Pedras de Armas em Amarante

Este tópico está classificado nas salas: Património | Heráldica

Pedras de Armas em Amarante

#20522 | Ortigão | 03 mai 2002 23:08

Caros amigos

Estou a fazer um levantamento de pedras de armas do concelho de amarante, e gostava de poder contar com as vossas contribuições. Conheço muitas casas brasonadas de do concelho de amarante, mas decerto haverá algumas mais obscuras, arruinadas quiçá, perdidas nas freguesias rurais e que escapam aos olhos mais distraidos.

De repente algumas casas saltam á vista: Casa dos Macedos, dos Peixotos, dos Magalhães Cerqueira, Vila Garcia, Tardinhade, Casa da Capela, Pascoais, Casa da Pousada, Faia, Alvelos, Casa do Carvalho, Casa dos Sousa Soares, Casa de Sá... alguem se lembra de mais alguma?

Desde já agradeço a vossa atenção!

melhores cumprimentos a todos,
rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20538 | magalp | 04 mai 2002 02:54 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo

Já estará visto o Pinho Leal?
Tenho por aí uma monografia recente do concelho de Amarante, poderá servir? É só dizer, pois ainda tenho 5 dias semi-livres...
M M Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20541 | Ortigão | 04 mai 2002 06:33 | Em resposta a: #20538

Caro MMMdMM

Ainda não está visto o Pinho Leal, apenas o Craesbeek, desvantagens de me ter servido apenas da biblioteca caseira. Bem lembrado como sempre :)
Estou atrás de uma monografia editada há cerrca de 6 anos sobre todas as freguesias de amarante. A editora, de Paços de Ferreira, já não tem numero de telefone registado (eclipsou-se), e na câmara, posto de turismo, ou biblioteca municipal do concelho o máximo que me dão são fotocópias.
De que edição me fala, e de que forma a obteve? Gostaria muito de ter a publicação, pois fotocópias para além de ser um processo caro e moroso nunca são a mesma coisa nem valem o mesmo.

abraços,
RMMOdO

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20551 | magalp | 04 mai 2002 13:23 | Em resposta a: #20541

Caro Dr. Rodrigo

Antes do mais uma insiginificante correcção, para ficar de acordo com o BI... MMdMMeM! Oficialmente não tenho nenhum l dobrado, como os meus primos, muito embora sempre os assine para e pelo menos por isso, não ficar atrás...

Corri tudo à procura da tal mto. interessante monografia de Amarante. Como sempre, encontrei muita coisa que perdera antes, mas não a dita cuja. esta casa parece um armazém de alfarrabista. Não bastassem já os meus e o respectivo desarrumo por falta de espaço, tenho agora de acrescentar os muitos e volumosos tratados de filosofia, teologia, sociologia, ética e política do Dr. Manelzinho que vai bem além de mim no desarrumo! Ambos perdemos a vergonha com isso, até nos divertimos muito com o espanto dos raros convidados q. aqui vem... Das duas uma, ouestará em Valinhas, ou no encadernador, pois aquli merecia fatiota a condizer.

Pelo Pinho Leal não terá grande ajuda. Refere na vila, as casas dos "srs. Peixoto, Ribeiro, Montenegro, Pinto, Costa e Vascocellos" mas nada particulariza. E nada em relação ao concelho.
Diz-me a minha Mãe que os "primos de Amarante" Magalhaens, claro, tinham muitas e boas casa em Amarante, mas não acredita q. sejam armoreadas, pois além de muito discretos eram muito forretas para pagar os direitos de mercê pelas mesmas... sinceramente sinto, sublinhado, que assim deveria ser!
O meu querido primo João Diogo, Califa ou Grão Vizir dos Alpendurada, representa, pela sua mãe uma que foi uma bela e muito armoreada casa, de Sta. Rita, mas não sei em que freguesia. Nem sei mesmo se ainda existe. Talvez esteja aqui em GP.

espero que Vila Garcia seja devidamente tratada. Bem merece. Aqui para nós era a casa de avós q. mais gostaria de possuir. Os clérigos de antigamente tinham muito bom gosto...

Conta comigo para o q. for preciso.
Gande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20578 | vbriteiros | 04 mai 2002 18:55 | Em resposta a: #20551

Se precisar das informações das Nobres Casas de Portugal de António Lambert Pereira Silva, onde vem a Casa de Vila Garcia ,diga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20622 | Vasco Jácome | 05 mai 2002 16:28 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Não conheço os edifícios que vêm referidos nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho”, mas é provável que tenham Pedra de Armas. A lista completa é (mesmo que algumas sejam já repetidas):

Vol I:

Carapeços – Magalhães e Meneses Silveira Brandão
Carvalho – Vasconcelos Rebelo Mendes de Carvalho
Costa – Guedes de Carvalho e Meneses
Feitoria – Taveira de Carvalho
Pinheiro – Ferreira Sousa Gavião Pessoa
S. Tiago – Cerqueira Moniz de Magalhães
Soutelo – Teixeira de Queiroz
Tardinhade – Sousa Magalhães
Vila Garcia – Vaz Guedes Bacelar

Vol II:

Madalena – Pereira Peixoto Sarmento Queiroz
Portela – Costa Pereira Peixoto

Outra sugestão é fazer o mesmo com os “Carvalhos de Basto”: ir ao índice e listar casas de Amarante. No índice das gravuras pode verificar alguns casos, como por exemplo, no vol. VI (neste momento, é o único que tenho cá em casa, meio “raptado”) o da Casa dos Macedos, na pg. 75. Ainda por cima na pg. 83 tem um estudo sobre a Carta de Armas que dá origem à pedra.

Convém também verificar a imponente Casa da Calçada.

Algumas estão em www.monumentos.pt

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20640 | Ortigão | 05 mai 2002 22:33 | Em resposta a: #20622

Caro Vasco

Muito obrigado pelos conselhos. Já estava familiarizado com a lista das Ultimas Gerações, mas de facto a maioria das casas aí citadas não têm pedras de armas.
Também já folheei, mas não exaustivamente, os carvalhos de basto. Infelizmente a pedra de armas da Casa dos Macedos está infotografável devido á morte recente do Dr. Luís van Zeller de Macedo. Mas estou certo que poderei arranjar uma fotografia por outra via.

Esperava encontrar mais pedras de armas do que as que tenho encontrado. Algumas casas bastante boas e de familias nobres do concelho não estão brasonadas. Haveria algum critério? O que levava um proprietário a colocar um brasão de armas na fachada ou no portão da sua casa? Porque é que casas tão imponentes como Tardinhade não têm brasão de armas? Outro aspecto importante é a "migração" de pedras, pois não poucas vezes as pedras que nos surgem têm diversa proveniência e não foram feitas para as actuais colocações.

E já estou outra vez a divagar. Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

rodrigo ortigao oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20644 | magalp | 06 mai 2002 00:47 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo

Assim é de facto. E não será só por causa dos direitos de mercê. O reparo na "migração" das pedras não é divagação nenhuma. Antes uma constatação muito bem feita por quem sabe ver e está para além dos mínimos de conhecimento...
A. Vaz Osório da Nóbrega conheçe milhares de historias sobre o assunto e contadas com seu característico humor, um tanto mordente, são uma delícia!
Fico-me por aqui no meu "discursso" senão ainda arranjo mais inimigos viscerais...
Grande abraço
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20646 | Ortigão | 06 mai 2002 00:55 | Em resposta a: #20578

Caro Vasco Briteiros

Muito obrigado pela simpática oferta, mas já retirei da obra em causa os elementos que desejava... Excelente obra de facto, e muito justificadamente uma apetecida raridade bibliográfica. Vou ter muita pena de me desfazer dela.

melhores cumprimentos,
rodrigo ortigao oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#20703 | Vasco Jácome | 06 mai 2002 20:58 | Em resposta a: #20640

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Também não creio que houvesse um critério rígido. É claro que os que tinham Carta de Armas, tendiam a colocá-las na sua casa, i. e. a exibi-las publicamente.

Nas famílias / Casas mais antigas, de Nobreza já perfeitamente conhecida, essa questão poderia eventualmente passar para segundas prioridades. Mas também não faltam por aí casas antigas devidamente armoriadas...

Realmente a questão da migração é um ponto a considerar, até porque se algumas “imigraram” para determinados edifícios, quer dizer que “emigraram” dos autênticos de origem!

Para se classificar devidamente uma Pedra, é necessário não só a leitura heráldica como é também fundamental conhecer quem foram os donos das casas (para ver se “dá a cara com a careta”), outras casas possuídas pela família e a sua datação. Aqui também é importante tentar verificar a harmonia do conjunto arquitectónico formado pela Pedra / local de colocação (portal, cunhal, capela, fachada, etc). Se acrescentarmos a isto os erros heráldicos ou meras imperfeições de execução que por aí abundam... não é tarefa fácil, não!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31518 | Ortigão | 02 dez 2002 22:16 | Em resposta a: #20522

Caros amigos

O tese de licenciatura sobre as pedras-de-armas de Amarante foi entregue há um mês na Universidade Portucalense, e já recebi a nota: 17 valores!

Agora estou oficialmente licenciado e oficialmente desempregado!

A todos os que neste forum me ajudaram o meu agradecimento.

abraços,
ROdO

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31520 | JPL | 02 dez 2002 22:53 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo,

Tenho um trabalho realizado por Artur Vaz-Osório da Nóbrega que trata de Pedras de Armas de Penafiel. Caso isto sirva para alguma coisa, diz que te poderei enviar.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31525 | artur41 | 02 dez 2002 23:58 | Em resposta a: #31520

Meu caro Rodrigo


Muitíssimos parabéns: pela licenciatura, e pela belíssima nota!


Um abraço

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31540 | aeiou2 | 03 dez 2002 10:01 | Em resposta a: #31518

Muitos parabéns para o novo licenciado.Já a questão do desempregado é uma doença dos países não desenvolvidos,pois são as pessoas com mais habilitações que têm mais dificuldade de se dedicarem aos saberes para que se prepararam e para a qual o Estado dispendeu muitos euros.!
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31547 | JCC | 03 dez 2002 11:17 | Em resposta a: #31518

Caro Rodrigo Ortigão

Parabéns pela classificação!

E, já agora, esse trabalho não merece uma edição?

Embora eu não esteja relacionado com essa zona estou sempre interessado em heráldica pelo que gostaria muito de ler a sua tese.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31581 | vbriteiros | 03 dez 2002 23:50 | Em resposta a: #31518

Muitos parabéns e votos de que consiga em breve um emprego que lhe agrade.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31600 | Saborra | 04 dez 2002 11:43 | Em resposta a: #31518

Caro Primo,

Muitos parabéns pela licenciatura.
Faço votos para que consigas arranjar rapidamente um emprego. Se ainda te interessar vou ainda vasculhar fotografias que tirei há uns 7 a 8 anos na região de Amarante/Marco de Canavezes. Pode ser que lá encontre alguma que não tenhas conhecimento. Lembro-me que algumas pedras de armas se encontravam em casas em perfeito estado de degradação.
Um grande abraço
Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31611 | Ortigão | 04 dez 2002 14:49 | Em resposta a: #31600

Caro Miguel

Não te sabia visitante do forum, gosto de ler!

Claro que me interessam as tuas fotografias. Apesar de o meu trabalho ter sido tão xaustivo quanto possivel poderão ter-me escapado algumas pedras, principalmente as que estão no meio de ruínas.
Está prevista uma edição do trabalho para os próximos meses, pelo que o interesse é redobrado.

obrigado e um grande abraço,
Rodrigo Ortigao de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31615 | Saborra | 04 dez 2002 15:08 | Em resposta a: #31611

Ótimo, vou ver o que lá tenho e depois digo-te qqr coisa.
Abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31628 | Vasco Jácome | 04 dez 2002 19:44 | Em resposta a: #31518

Caro Rodrigo Ortigão de Oliveira

Apresento-lhe os meus parabéns pelo feito tão altamente apreciado por quem de direito!

Com votos de boa sorte para o futuro profissional,

Vasco

PS: será que nesse trabalho não há notícias da tal pedra de Sousas, Mansilhas, Magalhães e Meneses que terá existido no portão da Casa dos Magalhães? Alguma foto por exemplo?

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31629 | Vasco Jácome | 04 dez 2002 19:50 | Em resposta a: #31520

Caro José Pedro Leão

Desconhecia a existência dessa obra. Será que não tem qualquer referência a um Paço de Atafona?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31631 | Ortigão | 04 dez 2002 20:40 | Em resposta a: #31628

Caro Vasco

Essa é mais uma das petas metidas pelo meu primo na sua historia dos Magalhães. O que havia era um esquartelado seiscentista de Magalhães Coelhos Sousas e Meneses, que se encontrava no cunhal da casa e que agora esta em Macedo de Cavaleiros. De resto a casa não tinha portão, dava para a rua e tinha as traseiras repletas de edificado. O actual relvado resultou da demolição desse edificado e não corresponde de todo a um antigo jardim do solar, como parece fazer crer uma gravura d'"Os Magalhães".

cumprimentos,
Rodrigo Ortigao Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31635 | JPL | 04 dez 2002 22:54 | Em resposta a: #31629

Caro Vasco Jacome,

Já quando o Vasco colocou o tópico relativo a este Paço, fui pesquisar nesta obra se alguma referencia a ele existia neste trabalho, mas não encontrei nada. Posso no entanto, fazer-lhe chegar a informação que aquiestá disponível.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31700 | Vasco Jácome | 05 dez 2002 22:53 | Em resposta a: #31635

Caro José Pedro Leão

Agradeço a sua disponibilidade, mas acho que não vale a pena metê-lo nesses trabalhos, pois o meu interesse genealógico por Penafiel não vai muito além do Paço de Atafona.

Só talvez mais um ponto: relativamente à Aveleda, desenvolve a sua genealogia a ponto de abordar a sua ligação a uns Araújo Aranha? Refiro-me a uma Joana Felizarda Delfina de Abreu Araújo Aranha c.c. Manuel de Meireles Guedes de Carvalho, e que figura na árvore 149 do Canaes de Figueiredo e na 45v do Tomo IV dos Costados 4 do Gayo, nº 3.

Esperando que já esteja completamente restabelecido,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31701 | Vasco Jácome | 05 dez 2002 23:00 | Em resposta a: #31631

Caro Rodrigo

Então ainda não é desta que topo alguma coisa sobre a heráldica que estes Mansilhas terão usado...
Obrigado pelo esclarecimento!

Um Abraço,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31715 | aburma | 06 dez 2002 12:00 | Em resposta a: #31518

Caro Primo Rodrigo,

Grande abraço de parabéns!
Quanto ao desemprego, com essa nota ninguém te arranja um lugarzinho de assistente?
Por outro lado, a questão do rendimento mínimo garantido, ou como lhe queiram chamar, só ser atribuível a maiores de 25 anos, suscitou dúvidas existenciais para as bandas de Belém, e, quem, sabe, pode ser que por aí te safes!:)
Dadas as nossas comuns raízes amarantinas, fico a aguardar com expectativa a publicação da obra.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31716 | aburma | 06 dez 2002 12:06 | Em resposta a: #31700

Caro Vasco,

Em "Velhas Casas de Guimarães - Paço e Honra de Gominhães" de Maria Adelaide Pereira de Morais, vêm desenvolvidos vários costados de Maria da Purificação de Sousa Cirne de Madureira Alcoforado, cuja mãe, Maria Isabel de Bourbon da Silva Guedes era da Casa da Aveleda. Tenho os livros, embora não aqui à mão, e depois poderei confirmar, mas creio incluírem esses costados a ligação com Aranha que referes.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31722 | Abreu Coutinho | 06 dez 2002 13:06 | Em resposta a: #31716

Meu caro Vasco Jácome

Qual seria o interesse de uma investigação, ou um levantamento de pedras de armas do nosso concelho de Ponte de Lima ; com o início em S.Julião de Freixo(estremo sul)e o término na freguesia de s.Salvador de Victorino das Donas(estremo oeste).asim muito por alto umas 200 casas.....

Com um abraço do teu parente;

João de Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31751 | Vasco Jácome | 06 dez 2002 19:14 | Em resposta a: #31716

Caro Alexandre Burmester

Eu não tenho as “Velhas Casas” mas gostaria de saber o que lá é dito sobre esses Aranha para poder confrontar com um manuscrito que herdei.
Assim, agradecia que me fizesse chegar essas notas. Talvez por scaner ou colocadas aqui, como lhe der menos trabalho.

Com antecipados agradecimentos,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31752 | Vasco Jácome | 06 dez 2002 19:24 | Em resposta a: #31722

Caríssimo João

Sem dúvida que isso seria uma excelente ideia. Seria uma grande “trabalhera” mas de interessantes resultados. Começar a Sul, i.e., Vilar das Almas, Sandiães, etc, etc.
Aqui para nós: não havia alguém que já andava a fazer qualquer coisa do género?

Um Abraço
Vasco Jácome
PS: e parabéns pela “saída da casca” :)

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31755 | jpcmt | 06 dez 2002 21:27 | Em resposta a: #31751

Caro Vasco Jácome:
Resumidamente, a ligação que se vê nas “Velhas Casas” é assim.

1-Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes
2-António de Carvalho Rebelo de Menezes Teixeira de Sousa
3- D. Maria do Carmo Martins de Queiroz Montenegro
4- Manuel de Carvalho Rebelo de Menezes
5-D. Maria da Purificação de Souza Cirne de Madureira Alcoforado
10- Francisco Diogo de Souza Cirne de Madureira Alcoforado
11- D. Maria Isabel de Bourbon da Silva Guedes
20- Francisco Diogo de Souza Cirne Madureira
21-D. Rita Rufina Soares de Albergaria
22-José Anastácio da Silva Fonseca
23-D. Joana Meireles de Carvalho, Srª da Casa de Aveleda
46-Manuel de Meireles Guedes de Carvalho
47-D. Joana Felizarda Delfina de Abreu Araújo e Aranha
94-Braz de Abreu Guimarães
95-D. Ana do Nascimento Aranha
190- Bento Aranha de Araújo
191- D. Tomázia Francisca de Araújo
380-Francisco Aranha
381-Maria de Araújo

Se precisar de mais pormenores, fico ao dispor
Um abraço do
João CMT

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31762 | cristiano | 07 dez 2002 13:08 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo,

Desde já os meus parabéns pela conclusão da licenciatura. Pelos vistos temos muito em comum: ambos fizémos História na Portucalense (tu Património, eu Científico. Fui, aliás, colega do Tiago Campos Pinto), ambos tirámos 17 na tese de Licenciatura e, pelos vistos, estamos ambos desempregados!

Se ainda te servir de ajuda tenho duas obras do Artur Vaz-Osório da Nóbrega, as Pedras de Armas de Penafiel e as de Lousada. Conheço muito bem o concelho de Amarante e limítrofes, por isso, se precisares, dispõe.

Dá um abraço ao Zé Alberto (foi "meu" caloiro). Ele já conseguiu emprego ou está como nós.

Felicidades!

Forte abraço

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31768 | jhuet | 07 dez 2002 23:38 | Em resposta a: #31751

Meu caro Vasco Jácome,
Tenho uma árvore de costados manuscrita dos principios do século XIX, com alguma coisa sobre a referida Joana Delfina casada com um Guedes da Aveleda, a quem sempre nos uniu laços de parentesco, pois a Casa do Fôfo entrou nos Huet pelo casamento em 1771 da sua herdeira, Ana Joaquina Guedes de Carvalho de Vasconcelos e Menezes, com o morgado da Casa do Paraíso, Duarte Cláudio Huet de Bacelar Sotto Mayor.
O nosso ramo Guedes, é o de Gradiz da Beira, cuja representação está hoje nos meus primos Fijôs.
Se tiver alguma coisa de interesse, enviar-lha-ei.

Melhores cumprimentos,

José Huet

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31769 | aburma | 07 dez 2002 23:46 | Em resposta a: #31768

Caro José Huet Bacelar,

Sem querer dar-lhe trabalho ou abusar da sua habitual boa vontade, essa árvore não será "scaneável"? Dá-se o caso de eu também "entroncar" por aí acima.

Obrigado e um abraço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31797 | Vasco Jácome | 08 dez 2002 18:54 | Em resposta a: #31755

Caro João Trovisqueira

Começo-lhe por lhe agradecer esses dados. Existe uma pequena diferença em relação ao que tenho que é o Francisco Aranha (380), no meu papel, chama-se Manuel. O que lá está escrito sobre esta linha, resumidamente é:

§1

1 O Padre Belchior (ou Baltazar) d’Araújo, Sr. da Quinta de Novaes, lugar da Medonha, freguesia de S. Mamede de Cuide de Vila Verde da Barca, instituiu uma capela com obrigação de 24 missas na capela de S. Sebastião da igreja paroquial. Teve em Maria Gonçalves, entre outros:

2 Marta de Araújo c. c. Pedro Fernandes da Costa, natural da freg. de Nª Srª da Assunção do Couto de Aboim da Nóbrega onde foi muitas vezes Juiz, fº de Gonçalo Fernendes da Costa, do lugar da Pena e de sua m.er Maria Rodrigues. Marta de Araújo era natural do lugar do Casal frg. N. Sr. das Azias (Barca). Faleceu em Vila Verde a 11.02.1690. Viveu no lugar da Pena (Couto d’Aboim). Seu irmão P.dr Domingos de Araújo no mesmo dia que instituiu o Morgado da Quinta de Novaes e Capela de Nª Srª do Carmo, fez-lhe doação de vários bens que possuía no lugar do Rio da freg. de Vila Verde. Filhos, entre outros:
3 D. Maria de Araújo, que segue no §2

§2

3 D. Maria de Araújo Costa c.c. Manuel Aranha, viúvo de D. Madalena Barbosa (fª de Diogo Barbosa e D. Maria Antónia de Sousa Vieira Srs da Quinta do Paço) e filho de Gonçalo Alvares do lugar das Pedras em S. Tiago de S. Paio da Barca (???) que faleceu a 29.01.1652 e de sua m.er Isabel ... que faleceu em Vila Verde (deve ser Cuide de Vila Verde, Ponte da Barca, digo eu) a 07.06.1660, mas foi enterrada em S. Paio (??).
D. Maria Araújo faleceu a 13.03.1703 tendo seu marido f. a 02.06.1683.
Tiverem, entre outros:

4 P.dre João de Araújo Aranha. Este fez Inquirição de Génere a 1685-08-08, no ADB, Processo nº 1124, onde se vê que era filho de Manuel Aranha e Maria Araújo.
4 Bento de Araújo Aranha, que segue no §15

§15

4 Bento de Araújo Aranha b. a 29.03.1670 sendo madrinha Maria Fernandes m.er de Belchior de Araújo de Novais. C. c. ....(não identificada) fª natural de Martinho Lopes da Fonseca, de S. Nicolau do Porto. Filha única:

5 D. Ana do Nascimento de Araújo Aranha c. c. Brás de Abreu Guimarães, Cav. de Cristo, Familiar do Santo Ofício e negociante no Porto que f. a 28.01.1774. Filha única:

6 D. Joana Feliciana Delfina de Abreu de Araújo Aranha c. c. Manuel de Meireles Guedes, Fidº da Casa Real (alvará de 19.08.1737) Sr da Casa da Aveleda. Filha única:

7 D. Joana de Meireles c. em 1800 c. João Anastácio da Fonseca e Silva, Moço Fid. da C. R., Coronel das Milícias de Penafiel, Cav. de Cristo, da Casa de Alcobaça. Filhos:

8 Manuel Guedes de Meireles n. 17.10.1802, que segue:
8 D. Antónia Rita de Bourbon §16
8 D. Ana
8 D. Maria

8 Manuel Guedes da Silva Fonseca e Meireles de Carvalho, Sr. da Casa da Aveleda e da Casa da Batalha, Tenente Coronel de Milícias de Penafiel, Comendador das Ordens de Carlos III e Isabel a Católica, ..., etc c. 25.09.1830 c. D. Maria Leonor da Câmara 1ª condessa de Vila de Pangim na Índia. Filhos:

9 Manuel Pedro Guedes n. 27.10.1837, que segue
9 D. Francisca da Câmara
9 D. Joana
9 D. Teresa Maria da Câmara

9 Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca Meireles de Carvalho Fid. da C.R., sucessor. C. 1ª vez a 26.12.1862 c. D. Maria Filomena de Figueiredo Lacerda Castelo Branco (fª do 2º Barão de Beduído) que f. a 8.3.1868. Passou a 2ª núpcias a 29.06.1868 c. D. Maria do Carmo de Faria Palha fª de José Pedro de Faria Mascarenhas e Melo de Lacerda (irmão da 2ª baronesa de Beduído). Manuel Pedro f. em Maio de 1899, no Porto.
Filhos do 1º matrimónio:
D. Maria da Piedade n. 12.06.1861

Filhos do 2º matrimónio:
Manuel Guedes n. 17.08.1869
Fernando Guedes n. 28.06.1871 que c. em 1898 c. D. Maria Helena Van Zeller.

§16

8 D. Antónia Rita de Bourbon, fª de D. Joana de Meireles (§15 n 7) c. c. Luís Pereira de Melo e Nápoles Sr. da Casa da Barbeita e Tenente Coronel de Milícias dos Arcos. Filhos:

9 José Pedro de Melo Nápoles Sottomaior, c. c. D. Mª Feliciana Rebelo de Faria s.g.
9 D. Maria dos Prazeres de Melo Nápoles, que segue.
9 D. Maria Isabel m.er de António Homem Corte-Real c. g.
9 Luís Pereira de Melo Nápoles

9 D. Maria dos Prazeres de Melo Nápoles c. c. seu primo Luís de Albuquerque do Amaral. Filhos:

10 António José de Albuquerque
10 D. Antª Rita de Bourbon m.er de Eugénio Augusto de Carvalho. Filho:
11 Luís

10 D. Emília José – freira
10 Luís Cândido c.c. D. Maria Amélia d’Almeida da Gama e Castro. Filhos:
11 D. Maria
11 Luís

10 António José de Albuquerque c. c. D. Maria do Carmo Rebelo Teixeira Mimoso, fª de Bernardo Mimoso da Costa Pereira Alpoim. Filhos:

11 Luís
11 D. Maria do Carmo
11 Bernardo

Se tiver algum elemento que contrarie o que aqui foi dito, agradecia comentários.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: Caro José Duarte, se por acaso vir esta mensagem, esta gente já não lhe deve ser estranha :). Pelo menos, os iniciais!

Resposta

Link directo:

Aveleda

#31798 | Vasco Jácome | 08 dez 2002 18:57 | Em resposta a: #31768

Caro José Huet

Peço-lhe que veja a outra mensagem que acabo de enviar e verifique se tem alguma novidade em relação ao que lá é dito.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31811 | jpcmt | 09 dez 2002 10:17 | Em resposta a: #31797

Caro Vasco Jácome:
Não tenho outros elementos e, nas "Velhas Casas", o texto é omisso quanto aos Aranhas.
Tem apenas uma árvore, donde tirei as informações que lhe enviei (confirmo que o 380, lá, é designado como Francisco Aranha).
Agradeço-lhe os apontamentos que teve a amabilidade de aqui transcrever.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31817 | magalp | 09 dez 2002 11:20 | Em resposta a: #31797

Vasco

Algum pessoal daqui figura naquele título de "Moreira", que em tempo lhe enviei, parte do muito interessante Tombo da Casa da Bouça, Louzada.
Refere claramente várias casas no Vale do Sousa, entre Arrifana (Penafiel) até Santão, Felgueiras.
É claramente o Moreira q. ainda hoje usam os Aranhas Furtado de Mendonça.
Abraços
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31830 | Ortigão | 09 dez 2002 15:30 | Em resposta a: #31762

Caro Cristiano

Mundo pequeno, julgava que era o unico aluno de historia a passear-se por este forum, mas pelos vistos não, e ainda bem. Acho que não nos conhecemos pessoalmente. A última vez que estive com alunos do ramo científico foi durante as jornadas de avaliação do ano passado. Era o unico aluno de património.

Tenho as duas obras que ofereceste, mas muito obrigado de qualquer das formas. Quanto ao desemprego, vou tentar tornear a questão oferecendo os meus préstimos a quem deles precisar. Já tenho umas conversações muito preliminares iniciadas sobre um trabalho de pedras de armas para o concelho de Paredes, e eventualmente vou publicar as pedras de armas de amarante... juntando isso a outras coisas não fico rico, mas dá para sobreviver.

O meu irmão Zé Alberto continua desempregado, mas como o grande sonho dele é ser jornalista, pôs a historia um bocado de parte para se dedicar a uma pós-graduação em Jornalismo, que está a tirar no ISCTE, em Lisboa. Isto realmente não anda nada bem. Para se tirar o curso de historia temos que gostar realmente MUITO daquilo.

O Tiago Campos Pinto é que ouvi dizer que está a trabalhar precisamente em Amarante. Uma das pedras de armas que estudei é de uma casa da familia dele (Rebelo de Carvalho), em Figueiró.... não há duvida que é uma zona apetecível.

abraço,
Rodrigo Ortigão de Oliveira
* ortigao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31834 | cristiano | 09 dez 2002 16:37 | Em resposta a: #31830

Caro Rodrigo,

De facto não nos conhecemos pessoalmete, mas como sou um velho amigo do Tiago, cruzámo-nos algumas vezes. Para além disso, sabia que eras irmão do Zé Alberto. Bem dizia ele, no 1º ano que o objectivo era seguir Jornalismo e que História serviria como uma espécie de apoio cultural. Desejo-lhe muitas felicidades.

De vez em quando apareço pelo Genealogia e pelo Garda Mor, mas não sou de forma alguma um especialista, apenas curioso. É um interesse que partilho com o Tiago. Ele não esteve a trabalhar em Amarante mas sim no Museu de Penafiel. Agora está a fazer Museologia em Letras, ao passo que eu voltei à casa mãe para fazer Ciências Documentais.

Uma vez que tens em vista trabalho no Vale do Sousa, se precisares de alguma coisa, estás à vontade.

Um abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#31845 | Vasco Jácome | 09 dez 2002 20:24 | Em resposta a: #31817

Caro Manuel Magalhães

Sinceramente, não vejo ligação entre os que coloquei aqui e os que constam desse trabalho sobre Moreiras. Vejo lá, é aquela ligação dos Maia Coimbra ao tal ramo de Velasques Sarmento, parentes das Lágrimas e dos quais falamos nesse local. Está no nº 7 do parágrafo 5, que deve estar pela pg. 7.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#32422 | Jpiasoares | 26 dez 2002 18:18 | Em resposta a: #31600

Exmº Sr. Miguel Arrobas.
Nas minhas pesquisas deparei-me com este seu Email acerca de pedras de armas de casas da região de Marco de Canavezes.
Tomei a liberdade de lhe escrever n osentido de saber se tem alguma referência a uma tal Quinta do Aydo de Antonio de Melo Ferraz, séc. XVII/XVIII na dita região.
Caso tenha alguma referência ficar-lhe-ia muitíssimo agradecido.
Aceite os meus respeitosos cumprimentos
João Soares

nota: o meu endereçode mail é jpiasoares@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#130547 | tintin | 09 out 2006 12:23 | Em resposta a: #31611

Caro Dr. como posso ter acesso a sua tese sobre pedras de armas de Amarante

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#130567 | Ortigão | 09 out 2006 14:28 | Em resposta a: #130547

Caso esteja interessado poderá consultá-la na Biblioteca da Universidade Portucalense, sita Rua António Bernardino de Almeida, ao Hospital de S. João.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#130586 | tintin | 09 out 2006 16:52 | Em resposta a: #130567

Caro Dr.

Muito obrigado pela informação, qualquer coisa que precise disponha.

A. Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#152087 | Andre_86 | 11 abr 2007 20:24 | Em resposta a: #20522

Caro amigo

Só agora é que vi este apelo relativamente às pedras de armas do concelho de amarante. Penso que já terminou a sua tese que se encontra na Biblioteca da Portucalense, onde estou a tirar o curso de Direito. No entanto não encontrei a sua tese! Ainda está cá? Posso-lhe informar que na freguesia de Real, onde moro existe uma casa de nome Casa da Ponte, a qual à cerca de 50 anos ainda existia uma brasão de Armas, o qual foi transladado para uma casa em Manhuncelos, Marco de Canaveses, a quando à venda da mesma Casa, e o meu pai conta-me que foram necessários 12 carros de bois para levarem as pedras.
Não sei se a informação ainda lhe será útil.

Cumprimentos,
André Leitão de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#152098 | Ortigão | 11 abr 2007 22:12 | Em resposta a: #152087

Caro André

Já terminei essa tese há 5 anos! A universidade tinha por hábito guardar as teses de licenciatura numa sala na biblioteca. Com a extinção do curso de historia e a saída de muitos professores não me admirava que alguns professores tivessem levado com eles as teses que orientaram, ou que a própria universidade os tenha arquivado num local menos acessível.
Quanto a essa casa tenho a certeza que não consta da minha tese de licenciatura, e interessa-me imenso. Qual era a família?

melhores cumprimentos,
Rodrigo Ortigão de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#180404 | Andre_86 | 14 jan 2008 19:03 | Em resposta a: #152098

Caro amigo,

Confirma-me se a casa de chousas de Lufrei possui brasão?
Está ligada a Casa da Ponte, em Real - Amarante.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#182678 | coimbra | 30 jan 2008 15:37 | Em resposta a: #180404

Tem capela e portão com brasão. Se bem me lembro, Carneiro e Pinto.
Era de Felix Antonio Pinto Carneiro Leão que casou na sua capela a 19.6.1775 com Gertrudes Rosa de Magalhães Freitas dos Guimarães.
Deixaram a casa a uma prima, Joaquina Julia Pereira Pinto, c.c. o Bach. José Nogueira Soares Vieira, da Casa de Manhucelos no Marco de Canavezes.
Parece que nada tinham a ver com os Bessa Nogueira Soares, também de Amarante.
Ver Carvalhos de Basto,I vol., pag.41

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#182706 | alvim | 30 jan 2008 17:27 | Em resposta a: #182678

Posso indicar a de meus avós: Casa da Feitoria, em Cepelos e Casa do Terreiro ou da Madalena, na Madalena
Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#182712 | alvim | 30 jan 2008 17:42 | Em resposta a: #182706

Ainda me recordo da Casa de Vila Garcia que pertence aos herdeiros do Dr. José Bacelar e salvo edrro a Casa do Carvalhal que foi do Manuel Alvito e actualmente pertence à Câmara.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#182777 | coimbra | 30 jan 2008 23:34 | Em resposta a: #182712

Como sou de Amarante, respondo aos dois anteriores.
-1º ao Pedro :
Então a Feitoria, do teu primo, não é tambem na freguesia da Madalena? Pergunta á Tia Maria Angelica.
- 2º ao Alvito.
A Casa da Cerca, da Tia Maria Carvalhal (Alvito) nunca teve brasão. Antigo convento de Santa Clara é agora da Camara.
Por outro lado a Maria Manuel colocou as armas Lobo no portão da sua Casa do Carvalhal, em Jazente. Essas armas eram um fecho de aboboda, que seriam do castelo de Alvito.
Vila Garcia ou seja Casa da Igreja ,julgo que está á venda, por uma das filhas.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#183530 | Andre_86 | 04 fev 2008 16:59 | Em resposta a: #182678

Caro amigo,
Posso informar-lhe se esta interessado que esta Joaquina Júlia Pereira Pinto era natural da casa da Ponte, em Real - Amarante, sendo f.ª de do Sarg.-mor Pedro Pereira Pinto Brochado. A casa da Ponte tinha brasao que agora esta na casa de manhuncelos, no entanto nao sei a que familia pertence.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#183562 | alvim | 04 fev 2008 19:34 | Em resposta a: #182777

Gostaria de saber quem é o Coimbra. A Feitoria fica em Cepelos, Amarante

Pedro Taveira Leite Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#183928 | coimbra | 06 fev 2008 23:27 | Em resposta a: #183562

Pedro
Estava a fazer um policial.
Sou o Carlos ,filho de uma das gemeas casadas com os gemeos.
Descobres assim?
Um abraço Amarantino

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#183972 | alvim | 07 fev 2008 11:03 | Em resposta a: #183928

Claro que descubro. És o Carlos Soutomaior
Um grande abraço
Pedro

Resposta

Link directo:

Leite Pereira, séc. XVI

#189338 | salen | 23 mar 2008 22:34 | Em resposta a: #183972

Caro confrade,
Como possui os mesmos apelidos, poderá pertencer (ou não) à família de um Matias que foi à India por 1584, capitaneando uma nau.
Diz-se nos nobiliários que levava uma sobrinha, Francisca, filha de Jerónimo Teixeira, e irmã de António e Francisco.
Francisca usava de apelido 'Teixeira' antes de ir para a India e 'Vasconcelos' quando para lá foi.

A questão de que ando à procura da resposta é: qual a via pela qual Francisca era sobrinha de Matias Leite Pereira? Não parece haver parentesco directo entre Matias e Jerónimo. Seria uma irmã de Matias esposa de Jerónimo? Irmã de Jerónimo esposa de Matias? Seriam as esposas de ambos, irmãs?
Em suma, tem informação (outra para além de Alão e Gayo) sobre os Leite Pereira desse tempo que permita esclarecer esse parentesco?

Grato pela atenção, e cumprimentos.
Do Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#196666 | juncal | 16 mai 2008 18:43 | Em resposta a: #130547

Caro Dr.
Apesar de já terem passado uns anito desde a postagem deste tópico ,gostaria se possível ter acesso à sua tese .O meu muito obrigado,melhores cumprimentos
Carlos rebelo

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#216571 | py4ui | 28 dez 2008 21:14 | Em resposta a: #20522

Prezado Confrade Ortigão.
(Se calhar, descendente de Ramalho Ortigão).

Vou acompanhar o seu trabalho com bastante interêsse. Nasci no Brasil, mas o meu pai era de Amarante (nasc. 13.MAR.1923) em Gondar (Amarante).
A minha mãe é do Porto.

Ele, Arnaldo Monteiro (famílias Alves e Monteiro).
Ela, Margarida Lopes Prata (Monteiro), famílias Lopes e Prata, e é natural do Porto (nasc. 07.OUT.1926).

Um grande abraço, do

Manoel Alberto Monteiro.
Sete Lagoas - Minas Gerais - Brasil.

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#216576 | py4ui | 28 dez 2008 21:39 | Em resposta a: #130567

Caro Dr. Ortigão.

A sua Tese de Licenciatura com certeza está despertando muito interêsse por todos quanto queiram do assunto saber. Que dizer de nós, cujo pai nasceu em Amarante.
Meu pai (de Amarante) e minha mãe (Do Porto), migrarma para o Brasil em 1947. Eu, nasci no Brasil em 1948. A minha área é do Bacharelado em Direito, mas muito atento às coisas da minha verdadeira terra por sangue 100% português.
Veja como podemos ter acesso à sua Tese. Se publicada, por cópia, etc.

Parabéns pela Licenciatura e aqui fico ansioso por notícias. A sua hora chegará.

Saudações,

Manoel Alberto Monteiro.
Sete Lagoas - Minas Gerais.
Brasil.

Pai: Arnado Monteiro (famílias Alves e Monteiro), de Amarante.
Mãe: Margarida Lopes Prata Monteiro (famílias Lopes e Prata), do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#324748 | PP | 05 mar 2013 18:22 | Em resposta a: #31797

Caro confrade Vasco Jácome,

Gostaria de lhe pedir que me confirmasse o nome da mulher de Brás de Abreu Guimarães. É mesmo Ana? Não será Joana?
É que tenho indicações contraditórias sobre nome desta.

Agradecia confirmação.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Algumas achegas.

#324756 | PP | 05 mar 2013 19:40 | Em resposta a: #31797

Caro confrade Vasco Jácome,

Permita-me algumas achegas:

A mulher de Manuel de Meireles Guedes chama-se Joana Felizarda e não Joana Feliciana;

Manuel Guedes da Silva da Fonseca Meireles de Carvalho nasceu em 17 de Setembro de 1802 e não em Outubro;

No número 8, falta a filha Maria Isabel de Bourbon da Silva GUEDES;

Por acaso não sabe em que freguesia casou D. Maria Leonor Teresa da Câmara? Na freguesia da N.ª Sr.ª da Ajuda, em Lisboa?;

Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca Meireles de Carvalho nasceu em 1837 e não em 1737, e casou em 1861 e não em 1862;

D. Maria da Piedade não pode ter nascido nessa data dado que os seus pais apenas casaram a 26.12.1861; Será 12.06.1862?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedras de Armas em Amarante

#326307 | Manuel Cunha | 28 mar 2013 12:20 | Em resposta a: #20522

Caro Sr. Ortigão

O trabalho que se encontra a fazer tem um significado espacial muito interessante, até porque encontro-me a fazer um levantamento sobre os brasões de familia, na cidade do Porto.
Como é um trabalho que sozinho se torna complicado, até porque muitos dos brasões se encontram em espaços privados e muito dificil de serem divulgados, gostaria de o informar que poderá encontrar uma quinta, infelizmente, em estado de autodestruição, que é a Casa de Alvelos, em Freixo de Baixo.
Não sei se a conhece? Contudo deixe-me alertá-lo para a dificuldade que vai ter em conseguir obter essas fotos, dado que atualmente decorre um processo em tribunal de habilitações de herdeiros e que não se entendem.
Também lá, na area de logradouro se encontram outros dois brasões, que julgo não pertencerem à casa.
Na esperança de que venha a ajudá-lo à recolha que se encontra a fazer, espero que um dia possamos ver o seu trabalho exposto...
Bem Haja

MCunha

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#414639 | Lmenezes | 13 mai 2019 11:08 | Em resposta a: #20522

Caros Amigos,

Alguém sabe a data de nascimento e naturalidade de José Nogueira Soares Vieira, da Casa de Manhucelos.

obrigado pela ajuda

Luís Cardoso de Menezes

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#437985 | Manuel Cunha | 09 dez 2021 18:21 | Em resposta a: #20522

Caro Rodrigo de Ortigão,

É certo que já concluiu a sua tese há muito anos e só lhe dou os parabéns pela escolha do seu tema.
Sou um curioso pela heráldica, no campo da inventariação e gostaria muito de lhe pedir se me arranjava uma cópia da sua tese. Fiz o mesmo (inventário) com os brasões da cidade do Porto e senti-me realizado pelo trabalho que elaborei, e como tal entendo que o mesmo se terá passado consigo.
O tema da heráldica de família é-me muito querido, assim como do património edificado antigo (casas antigas, solares e dos torna-viagens). É uma paixão que me está na minha mente.
Gostaria de compilar as pedras que conseguiu reunir na sua tese para juntar ao meu espólio de arquivo documental, pois tento reunir o máximo da informação dos concelhos vizinhos do distrito do Porto.
Aguardo com expectativa uma resposta sua sobre o meu pedido (se possível favorável), o que desde já agradeço qualquer que seja a sua decisão.
O meu email é: manueljosecunha@gmail.com
Grato
Manuel Cunha

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#437992 | aníbal | 09 dez 2021 19:29 | Em resposta a: #31628

Caro Senhor Vasco Jácome

Sou um dos descendentes da Casa do Seixoto (em ruínas) no centro de Amarante que pertenceu ao meu 4º avô, José de Magalhães e Menezes de Vilas-Boas, 1º conde de Alvelos com o nome completo de José de Magalhães e Menezes de Vilas-Boas Sampaio de Barbosa. Foi lançado fogo a esta Casa no contexto das Invasões Francesas, segundo conta a tradição. A Câmara Municipal tem em vista um projecto de recuperação da mesma. Houve um encontro entre parentes, dos diversos ramos colaterais, há cerca de 8 anos.No Livro "Os Magalhães -Sete Séculos de Aventura- " de Manuel Villas-Boas, nas Ilustrações entre as pág. 512-513, surge uma reconstituição da mesma Casa, com um portal d`armas.

"No século XVIII ostentava num cunhal uma pedra de armas representando os apelidos Magalhães, Sousa, Meneses e Coelho. Manteve-se na posse da família Magalhães e Meneses, que no século XIX foram elevados a Condes de Alvelos e mais tarde Condes de Vilas Boas. No final do século XIX o solar foi vendido a José Monteiro Carvalhal, tendo a pedra de armas sido retirada e oferecida ao Barão de Vilalva, José de Magalhães e Meneses, irmão do Conde de Vilas Boas e proprietário da Quinta do Pinheiro, em São Gonçalo. Os herdeiros da sua mulher Rita Mascarenhas Gaivão transladaram-na para a sua casa de Mirandela, que mais tarde foi a Estalagem do Caçador, onde foi colocada sobre o portão ameado.

A casa tornou-se um símbolo, em 1809, da resistência à entrada, na vila de Amarante, das tropas francesas. Conta-se que por cada dia que a resistência à ocupação francesa atrasava a passagem pela Ponte de São Gonçalo, a caminho de Vila Real, que o General Loison retaliava, incendiando uma casa nobre. Contrariamente à maioria das casas que foram incendiadas, o Solar dos Magalhães nunca foi reconstruído, permanecendo as suas ruínas testemunho dos violentos ataques.

O Solar dos Magalhães foi vendido a Joaquim Ferreira Torres, que, no dia 14 de outubro de 1969, o deu ao Município de Amarante. Em 2020, tiveram início as obras para transformar o que resta do edifício na “Casa da Memória” de Amarante, segundo um projeto do arqueteto Siza Vieira.[1]" https://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_dos_Magalh%C3%A3es

Com os meus cumprimentos,
Aníbal de Bettencourt Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#437997 | Vasco Briteiros | 10 dez 2021 01:57 | Em resposta a: #437992

Caro Sr.
Lamento informá-lo que o destinatário Vasco Jácome já não vive.
Cumprimentos

Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Pedras de Armas em Amarante

#437999 | aníbal | 10 dez 2021 09:00 | Em resposta a: #437997

Caro e Estimado Senhor Vasco Briteiros

Fico-lhe muito grato, mas muito triste, com a informação que me acaba de dar.

Paz à sua alma !`

Com os meus melhores cumprimentos,
Aníbal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 12:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen