origem sobrenome Moraes
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil
origem sobrenome Moraes
Boa noite a todos;
Pesquisando sobre a origem do sobrenome Moraes, averiguei que as informações são incertas. Toponímico ou de origem espanhola (Morales).
Não existiria a possibilidade do mesmo ser adotado por judeus novos?
Sou amadora nos assuntos de genealogia, por esta razão as dúvidas.
Agradecerei se obter algum esclarecimento nesse sentido.
Neusa Moraes
Link directo:
RE: origem sobrenome Moraes
Que eu saiba, vem de ``amoreirais,'' donde a amoreira das armas (parlantes) da família.
A genealogia é incerta antes do século XIV. Vieram de Vimioso, e talvez (creio que sim) dos Braganções. Tem umas famílias Moraes x-novas, mas só as conheço no Brasil, começos do século XVIII, no Rio. Essa de Vimioso não o era, com certeza.
Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria
Link directo:
Olá;
Agradeço por atender minha solicitação. Observei que temos o mesmo sobrenome. Meu trisavô era maritimo/piloto/capitão da marinha mercante e nasceu na freguesia de Vila do Conde e seu pai era de Penaguião. Você tem algum parente oriundo desses lugares?
Neusa Moraes
Link directo:
Não, infelizmente. Minha família vem de SP, Brasil.
fa
Link directo:
Olá Francisco,
Estou lendo sua mesng. e vc diz que sua família é de São Paulo.
Eu também sou da raiz Moraes, e sou de S.Paulo, capital. Sei que existem muitos sobrenomes iguais ao nosso. Porém quem sabe a gente tem a felicidade de encontrar parentes que esteja constuindo a mesma genealogia, para trocar importantes informações.
Eu parei um pouco, pois sequer consegui achar o nascimento do meu avô, Joaquim de Moraes, na região de Mogi-Mirim. Os pais dele eram espanhóis.
Porém tenho um outro ramo de avós tbem com o mesmo sobrenome, e que não tem nada a ver com o Joaquim de Moraes.
Seria Candida Gomes de Moraes, nascida em Moji-Mirim, cujos pais tbem são desta região.
E vc de onde vem?
Qualquer coisa me escreva.
Abraço,
Jurema (Brasil- SP)