Francisco de Abreu Leitão- ascendência

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20146 | artur41 | 27 abr 2002 18:23

Caros colegas


Um amigo de infância, o Rui Manuel de Sá Carneiro Carmona Pessoa, pediu-me para indagar sobre suas origens.
Relativamente aos Carmona, venho-vos perguntar se sabem algo sobre *c. 1570 Francisco de Abreu Leitão, que casou com *c. 1574 Isabel de Barros. Tiveram, entre outros: *c. 1600 António Machado Carmona cc *c. 1610 Estácia do Amaral de Figueiredo.
O pai do Rui (dos Carmonas de Chaves), José Manuel Carmona e Silva Pessoa (Brigadeiro da Força Aérea), era primo, em segundo grau, do Marechal Carmona.
Gostaria, se possível, de alguns dados sobre a ascendência de Francisco Abreu Leitão.


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20147 | Francisco de Novais | 27 abr 2002 18:38 | Em resposta a: #20146

Caro Artur Joao

Sobre os Carmonas de Chaves(família do marechal e PR),veja o Anuário da Nobreza de 196...troca o passo(o de capa encarnada).

Cumprimentos

Francisco Pinto de Novais

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20156 | artur41 | 27 abr 2002 21:40 | Em resposta a: #20147

Caro Francisco


Está-se a referir ao Anuário da Nobreza de 1965. Vou ver se existe alguma informação sobre a pessoa pretendida; obrigado pela resposta.


Melhores cumprimentos

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20412 | Ica | 02 mai 2002 10:25 | Em resposta a: #20156

Sou prima do Rui pelo lado paterno. Filha de Luíz Carlos Melo Matias Carmona e Silva. Tenho já alguma informação em meu poder. O meu mail é icarmona@tropical.co.mz .
Infelizmente nem sempre consigo vir aqui ao forum.
Outra fonte que me auxiliou bastante foi "Barcelos Histórico, Monumental e Artistico" de António Julio Limpo Trigueiros.
Cumprimentos
Ica

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20431 | artur41 | 02 mai 2002 17:19 | Em resposta a: #20412

Caríssima Ica


Muitíssimo obrigado pela sua resposta. Estive com o Rui no dia 1 de Maio (dia do seu aniversário): jantámos e fomos ouvir um pouco de música.
Contactá-la-ei através de e-mail.


Com os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20433 | magalp | 02 mai 2002 17:41 | Em resposta a: #20431

Artur

Vale bem a pena comprar a obra indicada. Informação preciosa e uma enorme mais valia na sua livraria.
O António Júlio Trigueiros - Reverendo Padre Jesuíta, dentro de poucas semanas - é um verdeiro perito em Barcelos, daqueles q. como costumo a dizer, "não brinca em serviço"...
Depois, ainda teve alguma colaboração do Dr. Eugénio da Cunha Freitas, qe dispensa apresentação. Bem como da minha priminha Mª da Conceição Meirelles Lacerda, de quem não posso dizer nada, exactamente por ser de família. Pronto seria acusado de a enaltecer, das vaidades, etc. etc.
Grande abraço!
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20446 | Vasco Jácome | 02 mai 2002 20:09 | Em resposta a: #20146

Caro Artur João

Os Carmonas já têm sido por aqui discutidos, como por exemplo “Carmonas, de Bragança, Chaves e Minho”.

Em acrescento ao que já foi dito, encontra Francisco de Abreu Leitão na pg. 287 do “Barcelos Monumental e Artístico”. Para a sua ascendência mais remota talvez seja melhor ir ao Gayo, a partir do ttº de Vilas Boas §17 N13 (atenção às notas dos editores!).

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20451 | artur41 | 02 mai 2002 21:11 | Em resposta a: #20433

Manuel Maria


Tenho que confessar que é uma pecha na minha pequena biblioteca, mas como se diz: "grão a grão enche a galinha o papo". Irei adquiri-la.
Quanto a vaidades, entre nós, meu caro, não tenha esse pensamento: a participação de sua prima é motivo de natural orgulho e júbilo!


Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Abreu Leitão- ascendência

#20452 | artur41 | 02 mai 2002 21:18 | Em resposta a: #20446

Caro Vasco


Já consultei o tópico que refere, e tirei algumas notas.
Obrigado pela orientação relativamente à ascendência de Francisco de Abreu Leitão; terei também cuidado a consultar Felgueiras Gayo.


Grande abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen