Família Monteiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Monteiro

#20480 | Jose Rocha de Sousa | 03 mai 2002 08:18

Sou brasileiro, nascido em Fortaleza, Ceará, e meu pai chama-se Manoel Monteiro de Sousa. Os pais dele chamavam-se Luiz Marques de Sousa e Petronília Maria da Conceição. O pai de minha avó, que era Monteiro, e português, chamava-se João José Monteiro. Não tenho datas precisas, nem aproximadas de quando ele chegou ao Brasil, mas sei que era filho de Manoel Monteiro (quase o mesmo nome de meu pai, não é?) e tinha como irmãs Maria Tereza, que era a mãe de meu avô Luiz Marques de Sousa (casavam-se entre parentes) e Rita Maria da Conceição (esta não sei se era irmã ou esposa de Manoel Monteiro). Maria Tereza casou-se com um índio no Brasil, Rafael, que são os pais de meu avô Luiz. Rafael, o índio, era filho de Antônio Marques (irmão de José Marques, casado com Madalena) e Feliciana.
A família Monteiro que busco se estabeleceu no Estado do Ceará, a nordeste do Brasil, mais precisamente na região de Sobral (norte daquele Estado). Há até um povoado com o nome de Lagoa dos Monteiro, cujas terras pertenciam ao meu avô Luiz Marques. Eles se estabeleceram em cidades como Santana do Acaraú, onde meu pai nasceu, Morrinhos, Bela Cruz e outras menores, na mesma região. Busco qualquer informação, porque hoje uma prima que mora no Paraná (Brasil) e que se interessa também por genealogia, me passou os dados mais antigos - eu não possuia nenhuma informação dos meus antepassados paternos além do meu avô Luiz.
Cordialmente.
José Rocha de Sousa
Saudações desde o Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#20489 | silvestre | 03 mai 2002 13:27 | Em resposta a: #20480

José
Terá que informar de que Distrito de Portugal eram oriundos os seus avós. Esse nome está espalhado por todo o país. Os meus Monteiros são da Guarda.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#20511 | Jose Rocha de Sousa | 03 mai 2002 18:45 | Em resposta a: #20489

Obrigado (imensamente pela resposta) e vou tentar descobrir, com meus tios, aqui no Brasil, de que distrito somos (tomara Deus que eu consiga, será mesmo um grande passo).

Uma dúvida que tenho: esse brasão dos Monteiro que aparece no site, com as três trompas de caça, é o mesmo para todos os Monteiro?

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#20576 | ítalo | 04 mai 2002 18:32 | Em resposta a: #20511

Caro José Rocha de Sousa, saudações. Chamo-me Ítalo Moraes Rocha Guedes e, como você, sou brasileiro e nordestino, no meu caso paraibano. A família de meu pai é de uma cidade paraibana chamada Monteiro e que inicialmente chamava-se Alagoa do Monteiro, primitivamente foi propriedade de um português ou filho de português de sobrenome Mendes Monteiro, terá alguma relação com sua família? Quanto ao uso do brasão dos Monteiro imagino que você saiba que não é tão simples: há que se provar que é descendente de um armigerado, salvo engano não devendo haver entre você e o dito armigerado mais do que quatro quebras de varonia consecutivas, outros saberão informá-lo melhor, o importante é saber-se que possuir o sobrenome Monteiro não é garantia do direito de uso legal das armas da dita família.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#20783 | flavia | 08 mai 2002 05:47 | Em resposta a: #20576

Desculpe entrar no assunto, mas minha família vem de Portugal com meu 5 avô Francisco Antonio Monteiro de Noronha, que é pai de Domiciano José Monteiro de Noronha, casado com Mariana José de Mireles Noronha, pais de João Batista Monteiro de Noronha, casado com Ana Cândida da LUz, pais de Olegario Batista Noronha, nascido no Brasil´.Esses dados trago comigo, através de anotações de meu avô Antonio Vianna de Noronha, filho de OLegário Batista Noronha, que já mencionei acima.Conforme um livro de ensaio genealógico, de autoria de Emílio Mário Arantes, cujo capítulo Apontamentos Genealógicos Sobre A Família Noronha, ramo de Ouro Preto, editado em 1907,Livraria Espíndola-São Paulo, o autor dá como o mais antigo-1748 -Noronha- morador de Ouro Preto, o CapitãoAntonio Monteiro de Noronha, portugues de lISBOA, que no Brasil contraiu núpcias com D. Luiza Maria da Rocha. Desse casamento surgiram cinco filhos que constituiram os maiores ramos da família Noronha no Brasil Emílio Mário relaciona 18 famílias descendebtes diretos do Capitão Monteiro, entre essas famílias, a de João Batista Monteiro de Noronha, que é meu trisavô . Essas informações foram tiradas do Livro SAGA DE UM TABELIÃO, de Newton Alfredo Ribeiro de NOronha -edição única-1997. Gostaria de poder receber mais informaçoes sobre um possível parentesco de alguém com essas meus antepassados.Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#20939 | ítalo | 10 mai 2002 12:49 | Em resposta a: #20783

Cara Flávia, conheço uma família Noronha (creio que é Henriques de Noronha) no Ceará, procurarei informações se for de seu interesse. Creio que esta família está no Brasil há relativamente pouco tempo, em torno de uns 150 anos talvez.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#221101 | rosinham | 13 fev 2009 04:51 | Em resposta a: #20480

Sou brasileira, meu avô chamava-se Manoel Monteiro, de Braga.Sua família produzia vinhos. Era filho de Ana Joaquina Pereira e Manoel Antonio Monteiro. Nacseu no ano de 1883 e chegou em São Paulo em 1924, mas talvez tenha passado um tempo no Rio de Janeiro depois de chegar ao Brasil. Aqui constituiu família, mas penso que deve ter deixado família por lá também. Agradeço qualquer informação.

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#224230 | edmonteiro | 18 mar 2009 22:36 | Em resposta a: #20489

Eu sou Edmilson Monteiro de Souza, moro em Brasília Brasil, e como você José Rocha de Sousa, eu também sou bisneto de João José Monteiro, quero lhe agradecer pelas informações que recebi as quis eu não sabia, talvez eu também possa informar algo que você não saiba. abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#234626 | aldemonteiro | 20 jul 2009 19:49 | Em resposta a: #20480

vou procurar o nome completo dos meus avos. os nomes do meus tios era:
geraldo monteiro de souza
sergio monteiro de souza
francisco monteiro souz de aguiar
o meu avos eram cearence de
sobral
mais vou procurar mais informaçoes.
o meu nome aldenir monteiro marques - o meu pai era antonio marques e raimunda monteiro marques/


abraço

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#250048 | aj2079 | 17 fev 2010 13:09 | Em resposta a: #20783

Flávia

Você cita que Dominiciano José Monteiro de Noronha é filho de Francisco Antonio Monteiro de Noronha. Conforme o referido livro ele é filho do Capitão Antonio Monteiro de Noronha. Há não ser que o Francisco tivesse um filho com o mesmo nome. Não tenho o capítulo dos descendentes de Francisco. Gostaria de trocar algumas informações sobre ele.

Um abraço,
Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#250233 | Odete2 | 20 fev 2010 21:01 | Em resposta a: #20489

Para Vera

Meu trisavo era Marciano Monteiro da regiao da Guarda. Sera que temos alguem em comum?

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#250303 | Eduardo05 | 22 fev 2010 16:42 | Em resposta a: #20489

Cara D. Vera,

Ao ler, por acaso, a mensagem que deixou a José, identifiquei os meus Monteiro como sendo, talvez, de lugar idêntico aos seus. Haverá pesquisa de Monteiros por aí?

Dou-lhe, a seguir, os dados:
António Borges Monteiro, nascido por volta de 1745 na Comarca da Cidade da Guarda, Bispado de Coimbra, Vila de Géia, Santa Luiza de Pinhança, filho de Caetano Borges e de sua mulher, JOANA MONTEIRO.

Os dados acima foram publicados em obra, intitulada A Mata dos Peçanha, título Borges Monteiro, Brasil, 1969 e seu autor se chama Demerval Pimenta. Além disso, há, neste site, a descendência parcial, pois ainda não transcrevi toda a descendência ali registada, mas a ascendência está bem clara em termos de origem.

Haverá, por acaso, alguém a fazer, no momento, a genealogia desses Monteiro da Guarda? Ou a Comarca da Cidade da Guarda não é a mesma Guarda de que V.Sa. declara virem seus antepassados Monteiro?

Fico aguardando notícia de V.Sa., já muito agradecido com toda a atenção que merecer.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#251580 | Eduardo05 | 14 mar 2010 04:53 | Em resposta a: #250303

Caros Confrades e Confreiras,

Renovo o pedido.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#251774 | Odete2 | 16 mar 2010 21:35 | Em resposta a: #250303

A respeito do meu trisavo Marciano Monteiro, deve ter nascido ao redor de 1839, casou com Maria Jacinta Pires, pais de Luisa Antonia Pires que era mae de Cacilda de Sao Jose nascida com certeza em 05/08/1892. Da regiao de Guarda, Meda, Valflor. Alguem tem esses antepassados.

Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#268652 | Avelina Maria | 15 jan 2011 20:00 | Em resposta a: #20783

Flávia:
Prazer em conhecê-la, prima.
Sou de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, cidade que já se chamou Carijós e Queluz. Procuro há muitos anos os antepassados de minha tetravó Francisca Cândida Xavier de Noronha. Em seu registro de casamento com Manoel Albino de Almeida não constam os seus pais, só está escrito que ela foi esposada em casa de Luiz de Mello e Souza. Calculando pela idade dela no óbito nasceu em 1785 ou 1786. Em anotações de um tio avô meu, há os nomes do Capitão Antônio Monteiro de Noronha, casado com Luiza Maria da Rocha, de Congonhas e abaixo do nome deles o nome de Antônio. Desse Antônio achei o seguinte na Internet: foi batizado em 27 de junho de 1755, em Mariana, e que ele foi o testamenteiro de sua mãe Luiza Maria da Rocha na fazenda do Siqueira, em Congonhas do Campo.
"O testamento da Luiza está no Vol. III dos "Velhos Troncos Mineiros", do Cônego Trindade. Nele está escrito: " Sou viúva do falecido Antonio Monteiro de Noronha, de cujo matrimônio tive cinco filhos por nome Antonio, Lucio, Lourenço, Domiciano e Francisco, e oito filhas por nomes Leocadia, Ignez, Beatriz Ponciana, Germana, Izabel Vicencia e Anna, estas últimas já falecidas." Estou procurando o nome da esposa e dos filhos desse Antônio. Já me disseram que ela poderia ser filha de Francisco, irmão do Antônio casado com Maria Luiza Rocha. Mas não há nada de concreto.
Sobre o Domiciano, seu antepassado, há um excelente vídeo de Pedro Martins Lobo, que é também descendente dele e você pode encontrá-lo no Google. É só colocar o nome dele e você encontra.
Estou na expectativa de que apareçam mais parentes e, quem sabe alguém esclareça mais sobre essa família. Tenho também os nomes dos antepassados do Antônio e da Luiza. Se você não tiver, passo para você.
Um grande abraço.
Avelina

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#268653 | Avelina Maria | 15 jan 2011 20:07 | Em resposta a: #20489

José:
Meu nome é Avelina Maria Noronha de Almeida e resido em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Também sou descendente dos Monteiro da Guarda. Pelo visto Antônio Monteiro de Noronha e Luiza Maria da Rocha seriam meus avós, mas preciso de dados concretos sobre quem são os pais de minha tetravó Francisca Cândida Xavier de Noronha, que se casou em Queluz com Manoel Albino de Almeida. Teria nascido em 1785 ou 1786. Estou à procura de Antônio, filho do casal, ou de Francisco, irmão do Antônio pai.
Que informações você teria desses Monteiro da Guarda?
Ficarei muito grata pelo que me passar.
Avelina

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#268655 | Avelina Maria | 15 jan 2011 20:25 | Em resposta a: #250048

Afonso:

Você está correto. O Domiciano é filho do Antônio Monteiro de Noronha. Quanto ao Francisco Xavier Monteiro de Noronha, natural de Santana do Sacramento, Bahia, era casado com Maria Clara de Assis e Castro de Negreiros,
filha de Antonio Alves de Castro, natural de São Paulo, intra muros de Lisboa, e Joana Batista de Negreiros, natural da Bahia.
Avelina Maria Noronha de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#268686 | Sandra Rosa | 16 jan 2011 08:09 | Em resposta a: #20480

José

Estou iniciando a pesquisa da família Monteiro, no Ceará, a pedido da minha futura nora Kelli Monteiro. Encontrei este blog onde fazem uma homenagem à Professora Maria Marques de Souza pela passagem dos seus 86 anos, em Lagoa dos Monteiros. Há várias informações neste blog, inclusive fotos.

“A Lagoa dos Monteiros tem esse nome por ter sido descoberta pelos portugueses Manoel Monteiro (meu tataravô paterno), Francisco Monteiro, Antônio Monteiro e José Monteiro, que ali chegaram por volta de 1871, segundo dados oficiais, mas que pesquisas mostram que a chegada de Manoel e seus irmãos pode ter ocorrido muito antes, em 1849”.


http://mariacristina64.blogspot.com/

Boa sorte!

Sandra Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Família Monteiro

#287106 | aldemonteiro | 12 set 2011 16:03 | Em resposta a: #20480

boa tarde.
o meu nome é aldenir monteiro marques, os dos meus pais sao antonio marques filho e raimunda monteiro marques do nome dos meus avos materno é pedro afonso de souza e maria de nazare monteiro de souza. os meus bisavos morava no ceara e os meus avos vieram do ceara para municipio de envira - amazonas.
gostaria muito como que faço para conseguir passaporte com a dupla cidadania de portugal/brasil.
quem puder me ajudar ficarei muito feliz.
gratos.
aldenir

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#354318 | Ermeson100 | 01 fev 2015 15:30 | Em resposta a: #268686

Oi José!

Também estou buscando por meu tataravôs. Meu pai é Joao de Aquino Gondim e o pai dele era Antônio Monteiro Gondim.
Meu pai é de Quixeramobim.
Vc mencionou dados oficiais, onde vc conseguiu estes dados? Onde posso buscar. Um abraço.

Ermeson Vieira Gondim

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#410116 | joaomelo78210 | 01 dez 2018 15:11 | Em resposta a: #20480

Ladislau Monteiro Melo + Brasida Fernandes Barbosa tiveram o filho José Duarte de Melo.
Evaristo Rodrigues de Sousa + Francisca Santana Araujo tiveram a filha Amélia Rodrigues de Sousa, esses são meus bisavós, alguem com mesmos sobrenomes? possivelmente pertecemos à mesma linhagem.

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#442750 | fehtrindade | 23 ago 2022 03:27 | Em resposta a: #20489

Olá, silvestre... sou um Monteiro também, porém sou Monteiro Trindade, acredito que meus antepassados sejam de Guarda e inclusive vim buscar informações mais detalhadas sobre minha ancestralidade, me deparando com um desfecho um tanto quanto inusitado. Achei na internet que lá pelo ano de 1850 (não sei exatamente a data) Um Antônio Monteiro casou-se com Clara Trindade e tiveram um filho chamando-o de Joaquim Monteiro Trindade, ele mais tarde se casou com Inacia e tiveram o Manuel Monteiro Trindade (meu avô), ele se casou com Elisabeta Fodor (no brasil mudaram para Todor) Genik (aqui eu acho que eles já tinham vindo para o Brasil, pois já até encontrei documentos de estrangeiros com a foto dele e ele é MUITO parecido comigo, meu pai e meu irmão mais velho), tiveram algumas crianças e uma delas era o meu pai Manuel Monteiro Trindade Filho, ele teve 3 filhos (Felipe Gustap Monteiro Trindade{eu}, Raul Alessander Monteiro Trindade e Thiago Augusto Monteiro Trindade). Achei interessante que você é um Monteiro também e será que existe possibilidade de sermos parentes? mesmo que distantes? Eu acho deslumbrante poder afagar minha curiosidade.

Obs.: Caso queira entrar em contato comigo, é só enviar um e-mail para: ftrindade.adrena@gmail.com que eu responderei e poderíamos conversar.

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#442751 | fehtrindade | 23 ago 2022 03:32 | Em resposta a: #268653

Meus antepassados eram Monteiro e também Trindade de Guarda, Portugal, porém eu resido em Sorocaba - SP... eu tive um antepassado chamado Antonio Monteiro que se casou com Clara Trindade, ai surgiu os Monteiro Trindade (Não acho que tenham outros por ai mas, sigo buscando.

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#442753 | fehtrindade | 23 ago 2022 03:35 | Em resposta a: #20480

caramba! Fazem 20 anos essa postagem HAHAHAAHA o pessoal já deve ter morrido e eu aqui falando

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#442758 | silvestre | 23 ago 2022 08:38 | Em resposta a: #442753

Bom dia,
O pessoal não morreu todo.
Terá de procurar os registos de casamento e baptismo dos mais recentes para os.mais antigos e talvez algum deles indique o local de nascimento dos seus antepassados. Outra ferramenta que pode ajudar a descobrir família, é um teste de DNA, por exemplo no myheritage.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#443680 | Natalina Monteiro | 14 out 2022 23:07 | Em resposta a: #20489

Boa noite

Também sou da família Monteiro, com descendente em Portugal.
Estamos requerendo a cidadania portuguesa. Mas precisamos da data de nascimento de José Martins Monteiro casado com Maria Lopes Silva.
Será que faz parte da sua família?
Ficarei na expectativa
Natalina Rocha Monteiro

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#445777 | Pastorps | 10 fev 2023 01:48 | Em resposta a: #268686

Olá Sandra, vi essa sua resposta e tentei entrar no link, mas ele não existe mais, poderia por gentileza me passar alguma informação sobre eles, essa lagoa dos Monteiro onde ficava, desde já obrigado

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#445778 | Pastorps | 10 fev 2023 01:49 | Em resposta a: #20480

Estou buscando informações sobre o José Monteiro Gondim, Pai do José Monteiro Gondim Jr, Pais do Antônio Monteiro Maia, se alguém puder me ajudar, por favor agradeço,

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#445781 | Pastorps | 10 fev 2023 11:45 | Em resposta a: #445780

Olá, obrigado pela atenção em tentar ajudar…
Tudo que sei sobre ele é que nasceu em Portugal e foi para a cidade de Aracati por volta de 1860, chegou casado com uma mulher chamada Ana Rosa de Jesus e que ela era sua tia…
Tocava e cantava viola…
Era filho de alferes José Monteiro Gondim com Gertrudes de Jesus

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#447261 | Pastorps | 24 abr 2023 04:29 | Em resposta a: #354318

Olá, acredito que sejamos da mesma família, o Antônio Monteiro Gondim é de Jaguaruana ou de Quixeramobim?
Entra em contato no zap, acho que vc tem descendência do judeu Abraao do Vale
85 996501347 Paulo

Resposta

Link directo:

Família Monteiro

#447262 | Pastorps | 24 abr 2023 04:34 | Em resposta a: #445780

Olá, estou com dificuldade de encontrar uma prova de filiação de Antônio Monteiro Maia com seu pai, José Monteiro Gondim…
Eu tenho a certidão de casamento só que não cita o nome dos pais… o Antônio nasceu em 1962, provavelmente em jaguaruana ou Fortaleza, pode me ajudar?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 03:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen