Livro «Cartas de Brasão»

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

Livro «Cartas de Brasão»

#20265 | LSV | 30 abr 2002 00:24

Caros forenses
coloco esta mensagem na esperança que alguém tenha consigo o livro "Cartas de Brasão" de António Machado Faria de Pina Cabral.
Podê-lo-ei consultar certamente na biblioteca nacional mas não espero lá ir tão depressa.
Procuro a pág.s 73 a carta de brasão (ou referência à mesma) passada ao capitão Manuel de Lucena de Arede em 20.5.1655. Esta carta refere-se às armas de Arede, Vasconcelos e Henriques.
Agradeço desde já qualquer colaboração.
Com os melhores cumprimentos
LSV

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20276 | alentejo | 30 abr 2002 10:54 | Em resposta a: #20265

Caro Luís,

Desliguei a maquineta cedo e já n vi este tópico. É a carta n.º 73, pág. 72. Cá vai.

O Capitão Manoel de Lucena de Arede e Vasconcelos, morador na cidade de Lisboa, irmão legitimo de Afonso Mendes de VAsconcelos,a quem se passou o Brasão que fica a fls. 145, o que fez certo por sentença tirada na Correição do Cível da Corte, de que foi Jui o desembargador Diogo de Gouveia de Miranda, Corregedor do dito Juizo, a qual vista pelo rei de Armas Portugal lhe passou Brasão com as Armas das Famílias Aredes, VAsconcelos e Henriques. Feito em Lisboa aos 20 de MAio de 1655.
Armas - Aredes, VAsconcelos e Henriques.
Habilitado para: Lucenas
fl. 148 v, A.

carta do irmão (n.º 59, pág. 66):

Afonso Mendes de VAsconcelos, morador nesta cidade de Lisboa, fez petição dizendo ser pessoa nobre, de limpo sangue e descender por linha legitima de geração dos vasconcelos e Henriques, por der filho legitimo de Duarte Nunes e de sua mulher Maria Nunes de Arede e VAsconcelos; neto pela parte paterna de Luzeannes e de sua mulher Brites Mendes de Vasconcelos, naturais e moradores que foram na vila de Odemira, o que fez certo por uma sentença tirada na Correição do Cível da Corte de que foi Juiz o Desembargador Ambrósio de Sequeira, Corregedor do dito Juizo, escrita por Diogo Mouro de Sousa, Escrivão do dito Juizo, a qual vista pelo Rei de Armas Portugal lhe passou Brasão om as Armas das ditas Famílias. Feito em Lisboa aos 8 de Novembro de 1646.
Armas - VAsconcelos, Henriques
Habilitado para: Aredes

fl. 145, A.



Na próxima 5.ª feira é o almoço genealógico mensal, desta feita no Retiro do Quebra Bilhas, ao CAmpo Grande. Se puderes aparece.

Grande abraço

NB

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20281 | JCC | 30 abr 2002 14:05 | Em resposta a: #20276

E eu, se puder, lá estarei. Às 13h?

Um abraço

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20291 | alentejo | 30 abr 2002 18:06 | Em resposta a: #20281

Caro João e Luís,


Houve alterações na localização do programa, por razões $ mais interessantes. Assim passou a ser às 13h00, de 5.ª dia 22, no Clube Português de Tiro (Monsanto), tem estacionamento. Este prevê-se o mais concorrido, visto 15 "académicos" já terem confirmado a presença.

Grande abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20292 | alentejo | 30 abr 2002 18:11 | Em resposta a: #20291

correcção - dia 02

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20296 | magalp | 30 abr 2002 19:01 | Em resposta a: #20265

Caro Luís Varella

Não conheço de todo a obra q. refere. Antiga? Moderna? Será acessível?

cmptos.
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20305 | alentejo | 30 abr 2002 21:43 | Em resposta a: #20296

Caro MAnuel Maria,

a obra, intitulada "Cartas de Brasão", coligidas e prefaciadas por António Machado de Faria de Pina Cabral, Miscelânea, Lisboa, 1932. Teve uma tiragem de 350 exemplares. possui 134 CBA, muitas inéditas, com razoáveis índices, em 130 págs.
Aparece com alguma raridade.

Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20306 | magalp | 30 abr 2002 21:48 | Em resposta a: #20305

Hoje é dia de novidades para mim...
Veremos o que consegue o Luís Barroso.
Obrigado, outro abraço
MM

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20350 | zmcm | 01 mai 2002 12:23 | Em resposta a: #20291

Caro Nuno :
Esse almoço é só para determinadas pessoas ou qualquer pessoa pode ir? tinha interesse no almoço pois preciso de falar consigo!! ( você não escapa, por mais encontros que eu não consiga falar consigo tenho que o apanhar a jeito!!) estou a brincar como deve calcular,m as falando mais sériamente, estou interessado no almoço, o que é preciso para se ir? Ser sócio da Sociedade Portuguesa de Genealogia?

Um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20351 | zmcm | 01 mai 2002 12:25 | Em resposta a: #20291

Caro Nuno :
Esse almoço é só para determinadas pessoas ou qualquer pessoa pode ir? tinha interesse no almoço pois preciso de falar consigo!! ( você não escapa, por mais encontros que eu não consiga falar consigo tenho que o apanhar a jeito!!) estou a brincar como deve calcular,m as falando mais sériamente, estou interessado no almoço, o que é preciso para se ir? Ser sócio da Sociedade Portuguesa de Genealogia?

Um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20353 | RAAL | 01 mai 2002 13:03 | Em resposta a: #20306

Caro magalp
Já tive em meu poder "Cartas de Brasão" mas por descuido deixei que o proprietário o vendesse...
Tirei alguns apontamentos o que permitiu passar a informação a Luis Varella.
Não creio ser fácil adquiri-lo em alfarrabista, mas às vezes...
Cumprimentos
RAAL

Resposta

Link directo:

RE: Livro «Cartas de Brasão»

#20355 | alentejo | 01 mai 2002 13:22 | Em resposta a: #20351

CAro Miguel,


Claro que pode ir, cada comensal pode levar 1 amigo. Não tem nada que ver com Sociedades ou Associações, às quais vou averso. Estas tertúlias gastronómico-genealógicas não passam de encontros de amigos que têm em comum o gosto pela genealogia.

Grande abraço

NB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 20:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen