Correia de Paiva - Baões/Segadães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20177 | JPL | 28 abr 2002 16:25

CAP. MANUEL JOAQUIM CORREIA DE PAIVA, nasceu a 23 de janeiro de 1744, no lugar de Segadães, freguesia de Baões. Casou com D. Maria Joaquina da Gama, natural de Alhais, concelho de Vila Nova de Paiva. Era filho de LUIS CORREIA DE PAIVA e de D. MARIA CORREIA DE RAMOS. Neto paterno de FRANCISCO CORREIA DE PAIVA e de D. MARIA GONÇALVES.

A todos quantos possuam mais informações sobre a ascendência, ou descendência destas pessoas, agradeço que me contactem.

Obrigado,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20307 | a.m.p.almeida | 30 abr 2002 21:48 | Em resposta a: #20177

Caro José Pedro Leão

A família do meu sogro é Correia de Paiva, mas até ao momento não progredi na pesquisa até às datas que indicou.

De qualquer forma é minha intenção obter esses dados nos próximos tempos e, talvez aí, possamos cruzar informações.

Cumprimentos

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20317 | JPL | 30 abr 2002 23:11 | Em resposta a: #20307

Caro António Almeida,

Tenho mais alguns elementos, acerca dos Correias de Paiva, não muitos, que lhe poderei facultar caso estja interessado. Trata-se de uma serie de filhos, de DOMINGOS CORREIA DE PAIVA, filho este daquele FRANCISCO CORREIA DE PAIVA, de onde poderá descender o seu Sogro.

Um abraço,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20318 | a.m.p.almeida | 30 abr 2002 23:26 | Em resposta a: #20317

Caro José Pedro Leão

Agradeço a sua disponibilidade. Toda a informação pode ser útil e como tal interessa-me. No momento só sei que Artur Correia de Paiva é neto de João Correia de Paiva e a família será oriunda de Lamego / S Pedro do Sul.

Cumprimentos

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20438 | Paulo | 02 mai 2002 18:19 | Em resposta a: #20318

Caro José Pedro Leão,

Há uns anos atrás conheci uma família Correia de Paiva em Campo de Ourique-Lisboa. Julgo que tinham origem na região que indicou. O contacto do Sr. Carlos Alberto Rebelo Correia de Paiva deve estar disponível no 118Net.

Um abraço

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20461 | JPL | 02 mai 2002 23:20 | Em resposta a: #20438

Caro Paulo,

Bem haja pela informação que me deu. Vou tomar nota do nome e entrar tentar entrar em contacto com o Sr. Carlos Alberto Correia de Paiva. Já agora, diga-me porfavor, se este senhor será pessoa de se interessar pelo assunto, ou o irei importunar com algo que não seja do seu interesse.

Mais uma vez, muito obrigado,

josé pedro leão

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#20491 | Paulo | 03 mai 2002 13:47 | Em resposta a: #20461

Caro José Pedro Leão,

Não lhe posso responder com segurança a essa pergunta já que não contacto a referida família há mais de 15 anos.
Gostava no entanto de entrar em contacto consigo, por um outro assunto, via email se possível.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83851 | AMPAlmeida | 09 fev 2005 23:58 | Em resposta a: #20177

Caro José Pedro Leão

Na minha pesquisa dos Correias de Paiva encontrei:

Maria Correia de Paiva, baptisada em 5 Set 1823, nascida a 23 Ago do mesmo ano, filha de Manuel Pinto da Cunha e de Anna Carolina da Gama Paiva moradores em Lamego, e naturais aquele da cidade de Lamego e esta da Quinta da Lagarteira desta freguesia. Neta paterna de Bernardo Pinto da Cunha, natural de Lamego e de Engrácia Rosa natural de Vila Meã freguesia de Oliveira de Conde; neta materna de Capitão Mor Manuel Joaquim de Paiva natural de Segadães, freguesia de Baões e de Maria Joaquina da Gama natural dos Athais.

Assento de baptismo: Varzea de Lafões, S. Pedro do Sul Cx 18, nº 5, fl 42v

Falta agora encontrar a ligação aos meus Correias de Paiva...

Cumprimentos

António M P Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83900 | JPL | 10 fev 2005 18:13 | Em resposta a: #83851

Caro Primo António P. Almeida,

Permita-me que assim o trate, uma vez que já encontrou a ligação. Manuel Pinto da Cunha e Anna Carolina da Gama, eram também pais do meu trisavô Anacleto Pedro da Cunha. Poderá consultar isto em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=139031

Caso me faculte o seu enderço de e-mail, poderei fazer-lhe chegar mais informação sobre a descendência e ascendência deste casamento. Também gostaria de conhecer um pouco mais da desendência da minha tia Maria Correia de Paiva, caso me possa facultar alguma informação.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83902 | AMPAlmeida | 10 fev 2005 18:40 | Em resposta a: #83900

Caro José Pedro Leão

O meu contacto é o seguinte: ampa62@sapo.pt.

Poderei então explicar como procurando os meus Correias de Paiva cheguei aos seus, não tendo aínda chegado ao elo de ligação.

Um abraço

António Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83921 | AMPAlmeida | 10 fev 2005 22:30 | Em resposta a: #83900

Caro José Pedro Leão

Junto mais um assento de baptismo:

Maria, filha Manuel Pinto da Cunha e de Ana Carolina da Gama Paiva, nasceu a 23 Ago de 1823 e foi baptisada em 5 de Set do mesmo ano em Varzea de Lafões, São Pedro do Sul. (o resto já saberá...)

Foram padrinhos: Bento de Gouveia Cardoso Corte Real e Ana Josefina Pinto.

Curiosamente na mesma folha de registos aparece:

Joaquim, filho de José Correia de Paiva (Segadães, Baiões) e de Margarida Joaquina (varzea de Lafões, São Pedro do Sul), nascido a 4 de Setembro de 1823, baptisado em 11 do mesmo mês. Neto paterno de José Correia de Paiva (Segadães, Baiões) e de Maria da Cruz (freguesia de Miranda Bordonhos?) e materno de Manuel Gomes Coelho(Arouca) e de Theresa Margarida (Villa Pouca, Baiões).

Com mais informação dentro em breve.

Um abraço

António M P Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83922 | nevesa | 10 fev 2005 22:37 | Em resposta a: #20317

Delfina Figueiredo Costa nascida em 08.06.1852, em Serrazes, São Pedro do Sul, filha de José Figueiredo e de Joaquina Correia da Costa. Neta paterna de Bernardo José de Figueiredo e de Quitéria Pinto e materna de Domingos José e de Luisa Maria Correia. Delfina casou com António Duarte do Amaral, nascido em 18.07.1845, freguesia de Ventosa, Concelho de Vouzela. Era filho de Francisco Duarte do Amaral e de Josefa Maria. Neto paterno de António Lourenço Duarte e de Anna Maria, e neto materno de Manuel ? Pereira e de Maria Ribeira.

Se alguém tiver conhecimentos destes nomes, agradecia um contacto.
Antonio Neves

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#83924 | AMPAlmeida | 10 fev 2005 22:55 | Em resposta a: #83900

Caro José Pedro Leão

Como não há duas sem três, envio de seguida mais um registo de nascimento. São infelizmente dados soltos por faltar a ligação aos meus Correias de Paiva...

Eufrazia, filha de António Correia de Paiva e de Rosário Maria, nascida em 26 de Abril de 1809 e baptisada no primeiro de Maio do mesmo ano. Neta paterna de Manuel de Paiva e de Joana Maria e materna de Joana Rodrigues de Travanqua! e de pai incerto. (Assento de baptismo da freguesia e concelho de de S. Pedro do Sul) Cx 14A, nº 4, fl 11v.

Um abraço

António M P Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Correia de Paiva - Baões/Segadães

#130138 | Nuno Oliveira | 04 out 2006 19:53 | Em resposta a: #83924

Caros Confrades:
Permitam-me a intromissão neste tópico, mas eu sou natural de S. Pedro do Sul e conheço aqui o apelido Correia de Paiva, aliás, família fecunda e ilustre.
Apenas disponho de informações avulsas e pouco sustentadas, contudo aqui vai o pouco que sei:
Sei de um Capitão João Correia de Paiva, que teve cargos no antigo concelho de Lafões, foi presidente da CM de S. Pedro do Sul no século XIX e, creio, vivia numa casa sita em Várzea, casa que hoje é propriedade da CM (ou pelo menos seus antepassados vinham dessa casa, vindo por sua vez de Segadães, freg. de Baiões).
Américo Correia de Paiva, que vivia na Rua Serpa Pinto, teve cargos na CM de SPS durante a primeira república e foi provedor, vários anos, da Santa Casa da Misericórdia de Santo António desta vila, explorava uma das maiores lojas de comércio que, julgo, herdou de seu pai, terá morrido por volta dos anos 60 do século passado, solteiro e sem geração.
Aloísio Correia de Paiva, médico, residente em SPS, foi casado e com geração que continua nesta vila.
Esperando ter sido útil,
cordialmente:
E. Nuno Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen