Origens familiares

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origens familiares

#200 | ajpm | 22 set 2000 00:26

O meu nome de família é Pereira (da mãe) Marcelino (do pai)e sou natural de Baltar, Paredes do Douro. O pai de minha mãe era Martins de Sousa Coelho e a sua esposa dos Santos Coelho Pereira, ambos de Baltar. Os pais do meu pai tinham os sobrenomes de Fernandes Marcelino (pai, de Valongo, da família Adão) e Monteiro Guêdes da mãe, de Santo Ildefonso no Porto. Consigo recuar aos meus trisavós cerca de 1790, também de Baltar. Grande parte da família emigrou para o Brasil e por lá ficou, assim como partiu para os EUA um ramo de nome Fidanza Marcelino. Alguém tem algo para colaborar?. Agradeço. Forneço informações a quem delas precisar, relativamente aos 650 nomes de familiares já recolhidos e perfeitamente identificados. Estou disponível para introduzir a minha árvore neste site.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#228 | ajpm | 24 set 2000 16:16 | Em resposta a: #200

O meu nome de família é Pereira (da mãe) Marcelino (do pai)e sou natural de Baltar, Paredes do Douro. O pai de minha mãe era Martins de Sousa Coelho e a sua esposa dos Santos Coelho Pereira, ambos de Baltar. Os pais do meu pai tinham os sobrenomes de Fernandes Marcelino (pai, de Valongo, da família Adão) e Monteiro Guêdes da mãe, de Santo Ildefonso no Porto. Consigo recuar aos meus trisavós cerca de 1790, também de Baltar. Grande parte da família Pereira emigrou para o Brasil e por lá ficou, assim como partiu para os EUA um ramo de nome Fidanza Marcelino. Alguém tem algo para colaborar?. Agradeço. Forneço informações a quem delas precisar, relativamente aos 650 nomes de familiares já recolhidos e perfeitamente identificados. Estou disponível para introduzir a minha árvore neste site.

Resposta

Link directo:

Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#299 | ajpm | 28 set 2000 21:34 | Em resposta a: #200

O meu nome de família é Pereira (da mãe) Marcelino (do pai)e sou natural de Baltar, Paredes do Douro. O pai de minha mãe era Martins de Sousa Coelho e a sua esposa dos Santos Coelho Pereira, ambos de Baltar. Os pais do meu pai tinham os sobrenomes de Fernandes Marcelino (pai, de Valongo, da família Adão) e Monteiro Guêdes da mãe, de Santo Ildefonso no Porto. Consigo recuar aos meus trisavós cerca de 1790, também de Baltar. Grande parte da família emigrou para o Brasil e por lá ficou, assim como partiu para os EUA um ramo de nome Fidanza Marcelino. Alguém tem algo para colaborar?. Agradeço. Forneço informações a quem delas precisar, relativamente aos 650 nomes de familiares já recolhidos e perfeitamente identificados. Estou disponível para introduzir a minha árvore neste site.

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#2285 | carledu | 22 fev 2001 14:38 | Em resposta a: #200

Oi! Minha bisavó se chamava Zulmira Guedes, nasceu em 1888 em S. Gonçalo do Amarante, filha de Roza de Moura e Joaquim Guedes. O pai dela era de Peso da Régua, mas viveram muitos anos na Areosa no Porto. Alguma relação?

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#2652 | dancarvalho | 11 mar 2001 21:22 | Em resposta a: #200

Sou brasileiro eminha familia tem o sobre nome de pereira. talvez exista alguma ligacao. tb procuro informacaoes de familiares.
mande para o e-mail dancarvalho@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#2693 | Liane | 13 mar 2001 04:53 | Em resposta a: #228

Minha avó paterna, nascida Elizabeth Pereira e Azevedo nasceu em Aquidabana, Sergipe, local muito próximo da Bahia. Seu irmão, Milton Pereira de Azevedo foi interventor no Estado da Bahia na época de Getúlio Vargas. Alguma coisa a ver com sua pesquisa? Estou aguardando os registros ed nascimento de todos e então terei mais informações.
A propósito, é costume em Portugal os filhos levarem o sobrenome (apelido) da mãe? Desculpe a ignorancia, mas sou brasileira e uma inexperiente iniciante na fascinante genealogia!

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#2733 | 2hera77 | 14 mar 2001 02:44 | Em resposta a: #2693

Olá, Liane.
Que bom ver uma brasileira no Forum.Também estou pesquisando meus antepassados. Boa sorte.Você terá muita ajuda . Todos são muito prestativos.
Hesilma

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#2734 | Liane | 14 mar 2001 03:37 | Em resposta a: #2733

Agradeço a gentileza de sua resposta. Já notei que todos aqui são muito amáveis.Estou um pouco confusa porque não consigo entender porque os filhos levam o sobrenome da mãe, e não do pai, como acontece aqui no Brasil. Também não sei como pedir as certidões e enviar os escudos para Portugal. Em resumo, não sei nada!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#2753 | 2hera77 | 15 mar 2001 03:41 | Em resposta a: #2734

Liane, não fique aflita, você conseguirá resolver, tenho certeza. A boa vontade dos participantes do Forum em ajudar,é impressionante.O que eles podem , ajudam. Tenha um pouco de paciência.Boa sorte.
Hesilma

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#3129 | amaral | 02 abr 2001 10:38 | Em resposta a: #2693

Em Portugal são permitidoa 2 nomes próprios e 4 apelidos, inc. da mãe. O 1º é da mãe e o 2º do pai. De entre os apelidos podem também ser postos os dos avós, como fiz ao meu filho. Na m. árvore genealógica, verifico que por vezes era só colocado o ap. do pai e outras só da mãe. Há casos em que só são trans. os apelidos da mãe, tratando-se de filhas. Isto no séc. passado. Penso que muitas vezes dependia do estatuto social e herança. Na m. família há SOUSA E COELHO no carregal do Sal.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#3131 | amaral | 02 abr 2001 11:15 | Em resposta a: #2693

Em Portugal são permitidoa 2 nomes próprios e 4 apelidos, inc. da mãe. O 1º é da mãe e o 2º do pai. De entre os apelidos podem também ser postos os dos avós, como fiz ao meu filho. Na m. árvore genealógica, verifico que por vezes era só colocado o ap. do pai e outras só da mãe. Há casos em que só são trans. os apelidos da mãe, tratando-se de filhas. Isto no séc. passado. Penso que muitas vezes dependia do estatuto social e herança. Na m. família há SOUSA E COELHO no carregal do Sal.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Familias Pereira, Coelho, Martins, Fernandes, Sousa, Marcelino, Barbosa, Fidanza

#3370 | JPL | 12 abr 2001 22:57 | Em resposta a: #3129

Li todas as participações deste tópico. Foi com agrado que constatei que além de mim, existem outras pessoas que têm dúvidas semelhantes às minhas. No entanto, posso esclarecer algumas questões que aqui foram postas, ou melhor, corruburar com a informação dada pela nossa amiga Vera, com quem já tive a sorte de trocar informações noutro tópico. É mesmo isso Liane, em Portugal sempre se deu uma grande importância social ao nome de família. Quando o apelido do pai tinha menos pergaminhos que o da mãe, optava-se pela a adopção do nome materno. Chego a esta conclusão, pela investigação que tenho feito à minha Arvore Genealógica. É esta a única razão que eu encontro para que o meu apelido não seja o do meu Bisavô Paterno. Mesmo assim, em Portugal adoptam-se dois apelidos maternos.

Feliz Páscoa,

José Pedro Pestana (do Avô materno) Pinho (da Avó paterna)Leão (julgo que do Tetravô paterno) :-)

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#3376 | Baira | 13 abr 2001 03:46 | Em resposta a: #200

Sou brasileira e meu avô era natural de Vila do Conde ou São João da Pesqueira (?) Tenho os seguintes nomes: Bisavô: Antonio Luiz Fernandes (filho de José Luiz Fernandes e Josefa da Conceição) e Maria de Jesus Pereira (filha de Julio Pereira e Maria de Jesus). Vieram para o Brasil no início do século com os filhos: Antonio Augusto Luiz (meu avô, 1893) e Alfredo Luiz Fernandes. Será que alguém possui informações sobre essas famílias em algum desses municípios?

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#3377 | Baira | 13 abr 2001 03:46 | Em resposta a: #200

Sou brasileira e meu avô era natural de Vila do Conde ou São João da Pesqueira (?) Tenho os seguintes nomes: Bisavô: Antonio Luiz Fernandes (filho de José Luiz Fernandes e Josefa da Conceição) e Maria de Jesus Pereira (filha de Julio Pereira e Maria de Jesus). Vieram para o Brasil no início do século com os filhos: Antonio Augusto Luiz (meu avô, 1893) e Alfredo Luiz Fernandes. Será que alguém possui informações sobre essas famílias em algum desses municípios?

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#6644 | fafá | 05 jul 2001 06:16 | Em resposta a: #200

gostaria que me ajudassem ,sou brasileira meu pai portugues de famalicão ,agora estão no portoo nome do pai e Raphael Dias Marques.
sei que tenho primas Franceline, Fernanda, Clara ..sei q tem tambem osobrenome Valongo..
grata Fátima Marques ...

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#139231 | jarbas | 05 jan 2007 05:18 | Em resposta a: #299

Caro ajpm,

Estou interessado nas familias Martins e Barbosa, pois o meu bisavo materno Antonio Martins Barbosa era da região de Porto e Douro, c.c. Rosa Barros do Amorim, da região do Minho. Vieram para o Brasil.
Se puder ajudar, agradeço. Jarbas.

Resposta

Link directo:

RE: Origens familiares

#215014 | vanelongo | 08 dez 2008 18:43 | Em resposta a: #6644

Me Chamo Vanessa Valongo, e estou em uma incessante busca por informaçoes da origem do meu sobrenome, as histórias não se encaixam, criei uma comunidade da familia valongo, afim de reunir informaçoes e desvendar a verdadeira origem dos Valongos... Há quem diga que a origem é portuguesa (por causa da cidade de portugal chamada valongo), outros espanhola, e também italiana...

Vou deixar o link da comunidade...e quem tiver mais informaçoes POR FAVOR nos ajudem...

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=6862898

pois já fiz varias buscas pela internet e nada....se tivesse tempo e money, iria pra portugal pra vasculhar um pouco....mas nao dá...

meu e-mail é vanelongo@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#237993 | joaopecegueirodias | 01 set 2009 20:27 | Em resposta a: #299

Tenho antepassados em Paredes e mais precisamente, em Baltar. Há na sua lista de nomes algum André Coutinho, João Bernardo Moreira Coutinho, Manoel Coelho Pecegueiro?

Desde já agradeço qualquer informação.

Com meus melhores cumprimentos,

João Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#240684 | joaopecegueirodias | 30 set 2009 01:17 | Em resposta a: #299

Tenho antepassados em Paredes e mais precisamente, em Baltar. Há na sua lista de nomes algum André Coutinho, João Bernardo Moreira Coutinho, Manoel Coelho Pecegueiro?

Desde já agradeço qualquer informação.

Com meus melhores cumprimentos,

João Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#311730 | sier | 11 ago 2012 17:23 | Em resposta a: #237993

Tenho na minha um Manoel Coelho Pecegueiro casado com Ana Dias de Oliveira ambos de Baltar

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Baltar, Valongo, Porto, Brasil (Baía), USA . Pereiras, Marcelino, Martins, Coelho

#312085 | sier | 17 ago 2012 16:57 | Em resposta a: #240684

Tenho na minha arvore um Andre Coutinho casado com Maria Josefa
filho de Joao Gaspar e Maria Andre
que tem os seguintes filhos:
ceatano jose moreira coutinho
jose bernardo moreira coutinho
custodio jose moreira coutinho

Resposta

Link directo:

Origens familiares

#390203 | bdasadec | 17 mar 2018 05:01 | Em resposta a: #312085

Prezado/a Sr./a.

Sou descendente do João Bernardo Moreira Coutinho. Que outros informações o senhor/a tem sobre os Coutinho de Baltar?

Desde já agradeço,

Pe. João Rezende

Resposta

Link directo:

Origens familiares

#390210 | Greice Reis | 17 mar 2018 17:36 | Em resposta a: #200

Prezados Senhores, meu nome é Greice Reis e busco informações e familiares do meu avô. O nome dele é Daniel dos Reis nascido em Forno Telheiro/Celorico da Beira. O nome dos pais dele , meus bisavós são Daniel dos Reis e Justina da Conceição. Meu avô veio para o Brasil muito rapaz e constitui família. Procuro por irmãos dele e outros parentes. Obrigada!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen