Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20550 | orgc | 04 mai 2002 13:19

Aos Colegas do Forum

Ao abrir este tópico pensei ser útil;colocando,de vez em quando, alguma informação recolhida acerca de famílias que fui e vou encontrando nos respectivos liv. par.e resp.a este tópico.

Não irão por ordem cronológica e muito menos por batismos,casamentos;etc.mas sim como estão "à mão de semear",dispersos que os encontrei, e não tenho vagar e paciência para melhor ordenamento,mas se pensar em fazer o óptimo,tudo ficará-para as calendas gregas.Introduzirei também o que poderia colocar nos tópicos sobre as famílias-Vaz Pincho,Grade,etc.

Não será apenas informação,mas também pedido de informação.

Gostaria de ser informado sobre o Cap.ão José Rafael Gago da Silva Cabrita,irmão de Maria Martins Coelho Alvaleide de Brito,moradores que foram em Albufeira e padrinho de Maria,nascida em Alfontes da Guia,aos 20-1-1777,filha de António Vieira Negrão e de Domingas Josefa e neta pat.ª de André Vieira e de Maria Nogueira e neta mat.ª de Francisco Vieira e de Margarida dos Santos.
Assim peço inf. e incluo inf.concomitantemente.(a grafia,obv.irá act.).
Com os melhores cumprimentos,um bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20552 | orgc | 04 mai 2002 13:28 | Em resposta a: #20550

Corrijo-tenente António Vieira Negrão.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20561 | zmcm | 04 mai 2002 14:54 | Em resposta a: #20550

Caro Rafael:

Os Silva Cabrita de Albufeira são oriundos dos Cabritas de Querença e como tal descendentes dos nossos avós Cap. Bartolomeu Affonso Santos e D. Brittes Cabrita, pela via de uma sua filha ( Também Brites Cabrita como a mãe ) que casou com Gaspar Affonso de Querença ( que se fez clérigo após enviuvar).

Um abraço
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20609 | orgc | 05 mai 2002 02:13 | Em resposta a: #20552

Do lugar de Alfontes

Para o noroeste.pouco mais de uma légua da vila de Albufeira,está o lugar de Alfontes.É de sessenta moradores,tem uma só rua,que corre de leste a oeste.Há neste lugar alguns homens de cavalo,ricos,têm boas terras de pão,vinhas,e grandes fazendas.

Da Hist´ria do Reino do Algarve-do Lic.º Henriques Fernandes Serrão(ano de 1607).

Ermida de Nossa Senhora da Guia-orago-Nossa Senhora da Visitação(comemora-se a 8 de Setembro).

Relação de pessoas e famílias da freguesia de Alfontes da Guia-Albufeira.Albufeira.(Não vão por antiguidade,as datas vão salteadas,daí o cuidado em verificá-las,mas os apontamentos estão assim e não cabe aqui explicar a razão disso).Actualizarei a grafia,embora não goste de fazê-lo.

Francisco-filho de Belchior Afonso e de Barbara de Sousa.(16-2-1676).
Pad.Gaspar Af...casado com Suzana....e Beatriz de Sousa,mulher de Lourenço Rodrigues Grade.

José-filho de José Martis Negrão e de Maria de Jesus neto pat.º de Domingos Martins Negrão e de Isabel de Jesus e neto mat.º de Manuel Luiz e Simoa da Silva.(10-10-1746).
Pad.º o avô Materno e Nossa Senhora da Guia.

Maria-filha natural de João Martins Afilhado,solteiro e de Briolanja dos Santos,solteira filha do cap.ão Afonso Alvares Mião e de Catarina dos Santos,já defunta.(22-2-1745).
Pad. o tenente António de Sequeira Preto ,de Albufeira(tio-avô? da batizada,a mãe de João Martins Afilhado era Luzia de Sequeira)e Maria das Neves,viúva do Cap.ão Lopo Tavares Leote.

Margarida-filha de Antonio Af.e de Maria Vicente.(26-10-1677).
Pad.º Afonso Alvares(é Mião)mancebo solteiro filho de Afonso Alvares(Mião)e de Leonor Alvares,já defunta e de Margarida Marreira moça donzela filha de Marcos Martins(?) e de Margarida Vicente.

Rodrigo-filho de Lourenço Rodrigues Grade e de Beatriz de Sousa.(31-8-1677).

Catarina-filha de Vicente Afonso e de Margarida dos Santos.(16-4-1678).
Pad.ºRodrigo Fernandes de Sousa,casado com Margarida Vieira e Maria de Sousa casada com Vicente Alvares.

Francisco-filho de Vicente Fernandes e de Margarida dos Santos.(1678).
Pad.Afonso Vaz de Mesquita mancebo solteiro,filho de João Afonso Alvaleide e de Isabel de Mesquita(era a mulher).
(continua)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20612 | alcal | 05 mai 2002 12:06 | Em resposta a: #20550

Caro Rafael
Não vejo razões para na sua relação constar o nascimento de Maria, nascida a 22jan1745, como filha de pais solteiros. Com efeito nos RP-C1 da Guia consta o casamento a 26ab1744 de seus pais, João Martins Afilhado, filho de Domingos Afilhado e Luzia de Sequeira, e Briolanja dos Santos, filha do Capitão Afonso Álvares Mião e Catarina dos Santos.
Fica assim salva a honra da nossa avó Briolanja...
Um abraço
Alexandre Callado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20616 | orgc | 05 mai 2002 13:01 | Em resposta a: #20612

Caro Alexandre
Foi sem ofensa para os nossos queridos avós,limitei-me ao apontamento tirado há muitos anos e que vou colocando.Aliàs,meu Caro Alexandre e é sabido que nem sempre os casamentos na Santa Madre Igreja,com toda a solenidade e valor espiritual dos mesmos,constituem sempre e obrigatoriamente uma vivência de verdadeiro amor,tolerância e compreensão.Digo-o com a convicção dos meus princípios de educação e o valor que dou ao casamento católico,que é o meu caso e fiz sempre por respeitar.O casamento dos nossos avós está implícito,e o seu casamento posterior não os desvalorizaria aos meus olhos.Nesse tempo e em famílias principais era um passo arriscado,mas admiro-os no amor que tiveram um pelo outro e assumiram as consequências.
Faz parte da história da família e não achei vergonhoso referir isso.Agora,se de facto o meu apontamento não tiver rigor histórico,sim senhor,acho bem e apresento as minhas desculpas ao neto Alexandre Callado que veio em defesa da honra dos avós e tenha chamado a atenção dos eventuais consulentes para uma observação infeliz de outro neto,que "deveria" esconder isto,ou investigar correctamente.Sobre certos acontecimentos familiares manda a discrição que sejamos omissos,é verdade;mas os liv.ºs paroquiais ,processos do Santo Ofício,etc.estão ao alcance de quem os lê.
Um grande abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#20716 | orgc | 06 mai 2002 23:59 | Em resposta a: #20616

Caro Alexandre
Pois é-estive,hoje na TT e fui verificar se a sua observação,do dia 5 pp teria aceitação e lá está no resp.º liv.ºo que eu transcrevi,ipsis verbis,acerca de Maria nascida aos 22-23-1745 e postos os santos óleos aos 28 do mesmo mês e ano.Portanto,eu não me enganei nos dados que pus no tópico desse dia,mas também é verdade o que diz que o casamento dos pais foi aos 26-4-1744.
Como conciliar uma data com a outra?Se a data do casamento dos pais estiver correcta no competente liv.não faria sentido o padre que registou a filha depois escrever"filha natural",mas de facto isso está no registo de batismo de-Maria.
E mais para admirar essa expressão em pessoas principais pois o avô é o cap.ão Afonso Alvares Mião,que aparece a testemunhar em tantos casamentos e também o padrinho de-Maria-é o tenente António de Sequeira Preto,que prov. será irmão da avò paterna e os Sequeira Pretto,era uma das famílias nobres de Albufeira e a madrinha a viúva do cap.Lopo Liote Tavares,que era Fidalgo.
E por que é que aparecerà tal expressão?!!!,que o Alexandre não gosta e eu também não,mas está lá escrita,é um facto que pode ser comprovado por quem consultar tais livros.E assim como justificar a data do casamento dos pais dela se aparece uma filha natural após o casamento dos pais,que aparecem como solteiros depois de casados.Uma confusão,mas que os livros estão em bom estado e os termos com uma letra muito bonita e legível é também verdade que não há confusão de leitura.Mistério!Explique quem souber.Eu agradeço desde já.
Um abraço
Rafael
Sobre os-Negrões-enviarei por mail,mas está complicado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21094 | orgc | 12 mai 2002 19:14 | Em resposta a: #20550

Caro Roberto Lopes

Tenho os computadores avar. e não consigo enviar e receber mails,por isso vão aqui mais-Grades.

MARIA-1-10-1679-filha do cap.João Afonso Grade e de Luisa de Abreu.
Pad.o cap.Afonso Alvares Mião,mancebo solteiro filho de A. Alvares e de Catarina Alvares já defuntos e de Ana Fernandes mulher de Gaspar A.Santos(?).

MANUEL-2-3-1679-filho de Gaspar....(AF.Santos?) e de Domingas Andreza.
Pad.Alvaro Pires Grade,viúvo de Domingas Afilhada.

AFONSO-4-2-1681-FILHO DE aFONSO aLVARES e de Maria Grade.
Pad.Gaspar Pires casado com Luisa de Sequeira,morad.na freg. de São Bart. de Messines e Cat. das Neves casada com Amador Gonçalves.

AFONSO-12-12-1684-FILHO DO CAP.aFONSO aLVARES e de Maria Grade.
Pad. o sarg.mor Amador de Melo casado e Luisa de Sequeira dafreg. de São Bart. de Messines.

LEONOR-4-4-1689-filha do cap.Afonso Alvares Mião e de Maria Grade.
Pad. o cap.mor de Albufeira Lopo Leote Tavares.

MARIA-20-5-1691-FILHA DO CAP.aF.aLVARES mIÃO e de Maria Grade.

AFONSO-13-12-1707-filho de Afonso Alvares Mião e de Isabel de Mesquita.
Pad.o cap.Gaspar Rodrigues Samora casado com Vitória da Silva e Maria de Viveiros filha do cap.João Rodrigues Grade e de sua mulher Júlia de Abreu.Todos de Albufeira.

ALVARO-filho de Afonso Alvares Mião e de Maria Grade.

JOÃO-27-12-1739-filho de Afonso Alvares e de Maria de Jesus.
Pad.José Rodrigues Grade e sua mulher Maria Teresa.

BARTOLOMEU AFONSO SANTOS casado com LEONOR ALVARES(S/2.ºmulher)-11-8-1706,filha de cap.Afonso Alvares Mião e de Maria Grade.

AFONSO ALVARES MIÃO casado com ISABEL DE MESQUITA-10-7-1701.eLE FILHO DE cap.Afonso Alvares Mião e Maria Grade,morad.no M.te da Rosa e ela filha de Bartolomeu Afonso Santos e de Maria de Mesquita,filha de João Afonso Alvaleide e de Isabel de Mesquita.

EUGÉNIO DIONISIO MASCARENHAS GRADE-Visconde de Lagoa.Brasão pas. a 2-4-1862.Reg.Cart.Nob.Liv.IX. FLS 46 vº e Alvará de 20-8-1865.

O 4.ºVisconde de Lagoa-João António de Mascarenhas Júdice,usou escudo esquartelado(ex-libris)-I e IV-Grade(falantes)II-Mascarenhas-III-Lagoa(falante com duas cegonhas)-coronel de Visconde-C B A de Mercê nova 2-4-1862(EX-LIBRIS PORTUGUESES HERÁLDICOS-de Sérgio Avelar Duarte-Liv.Civ.Porto-1990).

Cumprimentos do primo
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21098 | orgc | 12 mai 2002 20:08 | Em resposta a: #21094

Teria recebido um reenvio sobre-Negrões(cont.)? Agora,só aqui no tópico posso saber. enquanto a anomalia do envio e recebimento de mails não for corrigida.
R C

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21114 | manuelr | 12 mai 2002 23:53 | Em resposta a: #20716

Caro Rafael Carvalho

Datas de registos, completamente baralhadas, estou farto de encontrar. Desde registos efectuados mais tarde ( às vezes anos), até datas erradas, porque os padres pura e simplesmente se esqueciam de fazer o registo no próprio dia, já encontrei de tudo. Também já encontrei registos, em que os pais estavam casados por " promessas de futuro", e entretanto tinham filhos, casando mais tarde. Há até casos, em que um indivíduo, casado por promessas de futuro com uma, querendo casar com outra, levava com um processo de impedimento, aquando da publicação de banhos. Não seria um caso de casamento por promessas de futuro?

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21117 | orgc | 13 mai 2002 00:23 | Em resposta a: #21114

Caro Manuel da Silva Rolão
Todas as informaçóes boas merecem o meu reconhecimento,mas quando elas são no género da sua,sintetizando o que deve ter acontecido,um ou outro caso dos que refere,não posso deixar de lhe enviar já um muito obrigado.Aliàs,tenho outro caso cujos meus antepassados já tinham filhos quando casaram e no respectivo reg.º de casamento aparece registado que"ficam legitimados os filhos que têm e que venham a ter"e eram os nubentes primos,por cons.e disp.e das famílias principais da freg.de Alte.
Envio-lhe cumprimentos muito amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: FamМlias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21158 | roberto lopes | 13 mai 2002 18:29 | Em resposta a: #21098

Caro Rafael Carvalho

Eu tenho andado ocupadíssimo, mas se for a Lx.ª esta semana dou-lhe pessoalmente tudo o que tenho dos Adaes de Lagoa.

Até Breve!

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: FamМlias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#21160 | orgc | 13 mai 2002 18:34 | Em resposta a: #21158

Caro Roberto Lopes
O correio já funciona e vou enviar-lhe mail ainda hoje.
Os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#93978 | rafael | 21 jun 2005 01:02 | Em resposta a: #20550

Caros parentes e confrades

Depois de ter há pouco apagado, por descuido, horas de trabalho aqui estou novamente, embora a ordem cronológica já não vá respeitada.

APOTAMENTOS dos PARQ.s da freguesia da G U I A - ALBUFEIRA.

MARIA- 18.2.1744, filha legítima de AFONSO ALVARES MIÃO , O MOSSO, morador na Farrobeira, freg. deste lugar, neto pat. do tenente AFONSO ALVARES MIÃO e de ISABEL DE MESQUITA e mat. de MANUEL MIZ e de MARIA MENDES.
O Padre Manuel da Luz Tavares a baptizou a 25 do sobredito mês e era.
Pad.º Manuel Vieira do Vale da Parra e mad.ª Francisca de Sequeira , mulher do ten. Afonso Alvbares Mião.

CATARINA FRS cc HIERONIMO FRS a 30.9.1675 .Ela filha de BALTAZAR FERNANDES e de DOMINGAS PIRES ,viúva de Manuel Nobre, da freg. de Alfontes. Ele filho de HIERONIMO FERNANDES, viúvo de Maria ( Pires ? ) e de CATARINA GONÇALVES.

A 28.9.1676 na presença do Padre Domingos Martins Faísca, cura na igreja de Nossa Senhora da Visitação de Alfontes e de Afonso Alvares Mião, viúvo de Maria Rodrigues morador no M.te da Rosa e de Marcos M.... e de Afonso Alvares,mancebo solteiro,filho de Afonso Alvares ,morador no mesmo sítio do M.te da Rosa, se casaram CATARINA dos SANTOS ,solteira, filha de LUIS dos SANTOS, já defunto e de MARIA ADAINS ,morador nas Sarnadas com ANTONIO GONÇALVES,filho de SEBASTIÃO GONÇALVES e de ISABEL GONÇALVES,já defuntos e moradores que foram na Varzea e fregueses na vila de Albufeira.

A 5.10.1676 na presença de BALTAZAR EANES cc ESPERANÇA NETA , mords em Alfontes e do Pad. JOÃO NOBRE ,tesoureiro em Lagoa e de MARCOS de ABREU cc MARIA de ALVALEIDE e mord. no s´tio da Mosqueira,Albufeira e aqui fregueses , se casaram LUZIA GONÇALVES , filha de FRANCISCO RODRIGUES e de BEATRIZ GONÇALVES já def. e mord. no M.te da Rosa e fregueses em Alfontes com JOÃO RODRIGUES ,solteiro filho de SIMÃO RODRIGUES, já def. e de EULALIA FERNANDES ,morads que foram no lugar de Algoz.

A 7.1.1686, aparece Afonso Alvares Mião a testemunhar com Bartolomeu Afonso Santos.

JOÃO NOBRE AFILHADO que tstemunha a 21.4.1687, estava para casar a 10.5.1677 com MARGARIDA GONÇALVES,mulher que estava dispensada por SS para casar com JOÃO NOBRE que DEUS tem e mord. que foi em Alfontes cc MANUEL MARTINS ,viúvo de BARBARA VIEIRA que Deus tem e que foi mord. neste lugar de Alfontes. ( isto está um pouco confuso ?)

A 25.7.1678 MARIA das NEVES cc JOÃO NBRE,mancebo solteiro. Ela filha de MANUEL MESTRE, já def. e de BEATRIZ das NEVES, morads neste lugar. Ele filho de LOURENÇO FERNANDES VIEIRA ( li algures que foi homem nobre de Albufeira )e de LEONOR PINCHA , já def. morads neste lugar de Nossa Senhora da Guia.

A 8.8.1678 - ALVARO PIRES GRADE ,viúvo de MARIA AFILHADA ,mord. no sítio de Valverde foi test.º de casamento.

A 24.8.1778 testemunha num casamento BARTOLOMEU AFONSO SANTOS cc MARIA de MESQUITA morads em Alfontes e LOURENÇO FERNANDES cc ANGELA GUERREIRA ( é Lourenço Fernandes VIEIRA, porque cc Angela Guerreira a 9.1.1779 (?) .Também aparece um LOURENÇO FERNANDES, o MOSSO, cc LEONOR AFILHADA ( meus avós ). O que serão estes ao Lourenço cc Angela.

A9.1.1679 ALVARO PIRES GRADE ,aparece viúvo de DOMINGAS AFILHADA, morad. no M.te da Rosa.

A 25.9.1799 aparece ISABEL GUERREIRA , MOSSA DONZELA filha de JOÃO (MARTIS AFILHADO ?,percebe-se mal ) e de MARIA MARTINS, morads em Alfontes


A 27.11.1679 test.ª GONÇALO VAZ ( assina como Capitão por extenso )cc BEATRIZ MARREIRA,morads no Algoz e GONÇALO MARTINS cc DOMINGAS GONÇALVES, morads em Alcantarilha , se casaram MARIA GRADE mossa donzela ,filha de ALVARO PIRES GRADE e de DOMINGAS AFILHADA já def.os e morads que foram em esta freg.ª com AFONSO ALVARES MEÃO e de LEONOR ALVARES, já def.a e morads no M.te da Rosa.

Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#93985 | rafael | 21 jun 2005 02:05 | Em resposta a: #93978

Continuando:

A 25.11.1680 test.ª AMADOR DE MELO ALVALEIDE, Sarg.-Mór da Praça de Albufeirae nela morador e de JOÃO DA VEIGA DE SEQUEIRA, morador na mesma Praça , se casaram ISABEL DE MESQUITA ,solteira, fila de JOÃO RODRIGUES ALVALEIDE e de ISABEL DE MESQUITA, moradora que foi em Alfontes,já def.os e morads na vila de Albufeira com SEBASTIÃO DIAS ,filho de DIOGO DIAS PRETO,já def.º e de CATARINA RODRIGUES ,morad. em Albufeira .Foram dispensados por SS em 3.º e 4.º graus de consanguinidade.

A20.1.1681 test.ª DOMINGOS GONÇALVES MEÃO ( foi homem nobre, pois tenho a fotocópia do proc. FSO onde serviu de test.ª, mas logo direi de que familiar).e MARCOS VICENTE MARREIRO morador em Alfontes, se casaram BEATRIZ ALVARES ,filha de JOÃO ANDRES,já def.º e de LEONOR DE OLIVEIRA, moradora em Porches, com FRANCISCO VAZ ,filho de FRANCISCO VAZ e de ANA QUEIMADA,morads em Alfontes.

A 26.5.168.. MARIA DA SILVA cc JOÃO NUNES, viúvo de Maria Jeorge. Ela filha de LOURENÇO RODRIGUES GRADE e de MARIA DA SILVA.
tEST.ª Rodrigo Fernandes, mor. em Albufeira e Afonso Alvares Mião, do M.te da Rosa.

JOÃO ADANIS, estudante, é test.ª a 7.7.1681.

BEATRIZ de SOUSA,viúva de LOURENÇO RODRIGUES GRADE cc ESTEVÃO PAIS LOBO, filho de Domingos Vicente e de Isabel Vaz ) , morads em Marmelete-Lagos,
a 13.4.1682.

O padre BARTOLOMEU AFILHADO PINCHO era filho de LOURENÇO FERNANDES VIEIRA e de ARCANGELA GUERREIRA ( já referidos ).

A 8.1.1696 JOÃO VIEIRA PINCHO cc DOMINGAS AFILHADA ,dispensados em 3.º grau de consanguinidade.
Test. o Rev. Pad. Domingos Fernandes da Veiga ,Amador de Melo Alvaleide, morads em Albufeira,Domingos Francisco Varela de ABREU, juIZ de Fora em Silves.

A 23.12.1696 MANUEL GRADE cc ANA MARTINS .Ele filho de Alvaro Pires Grade e de DOMINGAS AFILHADA e ela filha de SIMÃO VAZ ( era capitão ) e de MARIA LUIS ,morad. na freg. de São Bartolomeu de Messines.

A 22.4.1698 MARIA DE MESQUITA cc JOÃO VIEIRA PINCHO, viúvo de DOMINGAS AFILHADA. mARIA de mESQUITA filha de FRANCISCO DE MESQUITA e de MARIA DE SEQUEIRA .

A10.7.1701 AFONSO ALVARES MIÃO cc ISABEL DE MESQUITA .Ele filho do cap.ão AFONSO ALVARES MIÃO e de MARIA GRADE. Ela filha de BARTOLOMEU AFONSO SANTOS e de MARIA DE MESQUITA.

Ano de 1701 (?) JOÃO RODRIGUES GRADE cc MARAI VIEIRA .Ele filho de SEBASTIÃO RODRIGUES GRADE e de BRITES DAS NEVES. Ela filha de JOÃO MARTINS VIEIRA e de BRITES DE SOUSA,já def.os.

A 16.4.1703 MARIA AFILHADA , filha de MANUEL RODRIGUES e de LUCRECIA AFILHADA cc JOÃO RODRIGUES VEIGA,viúvo de Maria Gonçalves.

A 9.8.1706 Bartolomeu Afonso Santos viúvo de Leonor Andreza cc Leonor Alvares , filha de Afonso Alvares Mião e de Maria Grade.
Foi test.ª o capitão Gaspar Rodrigues Samora.

A20.3.1719 DOMINGOS AFILHADO viúvo de LUZIA DE SEQUEIRA cc ANA RODRIGUES ,filha de ALVARO DIAS e de Isabel RODRIGUES, morads no sítio da Farrobeira,Albufeira.
Testr, o Ten. Afonso Alvares Mião ,de Alfontes e João Vieira Pincho,do Algoz.

A 16.6.1720 casaram uns servos de BARTOLOMEU AFILHADO MESTRE.

A 24.8.1722 DOMINGOS MARTINS NEGRÃO é test.º e diz que é morador em Alfontes.

A 9.11.1734 test. o Capitão Lopo Leote Tavares, Francisco Dias Ferreira ,todos morads em Alfontes , se casaram o tenente AFONSO ALVARES MIÃO ,viúvo de CATARINA DOS SANTOS cc FRANCISCA DE SEQUEIRA filha de FRANCISCO DE SEQUEIRA ( chamava-se Francisco DIAS de Sequeira )e de MARIA GONÇALVES ( chamava-se Maria Gonçalves ANES ),DO aLGOZ, já defuntos e moradores no Passo ,sítio da freg. de Algoz .
O cura Francisco Simões Guerreiro
Obs:( existe ainda a Q.TA dO pAÇO, aLGOZ -, cons. Monografia do Algoz, de Ataíde de Oliveira ).

A 27.9.1735 JOÃO RODRIGUES GRADE cc MARIA TERESA . Ele filho de MANUEL GRADE e de ANA MARTINS, do M.te da Rosa.Ela filha de DOMINGOS NOBRE e de MARGARIDA DOS SANTOS,
tEST. O cAP.ÃO Francisco Guerreiro de Brito, o cap.ão Jorge de Melo de Brito , o cap. Loupo Leote Tavares e Paulo de Avelar,todos de Albufeira.

Continua

Uma boa noite para todos.Que estes apontamentos tenham utilidade e não tenham muitas gralhas.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#94017 | rafael | 21 jun 2005 15:14 | Em resposta a: #93985

Cont.ção

A 24.10.1735. MARTINHO GRADE DE VIVEIROS, mord. em Pera cc JOSEFA MARIA.
Ele filho de MANUEL GRADE,já def. e de MARGARIDA GONÇALVES, morads em Pera.Ela filha de MANUEL RODRIGUES e de MARGARIDA NOBRE, já def.ta, morads que foram em Algoz.
Test. João Vieira Pincho,do Algoz,,Manuel Grade e Domingos Fernandes,ambos deste lugar (Alfontes)e Manuel Grade, da vila de Albufeira.
Obs: os homónimos baralham muito, mas contra factos...

A29.5.1736 MANUEL GRADE, viúvo de Maria Vicente cc TEODORA DOS SANTOS, filhade BARTOLOMEU AFONSO e de LEONOR ALVARES,morads no M.te da Rosa.
Obs: este sítio do M.te da Rosa parece ser quase todo ( passe o exagero ) desta gente: Miões, Alvares, Grades,Afonso Santos,Alvaleides,etc., porque não tenho dúvida :-) ah!ah!ah! que esta nossa gente era senhora de bons e grandes cabedaes e por aqui e não só, claro, com boas fazendas.

A 10.2.1737 test. o cap.ão Manuel Semedo, cas. e mord .em Albufeira,Domingos Alvares,do Ameixial e Manuel Vieira ,do Vale da Parra ,se casaram GASPAR VIEIRA,filho de JOSE VIEIRA e de MARIA DE FREITAS COM FRANCISCA DE ABREUfilha de LOURENÇO GIL e de LEONOR DE ABREU,morads na Mouraria,freg. de Albufeira.

A 1.5.1737 MANUEL GRADE cc MARIANA DA CONCEIÇÃO,viúva de JOSE NOBRE VIEIRA, morads na Pedra de Escorregar,desta freg..Ele filho de MANUEL GRADE e de ANA MARTINS, do M.te da Rosa.

A 27.11.1739 JOSE MARTINS NEGRÃO cc MARIA DE JESUS. Ele filho de Domingos martins negrão e de ISABEL DE JESUS .Ela filha de MANUEL LUIS ree de SIMOA DA SILVA,todos deste lugar.
Test. o Sarg.-mór Antonio Neto da Veiga e o Pad. Francisco Rodrigues da Ponte.

A 4.8.1739 ANTONIO VIEIRA NEGRÃO ,viúvo de Luiza de Sousa cc CATARINA MENA (?),viúva de Manuel da Silva, morads em Pera.


A 11.8.1740 JOSE DE SOUSA GRADE cc MARIA GRADE . Ele filho de MANUEL GRADE e de MARIA DE SOUSA. Ela filha de BARTOLOMEU AFONSO SANTOS e de MARIA ALVARES,morads no M.te da Rosa .

A 31.8.1740 JORDÃO BOTO cc CATARINA DOS SANTOS,viúva de ALVARO PIRES, do M.te da Rosa (claro, tinha de ser ! ). Ele filho de JORDÃO BOTO e de MARGARIDA GRADE, morads em Estômbar.

A 26.4.1744 JOÃO MARTINS AFILHADO cc BRIOLANJA DOS SANTOS .Ele filho de DOMINGOS AFILHADO e de LUIZA DE SEQUEIRA .
Test. Manuel Grade e José Lourenço.
Naturalmente que já deixei de fazer ref. aos que são meus avós, como estes o são, porque são muitos, e quase todos os outros referidos,meus parentes e obviamente dos ilustres confrades que estimo e considero, consequentemente meus parentes-colaboradores destes tópicos sobre: Alvaleides, Mesquitas,Grades, Cabritas, Afilhados,Pinchos,Afonso Santos, Alvares, Mião, Sequeiras, Vieiras,etc., basta lermos a s msgs. para nos apercebermos disto, o que me satisfaz muito, tendo em vista eventuais ajudas, informações e correcções.

Já agora e a propósito de ajudas, uma vez que os parentese confrades têm bons conhecimentos de informática, que não eu, às vezes ainda "artezanalmente" qual a maneira mais prática de imprimir as msgs. do Fórum sem vir lá tudo impresso, apenas o que queremos, para poupar tempo, tinta e chatices ! Alguém que estimo e considero muito, ensinou-me; mas, agora não me recordo bem para fazê-lo, nas boas condições. Esta minha memória, vai falhando !...

A 16.5.1748 DOMINGOS MARTINS NEGRÃO, viúvo de ISABEL DE JESUS cc MARGARIDA ANTUNES DO SARRE,filha de JOÃO ROIZ DO Ó e de LEONOR de SARREJA. nat. e morads em Faro..
O curoa Jorge Colasso do Sarre.
Test. os Revs. Pads. : Francisco da Silva Samora, João Fernandes de Sampaio, Ben.º Frei Veríssimo Guerreiro Raposo e o Sarg.-Mór António Neto da Veiga,todos da vila de Albufeira.

A 2.8.1749 ANT+ONIO FERNANDES FAÍSCA ,solteiro filho de ANTÓNIO GONÇALVES COSTA e de SEBASTIANA FERNANDES,morads no lugar de Pera cc CATARINA MARTINS ,viúva de MANUEL LOURENÇO ,moradora nos Barrancos, desta freg..
Test. José Fernandes Rego,Sebastião Rodrigues Calçado , de Pera e Manuel Rodrigues, do álimo,desta freg.

A 19.11.1749 ANTÓNIO DE LIMA VEIGA cc MARIA DE SÃO JOSÉ .Ele filho de JOÃO FERNANDES VEIGA e de JOANA B..........moradora em Estômbar. Ela filha de FRANCISCO RODRIGUES NEGRÃO e de MARIA DE FREITAS.
Test. José da Veiga Viveiros (?), Vicente Ferreira Veiga,de Estômbar e José Martins Negrão, desta freg.ª.

A 4.9.1751 MARTINHO GRADE ,viúvo de ROMANA MESTRE, moradora que foi nos Grandassos, termo de Ourique ( em Albufeira encontro apelidos que "são da antiga comarca de Ourique. E os Grandassos foi o nome de uma grande herdade que pertenceu ao Dr.Augusto Guerreiro de Melo, de Ourique, Senhor que ainda cumprimentei era eu criança).
Martinho Grade cc CLARA MARIA´viúva de MANUEL MARTINS ,mords nas Quartelhas, desta freg.
Test. o Alf. Manuel de Sousa Grade, de Albufeira eo Cap.ão Afonso álvares Mião, deste lugar (Alfontes )

A 16.1.1751 ANDRÉ COELHO cc VIOLANTE DOS SANTOS. Ele filho de ANTÓNIO ROIZ e de DOMINGAS FELÍCIA,da freg. de Paderne. Ela filha de AFONSO ÁLVARES MIÃO e de BERNARDA DOS SANTOS, morads nesta freg.

Já agora e está à mão de semear vai este apont.º de Boliqueime

A 11.7.1594 o Pad. Domingos Guterrez prior da igreja de São Clemente ,recebeu por palavras de presente nesta igreja de São Sebastião de Boliqueime DUARTE LOBO,filho de DIOGO RODRIGUES LOBO e de LEONOR JORGE FREIRE, morads que foram em Lagos com ISABEL VELHA DA PALMA, filha do Cap.ão .............SOVEREIRA,já defunto e de LEONOR VELHA, mord. em Vila Nova de Portimão.
Test. o Pad. Luís Coelho e o......... Pedro (?)Afonso de Figueiredo,Juíz de Fora.

Nota: tentei fugir à tentação de escrever como gosto, utilizando a grafia antiga como se encontra registada,assim actualizei a ortografia a contragosto, mas compreendo que assim deve ser para efeitos informáticos.

Caros Luís Varella e Miguel Cabrita, amanhã tenho de ir a Lisboa tratar de um asunto, mas se tiver tempo irei à TT antes do almoço ou a partir das 15,5 h para ver se "encontro" o nosso "BOA VIDA".

Desejo-vos uma tarde agradável.
Rafael Carvalho

Continua na próx. oportunidade.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#94045 | LSV | 21 jun 2005 21:02 | Em resposta a: #94017

Caro Rafael

Cá esperamos a novidades.

Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#94048 | rafael | 21 jun 2005 21:36 | Em resposta a: #94045

Caro Luís

Bem! Contra factos, não há argumentos. Terei de rever a ascendência de Pascoal Andres cc Maria de Lima Cavaca, porque terei, certamente, confundido homónimos.

Um abraço
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#94068 | rmfrp | 21 jun 2005 23:33 | Em resposta a: #94017

Caro Rafael Carvalho:

Chamo a sua atenção para o facto de a pessoa que refere como "Leonor de Sarreja", casada com João Rodrigues do Ó, ser na realidade Leonor de Sarre. A leitura "Sarreja" resultou certamente do facto de, no registo em causa, cuja cota teve a amabilidade de me indicar, as palavras "Sarre" e "ja" (de "já defuntos") estarem coladas.

Acrescento que o Padre Jorge Colaço de Sarre que celebrou esse casamento era irmão da noiva, Margarida Antunes de Sarre.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#94072 | rafael | 22 jun 2005 00:06 | Em resposta a: #94068

Caro Rui Pereira

Fiquei sinceramente satisfeito por ter sido útil com a cota que lhe enviei e agora agradeço-lhe penhorado a sua importantel informação.

Um abraço amigo
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#121791 | flordealecrim | 28 jun 2006 12:45 | Em resposta a: #20550

Caro Rafael Carvalho

Ao investigar os meus antepassados " Roque" de Alcantarilha e Pera, cheguei a Alfontes da Guia onde nasceu em 11.09.1755 uma avó de nome Victória, filha do tenente António Vieira Negrão e de sua mulher Thereza Maria, neta paterna de André Vieira e de Maria Nogueira e materna de Fernando Dias e de Feliciana do Sacramento.

A Victória casou com António Rodrigues Lourenço de Alcantarilha.

Será que o tenente António Vieira Negrão casou mais que uma vez?
Pelo que deduzo esta Maria, é irmã da Victória, mas de mães diferentes.
Agradeço-lhe qualquer informação adicional, pois só agora cheguei aos "Negrão"

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#122017 | flordealecrim | 01 jul 2006 19:40 | Em resposta a: #121791

Caro Rafael Carvalho

Não reparou na minha mensagem?

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#122022 | rafael | 01 jul 2006 21:03 | Em resposta a: #122017

Cara IsabelRoque

Reparei. Mas estive fora e só hoje cheguei a casa. Receio não poder ajudá-la muito.Porém, gostaria de ser-lhe prestável.Porém,o vagar que tenho não tem sido propício para a Genealogia a que vou regressando aos poucos. Ainda consegui ir dois dias ao Arquivo de Beja, à pressa, e não pude ir ao de Faro como tencionava. Por estes dias tentarei dizer-lhe alguma coisa.
Os meus melhores cumprimentos e é provável que entre em contacto consigo para uma ou outra informação sobre gente do Algarve que talvez seja do seu conhecimento.Bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Alfontes-Guia e de Albufeira.

#122029 | flordealecrim | 01 jul 2006 23:08 | Em resposta a: #122022

Caro Rafael Carvalho

Muito obrigado por ter respondido. Bom fim de semana para si também.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 14:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen