uma boa tarde para si.

Continuo a tentar encontrar os paroquiais de alguns dos nossos ancestrais...mas está sendo difícil. Do meu lado, logo que possa acrescentar algo para a questão do António José da Silva, envio de imediato.

Tenho estado com o vosso compatriota e grande investigador Marcelo Meira Amaral Bogaciovas. Ele me arranjou um excelente contacto com outro investigador que tem trabalhado sobre o António José da Silva. Vou ver se na próxima semana falo com ele. Depois lhe contarei. Marcelo é super simpático e um excelente conversador.

Abraço desde Lisboa

Maria

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#171601 | Lourval | 03 nov 2007 05:09 | Em resposta a: #171540

Caro Ricardo,

Procurando por processos na TT Online eu percebi que há uma grande incidência de judeus usando o sobrenome Lopes. Concorda?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184729 | Luiz Peixeiro | 13 fev 2008 16:20 | Em resposta a: #171052

Olá Maria David,

Talvez você possa me ajudar. Meu nome é Luiz Fernando Peixeiro dos Santos, sou brasileiro, e meus ancestrai são Manuel Cardozo Peixeiro e seu filho Antonio Cardozo (não tenho certeza deste sobrenome/apelido) Peixeiro, segundo consta, chegaram ao Brasil no final do século XIX, início do XX, vindos da Ilha da MAdeira, mas a localidade é muito imporvável, pois disseram que eles saíram de uma cidade chamada Iteirinho Fraga, o que também não confere.

Você poderia me passar informações sobre o apelido "Peixeiro" e se tiver algum dado que relacione os noems acima indicado, eu agradeço muito.

Att.,

Luiz Peixeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184749 | MariaDavid | 13 fev 2008 19:07 | Em resposta a: #184729

Caro Luis Peixeiro

Fico sempre com muita pena de nem sempre poder ajudar quando solicitam o meu auxílio. A verdade é que o único ancestral que tenho que tem um registo com esse apelido foi António de Sousa (Peixeiro), era natural da Covilhã e faleceu a 27 de setembro de 1815. O único assento em que o apelido é referido é o de óbito. Todos os meus ancestrais, até onde cheguei nas investigações, são cristãos-novos com origens na beira baixa e beira alta, para além de umas pontas em Castela e alentejo.

Em relação ao meu António de Sousa, penso que o nome Peixeiro teria vindo de alcunha, havendo da minha parte a dúvida se tal alcunha foi criada por ele ter sido um negociante de peixe, visto que no seu assento de óbito se fala em negociante como profissão e os restantes familiares terem profissões ligadas aos negócios, mas de fazendas e de fábricas; ou se teria a alcunha de peixeiro por discutir facilmente e com agressividade (o que não é possível comprovar, pois não ficaram registos escritos do seu temperamento).

Os nomes dele estão ligados aos apelidos Sousa, Nunes e Lopes, desde filhos, pais e avós. Daí a minha convicção tratar-se de alcunha. Como não tenho quaisquer ligações à Madeira e o nome Peixeiro tem várias origens e está disseminados por várias regiões, aconselho-o a descobrir mais dados sobre os seus parentes, com datas concretas e freguesias de origem. Só assim poderei ver se, eventualmente, poderá haver qualquer ligação aos "Peixeiro" da Covilhã.

Disponha sempre e boa sorte para as suas pesquisas.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184772 | FIGUEIRA | 13 fev 2008 22:12 | Em resposta a: #19931

Caro J. Almiro,

Estou interessado em dados sobre a família Barata.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184781 | CCS1953 | 13 fev 2008 23:16 | Em resposta a: #20518

Caro Confrade,

Os meus Baratas vieram de Álvaro, Oleiro.
Veja no tópico "minha Família Barata"

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184786 | LBolacha | 14 fev 2008 00:05 | Em resposta a: #184749

Cara Maria David

Há uns tempos disse-lhe que possuía ancestrais Peixeiro, pois hoje já tenho mais alguns dado que posso partilhar, talvez, mesmo sendo muito singelos possam corresponder com alguma das suas pesquisas.

João da CRUZ (PEIXEIRO), n. cerca de 1810 em São Pedro, Covilhã; cc Maria DELFINA, n. cerca de 1810 em São Pedro, Covilhã. Tiveram:

António Vicente PEIXEIRO, n. cerca de 1835 em São Pedro, Covilhã; Profissão: Fiadeiro; cc (Conceição, Covilhã) Rosa de JESUS, n. 04/07/1836 em São Pedro, Covilhã, filha de Manuel Paulo RATO e Ana JOAQUINA. Tiveram:

Manuel Vicente PEIXEIRO, n. 20/08/1865, Conceição, Covilhã; f. 28/12/1946 em Santa Maria, Covilhã; Profissão: Comerciante de Lanificios; cc (15/04/1891 em São Pedro, Covilhã) Emilia Rosa do CARMO, n. 14/12/1872 em São Pedro Covilhã, f. 12/05/1960 em Santa Maria, Covilhã.

e

Francisco Celestino PEIXEIRO, n. e cc na Covilhã

Manuel Vicente PEIXEIRO e Emilia Rosa do CARMO tiveram:

4. Francisco Celestino PEIXEIRO n. e cc em Covilhã.

e

5. Manuel do Carmo PEIXEIRO, n. 14/12/1893 em São Pedro, Covilhã.


Se tiver alguma coisa de alguma destas pessoas ficaria extremamente agradecido.
Atenciosamente

Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184791 | MariaDavid | 14 fev 2008 01:28 | Em resposta a: #184786

Caro Levi Bolacha

Infelizmente, nenhum dos nomes que apresentou estão ligados aos meus. Contudo, posso enviar-lhe um quadro com algumas das minhas ligações e dar-lhe hipótese de ver, por si próprio, se encaixa alguma coisa.

Pode escrever para o meu mail, mariadavideloy, com os três nomes separados por traço rebaixado, seguido do sinal de arroba e yahoopontocompontobr. Infelizmente, com a divulgação dos endereços electrónicos neste espaço, acabamos por ser invadidos com coisas que não queremos. Há programas que apanham os endereços quando escritos normalmente. Isto é uma mera precaução.

Logo que receba o seu contacto, mando-lhe os dados.

Maria

PS: Com alguma curiosidade, reparei que a freguesia de origem dos seus nomes é a de S.Pedro, que corresponde à dos meus ancestrais. Era aí que se situava a judiaria, assim como em Sta.Maria.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184855 | mpeixeiro | 14 fev 2008 18:18 | Em resposta a: #184749

...o que o meu avô contava do meu bisavô é que não era comerciante de peixe,mas sim de lãs e ao que parece deslocava-se até ao Alentejo...daí o nome Peixeiro ser muito comum por aquelas paragens.Miguel Peixeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184858 | mpeixeiro | 14 fev 2008 19:16 | Em resposta a: #184855

António Celestino Peixeiro era o meu bisavô e era industrial de lanifícios na Covilhã,mas em próxima oportunidade abro melhor a arvore genealogica,mas posso acrescentar que em geração anterior,ao que parece os tetraavôs eram possivelmente oriundos do Sabugal e que pescavam peixe no rio e que posteriormente era vendido daí a alcunha se ter tornado nome da nossa família.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184954 | Filipe PC | 15 fev 2008 18:15 | Em resposta a: #20027

Caro Confrade

Tenho em Bragança um ALmeida Saraiva da Covilhão que aqui casou e deixou geração.

Tem alguma infoirmação adicional do mesmo?

JOSÉ URBANO D'ALMEIDA SARAIVA, nascido na freguesia de São Vicente da Guarda em 10 de Novembro de 1866, baptizado a 25 de Fevereiro de 1867, sendo padrinhos José Urbano Tavares de Gamboa e D.Maria Maximina d'Almeida Saraiva, prima do baptizado, ambos de Peroviseu que se fizeram representar por Luís Augusto d'Almeida Saraiva, da Covilhã e mulher D.Adelina Josefa de Campos Pereira Barreto, de Lisboa e residentes na Guarda; filho de António Augusto d'Almeida Saraiva e de sua mulher e prima D.Maria da Nazareth d'Almeida Saraiva, ambos da Covilhã, neto paterno de Luís Augusto d'Almeida Saraiva e materno de Joaquim d'Almeida Saraiva e de D.Maria Augusta d'Almeida Saraiva

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184955 | Filipe PC | 15 fev 2008 18:17 | Em resposta a: #20027

Caro Confrade

Tenho em Bragança um ALmeida Saraiva da Covilhão que aqui casou e deixou geração.

Tem alguma infoirmação adicional do mesmo?

JOSÉ URBANO D'ALMEIDA SARAIVA, nascido na freguesia de São Vicente da Guarda em 10 de Novembro de 1866, baptizado a 25 de Fevereiro de 1867, sendo padrinhos José Urbano Tavares de Gamboa e D.Maria Maximina d'Almeida Saraiva, prima do baptizado, ambos de Peroviseu que se fizeram representar por Luís Augusto d'Almeida Saraiva, da Covilhã e mulher D.Adelina Josefa de Campos Pereira Barreto, de Lisboa e residentes na Guarda; filho de António Augusto d'Almeida Saraiva e de sua mulher e prima D.Maria da Nazareth d'Almeida Saraiva, ambos da Covilhã, neto paterno de Luís Augusto d'Almeida Saraiva e materno de Joaquim d'Almeida Saraiva e de D.Maria Augusta d'Almeida Saraiva

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#184965 | LBolacha | 15 fev 2008 19:16 | Em resposta a: #184858

Caro sr

António Celestino Peixeiro era seu bisavô???

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#185924 | almiro63 | 23 fev 2008 21:00 | Em resposta a: #184954

Caro Filipe

Tenho bastante interesse em mais informações deste José Urbano.
Nem sabia que tinha ido para Bragança e desconheço sua descendência.
Sendo possível gostaria de saber a sua descendência.
Sei apenas alguma ascendência e um irmão Luís Augusto que era avô materno do cineasta António Pedro Vasconcelos

Abraços
J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#185938 | Filipe PC | 23 fev 2008 22:37 | Em resposta a: #185924

Caro AMigo

AInda bem que viu a mensagem. Essagente consegui alguns dados e está nos meus 3 volumes de uma família de XN que publiquei em Dezembro. Posso mandar o que tenho.

Aproveito para lhe perguntar se ytem dados dos Navarros, Campos, Melos, Pessoas e afins da Covilhã.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#186014 | almiro63 | 24 fev 2008 18:30 | Em resposta a: #185938

Caro Filipe

Muito lhe agradeço se me enviar a descendência deste Almeida Saraiva.

Revendo os meus apontamentos verifiquei que a 16-10-1890 faleceu em Bragança outro Almeida Saraiva, chamado Luís Augusto de A.S., que era 1º aspirante da repartição da Fazenda do Distrito de Bragança. Casou com D.Adelina Josefa de Campos Pereira Barreto (padrinhos desse José Urbano). Este, deixou 3 filhos menores (que não sei os nomes), havidos com Maria da Glória (Bragança).
Tem conhecimento deste outro Almeida Saraiva?

Quanto à sua questão, não possuo mais do que o Anuário da Nobreza.

Abraços

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#190905 | fsrogeiro | 03 abr 2008 16:35 | Em resposta a: #184965

Caros confrades

Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.

O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».

A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.

Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.

Filipe Rogeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#190928 | Filipe PC | 03 abr 2008 17:26 | Em resposta a: #20283

Cara Confrade

Que me pode dizer da ascendência Sá Pessoa? Pode ser que nos dados que tenho de XN entronquem nos muitos que usam o apelido embora não de forma composta mas sendo da Covilhã e como tal darmos uma ajuda mútua.

Agradece

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#190931 | Filipe PC | 03 abr 2008 17:36 | Em resposta a: #116454

Caro Luiz

Tomei atenção na sua mensagem acerca dos Castro e Solla que foram alvo de um trabalho que publiquei em Dezembro, Tenho o maior interesse em trocar informações consigo em particular dos Castros e também dos Sá Pessoa pois presumo descenderem de XN com origem mais a Norte.

guardando o seu contacto, com amizade

Filipe Pinheiro de Campos

pinheirodecamps ARROBA gmail PONTO com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#191083 | fsrogeiro | 04 abr 2008 16:21 | Em resposta a: #190905

(...)
No séc. XIX ligaram-se, entre outras, às famílias Moura, Carqueja, Montez, Barata, Cardona, Amaral, Lino, Terenas Coelho, Teles de Paiva, Paula Moura, etc., da Covilhã.
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#191094 | Mar2006 | 04 abr 2008 16:46 | Em resposta a: #190931

Caro Filipe

Tentei enviar-lhe hoje por mais de uma vez um mail para o endereço gmail que indica, mas infelizmente não entra.
Agradeço que me contacte para o meu endereço: LuizPONTOSaPessoaARROBAgmail PONTOcom
Tenho todo o interesse em trocar infromaçao consigo.
Um abraço
Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#191098 | Filipe PC | 04 abr 2008 17:06 | Em resposta a: #191094

Caro Luiz

O meu mail é pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#198420 | avorosa | 29 mai 2008 00:38 | Em resposta a: #191098

Caros Confrades

Gostaria de saber se algum dos confrades conheceu ou tem informações s/a família de Joaquim Neves Teles Jordão natural da Covilhã. Foi Secretário da Câmara e faleceu por volta de 1944.

Os meus agradecimentos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#209785 | dimasies | 03 out 2008 21:22 | Em resposta a: #19931

Caro Almiro,

Tem alguma informação sobre a família Beato, da freguesia de S.Martinho, Covilhã?
Tenho na minha família: Maria Piedade Beato, nascida entre 1851-1855, filha de José Fernandes Beato e Maria Luísa.
Agradecida
DEsteves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#209800 | amoura | 03 out 2008 23:03 | Em resposta a: #190905

Caro Confrade,

Sou descendente de Fernando Antunes Moura de Tortozendo, Covilhã. Em que posso ajudar?


Com os melhores cumprimentos,

Alexandra MMS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã - Fernandes Berto

#210042 | almiro63 | 06 out 2008 21:50 | Em resposta a: #209785

Sobre São Martinho (Covilhã) não tenho Fernandes Beato, tenho sim alguma descendência FERNANDES BERTO.

Descendência do casal:

António Fernandes Berto (n. 1842) c/c. Mariana de Jesus (n. 1844)

Filhos

1. Manuel Fernandes Berto c/c. Ana dos Santos (s.m.n.)

2. António Fernandes Berto c/c. Maria dos Santos (c.g. Baptista Fernandes; Berrincha Antunes ; Fazendeiro Lino)

3. Duarte Fernandes Berto c/c. Rita de Jesus (c.g. Nogueira Berto, Cruz Santos)

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã - Fernandes Berto

#210049 | dimasies | 06 out 2008 23:00 | Em resposta a: #210042

Caro Almiro,

Agradeço a sua resposta.

Atenciosamente
DEsteves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#212890 | jmspl5505 | 09 nov 2008 19:29 | Em resposta a: #185924

Caro J.Almiro

Julgo ser descendente de Jose Urbano Almeida Saraiva

No forum de 06.05.2008 com a Maria Benedita é mencionado em 1.3 Silvino c.c.Maria da Conceicao Bustos Rosendo,que são os meus avos maternos.
Qual a sua ligação a esta familia?
Se desejar saber algo mais estarei ao dispor
Sou novato nestas andanças
Abraços
Joao Manuel Saraiva Pires de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#212893 | jmspl5505 | 09 nov 2008 19:57 | Em resposta a: #185938

Caro Filipe
Sou descendente de Jose Urbano de Almeida Saraiva.
Gostaria de saber a sua descendencia
Meu avo materno era Silvino Artur de Oliveira Saraiva casado com Maria da Conceição Bustos Rosendo.Deste casamento tiveram 4 filhos
Se desejar mais infomaçoes estarei ao dispor
Um abraço
Joao Manuel Saraiva Pires de Lima
(V.N.de Gaia)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#212967 | Filipe PC | 10 nov 2008 20:34 | Em resposta a: #212893

Meu caro João

Que pena não ter sabido antes! Quando publiquei a genealogia de uma família de Bragança esse ramo aparece todo desenvolvido pelo lado Pissarro (avó de Silvino Artur) ao longo de cerca de 16 gerações. Tenho até aos seus avós e nada mais...

Peço que se puder enviar-me um mail muito lhe agradeço

pinheirodecamposARROBAgmailPONTOcom

Um abraço

Filipe PC
(Bragança)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#212972 | almiro63 | 10 nov 2008 22:37 | Em resposta a: #212890

Caro João Manuel

Tenho alguns elementos sobre a família Almeida Saraiva, a que também pertenço e o confrade Filipe Campos tem estudada a família da sua bisavó Leopoldina.
O que eu sei sobre a descendência de seu bisavô é o seguinte:

1. JOSÉ URBANO DE ALMEIDA SARAIVA: casado com Leopoldina da Luz Oliveira.
Tiveram:

1.1. PALMIRA DE NAZARETH DE OLIVEIRA SARAIVA, casou com Jorge Frederico Torres Velez Caroço.
Tiveram:

1.1.1. AUZENDA SARAIVA VELEZ CAROÇO: casada. (s.m.n.)

2. SARA BEATRIZ DE ALMEIDA SARAIVA, casou com Pedro da Fonseca Machado da Ressurreição. (s.m.n.)


3. ARMANDO JORGE DE ALMEIDA SARAIVA, casou com Margarida das Dores Pinto da Mota Lopes.
Tiveram:

3.1. JOSÉ URBANO DA MOTA LOPES SARAIVA, f. s.g.
3.2. ARMANDO AUGUSTO DA MOTA LOPES SARAIVA, n. 1925.

4. HEITOR DE ALMEIDA SARAIVA, (s.m.n.)

5. ANTÓNIO DE ALMEIDA SARAIVA, (s.m.n.)

6. SILVINO ARTUR DE ALMEIDA SARAIVA, capitão de infantaria, casou com Maria da Conceição Bustos Rosendo, filha de António Cândido Rosendo Júnior e de Maria del Cármen Bustos. (divorciados)
Tiveram:


6.1. ANTÓNIO ROSENDO SARAIVA, n. em Mafra em 1919 e f. em Matozinhos em 1988. Casou em 1946 com Laura dos Prazeres Fernandes Lima, n. em Ponte de Lima. (s.m.n.)

6.2. MARIA DE NAZARÉ ROSENDO SARAIVA, n. em Lisboa em 1921. (s.m.n.)

6.3. MARIA DA GLÓRIA ROSENDO SARAIVA, n. em Amarante em 1925 e f. em Sever do Vouga em 2007. Casou em Viana do Castelo em 1945 com Cândido Augusto Gramacho Moura. (s.m.n.)

6.4. MARIA MANUELA ROSENDO SARAIVA, n. em 1928. (s.m.n.)

Desta descendência não sei mais, e gostaria muito de a completar com o seu ramo.
De quem é filho?
Pede-me escrever para o meu mail: joaoalmiro(arroba)netcabo.pt

Ao seu dispor

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#214547 | Filipe PC | 02 dez 2008 19:21 | Em resposta a: #212893

Caro João

Já conseguiu a obra?

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#214629 | jmspl5505 | 03 dez 2008 21:17 | Em resposta a: #214547

Boa noite Filipe
Chegou hoje o livro.Vou amanha aos CTT.Hoje não foi possivel levantar pois a agência foi novamente assaltada.Duas vezes no espaço de 30 dias.É obra!!!!!!???????
Amanhã já lhe posso dar a minha primária opinião
Um abraço
Joao Pires de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#214708 | JBacelar | 04 dez 2008 20:27 | Em resposta a: #209800

Caros confrades,

gostaria de saber mais acerca de um ramo da minha família que provém da Covilhã. Sei que o que vou adiantar é pouco, mas talvez seja o suficiente para soar uma campainha...
Os dados que tenho é que os meus parentes estavam ligados à indústria dos lanifícios e teriam como apelido Carvalho.

Alguém tem alguma pista?

Cumprimentos,
João Bacelar

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#220302 | abreu.pms | 03 fev 2009 16:30 | Em resposta a: #214708

Caros confrades,

gostaria de saber mais acerca de um ramo da minha família que provém da Covilhã "Abreu"


Quem tem pistas???

Obrigado

Cumprimentos

PA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#237813 | manuel espadilha | 29 ago 2009 22:56 | Em resposta a: #184729

Caro Luis Peixeiro Eu também sou Pexeiro. Sou Manuel Peixeiro Espadilha esou natural do Baixo Alentejo, mais precisamente de Albernoa - Beja, e posso afirmar que a maioria dos Peixeiro do Sul do país são dali originários.Já consegui no Arq. Dist. de Beja os registos até ao meu 5º avo chamado José Picheiro (ainda na aldeia é assim que pronuncia o nome Peixeiro. Ao seu filho Ildefonso Peixeiro já lhe posto o nome como hoje se escreve. Era natural de Aljustrel mas já o pai dele vivia em Albernoa no ano de l 728, e chamava-se Ildefonso Gomes e era natural de Quintos-Beja.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#237849 | RicardodaCovilhã | 30 ago 2009 19:59 | Em resposta a: #237813

Boa tarde

Alguém tem dados da Família Paiva? Podem ser Paiva Boléo ou Paiva Tavares da Covilhã freguesia de Santa Maria?
Eram todos fabricantes de lanifícios.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#237850 | Luiz Peixeiro | 30 ago 2009 20:49 | Em resposta a: #237813

Olá Caro Manuel,

Fiquei muito feliz da resposta, peço apenas se você poderia me enviar mais detalhes. Como eu escrevi anteriormente, eu sou do Brasil e o primeiro Peixeiro vindo para cá, em fins do século XIX, que seria meu 4º avo, tinha o nome de Manuel Peixeiro Cardozo, seu filho, Antonio Peixeiro Cardozo. Você teria informações destas pessoas, por acaso são seus parentes também ?
Caso você puder enviar mais notícias sobre o sobrenome Peixeiro, ficaria muito grato também.

Luiz Peixeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#238037 | manuel espadilha | 02 set 2009 12:51 | Em resposta a: #237850

Caro Luis Peixeiro Do que tenho averiguado da família Peixeiro, cheguei à conclusão que terá começado pela zona Covilhã de origem judaica. Haverá outors ramos que terão aparecido inicialmente por alcunhas. Do meu caso cheguei até meados de 1 700 ecomeçou em Aljustrel , no distrito de Beja, e teve a sua evolução em Albernoa Concelho de Beja. Tenho uma extensa lista de Peixeiro de Norte a Sul (o que foi uma surpresa para mim) mas apenas um Peixeiro associado aos Cardoso. Mora na freguesia de assafarge concelho de coimbra. Se escrever para o Arquivo Distrital de Coimbra indicando o nome do seu pai ou avô, dizendo uma data aproximada do seu nascimento, esses serviços farão o possivem para o informarem.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#238074 | FeCaldeira | 02 set 2009 23:11 | Em resposta a: #184791

Caros colegas,

estou repetindo um antigo post do Fernando Vieira, que está afastado do Forum, pois também tenho interesse em obter qualquer informação sobre estas pessoas, que se ligam com os Caldeira de Arganil,

Fernando Caldeira.

"Graças à colaboração de Rui Pereira, participante deste fórum, pude descobrir três gerações de ancestrais em Covilhã.

Francisco Ribeiro Caldeira, n. em Covilhã, f. antes de 1626, F.S.O., c.c. Isabel das Negrão. Francisco era filho de Manuel Fernandes Ribeiro e Maria Dias Caldeira, n.m de Lourenço Afonso e Isabel Dias, todos de Covilhã.

Qulaquer informação adicional sobre alguma destas pessoas será muito bem vinda.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#244806 | carlacunha | 23 nov 2009 17:18 | Em resposta a: #238037

Boa tarde,

Procuro informações da Família de José Abrantes da Cunha casado com Maria Duarte Serra (1800 aprox.), o filho João Abrantes da Cunha casado com Guilhermina Neves Pinheiro (1850 aprox), naturais de Covilhã e possívelmente Manteigas?

Cândido Abrantes da Cunha (meu avô), nasceu na Covilhã em 29 de Janeiro de 1899, Freguesia da Conceição. Viveu em Cabo Verde onde contraiu matrimónio em 1922 com Joana Gomes.

Agradeço qualquer possível informações.

Desde ja obrigada.

Carla

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245740 | coviantiga | 08 dez 2009 00:15 | Em resposta a: #184858

Caro Primo(a)
Tens de ser meu primo , ou prima pois eu sou neta de António Celestino Peixeiro por parte de seu filho José Espiga Peixeiro, quem és tu ? A parte do" Peixeiro" eu não a conheço assim! Mas por origem judaica e decomposição do nome.Vem ao encontro do que diz 1 dos confrades.se queres pede o meu mail ao forum. eu conheço pouco deste lado.Só sei que António era filho de Francisco Celestino Peixeiro, este de António Vicente Peixeiro que por sua vez era filho de João da Cruz e Maria Delfina 18 e....
Pelo meio sei mais uns quantos parentes.Diz alguma coisa.
Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245810 | coviantiga | 09 dez 2009 23:54 | Em resposta a: #184858

Caro primo (a)mpeixeiro
Não sei como a minha resposta não está junto da sua e por isso se calhar não foi notificado.Veja o que digo a seguir pois eu também sou neta de António Celestino Peixeiro.Diga alguma coisa
Cumprimentos M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245813 | coviantiga | 10 dez 2009 00:10 | Em resposta a: #238037

Caro Manuel Espadilha
Meu pai costumava dizer que todos os Peixeiros eram da mesma família que se espalhou por vários lados.Eu sou dos da Covilhã e também ouvi a versão do origem judaica gostava de interligar os que conhece com estes da Covilhã de que conheço unicamente o ramo de que falo mais acima com um primo que ainda não respondeu, pois tenho o mesmo avô que ele .esse António Celestino Peixeiro (1882)era filho de Francisco Celestino Peixeiro (1859) que por sua vez era filho de António Vicente Peixeiro (1835) e este filho de João da Cruz e daqui para trás não sei mais nada , nem a data do último.Sei depois vários ramos colaterais.Isto diz-lhe alguma coisa? A mim Cardoso não me diz nada.Conheci ligados com "Rato", "Barata"e Pereiras, Cardoso não.Diga depois alguma coisa. Cumprimentos
M.Alice

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245836 | ajalcada | 10 dez 2009 15:36 | Em resposta a: #20286

Tem algo sobre a familia Alçada e Paiva ? Desenvolvi uma arvore neste site (Ana Rita e Carolina Andrade Alçada) com base no espólio documental que herdei do meu bisavô José Mendes Alçada de Paiva.

Tenho igualmente muitos testamentos de pessoas da Covilhã que terão vivido entre 1850-1900.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245837 | ajalcada | 10 dez 2009 15:46 | Em resposta a: #237849

O meu Tetravô era Paiva e da Covilhã. A minha Trisavó chamava-se Maria Rosa de Paiva e casou com João Mendes Alçada dando origem a 7 filhos conhecidos por Alçada de Paiva. Desse um deles (João Mendes Alçada de Paiva. Pode consultar a minha arvore Geneall "Ana Rita e Carolina Andrade Alçada".

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245839 | ajalcada | 10 dez 2009 16:12 | Em resposta a: #184749

Tem alguma informação sobre os Alçadas? Agradecia que consultasse a minha arvore no Geneall (Ana Rita e Carolina Andrade Alçada) que foi efectuada com base no espólio de Jose Mendes Alçada de Paiva (1835-1904).

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#245846 | MariaDavid | 10 dez 2009 19:56 | Em resposta a: #245813

Cara Maria Alice

Tenho estado atenta ao desenrolar deste tópico e, como deve ter lido, o meu único elemento Peixeiro parece nada ter a ver com os que aqui foram referidos. Contudo, a experiência diz-me que nem sempre aquilo que parece é e da mesma forma a inversa. Ora este palavreado todo é para lhe comunicar que "talvez" haja uma hipótese de a ligar ao meu lado se estiver disposta a investigar um pouquinho sobre esse seu João da Cruz. O seu, casado com a tal Maria Delfina, não me diz nada, possivelmente por ser de uma geração próxima no tempo, face aos meus vários João da Cruz que se estendem (de pais para filhos) ao longo de gerações, sendo o mais próximo de nós nascido em 1725. Caso possa avançar nos ancestrais do seu João da Cruz, casado com a dita Maria Delfina, e queira partilhar aqui essa informação, se houver algum elo de ligação aos meus, bem lá para trás, pode dar "pulos" de contente pois ficará com grande parte da sua ancestralidade com cristãnovice confirmada.

Temos sempre a tendência para ir pesquisando a nossa linha directa. Eu não fujo à regra. Daí que o seu João da Cruz nada tenha a ver com os meus, aparentemente, em função dos nomes que apresenta. Mas quem sabe?? A sua última data é 1835. Se conseguir recuar o suficiente para alcançar, pelo menos, os finais do século XVII, início do XVIII, pode acontecer que algum dos nomes investigados seja, também, dos meus. E ficará a ligação estabelecida.

Espero ter dado uma nova luz e ânimo para prosseguir.
Cumprimentos

Maria

PS: Quero acrescentar que o apelido Cruz é muito frequente na Covilhã, Fundão, Guarda e estão todos, de uma maneira geral, interligados.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#259734 | paulobsilva | 31 jul 2010 19:12 | Em resposta a: #244806

Olá Carla.

Tenho Abrantes da Cunha na minha árvore por volta de 1858 em Manteigas, poderá ter alguma ligação.

paulobsilva [at] live .com.pt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#277083 | mpeixeiro | 26 mai 2011 02:49 | Em resposta a: #245740

(coviantiga)-Pois é a prima M.Alice.Sou o filho do Raul e neto do Francisco Espiga Peixeiro.Na certa cometi uma gafe,isto dos Avôs,Bisavôs...mas penso que o meu tio Antonio Peixeiro tem a árvore genealógica completa até à tal origem do pescador do Sabugal que acabou por aqui se fixar e fazer nome em Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#277084 | mpeixeiro | 26 mai 2011 02:52 | Em resposta a: #245810

O meu tio António Peixeiro é que deve ter a árvore genealógica completa da família/origem Peixeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#277090 | MariaDavid | 26 mai 2011 10:02 | Em resposta a: #277084

Caro MPeixeiro

Fico muito satisfeita pela sua informação. Gostava de poder contar com a sua ajuda no sentido de me facilitar uma aproximação ao seu tio. Encontro-me, neste momento, em Castelo Branco, cheguei ontem de Lisboa e em breve tenciono deslocar-me à Covilhã para conversar um pouco sobre esses Peixeiros com outra participante deste Forun, de seu nome de código "coviantiga".

Ela, até, mais do que eu, tem interesse em aprofundar essas ligações, já que só um elemento da minha família apareceu uma única vez com esse apelido e tenho a ancestralidade, por essa via, bem delineada por alguns séculos. O meu interesse reside, essencialmente, em tentar perceber a origem desse nome e se é uma corruptela de um nome italiano, possivelmente escrito deste modo "Pecchiero".
O meu ancestral que usou o nome Peixeiro aparece num único registo com esse nome e um dos netos fica com estes apelidos: Nunes de Sousa da Cruz Italiano. Este neto também é o único a usar o apelido Italiano. Isto faz-me pensar.
Posso contar com a sua amabilidade para que eu possa trocar opiniões com esse seu tio ou quem saiba da vossa genealogia familiar?

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#286433 | abm1 | 04 set 2011 16:00 | Em resposta a: #245836

Cher lointain cousin ajalçada,
Je cherche des informations sur MARIA ROSA DE PAIVA la mère de JOÃO MENDES ALÇADA DE PAIVA.
Avez-vous trouver quelque chose?
Je suis vraiment curieux d'en savoir plus sur l'origine de cette famille DE PAIVA (autour de Covilhã et Castelo Branco).
Merci pour votre attention et votre aide.
Cumprimentos
ABM

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#286434 | abm1 | 04 set 2011 16:15 | Em resposta a: #237849

Cher Ricardo,
je m'excuse de ne pouvoir vous écrire en portugais mais ma langue maternelle est le français. Mon père était portugais, je suis directement descendant de JOÃO MENDES ALÇADA DE PAIVA de Covilhã, en fait je suis un lointain cousin du membre de ce forum ajalcada!

Je cherche plus spécifiquement des informations sur la famille DE PAIVA.
Car au delà du père (José de Paiva) de Maria Rosa de Paiva (la mère de JOÃO MENDES ALÇADA DE PAIVA) je n'ai aucune information.
Je souhaiterais savoir si vous avez des renseignements ou pouvez en trouver autour de cette famille.
Je vis en France, je suis donc loin et la famille de mon père est installée à Lisboa depuis que mon grand-père (VALÉRIO BALTAZAR DE MORAES - Covilhã, 1909-Lisboa, 1998) s'est installé à Lisbonne pour exercer sa profession d'avocat.
Vous remerciant de votre attention,
cumprimentos
ABM

PS: vous pouvez me répondre en portugais, je le comprends très bien.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#292992 | Susana Caio | 17 dez 2011 11:05 | Em resposta a: #19912

Bom dia!

Iniciei há pouco tempo pesquisas acerca da minha família e um dos ramos que procuro é da Covilhã, freguesia de Santa Maria, de nome Gaiolas ou Gaiola. Até agora não encontrei referencia neste site, nem em qualquer um dos vários fóruns a esta família que ainda hoje existe bastante difundida pelo menos no Fundão. Pelo que ouvia dizer dos meus tios e avós é que os Gaiolas eram judeus e, por isso, tenho bastante curiosidaade em saber mais pormenores.
Concretamente o que consegui apurar até agora é:

-Delfina Leonor, nascida no Fundão em 1858, filha de
-Albino da Costa Gaiolas, natural do Fundão, casado com Rosalina Maria, natural do lugar do Rouco, freg. de Cambas, filho de,
-João da Costa Gaiolas, natural da freg. de Sta. Maria, Covilhã, casado com Anna Albertina, natural do Fundão.

Embora esteja interessada em aprofundar todos os ramos, estou especialmente interessada em saber se alguém neste fórumi tem algum conhecimento desta família Gaiolas de Sta. Maria...

Obrigada,
Susana Caio.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#293030 | manuelr | 17 dez 2011 23:36 | Em resposta a: #292992

Olá Susana

Veja no livro que lhe dei, em Morão §3 Sub §2 no nº 6..7.8,Luisa Jacinta Delgado. Não tenho os ascendentes, mas faço referência aos que indica. Luisa Jacinta Delgado tinha realmente ascendência judaica.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#293058 | f4b2 | 18 dez 2011 19:44 | Em resposta a: #292992

Cara Susana Caio

Pesquisei a Covilhã no Anuário de 1909 e não vi referências a GAIOLAS,mas no Fundão vi estes nomes,cito:

- JOSÉ da COSTA GAIOLLAS - Latoeiro ou Funileiro,Fundão em 1909

- EDUARDO GAIOLLAS - Serralheiro,Fundão,em 1909

Cumprimentos

João Barroca - Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324424 | motalopes | 01 mar 2013 17:18 | Em resposta a: #212972

Caro confrade

Cumprimentos.

Li hoje algumas destas mensagens em que se fala dos ALMEIDA SARAIVA. Sei que este tema tem já quase
2 anos. Não sei se o meu prezado amigo mantem algum interesse neste assunto. Sou um dos sobrinhos de
dona MARGARIDA DAS DORES PINTO DA MOTA LOPES, que casou aos 16 anos de idade com um alferes de
metralhadoras de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA. O matrimónio teve lugar na manhã de 8
de Novembro de 1922 na Capela da Urgeira,freguesia de Valença do Minho. Foram pais dele o senhor JOSÉ
URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e dona LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA. MARGARIDA DAS DORES
faleceu no dia 11 de Julho de 1941, com 35 anos de idade, e o ARMANDO JORGE no dia 1 de Julho de 1942
pelas 20 horas e 20 minutos, na cidade de Luanda, com o posto de capitão de infantaria,tinha 45 anos.
Não sei se lhe interessa saber alguma coisa mais. Da minha parte estou à sua disposição.

Atentamente


Francisco António da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324428 | motalopes | 01 mar 2013 17:48 | Em resposta a: #212890

--------------------------------------------------------------------------------
Caro confrade

Cumprimentos.

Li hoje algumas destas mensagens em que se fala dos ALMEIDA SARAIVA. Sei que este tema tem já quase
2 anos. Não sei se o meu prezado amigo mantem algum interesse neste assunto. Sou um dos sobrinhos de
dona MARGARIDA DAS DORES PINTO DA MOTA LOPES, que casou aos 16 anos de idade com um alferes de
metralhadoras de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA. O matrimónio teve lugar na manhã de 8
de Novembro de 1922 na Capela da Urgeira,freguesia de Valença do Minho. Foram pais dele o senhor JOSÉ
URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e dona LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA. MARGARIDA DAS DORES
faleceu no dia 11 de Julho de 1941, com 35 anos de idade, e o ARMANDO JORGE no dia 1 de Julho de 1942
pelas 20 horas e 20 minutos, na cidade de Luanda, com o posto de capitão de infantaria,tinha 45 anos.
Não sei se lhe interessa saber alguma coisa mais. Da minha parte estou à sua disposição.

Atentamente


Francisco António da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324549 | motalopes | 03 mar 2013 09:55 | Em resposta a: #212893

Cumprimentos.

Li hoje algumas destas mensagens em que se fala dos ALMEIDA SARAIVA. Sei que este tema tem já quase
2 anos. Não sei se o meu prezado amigo mantem algum interesse neste assunto. Sou um dos sobrinhos de
dona MARGARIDA DAS DORES PINTO DA MOTA LOPES, que casou aos 16 anos de idade com um alferes de
metralhadoras de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA. O matrimónio teve lugar na manhã de 8
de Novembro de 1922 na Capela da Urgeira,freguesia de Valença do Minho. Foram pais dele o senhor JOSÉ
URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e dona LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA. MARGARIDA DAS DORES
faleceu no dia 11 de Julho de 1941, com 35 anos de idade, e o ARMANDO JORGE no dia 1 de Julho de 1942
pelas 20 horas e 20 minutos, na cidade de Luanda, com o posto de capitão de infantaria,tinha 45 anos.
Não sei se lhe interessa saber alguma coisa mais. Da minha parte estou à sua disposição.

Atentamente


Francisco António da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324560 | MariaDavid | 03 mar 2013 14:55 | Em resposta a: #20006

Caro Francisco Pinto de Novais

É muito bom e útil que tópicos antigos, como este, apareçam à tona de vez em quando. Estas buscas são como as águas de um rio, estão sempre a correr e a mostrar novas paisagens.
Na altura em que o tópico foi lançado e eu participei, havia ainda muita coisa pouco clara e muitas mais a descobrir. Isto para lhe dizer que a sua pergunta sobre os Henriques da Covilhã tem, da minha parte, neste momento, alguma hipótese de resposta. Não me recordo se já falei consigo sobre o assunto, se o fiz as minhas desculpas. Caso contrário, diga-me exactamente o ramo que procura e talvez lhe possa adiantar dados. Os meus Henriques estão neste momento razoavelmente inventariados. É uma questão de sorte, os seus puderem entroncar nos meus.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324561 | MariaDavid | 03 mar 2013 15:02 | Em resposta a: #185938

Caro Filipe de Campos

À semelhança do que escrevi para o confrade Francisco de Novais, é sempre muito útil o retomar de um tópico antigo, pois as novidades vão aparecendo. No seu caso, tenho dúvidas se não lhe enviei já alguns (poucos dados) sobre os Pessoas e afins. Sei que sobre o único Navarro que tenho, o Filipe já me disse que não é comum aos seus. De qualquer modo, se estiver interessado nas ligações dos Pessoas, já sabe, escreva-me para o endereço que tem.

Votos de uma boa semana de trabalho
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324565 | MariaDavid | 03 mar 2013 15:19 | Em resposta a: #20285

Caro Francisco Pinheiro de Campos

Esqueci-me, na outra mensagem, de lhe referir que tenho gente de Penamacor. Que ramos procura?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324703 | motalopes | 05 mar 2013 08:05 | Em resposta a: #212967

--------------------------------------------------------------------------------
Cumprimentos.

Li hoje algumas destas mensagens em que se fala dos ALMEIDA SARAIVA. Sei que este tema tem já quase
2 anos. Não sei se o meu prezado amigo mantem algum interesse neste assunto. Sou um dos sobrinhos de
dona MARGARIDA DAS DORES PINTO DA MOTA LOPES, que casou aos 16 anos de idade com um alferes de
metralhadoras de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA. O matrimónio teve lugar na manhã de 8
de Novembro de 1922 na Capela da Urgeira,freguesia de Valença do Minho. Foram pais dele o senhor JOSÉ
URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e dona LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA. MARGARIDA DAS DORES
faleceu no dia 11 de Julho de 1941, com 35 anos de idade, e o ARMANDO JORGE no dia 1 de Julho de 1942
pelas 20 horas e 20 minutos, na cidade de Luanda, com o posto de capitão de infantaria,tinha 45 anos.
Não sei se lhe interessa saber alguma coisa mais. Da minha parte estou à sua disposição.

Atentamente


Francisco António da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324838 | motalopes | 06 mar 2013 14:32 | Em resposta a: #186014

Prezado confrade
Almiro 63

Cumprimentos.

Li hoje algumas destas mensagens em que se fala dos ALMEIDA SARAIVA. Sei que este tema tem já quase
2 anos. Não sei se o meu prezado amigo mantem algum interesse neste assunto. Sou um dos sobrinhos de
dona MARGARIDA DAS DORES PINTO DA MOTA LOPES, que casou aos 16 anos de idade com um alferes de
metralhadoras de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA. O matrimónio teve lugar na manhã de 8
de Novembro de 1922 na Capela da Urgeira,freguesia de Valença do Minho. Foram pais dele o senhor JOSÉ
URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e dona LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA. MARGARIDA DAS DORES
faleceu no dia 11 de Julho de 1941, com 35 anos de idade, e o ARMANDO JORGE no dia 1 de Julho de 1942
pelas 20 horas e 20 minutos, na cidade de Luanda, com o posto de capitão de infantaria,tinha 45 anos.
Não sei se lhe interessa saber alguma coisa mais. Da minha parte estou à sua disposição.

Atentamente


Francisco António da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

Descendência de Francisco de Paula Serra e de D. Maria Bárbara Moura Barata

#324988 | peninha | 08 mar 2013 13:22 | Em resposta a: #324838

Caros Confrades,

Procuro descendência de Francisco de Paula Serra e de D. Maria Bárbara Moura Barata.

A informação que tenho é a seguinte:

Francisco de Paula Serra, filho de Domingos José do Rego e de D. Bárbara Paula da Fonseca Serra, neto paterno António Geraldes do Rego e de D. Isabel Maria, neto materno Francisco de Paula Serra e de D. Maria da Cruz da Fonseca, casou na Covilhã em 27-7-1814 com D. Maria Bárbara Moura Barata, filha de Francisco Gomes Feio e de D. Antónia Maria Barata.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#324989 | motalopes | 08 mar 2013 13:55 | Em resposta a: #324565

Prezada confreira MariaDavid

cumprimentos


Será que tem alguns elementos relativos aos COUTO LOUREIRO, de Penamacor?...
Muito grato lhe ficaria se me pudesse dizer alguma coisa sobre eles.

Atentamente

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325039 | MariaDavid | 09 mar 2013 10:00 | Em resposta a: #324989

Caro Francisco Mota Lopes

Recebi a indicação da sua mensagem.
Sobre os COUTO LOUREIRO nada tenho nem me deparei, ainda, com esse apelido, talvez porque a minha atenção está mais direccionada noutros sentidos. Quando pesquisamos um determinado nome, a nossa ansiedade faz-nos passar por cima de todos os outros. Lamento não poder contribuir com algum dado para as suas investigações. Se tiver outros apelidos de Penamacor, esteja à vontade para perguntar, pode ter mais sorte dessa vez.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325045 | motalopes | 09 mar 2013 12:08 | Em resposta a: #325039

Cara MariaDavid

Muito obrigado pela atenção que teve para comigo.
Sou minhoto,nascido em Viana do Castelo,mas tenho uma costela beirã. Meu trisavô António Pinto da Mota,
major de caçadores, natural de Miomães, Aregos ( Resende ) casou em Penamacôr com Helena de Brito do
Couto Loureiro, filha do capitão José Martins do Couto Loureiro e de Maria José de Carvalho de Brito. O meu
bisavô, Francisco António Pinto da Mota,general do exército, filho dos anteriores, nasceu em Idanha a Nova,
onde o pai tambem prestou serviço militar. Mas foi o único que lá nasceu, pois os 6 restantes nasceram na
Vila de Penamacor.É de um desses que estou há muito a tentar obter informações. Trata-se de uma irmã do
meu bisavô, de nome ANGELINA PINTO DA MOTA, creio que nascida em 1823, que casou com José Ferreira
Galhardo, natural da vila de Penamacôr, onde nasceu em 1824. Julgo saber que deste matrimóno nasceu 1
filha, ZULMIRA JOSEFINA DA MOTA FERREIRA GALHARDO. Casou com o dr. ADELINO PINHEIRO FERREIRA
GALHARDO, que foi presidente da Camara de Penamacor, e foram pais de 12 filhos. Mas o meu interesse é,
sobretudo, conseguir obter os assentos de batismo de Helena de Brito do Couto Loureiro e da mencionada
filha ANGELINA. Tenho delas poucos elementos. A Helena nasceu,creio eu, em 1798, e a Angelina em 1823.
Gostaria de ter mais certezas para poder solicitar,ainda não sei bem a quem, os assentos de batismo.

Reiterando cumprimentos, e sempre ao dispor

Atentamente

Francisco mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325120 | almiro63 | 10 mar 2013 19:53 | Em resposta a: #324838

Caro Francisco

Muito agradeço as informações que me enviou.
De modo a completar este ramo, se puder enviar-me mais informações muito lhe agradeço.
A saber:
1. Data e local de nascimento de Margarida (mulher do Armando)
2. Nome dos pais da Margarida (mulher do Armando)

Sei que o casal Armando e Margarida tiveram dois filhos, um chamado José Urbano (que faleceu com 17 anos) e outro chamado Armando Augusto (nascido em 1925).

Sabe se último Armando Augusto foi casado? teve filhos, netos?

Agradeço antecipadamente

Atentamente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325173 | motalopes | 11 mar 2013 16:22 | Em resposta a: #325120

Caro J. Almiro

Cumprimemtos


Grato pela atenção que dispensou à minha mensagem. Sou sobrinho da Margarida das Dores Pinto da
Mota Lopes, e tambem estou interessado em saber mais da familia do ARMANDO JORGE DE OLIVERA
SARAIVA.

A MARGARIDA DAS DÔRES PINTO DA MOTA LOPES nasceu na freguesia de Santa Maria dos Anjos, em
Valença do Minho, aos 20 de Março de 1906. Desconheço, porém, a data do batismo. Era filha de JOSÉ
AUGUSTO PINTO LOPES e MARIA DAS DORES DE ALMEIDA PINTO DA MOTA LOPES,ambos da dita vila,
ele nascido a 21 de Agosto de 1861 e ela 29 de Agosto de 1869.

O ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA, que, creio, nasceu a 1 de Outubro de 1897, era natural da
freguesia de Santo Ildefonso, cidade do Porto, e foram seus pais JOSE URBANO DE ALMEIDA SARAIVA,
inspetor de finanças, e LEOPOLDINA DA LUZ OLIVEIRA SARAIVA.

A MARGARIDA DAS DÔRES E O ARMANDO JORGE casaram a 8 de Novembro de 1922, na Capela da Nª
Senhora da Saúde, sita no Lugar da Urgeira, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Valença do Minho. ás
11 da manhã. A Margarida tinha, à data do matrimónio, 16 anos de idade.

Foram filhos do casal JOSÉ URBANO DA MOTA LOPES SARAIVA, nascido a 28 de Junho de 1924, o qual
faleceu muito novo. Não sei ainda a data exata do óbito, mas sei que isso aconteceu antes do óbito da
mãe ( 11 de Julho de 1941), era, portanto, adolescente. Diz o meu prezado amigo que ele faleceu com
17 anos. É possivel. Não casou nem deixou descendência.

O outro filho, ARMANDO AUGUSTO DA MOTA LOPES SARAIVA, nasceu a 3 de Setembro de 1925. Tenho
dele uma certidão de óbito, passada pela Conservatória do Registo Civil de Coimbra, onde consta que o
se óbito ocorreu naquela cidade, onde estudava, aos 22 de Agosto de 1944. Contava 18 anos de idade,
era solteiro e não deixou descendentes.

Como deixei dito acima a mãe deles faleceu a 11 de Julho de 1941, na freguesia da Stª Maria dos Anjos,
Lugar da Bogalheira, onde estava domiciliada.

Quanto ao ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA SARAIVA, tenho em meu poder uma certidão de óbito,datada
de 16 de Dezembro de 1942, e emitida pela Administração e Repartição do Registo Civil do concelho de
Luanda, onde se diz: Certifico que, compulsando o livro original do registo de óbitos nº 3, respeitante ao
ano de 1942, nele, a folhas 25, se encontra o registo de óbito do teor seguinte: " Aos 2 dias do mês de
Julho do ano de 1942, no edificio da Administração do Concelho de Luanda, e que serve de Registo Civil,
lavrou-se o registo de óbito de um individuo do sexo masculino que faleceu de miocardite tóxica ás vinte
horas e vinte minutos do dia 1 do mês de Julho do ano de 1942, de nome ARMANDO JORGE DE OLIVEIRA
SARAIVA, de 45 anos, capitão de infantaria, natural da freguesia de Santo Ildefonso, concelho e distrito
do Porto, e residente na freguesia da Conceição, deste concelho, distrito e provincia de Luanda, filho de
JOSE URBANO DE ALMEIDA SARAIVA e de dona LEOPOLDINA da Luz Saraiva. O falecido era viúvo e teve
médico assistente,ignora-se se deixou descendentee menores, se deixou bens e se deixou testamento.
Etc....

Não há. pois, descendentes

A MARGARIDA DAS DÔRES PINTO DA MOTA LOPES era neta paterna de JOSÉ JOAQUIM LOPES, natural de
Melgaço, e dona MARGARIDA PINTO DE SOUSA, natural de Santo Ildefoso, Porto; e materna do general
FRANCISCO ANTÓNIO PINTO DA MOTA, natural de Idanha a Nova, e de Dª MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO
E ALMEIDA, natural de Valença.

Tenho os costados dela, se estiver interessado, posso enviar-lhos.

Se tiver elementos relativos à familia do ARMANDO JORGE, e não fôr maçada para si, agradecia que mos
fornecesse,pois estou a organizar um trabalho que desejo seja o mais amplo possivel.

Reiterando cumprimentos e agradecimentos

Atentamente

Francisco da Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325214 | Amoreiras | 12 mar 2013 13:41 | Em resposta a: #245836

onde posso consultar os dados que reuniu e de que fala? estaria interessado em os conhecer se me permitir
obrigado desde já
João Nuno Alçada

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#325507 | almiro63 | 16 mar 2013 20:58 | Em resposta a: #325173

Caro Francisco da Mota Lopes

Muito agradeço as informações que enviou acerca da família de Armando Jorge e Margarida das Dores.

Os elementos que eu consegui sobre ele foram obtidos no seu processo individual no Arquivo Histórico Ultramarino.

Algumas informações são desconformes com as que me enviou, vejamos o que consta no processo:

Armando Jorge: n. a 01-01-1897 e f. a 01-07-1942.

Margarida das Dores: f. a 11-07-1940

Margarida das Dores era irmã do Dr. Luís Armindo, delegado do Procurador da República em Viana do Castelo.

Filhos do casal:

1. José Urbano: n. a 28-06-1924 e f. a 29-06-1941 em Valença.

2. Armando Augusto: n. a 23-09-1925
---------------------------------------------------------------------------------------

José Urbano de Almeida Saraiva, n. na Guarda a 10-11-1866.
Casou em Bragança a 23-07-1891 com
Leopoldina da Luz Oliveira, n. em Torres Novas a 17-03-1869
Tiveram seis filhos:

1. Palmira da Nazareth
2. Sara Beatriz
3. Silvino Artur
4. Armando Jorge
5. Heitor
6. António

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#329222 | FdA | 16 mai 2013 14:17 | Em resposta a: #19912

Boa tarde,

procuro informações sobre ascendentes meus da família Barata da Covilhã.

Os mais remotos ascendentes de que tenho notícias são o meu tetravô José Alves Barata e sua mulher Antónia Joaquina Torrão, que tiveram pelo menos um filho, meu trisavô António Alves Barata, que nasceu (c. 1850) no lugar de Santo André na freguesia de Boidobra, Covilhã e foi viver para Sintra (S. Pedro de Penaferrim) onde casou e deixou filhos.
Agradeço desde já toda a ajuda.

Cumprimentos

Frederico Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#344236 | motalopes | 23 mar 2014 11:34 | Em resposta a: #325507

Caro J. Almiro

Cumprimentos,


Só hoje, 23/3/2014, li esta mensagem, portanto, um ano e uma semana depois. Não sei como não me apercebi
disso, possivelmente não fui avisado. De qualquer modo, apesar do assunto não ser de grande importância, não
quero que fique a pensar que foi por indelicadeza que não respondi. Em relação à data em que o ARMANDO nas-
ceu, nenhuma delas ( aquelas que supúnhamos ) corresponde à realidade. Estive a pesquisar STº ILDEFONSO e
não encontrei qualquer assento que se lhe refira. Estranhei não o ter encontrado e acabei por passar em revista
todo o ano de 1897. Nem sinal dele. Não tive ainda oportunidade de verificar os anos mais próximos, mas fá-lo-
ei logo que possível.
A data do ano do óbito da MARGARIDA DAS DORES, a que estará certa, é a do ano de 1941, que é o que consta
nos apontamentos da família. Sei que ela faleceu poucas semanas depois do JOSÉ URBANO. Segundo me contou
um tio ( irmão da MARGARIDA ) o corpo do filho foi retirado de casa com imensa cautela para ela não se aperce-
ber que ele tinha falecido. Estavam ambos muito doentes,e acamados,em 2 pisos diferentes da casa. Ela faleceu
depois do filho, portanto em 1941.
O LUÍS ARMINDO, de que o Almiro fala, era o meu pai.
Quando conseguir descobrir a data exata em que o ARMANDO nasceu dou-lhe conhecimento.


Cordialmente

Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias da Covilhã

#344246 | PSacadura | 23 mar 2014 15:04 | Em resposta a: #19931

Boa tarde,

Por acaso não te informações sobre famílias da freguesia de Teixoso, concelho da Covilhã?
Procuro a ascendência de José Agostinho Madeira Leitão, natural do Teixoso, Covilhã. Era filho de José Antunes Madeira e Madalena Leitão, e casado co Joana Emília Serafim Leitão, filha de Manuel António Serafim e uma Rosária Madalena Leitão.
Procuro também a ascendência de Manuel Ferreira de Mesquita, natural da freguesia de Aldeia do Souto, concelho da Covilhã, filho de João Ferreira de Mesquita, natural do mesmo sítio, e de Gerarda da Serra Monteiro, natural da vila da Covilhã.
Procuro ainda Francisco Pereira da Cunha, natural também do Teixoso, Covilhã. Era casado com Joaquina Cardoso, de Belmonte.

Por acaso não terá nada relativamente a nenhum destes nas suas pesquisas?

Muito obrigado,

Pedro Sacadura Botte

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#347761 | Gabaio | 29 jun 2014 20:58 | Em resposta a: #19912

Alguém tem algo acerca da família Saraiva na Covilhã? Há algumas gerações eram donos de vastos terrenos ao longo da Cova da Beira mas tudo foi perdido em circunstâncias não muito claras. Penso que viviam na freguesia de S. martinho. Obrigado

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#373821 | Sílvio_martins | 14 set 2016 22:14 | Em resposta a: #19931

Cara colega,
Reparei que tem alguns dados da família Brito, pois bem, minha avó paterna já falecida, de seu nome Teresa de Ascensão Brito, nascida a 12 de Outubro de 1931, filha de António de Brito e Piedade Ascensão. Saberá dizer me mais alguma coisa.

Muito agradecido
Sílvio Martins

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#373894 | espadilha | 17 set 2016 12:11 | Em resposta a: #19912

Tenho alguma referência ao apelido Brito, mas sempre por ligação indirecta. Isto é : alguns casamentos de parentes, com Brito. Como não há ligação directa, não tenho aprofundado a sua origem.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#373903 | agp | 17 set 2016 23:04 | Em resposta a: #373821

Boa Noite,

Dirija-se a uma qualquer Conservatória de Registo Civil e peça uma certidão de nascimento da sua avó Teresa onde poderá ver de quem é neta. Se pedir uma cópia não certificada pagará um máximo de dois euros.

Depois poderá seguir as suas pesquisas consultando os registos paroquiais da Covilhã que estão on line.

agp

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#373930 | GP Porto | 19 set 2016 13:55 | Em resposta a: #19912

Boa tarde,

Alguém tem informações acerca dos Ranito? Tenho muita informação acerca desta família que terei todo o gosto em partilhar, caso alguém tenha interesse. De referir que este apelido está também ligado à comunidade Judaica da Covilhã.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#375560 | Mar2006 | 24 nov 2016 10:05 | Em resposta a: #277090

Cara prima
A propósito de Peixeiro e da Covilhã encontrei em alguns assentos de baptismo da freguesia de S. Martinho (ass ns 101 e 108, do ano de 1892, p. exº) alguém que era morador na Travessa do Peixeiro.
Terá tal designação de tal rua ver com o nome de uma família ou com uma profissão? Ou o inverso... o nome de família provir de um local de morada dessa pessoa ?
Fica a questão registada para que outros investigadores possam dar uma achega ou aprofundar essa pista.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#376100 | AlbertinadeLucena | 11 dez 2016 16:34 | Em resposta a: #191083

Caro senhor :
Sabe alguma informação sobre a família Lino, da Covilhã?
Agradeço informação.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#376266 | Mar2006 | 16 dez 2016 20:03 | Em resposta a: #376100

os assentos paroquiais que pode consultar na TT on line, encontram-s de dezenas de Linos nascidos na freguesia de S. Martinho da Covilhã. Parafraseando um muito ilustre personagem da região é só fazer (não contas como ele dizia, mas...) pesquisa pelos anos que lhe interessam e nomes que procura...
cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#377715 | gaiolaspinto | 10 fev 2017 17:26 | Em resposta a: #292992

Olá o meu nome é Pedro e faço parte de uma família de apelido Gaiolas da zona de Albarraque-Sintra. Como existem poucas pessoas com o apelido Gaiolas na nossa zona gostava de saber se a familia veio originalmente da zona da Covilhã ou Fundão. Conseguio descobrir alguma coisa acerca do nome gaiolas na sua pesquisa?
Descobri um livro na internet chamado "Os cristãos-novos em Portugal no século XX". É acerca de familias judaicas que se converteram ao cristianismo durante a inquisição. Nesse livro aparecem algumas fotografias antigas de pessoas de apelido Gaiolas, "José Gaiolas" de Idanha-a-Nova e"José da Costa Gaiolas" do Fundão. Ainda não li o livro mas parece que as fotografias sugerem que estas pessoas são descendentes de famílias Judaicas.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#378527 | ruialberto | 12 mar 2017 00:51 | Em resposta a: #210042

Caro Almiro63,

Saberia dizer onde nasceu e casou Manuel Fernandes Berto com Ana dos Santos?

Obrigado

Rui

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405025 | GP Porto | 04 jul 2018 15:10 | Em resposta a: #19912

Caros Confrades,

Encontrei um casamento de 1776 na Covilhã em que o noivo é Silva Gaiola, filho de um Silva Toucinho. Verifico que há neste tópico quem procure informação acerca do apelido Gaiola, pelo que se alguém tiver interesse posso partilhar mais informação acerca deste casamento, até porque tenho curiosidade em saber um pouco mais acerca da eventual ligação deste apelido a uma possível origem cristã-nova.

Cumprimentos,
GP Porto

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405136 | Mar2006 | 07 jul 2018 11:38 | Em resposta a: #19912

Já é a segunda vez que se me depara uma pessoa filha de mãe incógnita.
Desta vez é num assento de baptismo de António na Freguesia de S. Pedro na Covilhã em 23/4/1856 https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804820
Segundo o dito assento, António nasceu aos 1/4/1855, filho legitimo do primeiro matrimónio de José Vaz de Sousa, n. Covilhã e de Maria José Tavares de Sousa, n. freg de S. Martinho, Covilhã; np de Manuel Caetano de Sousa n. freg. S. Pedro, Covilhã e de avó incógnita.
António, era nm de José Caetano de Sousa e de D. Leonor Margarida Tavares, n freg de S. Vicente. O padrinho foi o avô materno e teve como testemunhas Manuel Tavares da Cunha e Felisberto Tavares.

Será que os investigadores que se dedicam às genealogias da Covilhã conhecem algum pormenor que justifique a ocultação do nome da mãe do baptisado?

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405165 | DonaBriolanja | 08 jul 2018 11:25 | Em resposta a: #405136

Primo
Não consigo entrar, mais uma vez, com o meu habitual username, por isso utilizo este de recurso.

É muito frequente aparecerem referências à ausência de nomes femininos nos registos de baptismo (ainda que o mais corrente seja a omissão da paternidade). As razões são óbvias:
- crianças nascidas fora de uma relação indesejável mas que são assumidas exclusivamente pelo pai
- crianças fruto de adultério
- crianças cujos pais biológicos têm uma distância imensa de nível social (por exemplo, a mãe de origem nobre e o pai de um nível social muito baixo, constituindo os frutos dessas relações uma"nódoa" para as famílias)....

No caso que apresentas, a explicação está lá, no registo de casamento dos pais: o pai da criança é filho natural de Manuel Caetano de Sousa.

Espero ter dado uma ajuda. Beijinho
Maria David

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405213 | Mar2006 | 09 jul 2018 10:37 | Em resposta a: #405165

Olá prina. Provavelmente expliquei-me mal...
1. Ja encontrei centenas de casos de filhos naturais de (nome da mãe) e de pai incognito. o que soó encontrei pela 2a vez é alguém filho de mãe incógnita, sendo identificado o pai.

2. Não há qq duvida sobre o pai de José Vaz de Sousa ser Manuel Caetano de Sousa; a dúvida é sobre quem seria a mãe e a causa dessa omissão. E aí nada avançou no meu conhecimento.

Podem ser varias as razões: filho de uma escrava (estamos no inicio do século XIX e na altura encontrei registo de várias familias da Covilhã que tinham escravos), filho de uma empregada, filho de uma cunhada, etc. facto que se pretendia esconder devido a estar em causa a importância social da familia Tavares na Covilhã, etc.

Era algo sobre o motivo e a personalidade da mãe que estava a indagar junto de quem possa estar a investigar a família da D. Leonor Margarida Tavares, sogra do dito José Vaz de Sousa. E repare-se que foi o pai do José Vaz de Sousa que foi o padrinho da criança, sendo testemunhas outros membros da família Tavares. Logo se conclui que o neófito (o António) foi benvindo e acolhido na família.

Pode ser que alguém que estaja a estudar a familia Tavares possa dar uma ajuda para desvendar as razões que o coração tem e que a razão desconhece.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405420 | ffurtado | 15 jul 2018 22:12 | Em resposta a: #20099

Tenho familiares “Elias da Costa” da Covilhã. Ermelinda Elias da Costa que casou com José Rodrigues Brancal Júnior.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405435 | Amoreiras | 16 jul 2018 13:43 | Em resposta a: #19912

que tem isto a ver com o conteúdo do site de genealogia?

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#405440 | Mar2006 | 16 jul 2018 15:26 | Em resposta a: #405420

Os Elias da Costa são todos meus familiares, uns pelo lado meu lado materno, outros pelo meu lado paterno e outros pelos dois lados. Tenho muitos registados na minha base de dados.
A Ermelinda Elias da Costa de que fala é provavelmentre uma filha de Carlos Elias da Costa e de Ermelinda Amélia Nunes de Sousa, nascida em 6 de Outubro de 1895 e falecida em 22/7/1978, certo? Quanto a José Rodrigues Brancal não o tenho como casado com esta minha prima, mas tenho 3 pessoas da Covilhã com este nome.
Para melhor encontrarmos a ligação e completar informação de um lado e de outro agradecia que me escrevesse para o meu mail Luiz ponto sapessoa arroba gmail.com
Melhores cumprimentos
Luiz Sá Pessoa

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#406906 | Mar2006 | 29 ago 2018 12:37 | Em resposta a: #19912

A propósito do apelido Peixeiro da Covilhã, encontrei na freguesia de S. Pedro o registo ( PT-ADLSB-PRQ-PCVL20-002-C2_m0006.tif ) do casamento efectuado aos 20/5/1813 de José Antonio de Carvalho filho de Manuel Carlos e de Leonor Maria, com Leonor Clara, filha de MIGUEL PEIXEIRO e de Maria Henriques, naturais de S. Pedro. As testemunhas foram Diogo Henriques e Manuel de Sousa.
Algum dos confrades que têm estudado este nome me pode dar uma ajuda?
Será este Miguel Peixeiro a mesma pessoa que tb aparece como Miguel de Sousa casado com Mariana Rosa Casada?
Antecipadamente grato

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#408077 | Armenito | 25 set 2018 18:21 | Em resposta a: #19912

Tenho um trisavo meu que segundo se consta tera morrido na Covilhã. António Augusto Dias de Andrade. Tambem como antonio augusto dias andrade bailão segundo um sobrinho ainda vivo. O problema é que nao sei qual a freguesia.. Só tenho dados de nascimento dele. 24 julho 1884.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#409509 | Armenito | 10 nov 2018 20:26 | Em resposta a: #19912

Alguém tem informações se existem na zona da Covilhã familias de apelido ANDRADE ; BAILÃO ou AUGUSTO?

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#409510 | miguel monteiro | 10 nov 2018 21:27 | Em resposta a: #19912

Caros Confrades

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa é originário da Covilhã através da sua mãe.
A sua bisavó chama-se simplesmente LEONOR ROSA, mas a partir daqui (nas minhas pesquisas)
os apelidos começam a tornar-se sonantes: Henriques Flores, Campos Carvalho, Nunes Paiva, Mendes etc... , por outro lado saltam de localidade, casam novos e possivelmente entre eles. Estas são
características dos cristãos-novos. Será ele descendente de cristãos-novos?

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#409513 | Armenito | 10 nov 2018 23:50 | Em resposta a: #409510

Nao. Ele era um emigrante português, na argentina, que regressou a portugal, vindo parar a Covilhã e acabando por ali falecer em data e local incerto. A data de chegada a argentina (6/1/1931) tinha já 46 anos e era solteiro (tinha se divorciado) Nasceu em 26 de julho de 1884 no distrito de coimbra.

Não sei como foi ali parar.. Tenho tentado seguir lhe o rasto a modo de descobrir o seu paradeiro final, mas ta dificil. Ele se faleceu foi entre 1950 e 1975 ( não acredito tivesse morrido com mais de 90 anos..)

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#409546 | FIGUEIRA | 12 nov 2018 08:51 | Em resposta a: #409510

Caro Miguel Monteiro,

Na revista «Raízes & Memórias», n.º 32 - Dezembro de 2015, editada pela Associação Portuguesa de Genealogia, foi publicado um artigo de 72 páginas intitulado "A FAMÍLIA DUARTE REBELO DE SOUSA - Alguns Costados Inéditos", escrito em co-autoria por Luís Miguel Pulido Garcia Cardoso de Menezes & Nuno Miguel Marques Barata-Figueira, com a seguinte estrutura:
- Preâmbulo
- Parte I Ascendência Paterna
-- Título I Família Rebelo de Sousa
-- Título II Família Vilela de Passos
--- Subtítulo I Ramo Vilela
--- Subtítulo II Ramo Passos
-- Título III Família Leite
- Parte II Ascendência Materna
-- Título I Família Neves
-- Título II Família Gouveia
-- Título III Família Duarte
-- Título IV Famílias Almeida Campos e Campos Henriques
--- Subtítulo I Ramo Almeida
--- Subtítulo II Ramo Campos
--- Subtítulo III Ramo Henriques
- Anexos
-- Anexo A: ascendência paterna - ramos Rebelo de Sousa, Vilela de Passos e Leite
-- Anexo B: ascendência materna (I) - ramos Neves, Gouveia e Duarte
-- Anexo C: ascendência materna (II) - ramos Almeida, Campos e Henriques
-- Anexo D: parentesco com os Viscondes do Ervedal da Beira
-- Anexo E: parentesco com o Visconde e com os Condes de Pinhel
-- Anexo F: parentesco com o Barão e com o Visconde de Vila Nova de Foz Côa
-- Anexo G: parentesco (I) com a Viscondessa da Covilhã
-- Anexo H: parentesco (II) com a Viscondessa da Covilhã
- Adenda Árvore de Costados de Francisco Antunes José, do concelho da Pampilhosa da Serra (ligação aos Baratas, de Oleiros)
- Bibliografia
-- 1. Manuscritas e Não Publicadas
--- 1.1. Arquivo Distrital de Braga
--- 1.2. Arquivo Histórico Militar
--- 1.3. Arquivo Nacional da Torre do Tombo
--- 1.4. Colecções Particulares
-- 2. Fontes Secundárias
--- 2.1. Cibergrafia
--- 2.2. Monografias

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#424336 | Ari Elias da Costa | 21 mai 2020 18:13 | Em resposta a: #405440

Maria Ermelinda Elias da Costa Brancal, nascida a 11/04/1883, na Covilhã, casou a 09/10/1909 com José Rodrigues Brancal.
Era filha do 1º casamento de Carlos Elias da Costa (nascido a 12/04/1857, na Covilhã – falecido a 10/03/1916, em Lisboa) com Ermelinda Amélia Nunes (filha de Diogo Nunes Lopes e Raquel Felismina), falecida a 18/02/1897.
Carlos Elias da Costa era meu trisavô.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#431723 | Vasco Briteiros | 03 mar 2021 23:25 | Em resposta a: #405213

Encontrei casualmente esta sua mensagem e fiquei surpreendido com o nome Vaz de Souza. Será um industrial da Covlhã dos anos 1970 mas com o nome próprio de João ?
Grato pela resposta que me possa facultar.
Cumprimentos
Vasco Briteiro
Porto

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#431770 | marciagigante | 05 mar 2021 19:23 | Em resposta a: #19912

Boa noite da Covilhã também há a família Gigante, que detinha fabrica de lanifícios. Esse é outro lado da minha árvore que estou a construir. Já conheci alguns parentes. O meu avô era de S.Martinho da Covilhã. Manuel Rodrigues Gigante e o seu irmão Marcolino Rodrigues Gigante ambos filhos de João Gigante e Ana Rodrigues Gigante.
Noite Feliz a todos.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#431960 | espadilha | 15 mar 2021 12:31 | Em resposta a: #19912

Tenho na minha árvore a fam´lia Andrade, vinda da Covilhã. Manuel de Andrade casou com Isabel Vaz em Messejana e viveram em Ferreira do Alentejo e na Vila de Entradas, onde tiveram vários filhos.

Resposta

Link directo:

Genealogias da Covilhã

#442902 | GP Porto | 31 ago 2022 11:50 | Em resposta a: #424336

Bom dia
O meu nome é Paulo Ranito, do Porto, e tenho vindo a estudar o apelido Ranito, de origem (alegadamente) Covilhanense. Que está ligada aos Cristãos-novos não tenho dúvidas (membros da família Silva Ranito fizeram e ainda fazem parte da comunidade Judaica do Porto) mas gostaria de compreender melhor as inter-relacoes das famílias cripto-judias, informação na qual tenho batido num muro de silêncio. Poderia me ajudar nesta questão? Terei todo o gosto em partilhar a informação que tenho consigo.
Obrigado e cumprimentos,
Paulo Ranito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen