Família Cardia

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Cardia

#20359 | Jacinto Bettencourt | 01 mai 2002 15:23

Caros listeiros,
Alguém não tem por acaso não tem nada sobre os Cardias à mão? Precisava de ter uma ideia da origem dos mesmos.
Obrigado,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#31912 | mscardia | 11 dez 2002 08:53 | Em resposta a: #20359

caro sr sou cardia e oque tenho é manuel antunes casado com anna cardia de matosinhos,porto,casados tiveram um filho que veio para o brasil manuel antunes cardia se casou com maria velloso em itu,são paulo.
tambem descobri que cardia vem do grego kárdia = coração da época helenica e existe a possibilidade de cardia ser de origem italiana da região da sardenha,sicilia.
se tiver informações sobre minha familia agradeço.
existe um lugar em portugal chamado vila da ponte em sernancelhes que há um vilarejo chamado cardia

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#31923 | nrleite | 11 dez 2002 11:25 | Em resposta a: #31912

Caro Jacinto Bettencourt

Há muitos Cardias em Matosinhos/Leça. Muitos casaram e descendem de parentes meus (Pinto de Oliveira). Se estiver interessado posso fazer uma recolha.

Cumprimentos
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#31927 | mscardia | 11 dez 2002 12:01 | Em resposta a: #31923

caro nuno
sou brasileira e meus antepassados vieram de matosinhos,anna cardia casada com manuel antunes e o filho que veio para o brasil era antunes cardia,e ai começa minha descendencia.
se puder me dar informações agradeço
Maria Silvia Cardia

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#31930 | aburma | 11 dez 2002 12:33 | Em resposta a: #20359

Caro Jacinto,

A título de curiosidade, e em aditamento ao que o Nuno Rocha Leite referiu, faz parte desta família Cardia da zona do Porto o antigo ministro Mário Sottomayor Cardia. Há também uns Cardia descendentes de um casamento entre uma senhora Faria Lencastre um senhor Cardia, que penso estarem em Carvalhos de Basto.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#31983 | mscardia | 12 dez 2002 08:41 | Em resposta a: #31927

maria velloso casada em 1694 com manuel antunes cardia,filho de joão antunes e anna cardia,natural do porto matosinhos,tiveram dois filhos,verissimo antunes cardia e custodio antunes cardia.estas informações estão no site:http://www.genealogia.com.br/genpaul/castan-v4-cl-2.htm

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#32036 | ra6666 | 12 dez 2002 18:52 | Em resposta a: #31923

Caro Nuno Rocha Leite

De onde são os Pintos de Oliveira que refere? Desde quando esta conjugação de apelidos?

Obrigado e cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#32189 | nrleite | 17 dez 2002 10:17 | Em resposta a: #32036

Caros ra6666 e MSCardia

D. Joaquina Cardia de Sousa (1797-1874) c.c. José Adrião da Rocha (1786-1870). Tiveram, entre outros:

Maria Maximina Adrião da Rocha (1821-1902) c.c. António Ferreira Leite Júnior (1820-1884). Tiveram, entre outros:

Eduardo Rocha Leite (1868-1949) c.c. Aurélia Pinto de Oliveira (1872-1896).

Quanto aos Pinto de Oliveira:

Aurélia Pinto de Oliveira (minha bisavó) era filha de Rosa Carolina dos Santos Araújo (1840-1932) e de José Domingues de Oliveira (1835-1907).

Rosa Carolina dos Santos Araújo era filha de Maria Francisca dos Santos Araújo (1805-1880) (filha de Manuel Pinto de Araújo e de Ana dos Santos) e de José Santos Nogueira (1803-1853) (filho de Francisco José Nogueira e de Ana Angélica).

José Domingues de Oliveira era filho de João Domingues de Oliveira e de Rita Maria de Jesus.

Creio, por isso, que os apelidos Pinto de Oliveira só se uniram na geração da minha bisavó, Aurélia.

Usaram o conjunto dos dois apelidos os descendentes dos seus irmãos: Maria Carolina Pinto de Oliveira, casada com Agostinho da Fonseca Meneres e Alfredo Pinto de Oliveira, casado com Cacilda Leite Ferraz Vieira de Araújo.

Tenho procurado fazer actualizações e correcções à descendência que já que se encontra aqui no genea, mas a concretização é extraordinariamente lenta.

Cumprimentos

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#32228 | mscardia | 18 dez 2002 08:17 | Em resposta a: #32189

caro sr nuno
Poderia me fornecer dados sobre joaquina cardia de sousa(1786-1870),de qual lugar de portugal ela era,seus pais,pois eu sou brasileira e minha descendencia começa em matosinhos,porto.anna cardia cc joão Antunes,seu filho Manuel Antunes Cardia veio para o brasil e de casou com Maria Velloso.
aproveito para desejar boas festas!
maria silvia cardia

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#32837 | mscardia | 06 jan 2003 15:03 | Em resposta a: #20359

caro sr jacinto
descobri que cardia é um sobrenome toponimico,nome proprio ,geografico ,do germanico gardir=quinta,fazenda.
se tiver alguma coisa nova que possa me passar agradeço
maria silvia cardia

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#42397 | nrleite | 26 mai 2003 13:18 | Em resposta a: #32837

Cara Maria Sílvia Cardia

Já foi feita no genea a actualização da ascendência de Joaquina Cardia de Sousa, que é, como a sua, Cardia da Fonseca (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=184664). Seremos parentes?

Muitos cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Família Cardia

#42441 | mscardia | 27 mai 2003 10:38 | Em resposta a: #42397

Prezado sr nuno
obrigado por me responder,mas o que eu tenho da minha ascêndencia é no brasil, maria velloso casada em 1694 com manuel antunes cardia,filho de:joão antunes e anna cardia de mattozinhos,porto.e tambem parece que cardia não é de origem portuguesa e sim italiana,se por acaso tiver alguma informação do nome anna cardia por favor me envie
grata
maria silvia cardia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 08:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen